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Car Culture

Flat-4 italiano: quando a Alfa Romeo teve um motor boxer para chamar de seu

Quando falamos em motores boxer, a referência logo bate nos VW a ar, nos Porsche ou nos Subaru. Mas e se dissermos que até a Alfa Romeo já enveredou pelo terreno dos motores com cilindros opostos? Enveredar talvez não represente bem o que fez a marca de 1971 a 1997, aplicando motores deste tipo em diversos de seus veículos, incluindo o conhecido 145. A história do motor boxer da Alfa Romeo começa com a do Alfasud, que não é menos interessante. No final dos anos 1960, a Alfa Romeo, que era controlada pelo governo italiano desde 1933, ganhou a missão de ajudar a industrializar o sul da Itália. A empresa faria uma fábrica em Pomigliano D’Arco, cidade próxima de Nápoles. Dali sairia um novo carro pequeno, designado de Tipo 901 em sua fase de projeto. Para a missão, a Alfa Romeo trouxe de volta um cara que ela nunca deveria ter deixado sair: Rudolf Hruska, um engenheiro nascido em Viena, na Áustria. Em 1951, ele se tornou engenheiro consultor no projeto do primeiro Alfa Romeo de produç