quando falamos em motores boxer a referencia logo bate nos vw a ar nos porsche ou nos subaru mas e se dissermos que ate a alfa romeo ja enveredou pelo terreno dos motores com cilindros opostos enveredar talvez nao represente bem o que fez a marca de 1971 a 1997 aplicando motores deste tipo em diversos de seus veiculos incluindo o conhecido 145 a historia do motor boxer da alfa romeo começa com a do alfasud que nao e menos interessante no final dos anos 1960 a alfa romeo que era controlada pelo governo italiano desde 1933 ganhou a missao de ajudar a industrializar o sul da italia a empresa faria uma fabrica em pomigliano d’arco cidade proxima de napoles dali sairia um novo carro pequeno designado de tipo 901 em sua fase de projeto para a missao a alfa romeo trouxe de volta um cara que ela nunca deveria ter deixado sair rudolf hruska um engenheiro nascido em viena na austria em 1951 ele se tornou engenheiro consultor no projeto do primeiro alfa romeo de produçao em massa o 1900 foi ele o responsavel por transformar a fabrica de portello que contava com mao de obra artesanal para produzir carros de luxo em uma fabrica moderna de alto desempenho hruska entrou na empresa no começo dos anos 1950 por meio da finmeccanica braço automotivo do istituto per la ricostruzione industriale iri um orgao estatal que era o dono da alfa romeo ficou por la ajudando a criar coisas como o giulietta ate 1959 quando balduccio bardocci se tornou o novo presidente da alfa romeo e fez dele o gerente de produçao de portello saiu de la um ano depois e trabalhou na simca e na fiat o proprio bardocci nao ficou muito tempo na chefia da alfa e foi substituido por giuseppe luraghi um cara que entendia mais do negocio quando estava na entao concorrente da alfa em 1967 hruska recebeu uma ligaçao de luraghi com uma proposta irrecusavel ser o responsavel nao so pelo novo carro da alfa romeo mas tambem pela fabrica de pomigliano d’arco seria ele o mentor da coisa toda hruska topou na hora em janeiro de 1968 ele apresentou os planos para o carro e para a fabrica a direçao da empresa seria um carro familiar compacto e de bom preço projeto aprovado a fabrica de pomigliano d’arco recebeu a pedra fundamental em 29 de abril de 1968 dali em diante hruska tinha 48 meses para colocar o plano em pe e isso incluia a fabrica e um carro com plataforma suspensoes carroceria transmissoes e ate motor inteiramente novos e e justamente essa a parte que nos interessa hruska teria projetado o motor com a ajuda de carlo bossaglia mas na sae quem aparece comentando aspectos tecnicos do engenho como co autor de um paper de bossaglia e domenico chirico engenheiro chefe do projeto do tipo 901 bossaglia e certamente um dos pais do as30100 nome do boxer da marca italiana o primeiro teste do motor aconteceu em 10 de julho de 1968 ele tinha um deslocamento de 1 186 cm³ dois comandos de valvulas sobre os cabeçotes quatro cilindros arrefecimento a agua e uma taxa de compressao de 8 8 1 rendia 63 cv e 8 7 mkgf de torque seus pistoes tinham 80 mm de diametro e 59 mm de curso o bloco era de ferro fundido com cabeçotes de aluminio com comando simples de valvulas com apenas duas valvulas por cilindro movido por correias individuais ele tinha tres mancais principais e sistema de carter seco algo surpreendente para um carro que devia ser barato da para entender a questao dos mancais assistindo a este video [youtube id= u teehrygha width= 620 height= 349 ] o engenheiro responsavel pelo trem de força e pela suspensao era frederico hoffman o desenho ficou a cargo de um certo giorgetto giugiaro que criou um modelo de 3 97 m de comprimento e 2 46 m de entre eixos em novembro de 1971 hruska antecipava o prazo de 48 meses para 43 meses apresentando o tipo 901 no salao de turim como o carrinho sairia do sul da italia seu nome de lançamento tinha de designar a origem por questoes politicas foi como surgiu o alfasud sud e sul em italiano alem de equipa lo ate 1984 o as30100 1 2 tambem foi parar debaixo do capo do alfa romeo arna alfa romeo nissan autoveicoli do qual derivava o nissan cherry de 1983 a 1986 e tambem no alfa romeo 33 em video pelo menos ele nao parece ser tao musical quanto os demais motores da marca [youtube id= 7hcbnvmrmsq width= 620 height= 349 ] pelo menos numa primeira impressao neste outro video ele soa muito melhor [youtube id= alvg n 7fas width= 620 height= 349 ] em 1977 o curso dos pistoes foi ampliado para 64 mm subindo a cilindrada para 1 3 litros a potencia chegou a 68 cv chegando posteriormente a 75 cv em 1978 o curso foi novamente alterado chegando a 67 2 mm e a uma cilindrada de 1 351 cm³ esta configuraçao foi parar sob o capo do alfa 33 do 145 e do 146 no mesmo ano o diametro tambem cresceu para 84 mm com o mesmo curso de 67 2 mm do motor 1 350 foi quando o motor as30100 se tornou tambem 1 5 com 1 490 cm³ este foi o maior motor a equipar o alfasud mas ele seguiu carreira depois da morte do compacto o as30100 ainda recebeu mais dois aumentos de cilindrada em 1994 com um novo aumento de curso para 72 mm mantendo o diametro de 84 mm chegou aos 1 596 cm³ bem antes disso em outubro de 1986 o alfa 33 precisava de um motor maior o as30100 recebeu uma ampliaçao de diametro para 87 mm com 72 mm de curso e chegou aos 1 712 cm³ em janeiro de 1990 o as30100 1 7 ganhou duas valvulas a mais por cilindro alem de um sistema de injeçao eletronica bosch ml 4 1 motronic rendia entre 129 cv e 137 cv equipou o alfa romeo 145 o 146 e o 33 ja em sua segunda geraçao algumas unidades do 145 vieram ao brasil com esse motor talvez por importaçao independente na europa o motor e usado pelos preparadores ate mesmo no fusca [youtube id= gyd2_no6g50 width= 620 height= 349 ] depois de 26 anos de produçao ininterrupta o as30100 deixou de ser fabricado em 1997 um final melancolico de uma ideia que poderia ter sido mais bem explorada pela marca italiana como quase todas que ela teve ate hoje se o giulia e o suv da marca emplacarem como se espera tomara que ela ganhe a chance de ousar novamente
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