A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
FlatOut

FlatOut 6 anos: muito obrigado! Veja o que está por vir em 2020

No dia 23 de dezembro de 2013, os visitantes do finado Jalopnik Brasil não tiveram muito mais do que mudar uma URL no browser para conhecerem um novo site, feito pela mesma equipe do Jalop, que encerrava suas atividades no Brasil. Nascia ali o FlatOut. Por trás, era uma mudança de vida: de funcionários terceirizados de uma empresa, passávamos a ter de gerir a nossa própria, com todas as complicações burocráticas e técnicas e crises do País que ainda viriam.

Foi muito difícil. Nascemos no ano da Copa. Nascemos no início da crise do modelo comercial do jornalismo. Nascemos no início da transição do domínio das redes sociais frente aos sites. Nascemos no início do crescimento vertiginoso do smartphone e dos vídeos. Desafios não nos faltaram. Posso e devo, aliás, colocar essa sentença no presente: não nos faltam.

A quem nos acompanha desde a época do Jalopnik, já faz uma década de jornada. Vocês e nós envelhecemos juntos. Alguns sonhos permanecem os mesmos, outros morreram, outros se concretizaram. E nessa estrada de mão única que é a vida, o FlatOut se reinventou algumas vezes. Algumas sutis, outras mais evidentes, algumas amadas, algumas impopulares.

O sétimo ano do FlatOut é provavelmente o mais importante da nossa história e que trará a maior quantidade de novidades que já introduzimos. Vocês entenderão aí embaixo que não se trata se figura de linguagem!

 

O site envelheceu, nós reconhecemos. E isso vai mudar

Nos últimos cinco anos, muita coisa mudou na forma como conteúdos são gerados e consumidos. E se é verdade que temos um público que adora nossas matérias sobre história, técnica, curiosidades da cultura automotiva e outros assuntos aprofundados, também é verdade que produzir apenas isso deixou o site com uma pegada “2010”, ainda mais por outro motivo: conteúdos sobre assuntos que estão bombando por aí na internet já não geram mais o mesmo interesse. Simplesmente porque este tipo de coisa já se viraliza por si no Instagram, em grupos de Whatts e de Facebook. Por outro lado, nosso público muitas vezes quer a nossa opinião sobre determinados assuntos.

 

Neste nó, tomamos uma série de diretrizes que vocês conhecerão a partir de agora. Para elas, foram fundamentais as respostas que nossos leitores assinantes deram a uma pesquisa editorial que fizemos no fim do primeiro semestre deste ano. Muito obrigado a todos que responderam!

Novos quadros no FlatOut: essa é a novidade mais importante do site. FlatOut Classics, FlatOut Street, FlatOut Entrevista. Produções 100% nossas, com carros e personagens brasileiros, com fotografias produzidas pela nossa equipe. Tudo caprichado, feito sem pressa, para você degustar. Com isso, o FlatOut assume um formato mais slow food, se aproximando às clássicas revistas de carros de colecionadores, de carros preparados e de cultura automotiva – um formato que a agilidade e ansiedade da Internet quase matou.

O primeiro quadro, o FlatOut Classics, vocês já conheceram com o Porsche 911 SC de Daniel e o Fusca 1965 de Bernardo com teto solar original de fábrica. Estrelarão clássicos e neocolecionáveis, originais ou modificados ao estilo da época (period correct). O FlatOut Street é parecido, mas será voltado para carros preparados e customizados, com inspiração assumida no Speedhunters e na Super Street – duas das publicações que mais admiramos. O FlatOut Entrevista (cujo nome ainda pode mudar) se focará em personagens marcantes da nossa cultura automotiva: pilotos, preparadores, mecânicos, engenheiros; com uma atenção voltada ao pessoal das antigas. A presença destes quadros será cada vez maior com o passar do tempo.

Histórias de modelos, curiosidades de cultura automotiva e matérias técnicas continuarão a ser produzidos. Mas aos poucos tiraremos o pé de conteúdos baseados em produções gringas. O FlatOut ficará mais exclusivo!

Mudanças editoriais nas notícias: vocês verão mais personalidade de cada membro da equipe em nossos textos. No Zero a 300, notícias por si, já não bastam, pois elas estão disponíveis em qualquer lugar. Muitos queriam saber as nossas opiniões sobre o que estamos noticiando e isso já começou a ser introduzido nos últimos dias. Em 2020, será o padrão. Seremos os repórteres e os colunistas: daremos a informação e também a nossa análise – que pode ser um chute na canela, um reconhecimento, uma visão técnica ou mercadológica sobre aquele assunto.

Podcast: em algum momento entre janeiro e fevereiro, irá ao ar o FlatOut Podcast. Serão dois episódios por semana, um com as principais notícias debatidas no formato de mesa redonda, outro sobre tópicos de cultura automotiva. Em ambos, eu, o Leo e o Dalmo traremos sugestões de músicas que alimentarão playlists do FlatOut. Em breve teremos mais informações precisas sobre o podcast, mas de saída, sabemos que iremos publicá-los ao menos no Spotify e no YouTube.

Layout da home do site: se o layout 2019 do site o deixou mais moderno, por outro lado o arranjo da home ao estilo portal foi uma decisão infeliz que deixou tudo confuso, especialmente para quem nos acessa usando o smartphone. Muito em breve voltaremos ao arranjo clássico cronológico, lembrando os cinco primeiros anos do site. Apenas no fim da página que teremos algumas poucas seções fixas. Assim ficará muito mais fácil para você que quer se atualizar sobre o que rolou no FlatOut nos últimos dias.

 

App do FlatOut + FlatOuters

Neste ano nós lançamos o FlatOuters, a nossa rede social automotiva: um local onde você pode compartilhar o seu projeto e a sua evolução com todo o nosso ecossistema de leitores. Hoje já temos mais de 4.000 carros participando da plataforma! Este é só o primeiro passo de uma plataforma que realmente será sensacional e terá muito mais recursos para vocês. Mas a pergunta óbvia para muitos que acessam o FlatOuters é se não haverá um app.

Sim, o app é o principal objetivo do FlatOuters. Ele será muito mais do que vocês veem hoje. Inclusive conectará de vez os conteúdos que produzimos no FlatOut aos entusiastas do FlatOuters. Ou seja, o app do FlatOuters é também o app do FlatOut. Tudo ficará mais fácil e simples de ser usado e haverá ainda uma série de recursos adicionais para os entusiastas.

O App é portanto parte fundamental deste nosso projeto de rejuvenescimento de como o conteúdo do FlatOut será consumido. Mas o desenvolvimento está apenas começando, então pedimos a paciência de vocês. Estamos alocando muitos recursos e empregando uma série de profissionais para transformar isso em realidade. O investimento que você faz ao ser um assinante é o que está permitindo isso e que nosso canal de YouTube exista.

 

Encontro oficial do FlatOut: julho de 2020

Em 2020 finalmente voltaremos a nos encontrar num evento como o FlatOut Sunset Meet, que realizamos há três anos. O evento acontecerá em julho de 2020 no Box 54 e o grande destaque será o “elenco” dos carros que participaram do FlatOut Midnight! Mais novidades em breve.

 

Sorteio quinzenal de presentes

Caso você ainda não tenha visto o vídeo, a cada duas semanas nós estamos realizando sorteios de presentes sensacionais para os assinantes do plano FlatOuter. Miniaturas oficiais como da McLaren e Porsche, bonés e jaquetas oficiais, esculturas de autódromos, dentre muitas outras coisas que estão a caminho. Neste vídeo aí em cima detalhamos tudo!

 

YouTube do FlatOut

Em 2020, já em janeiro, nós retomaremos as filmagens do FlatOut Driving Academy, que ficaram paradas nos últimos seis meses por conta da sobrecarga inicial do lançamento do FlatOuters.

Haverá um novo quadro para os fãs de carros do segmento prestige, apresentado pela equipe da GTO, incluindo o nosso amigo Leone Andreta, ao lado de Fábio Amaja e Renato Viani. Já temos dois episódios filmados: a presença dos caras será constante no nosso canal!

Para você que gosta de acompanhar a evolução de Project Cars como o Mazda Miata do nosso videomaker Felipe Cluk ou o nosso Sandero RS200, fique atento. Nós temos um novo projeto para iniciar agora – e ele tem uma data de nascimento bem mais antiga do que qualquer membro da equipe: 1973! Projeto raiz! Novidades em breve 🙂

 

De coração, fica o nosso agradecimento por nos acompanhar nesta jornada, por investir seu tempo e seus recursos conosco. Caso você ainda não seja um assinante do FlatOut e queira nos ajudar a produzir mais e melhor neste sétimo ano de vida que se inicia, considere ser um assinante. Um ótimo fim de ano para vocês e para as suas famílias!

 

Matérias relacionadas

[ Update! ] Ajude o Facebook do FlatOut a funcionar melhor!

Juliano Barata

If in doubt, FlatOut: os melhores vídeos do Rali Monte Carlo 2015

Dalmo Hernandes

***Natal na 2018 na loja do FlatOut*** as novidades e as promoções deste fim de ano!

Leonardo Contesini