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FlatOut Edição 129: os preços dos carros, o motor 10.0 de 1000 cv da GM, o fim da Alitalia e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

Pensata

Números… quem se importa com eles? O que importa de verdade na hora de curtir um carro?

Quem se importa com números quando…


 

História

“Subversivo por vários motivos, mas o mais claro é esse: você pode achar que um Ferrari só funciona bem com motor Ferrari, que Porsche só é legal com motor Porsche. Na verdade, certamente acredita até que um Focus, um GT40, uma Ranger, só pedem ter motores Ford debaixo do capô. Mas veja um Ford cupê 1932 com um V8 Chrysler Hemi, um Chevrolet V8 small-block, ou mesmo um Oldsmobile Quad-4 dos anos 1990, e nada parece errado. O Ford 1932 é famoso por ser um bastardo sem escrúpulos na procura de uma identidade. E a identidade é total responsabilidade de seu dono.”

Como o Deuce Coupe se tornou o Hot Rod definitivo


 

Das fabricantes alemãs, todos conhecem bem o nascimento de boa parte delas. A Mercedes começou com o primeiro automóvel. A Audi veio da Auto Union. A Volkswagen veio da Guerra e a Porsche do Volkswagen. Mas… e a BMW?

O nascimento da BMW

 


 

Clássicos

“E diferente o Coupé de Bangle era. As caixas de roda eram na verdade como cortes de uma faca gigante na lateral do carro, retos, em ângulo, precisos e diferentes. Este corte, na frente, também delimita o capô, que é enorme e abre expondo toda a mecânica, um deleite para os profissionais da reparação. A combinação desses cortes bruscos e superfícies convexas pregam uma peça no cérebro, sempre pedindo uma segunda ou terceira olhada, enquanto você tenta descobrir o que exatamente está acontecendo. Um carro lindo, mas de um jeito estranho pacas. Muitos ainda o consideram a obra prima dele.”

Ícones dos anos 1990: Fiat Coupé


 

Mercado

Os preços dos carros não está disparado só no Brasil, mas no mundo inteiro. E agora, um novo problema pode paralisar a produção forçadamente mais uma vez e causar mais uma escalada. Entenda de uma vez por todas o que está acontecendo e como (e quando) isso será resolvido.

Por que os preços dos carros não vão parar de subir tão cedo


 

Lançamentos

“O novo motor, porém, obviamente é algo especial, e o ápice do V8 Chevrolet. Chamado ZZ632/1000, desloca nada menos que 10,35 litros, 632 polegadas cúbicas, para fornecer 1004 hp a 6600rpm, e nada menos que 121,1 mkgf de torque a 5600rpm. Usando gasolina normal, disponível em postos de abastecimento nos EUA. Sim, você ouviu direito: bem mais de dez litros de deslocamento, e que gira até um limite máximo de 7000rpm. Mil cavalos-vapor aspirados. Disponíveis para qualquer um que encomendar um nos distribuidores da GM Performance Parts. “

Nessa atualidade cheia de más notícias, chega uma sensacional dos EUA: um novo V8 Big Block da Chevrolet com mais de 10 litros e quase 100cv/litro, aspirado! Pronto para funcionar, e entregue numa caixa na casa de quem puder comprar!

Como os americanos chegaram ao crate engine de 1.000 cv, 10 litros e 7.000 rpm?


 

Car Culture

Sim, a Alitalia deixou de existir neste mês. Seu legado no automobilismo deixou uma legião de fãs, assim como seu legado nos ares. Nesta matéria, o Leo Contesini conta a origem desta pintura, que nasceu junto do Stratos em 1970, e por coincidência, acabou se unindo a ele para fazer história quatro anos mais tarde. Link nos stories!

Adeus, Alitalia. E obrigado pelo Lancia Stratos de rali