FlatOut!
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Edições anteriores

FlatOut Edição 174: Gol K20, Mustang de 1000 cv, os preços dos carros, o maior caçador de clássicos e mais!

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FlatOut Classics

“Confesso que o roadster preto me deixou completamente discombombulado. Meu cérebro abriu fichários desesperadamente, jogou papel velho para cima, correu o dedo sobre gavetas e mais gavetas sem descobrir um automóvel V12 pré-guerra com duas velas por cilindro e válvulas laterais que parecesse com aquilo. Mas o pior é que o nome estava gravado no cabeçote: Seagrave. O que é um Seagrave? Ali, seu chute era tão bom quanto o meu.”

Um Seagrave V12 Speedster feito no Brasil | FlatOut Classics


 

FlatOut na Pista

Um VW Gol. Mas um Gol muito diferente do normal, definitivamente. Um Honda K20 aspirado com mais de 300 cv e uma admissão maior que uma máquina de escrever Olivetti. Câmbio sequencial de acionamento pneumático. Freios de Stock Light. Este projeto insano poderia ter vindo diretamente de um Time Attack de Tsukuba, mas quem precisa disso quando nós temos o MBR da Distrito Racing rolando nas curvas inclinadas do Autódromo de Guaporé?

O VW Gol insano com motor Honda K20 aspirado no MBR Guaporé!


 

Qual o limite de um carro de rua transformado completamente em uma máquina de caçar recordes no time attack? O Mustang S550 turbo de Sandro Tannuri, vencedor da 7ª edição do MBR, está explorando terrenos tão extremos que sequer os gringos conhecem ainda: mais de 1.000 cv, câmbio sequencial, rodas com 12 e 13 polegadas de LARGURA (!) calçando slicks com mais de 300 mm de largura, freios Girodisc com pastilhas Tecpads Carbon, uniball em todos os cantos da suspensão totalmente regulável e uma série de apêndices aerodinâmicos – incluindo assoalho selado. E isso é só uma parte da receita deste monstro.

Neste video o Sandro Tannuri conta todos os detalhes de como um pacato Mustang 100% original acabou, pouco a pouco, se transformando em um dos projetos mais insanos do Brasil

O Mustang Turbo com mais de 1000 cv vencedor do MBR!


 

É insano pensar que um Corvette C6 Z06, com interior completo, seria capaz de ser mais rápido que um Stock Car 2022 numa classificação em Interlagos. Não por alguns décimos, mas por quase três segundos. Esse é o Z06 da BTS Performance, cujos detalhes técnicos foram destrinchados nesta matéria em vídeo.

O Corvette C6 Z06 da BTS / Batistinha no MBR Guaporé


 

FlatOut Clubsport

Com toda essa conversa de BMW XM, achamos melhor dar alguns passos para trás, e lembrar de uma época em que XM significava algo que realmente gostamos: a época do Citroën XM!

Citroën XM: MAO Drives!


 

Car Culture

Por que a aposta da indústria e dos governos está no carro elétrico e não no carro híbrido ou no carro a célula de combustível? De onde ressurgiu a ideia de usar carros elétricos para limpar o ar das cidades e solucionar a questão ambiental?

Quem ressuscitou o carro elétrico?


 

A RENNtech diz que o seu S76R tem “um som poderoso e refinado, que em aceleração máxima soa agressivo como carro de corrida e em baixas velocidades sussurra uma melodia suave, quase alta o suficiente para ser notada dentro da cabine.” O que nós sabemos é que é um restomod sensacional feito a partir de um 600 SEL 1991; e que seu V12 aspirado é aumentado dos seis litros originais para nada menos que 7,6 litros. Barrabás.

RENNtech S76R : o Mercedes V12 de 7.6 litros


 

Sabe o mito de que a Citroën dava um carro novo a quem conseguisse capotar um de seus carros? É claro que isso nunca aconteceu — sempre foi uma lenda urbana.

Mas como isso aconteceu? De onde veio a ideia de que a fábrica daria um carro só por que alguém capotou? E mais: por que a Citroën ganhou esta fama de “incapotável”?

De onde vem a fama… do Citroën que não capota?


 

Clássicos

É melhor viver para sempre em segurança, ou viver intensamente, sem medo de tudo acabar cedo? Coragem de perseguir sonhos, ou prudência de dar tempo ao tempo? “Is better to burn out, or to fade away?” Sem saber a resposta para esta pergunta difícil, oferecemos hoje uma história sobre isso.

O Squire 1 ½ Litre: desenhado por uma criança


 

Imagine ter não apenas um “barnfind”, mas um país inteiro cheio de clássicos prontos para serem descobertos? Aconteceu no Brasil nos anos 1970 e 1980, quando ao menos 20 clássicos, entre Ferrari, Alfa Romeo, Maserati e até Talbot-Lago de F1, foram encontrados no Brasil — sempre por um único caçador de carros.

A história do maior caçador de carros clássicos do Brasil


 

Mercado

Você já viu os preços dos carros anunciados por aí, certo? Agora… quantos deles são vendidos realmente pelos valores anunciados? Eles estão mesmo sendo vendidos por aqueles preços? Conversamos com compradores e vendedores de carros para descobrir.

Tabela, anúncios e mundo real: o preço dos carros usados já está caindo?


 

Pensata

“O automóvel se divide claramente em dois campos de análise, como criação humana. Por um lado, há a realidade fria e crua de uma máquina de produção em massa, criada para realizar funções específicas. Do outro, a faceta artística que eleva nossa alma; seja um desenho de carroceria que nos encanta, seja o desempenho, seja a lógica atraente de um conceito diferente e interessante.”

Como montar uma avaliação de um automóvel então? Sob a luz da realidade inegável dos números, ou em cima de seu valor artístico?

A arte perdida da crítica automotiva


 

História

Pete Brock. Um engenheiro, um jornalista e um historiador; um designer famoso; um artista; um fotógrafo. O cara que criou o primeiro esboço do Corvette Stingray de 1963.

Mas também para sempre ligado à um carro que criou com três amigos, numa época tão fantástica que uma parte dela virou filme de Hollywood: Pete Brock é a mente por trás do Cobra Daytona coupe. E seus amigos, claro, Carrol Shelby, Ken Miles e Phil Remington. Como ele acabou ficando de fora do filme Ford vs Ferrari, tentamos corrigir este erro contando sua história.

Pete Brock: a incrível história do pai do Cobra Daytona