FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 177: o fim do Gol, um Pontiac nitro e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Street

O Firebird Trans-Am Supercharger e Nitro! | FlatOut Street


 

Pensatas

O Gol deixará de ser fabricado, mas… por que a Volkswagen desistiu dele?
Fomos atrás de respostas e trouxemos o que encontramos para esta matéria.

Por que a Volkswagen acabou com o Gol?


 

Um carro esporte mais alto, com menos aderência e limitado em velocidade por causa de pneus off-road? Isso é coisa que se faça? Na verdade, a resposta é bem mais complexa que isso. Nesta semana, contamos a história do uso misto asfalto/terra, e como estes novos lançamentos ajudam a quebrar um velho paradigma do que faz um carro esporte desejável.

Carro esporte fora de estrada: bom senso ou loucura?


 

História

“Imaginando aqui como explicar de forma sucinta o quão incrível foi esta história de hoje. É difícil pois não há paralelo: o Elite tipo 14 era algo tão imensamente veloz em pista, mesmo sendo um carro de produção em série, de rua, e com apenas 1200 cm³, que simplesmente não existe nada igual hoje em dia. Mas tentando: é como se a Renault percebesse que se o Sandero R.S. tivesse 220 cv ao invés de 150 cv, ele poderia chegar em primeiro lugar em Le Mans, na frente de todos os carros de corrida dedicados. Impossível? Pois é. É isso que o Elite parece: um carro impossível.”

Le Mans 1960: quando a Lotus tentou ganhar com um carro de rua


 

“Entrei em um deles e vi que os botões do painel estavam começando a derreter… era tanta adrenalina e correria que acho que nem percebíamos mais o calor… aí senti a gola da minha camisa subir e fui arrancado de um carro” Em 1957, a Jaguar quase acabou, literalmente em uma imensa bola de fogo que podia ser vista de fora da atmosfera terrestre

Jaguar, 1957: uma bola de fogo visível da estratosfera


 

A Porsche está lançando o novo 911 Dakar, a primeira versão off-roader do 911 oficial feita para as ruas. Mas… como o Porsche 911 se tornou um ícone também nos ralis?

Como o Porsche 911 se tornou um ícone também nos ralis?


 

Car Culture

Neste primeiro post de uma série que revisita os carros Art Déco, vamos direto para o ápice: um enorme carro de corrida alemão de sete litros e compressor, que de alguma forma escapou das pistas para as ruas. E com uma carroceria de cair o queixo, encomendada por um Conde italiano que, na época, corria na equipe Mercedes-Benz como piloto. O Mercedes-Benz SSK do conde Trossi.

Art Deco cars: o Mercedes-Benz SSK do Conde Trossi


 

Fangio no Brasil? Sim, e com direito a aniversário em Goiânia e correndo por estradas que você pode curtir até hoje. Nesta matéria contamos a história e explicamos o roteiro para você passar o fim de semana por onde Fangio passou.

Quando Fangio correu no Brasil — em uma estrada que você pode curtir


 

Monza que se identifica como um Mercedes-Benz, Verona que faz Cosplay de BMW. Um Fusca tentando ser um mini-Rolls-Royce. E algumas alterações que até são bonitas! Nesta matéria contamos uma prática muito comum nos anos 1980, mas hoje quase que totalmente esquecida: os kits de reestilização de carros nacionais de grande série.

Brasileiros de fibra: as restilizações de carros de série


 

Técnica

Tirar palheta? Mudar antena? Nada disso. Tem formas mais eficazes de melhorar a aerodinâmica do seu Project Car. E você não precisa ser Adrian Newey nem ter o orçamento do Lance Stroll para isso.

Como otimizar a aerodinâmica do seu Project Car (sem precisar de um túnel de vento)?