Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.
História
A história e a evolução do carro elétrico | Parte final: declínio, fracasso e renascimento
No final do século 19, com a chegada dos carros com motor a gasolina ao mercado, o promissor segmento dos elétricos tomou um golpe do qual demoraria décadas a se recuperar. Agora, depois de inúmeras tentativas fracassadas, eles estão voltando a se popularizar – e têm tudo para se tornar a norma nos próximos anos. Clique aqui para ler.
A história do Chevrolet Corvette | Parte 2: a segunda geração
Na semana anterior começamos a contar a história completa do Chevrolet Corvette, um dos esportivos mais importantes de todos os tempos. É um carro de especial importância hoje em dia, especialmente depois que a GM decidiu, enfim, dar a ele um motor central-traseiro. Nesta semana o papo é sobre a segunda geração, uma das mais adoradas e emblemáticas – entre várias outras razões, por ser a primeira com carroceria fechada, e a primeira a contar com um V8 big block. Clique aqui para ler.
Clássicos
Daniel e seu Porsche 911 SC 1979 | FlatOut Classics
Nesta semana publicamos o primeiro dos dois novos quadros do site FlatOut: o FlatOut Classics, que se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionáveis (youngtimers) estrangeiros e nacionais, dos anos 20 ao começo dos anos 2000, incluindo veículos do segmento prestige. Carros originais serão prioridade, mas também haverá preparados ao estilo da época – caso do 911 SC 1979 de Daniel “Nine Eleven”. Clique aqui para ler.
Clássicos de fábrica: quando os fabricantes restauram (e vendem) seus próprios carros antigos
Imagine se você pudesse simplesmente entregar a restauração do seu antigo ao seu próprio fabricante, que irá deixá-lo exatamente como ele saiu da fábrica — com direito a peças originais fabricadas por ferramental original e instalada por profissionais treinados especificamente para aqueles carros. Seria demais não? Pois estas fabricantes já fazem isso. Clique aqui para ler.
Games
Sobre jazz fusion japonês, games de corrida e automobilismo
“Não é difícil entender por que o jazz fusion tem este nome. Nascido no final da década de 1960, trata-se de uma fusão entre jazz e rock, misturando a improvisação e os tempos irregulares do jazz com a distorção e a natureza mais acessível do rock – pense nele como o rock progressivo com menos rock e mais jazz e totalmente desprovido de vocais. O jazz fusion, por natureza, é uma boa porta de entrada para o jazz, com melodias pegajosas e menos jeito de “música para músicos” – ao menos em algumas faixas. E para muita gente a introdulção ao jazz/jazz fusion veio justamente com os games de corrrida.” Clique aqui para ler.
Colin McRae Rally 2.0: revisitando o clássico do PlayStation
“Entre os simuladores de rali da quinta geração de consoles (PlayStation, Nintendo 64 e Sega Saturn, principalmente), Colin McRae Rally 2.0 é nada menos que imbatível. E certamente um dos grandes games de corrida de todos os tempos.” Clique aqui para ler.
Gran Turismo 2: o game do PlayStation que me tornou um entusiasta
“Para boa parte dos fãs, Gran Turismo 2 é considerado o melhor título da série. Não sei se posso dizer isto, mas uma coisa é certa: ele é certamente o que tem mais significado para mim. Se não fosse por GT2, não sei se estaria ganhando a vida escrevendo sobre carros. É por isso que esta marca dos 20 anos me parece o momento ideal para falar um pouco sobre como Gran Turismo 2 me transformou de vez em um entusiasta – e que completa 20 anos exatamente hoje.” Clique aqui para ler.
Car Culture
O guia de versões especiais do Ford Mustang | Parte 4: a quinta geração
Algumas versões especiais da quinta geração do Mustang estão entre as melhores de todos os tempos. Quer um exemplo? Boss 302 Laguna Seca. Outro? GT500KR. Veja as outras e os detalhes de cada uma na quarta parte do nosso Guia de Versões Especiais do Mustang no FlatOut! Clique aqui para ler.
Técnica
São nove marchas sem precisar de nove pares de engrenagens — muito menos de nove embreagens. Além disso, ele pode saltar de qualquer marcha para qualquer marcha, sem ter que subir ou descer uma a uma. Como ele consegue fazer isso? Clique aqui para ler.
Automobilismo
Grupo C: a história da categoria mais icônica das 24 Horas de Le Mans
Com o início iminente de mais uma grande era nas provas de longa duração, decidimos revisitar aquela que, para muitos, foi a primeira grande categoria dos protótipos-esporte: o Grupo C – que, de certa forma, pode ser visto com a versão de “asfalto” do Grupo B de rali, com carros extremamente potentes e avançados para sua época, beirando a irresponsabilidade. Mesmo sem a necessidade de homologar os protótipos usando carros de rua, os carros do Grupo C tinham muito carisma. E, graças ao regulamento bastante liberal, tinham uma diversidade invejável. Clique aqui para ler.
Cinema
A verdadeira origem e a evolução dos Aston Martin de James Bond
Já faz alguns meses que vimos aqui mesmo no FlatOut que o próximo filme de James Bond — “No Time to Die” — terá uma seleção de primeira de carros britânicos clássicos e modernos. Entre eles estão o Range Rover de primeira geração, o novo Defender e, claro, os tradicionais Aston Martin. No trailer mais recente do filme, que estreia em abril de 2020, James Bond aparece dirigindo não apenas o DB5 que usou nos últimos filmes, mas também um V8 Vantage. Agora… uma pergunta que ninguém fez, mas nós iremos responder é: por que James Bond dirige um Aston Martin em vez de um Jaguar ou um Bentley ou qualquer outro esportivo britânico? Clique aqui para ler.