Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.
Lançamentos
Polo GTS vs Sandero RS: Juliano Barata compara e opina
Tecnicamente, a diferença de R$ 29.780 coloca Sandero RS e Polo GTS em dois segmentos distintos. Mas os comentários de leitores no site, no YouTube e em grupos automotivos de WhattsApp deixaram a mensagem transparente como água: a concorrência é direta e franca e é o assunto do momento. Por isso o editor-chefe Juliano Barata preparou este comparativo técnico, qualitativo e dinâmico para vocês, buscando não deixar pedra sob pedra. Tocada na pista, comportamento nas cidades e estradas, possibilidades de preparação, análise de plataforma e powertrain, espaço interno e acabamento, equipamentos, comparamos simplesmente tudo. Clique aqui para ler.
FlatOut Street
Marcos e seu Nissan 350Z Nismo S-Tune
Tente lembrar do seu carro favorito em Gran Turismo. Agora imagine se você o encontrasse na sua cidade e tivesse uma chance real de comprá-lo. Foi o que aconteceu com o Marcos, proprietário deste belíssimo Nissan 350Z Nismo S-Tune que inaugura nosso novo quadro, FlatOut Street! Clique aqui para ler.
Trânsito
As mortes no trânsito aumentaram em 2019 – mas desta vez não dá para culpar a velocidade
O número de mortes nas rodovias federais aumentou em 2019. Mas resista ao impulso de atribuir este aumento à redução dos radares — é melhor dar uma olhada nos dados e nos fatos antes. Clique aqui para ler.
Mercado e indústria
Os carros ficaram mesmo mais caros ou foi nosso poder de compra que diminuiu?
Há cinco anos, era possível comprar um carro zero-quilômetro com menos de R$ 30.000. Atualmente o modelo mais barato do país está na faixa dos R$ 43.000. Os sedãs médios, que custavam a partir de R$ 70.000, hoje partem dos R$ 90.000. Mas… foram os carros que ficaram mais caros, nosso poder de compra que foi esfarelado, ou as duas coisas? Tiramos a dúvida corrigindo os valores de 2015 de acordo com a inflação oficial. Clique aqui para ler.
História
Como a Alfa Romeo foi por muito tempo parte do legado fascista
Você consegue imaginar as belíssimas criações da Alfa Romeo sendo desenvolvidas pela ditadura fascista italiana? Pois isso aconteceu e durou muito mais tempo que o próprio fascismo. Clique aqui para ler.
A história das picapes Mercedes que deram certo
Uma notícia que não pegou absolutamente ninguém de surpresa foi o fim da produção da Classe X, a picape média da Mercedes-Benz. Mas houve dois casos de picapes da Mercedes-Benz que deram certo: a 170V, da década de 1930; e a 220D, dos anos 1970. Clique aqui para ler.
A história do Chevrolet Corvette | Parte final: C7, o último Vette de uma era
Em busca de uma performance mais próxima dos rivais de todo o mundo, de Porsche a Ferrari, passando por Lamborghini, Audi e até mesmo Honda, a Chevrolet decidiu abrir mão de uma das características mais marcantes do Corvette: o motor dianteiro. Não que já não existissem sinais – como já vimos, a fabricante flertava com esta ideia desde a década de 1960, com o próprio Zora Arkus-Duntov (o engenheiro responsável pela adoção do motor V8) como um dos principais defensores da ideia. Então, eles decidiram arriscar e colocaram o plano em prática. Mas não sem antes dar ao ‘Vette de motor dianteiro uma despedida à altura. O Corvette C7, inicialmente, teve uma recepção morna por causa de seu visual mais “quadrado”. Com o tempo, porém, ficou claro que seria o auge da evolução – para ficar melhor, só mesmo trocando o motor de lugar. Clique aqui para ler.
Opel K180 e Grummet: os Chevette alternativos feitos na América do Sul
Na Argentina, um Chepala “de fábrica”. No Uruguai, Marajó, Chevy 500 e cupê fastback com carroceria de fibra de vidro. Estes eram os curiosos Chevette alternativos que existiram na América do Sul. Clique aqui para ler.
Hummer: a ascensão e a queda dos SUV gigantes e beberrões
Nos anos 1990 e 2000, o Hummer foi um fenômeno: grande, baseado (e inspirado) em um veículo militar, beberrão e exagerado em todos os aspectos, ele fez sucesso e causou controvérsia, morrendo em meio à crise de 2009. E agora ele vai voltar, renovado e eletrificado. Clique aqui para ler.
Automobilismo
Como um jornalista inventou as pace notes e o papel de navegador
Até 1955 não existia o papel do navegador nas corridas. O co-piloto era um mecânico que acompanhava o piloto para ajudá-lo no meio do caminho. Isso mudou há exatos 65 anos, quando um jornalista inglês imaginou uma forma de derrotar os italianos em suas próprias estradas. Clique aqui para ler.