onze e meia da manha meu relogio de pulso indica mas onde estou passa das quatro da tarde de uma gelada tarde de outono apos 9 850 km no ar doze horas ao lado de um bebe chorao a bordo de um boeing 777 dois filmes pessimos centenas de leituras mentais de 72 curvas num mapa cheio de rabiscos 161 km de rodovias e de congestionamentos e de quase passar a noite no hotel sem jantar estou a minutos de embarcar na maior jornada da minha vida passada uma decada de sonhos e um ano de planejamento e chegada a hora de acelerar no nurburgring nordschleife neste instante nada parece real nada de oktoberfest de museus em stuttgart ou de passeios na minha amada berlim nao desta vez estou na alemanha com o unico proposito de me alocar em nurburg e viver o inferno verde o maximo possivel durante dez dias nordschleife sempre foi o meu maior sonho automobilistico muito mais do que pilotar qualquer tipo de carro nascido ha quase duas decadas quando comecei a pesquisar sobre o meu grande idolo nas pistas jackie stewart ter uma relaçao romanceada com o mais mortifero dos autodromos saiba a historia da pista e leia sobre seus grafites nesta reportagem e como sonhar em um dia poder surfar um tsunami cuidado com o que voce deseja pois pode consegui lo este e o primeiro de mais de quinze textos do especial flatout em nurburgring bem vindo ao inferno verde de frankfurt para nurburg com amor e muito transito nossa historia começa cerca de 24 horas antes quando desembarco no aeroporto de frankfurt meio moido mas radiante logo no desembarque encontro mr pretzner um simpatico senhor grisalho que cuida da frota da nissan na terra das bratwurst apos cerca de 15 minutos de caminhada chegamos ao predio no qual estava estacionado o zed no terminal 1 sem muita cerimonia bem alemaes nao sao italianos ele entrega a chave e me deixa a sos com o belo 370z na cor magma red abro o porta malas aloco minha mala minha mochila com as cameras aperto o botao da maçaneta o nissan usa sistema keyless e entro no cupe apenas nao seja o devil z comigo sussurro ao carro enquanto acaricio o volante revestido de couro perfurado segundos antes de despertar o v6 3 7 de 337 cv e de descobrir que todo o sistema multimidia estava em alemao apos alguns bons minutos na base da tentativa e erro temperados com elogios compostos em portugues descobri que sprache era a palavra que eu precisava para alterar a linguagem para o ingles a posiçao de pilotagem e colada no chao e como no pagani zonda o cluster fica fixo na coluna portanto quando voce regula a altura da direçao os instrumentos acompanham o unico pecado e a falta de ajuste de distancia na coluna como voces podem ver este 370z tem cambio automatico de sete marchas uma enorme pena considerando que a versao manual e bem mais visceral tem um trambulador espetacular e ainda conta com o synchrorev match um autoblip que sincroniza as rotaçoes do motor nas reduçoes de marcha automaticamente um punta tacco eletronico recurso tambem presente no novo corvette originalmente havia pedido um 370z nismo este ai embaixo que conta com aerodinamica revisada cambio manual de seis marchas e suspensao freios e sistema de arrefecimento redimensionados mas todos os zeds mais apimentados estavam sendo usados no evento de 30 anos da nismo cheguei a dispensar o 370z automatico mas depois mudei de ideia se o 370z nismo seria o companheiro perfeito o automatico traria um contraste interessante a experiencia antes de embarcar perguntei ao google quanto tempo levaria a viagem de frankfurt para nurburgring cerca de uma hora e quarenta minutos considerando que nordschleife estaria aberto ao publico entre as 17 30 e as 19 30 daria tempo de fazer o check in no hotel e de ainda dar algumas voltinhas na pista mas ao programar o gps tomei um choque tres horas de viagem o expediente na alemanha termina bem mais cedo que no brasil na verdade estava saindo no meio do rush… a rota mais rapida de acordo com o navegador por satelite que usa o xm navtraffic sistema de informaçoes de transito em tempo real similar ao waze usaria uma serie de estradinhas secundarias quase nada das autobahn a3 e e44 rodovias que em condiçoes normais seriam a alternativa mais veloz e curta ao ver o caminho na tela vi uma serie de curvas no caminho um grande emaranhado de asfalto acariciei o volante mais uma vez e sorri estava no carro certo para este tipo de encrenca a rota começou usando a a3 o que se traduz em velocidades medias de entre 160 km/h e 200 km/h com muita segurança se e verdade que essa velocidade pode cair bastante de acordo com o trafego tambem e verdade que as faixas na alemanha seguem rigorosamente a hierarquia de velocidade e que praticamente nao ha motoristas costurando ou mudando de faixa a todo instante como no brasil andar a 200 km/h na autobahn resulta em uma frequencia cardiaca muito mais baixa do que uma ida ao escritorio de manha em sao paulo por exemplo em pouco tempo estavamos saindo da a3 pegando uma estrada secundaria atras da outra taunusstein pohl nassau passei por cidades que jamais pensei em visitar na vida suspeito que algum engavetamento tivesse ocorrido na autobahn sim eu me diverti e nao estava sozinho alemaes e ingleses nao podem ver uma estradinha deste tipo que começam a brincar nem eu nem voce ali comecei a descobrir o quanto que o 370z me divertiria na pista com bitolas avantajadas bifudos pneus bridgestone potenza re050 245/40 r19 na frente e 275/35 r19 atras e entre eixos relativamente curto 2 55 m o nissan tem reaçoes rapidas e sistema de direçao hidraulico de carga firme e bastante comunicativo e o v6 de 337 cv como voces verao berra pura musica mecanica quando estava começando a me divertir com o 370z algumas gotas começaram a castigar o asfalto em instantes a garoa virou uma bela pancada de chuva o transito começou a adensar e o ponteiro do velocimetro que estava tao feliz a 200 km/h se viu indicando o mais triste dos numeros zero null reido o tempo estimado para a chegada começou a ficar ainda mais comprido comecei a conviver com a possibilidade de nao andar no nordschleife no primeiro dia tudo bem foi para isso que coloquei uma janela tao gorda imprevistos aconteceriam e seriam varios depois de uma hora e meia de congestionamento o transito começou a ficar livre conforme me aproximava do acesso a autobahn e44 e de forma inutil tentei ganhar tempo fazendo o v6 berrar em sexta marcha confesso sabia que nao ia dar tempo estava somente me divertindo com a estrada e ao mesmo tempo sentido as reaçoes da suspensao em velocidades mais elevadas o 370z nao e exatamente um carro travado ele e um esportivo de amortecedores molas e barras firmes mas que deixa a carroceria se movimentar esta e a b412 estradinha secundaria que leva a regiao de nurburg wehr adenau e kempenich faltavam apenas 25 quilometros para chegar a nurburgring mas era quase nove da noite no laps for you ja que nao iria andar comecei a pensar na ordem das coisas que precisava fazer tirar agua do joelho fazer o check in no hotel desovar as bagagens fazer algumas compras no mercado e jantar com o amigo marcio murta do alta rpm que tinha chegado la um dia antes e que faria companhia nos meus tres primeiros dias no inferno verde estava ansioso para ouvir as suas primeiras impressoes da pista inferno negro de luz verde de fome voce chega a nurburg pela estradinha b258 de dottinger hohe que corre paralela ao enorme retao principal do nordschleife la tambem fica o famoso posto de gasolina ed no qual todos os carros que aceleram em nurburgring abastecem e calibram seus pneus o litro da gasolina super plus de 98 octanas custa 1 539 euros se somarmos o iof de 6 38% e considerarmos o euro a r$ 3 30 tipico das operadoras de cartao estaremos falando de r$ 5 40 por litro meu caminho de chegada foi este vim pela b258 paralela ao retao do traçado antigo passei pelo posto de gasolina passei reto pela rotatoria de entrada de nurburg voce acessa a cidade virando 90º a direita nela e assim cheguei no local da imagem abaixo a encruzilhada dos predios de nurburgring e os hoteis lindner nao havia um unico carro na avenida quando dei de cara com o enorme letreiro de nurburgring era um estranho silencio o qual nao esperava naquele local foi neste momento que senti o primeiro arrepio a ficha estava começando a cair em breve estaria acelerando no nordschleife depois de tantos anos vendo videos lendo e ouvindo historias e flertando com a experiencia em simuladores estaria la for real precisava registrar aquele momento batizei o nissan 370z com o emblema do flatout e o adesivo de nurburgring que havia comprado no posto de gasolina saquei a camera e registrei a chegada mesmo quase molhando as calças faminto e fedido era o rito de passagem depois destes cliques nao consegui achar o hotel lindner eifeldorf que estava a menos de 400 m so havia um breu mas as luzes do congress hotel estavam acesas botei o carro na garagem para ir ate a recepçao buscar informaçoes foi quando dei de cara com o novo mercedes benz c63 amg touring em fase de testes nurburgring nordschleife esta aberto para o publico nas famosas tourist laps apenas a partir das 17 00 durante a manha e a tarde a pista quase sempre esta alugada para os fabricantes que chegam ate a compartilhar a pista quando o projeto esta nas fases finais e os paparazzi ja sobrecarregaram o mundo com fotos no saguao do congress hotel o recepcionista fez o check in deu o meu cartao de entrada e falou que o meu hotel da mesma rede lindner estava bem ali do outro lado da avenida peguei o 370z e passei reto umas tres vezes ate que vi este casarao abaixo com todas as luzes apagadas e nenhum carro estacionado so havia uma luz acesa no fundo da recepçao que trazia um minimo de luminosidade a porta de vidro silencio total ceu nublado e uma temperatura abaixo dos dez graus naquele instante me senti jack torrance entrando em um filme de stanley kubrick passei o cartao e caminhei por um hotel absolutamente vazio sem recepcionista sem hospedes todo escuro apos alguns minutos de caminhada encontrei o quarto 268 no segundo andar botei para fora meio litro desarmei parte da bagagem e conectei o celular em um wi fi mais que oscilante para mandar uma mensagem ao marcio murta confirmando o jantar que me respondeu algo como porra ainda bem que voce chegou tava morrendo de fome segundos depois descobri que meu quarto estava sem sabao e shampoo considerando que passavam das dez da noite em uma cidade minuscula do interior da alemanha comecei a temer pela possibilidade de nao encontrar lugares para comer nem para fazer compras teria de dormir sujo e faminto num hotel fantasma desci correndo topei com as gemeas mortas no corredor entrei no 370z e sai acelerando em direçao ao hotel zur burg onde murta estava a apenas 1 7 km o local ficava bem proximo ao restaurante pistenklause da familia da sabine schmitz voces o verao em detalhes num post futuro ao passar por la vimos tres ou quatro pessoas dentro apesar de famintos queriamos ver um pouco mais de movimento decidimos ir para adenau cidade que fica a apenas 7 km de nurburg alias a estradinha que as liga e bastante sinuosa e divertida um pouco maior e com mais opçoes de restaurantes a foto abaixo e um spoiler de alguns dias depois no caminho paramos no supermercado rewe a cerca de 1 km da entrada de adenau so havia o 370z no estacionamento e apenas nos como clientes ate o mercado tinha quadros de carros correndo em nurburgring e uma fanshop sim teremos um post so sobre as lojas a foto abaixo e do blog nur nicht aus liebe weinen na propria avenida principal de adenau encontramos o restaurante que quase todo mundo faz suas refeiçoes em alternativa ao pistenklause o pinocchio uma saborosa e relativamente barata cantina italiana la dentro havia um grupo de ingleses nao mais do que cinco ou seja exatamente como estava no pistenklause e esta e a configuraçao basica do povo de nurburg e adenau italianos na cozinha ingleses e alemaes na pista e brasileiros perdidos porque sempre tem um brasileiro em qualquer lugar que se va foto stuart cannan pedimos meia margherita e meia diavolo cujo nome ja da uma ideia do ardor os preços das massas do pinocchio sao bem em conta rachamos a pizza de massa fina e a conta nao chegou a dar 15 euros as carnes sao mais caras com pratos na casa dos 18 euros sobre a pista murta estava ainda processando as emoçoes de ter acelerado no leviata e estranho porque devia estar achando legal mas nesse exato instante nao sei se e bem isso o que sinto sinto mais preocupaçao e um certo medo com muita informaçao para digerir do que aquela vontade desgarrada de voltar a acelerar em um autodromo como sempre rola mesmo sem ter experimentado o nordschleife sentia algo parecido e supus que isso fosse normal afinal e o autodromo mais longo mais perigoso e mais desafiador do mundo nao e como ir para um parque de diversoes e como estar prestes a fazer uma escalada livre na mais bela montanha e paisagem que voce possa imaginar e encantamento e terror no mesmo sentimento o backstage tour acordei por volta das sete da manha com os roncos de um v8 aspirado rasgando na avenida atras do hotel depois descobriria ser um mercedes benz sls amg black series ao sair do quarto continuei com a mesma sensaçao de deserto quase nenhum hospede a vista e todos os estabelecimentos do centrinho atras do hotel como a lojinha grune holle green hell restaurantes e bares fechados com cara de que assim permaneceria durante toda a minha estadia o que se confirmou mas nao estava ali para desfrutar de um resort nao e mesmo note a homenagem a juan manuel fangio na churrascaria el chueco e algo como o manco um dos apelidos do pentacampeao da formula 1 devido as suas pernas arqueadas com certa pressa engoli um suco uma porçao de ovos mexidos e um pao escuro coberto de pistaches e parti para o info center de nurburgring logo ao lado do letreiro do circuito nao se preocupe se voce esta se sentindo meio perdido na cidade teremos um post com um video on board comentado passeando pela regiao de nurburg as dez da manha estava agendado o backstage tour um passeio para conhecer algumas das estruturas de nurburgring por 7 50 euros o backstage tour começa pela entrada do circuito moderno colado no hotel dorint aquele predio laranja que fica no começo da reta dos boxes do traçado atual ali ha tres placas homenageando tres personagens importantes para a historia de nurburgring dr otto creutz conselheiro do distrito de eiffel e o idealizador de nurburgring construido entre 1925 e 1927 com o orçamento estratosferico de 15 milhoes de marcos o banqueiro tcheco vincent cenek junek primeiro piloto a falecer em nurburgring no dia 15 de julho de 1928 e o alemao rudolf caracciola vencedor da primeira prova disputada no autodromo a eiffelrennen de 1927 logo ao lado fica o antigo paddock a organizaçao do autodromo conserva um espaço que ocupa o equivalente a tres boxes com raros itens de todas as epocas da historia do circuito desde a decada de 1920 os outros boxes sao alugados para particulares milionarios que conservam seus carros e motos para acelerar no nordschleife e no gp strecke o traçado moderno em lugar mais que conveniente da mesma forma que o circuito de interlagos este tunel passa sob o autodromo moderno e da acesso a torre ao paddock e aos boxes placa com todos os vencedores do gp de nurburgring de formula 1 quando disputado no monstruoso traçado nordschleife apos o gravissimo acidente de niki lauda na prova de 1976 a categoria abandonou o traçado antigo e so voltou para nurburgring em 1984 um ano apos a inauguraçao do traçado moderno gp strecke apos uma segunda prova disputada em 1985 a f1 so foi voltar oficialmente ao circuito em 1995 influenciado pela hegemonia de michael schumacher na categoria placa com todos os vencedores de provas internacionais disputadas no nordschelife formula 1 dtm a categoria disputava corridas la ate 1993 a ultima prova foi vencida por nicola larini e seu alfa romeo 155 v6 dtm vln 24 horas de nurburgring etc paddock do autodromo moderno neste espaço ficam estacionados os motorhomes e veiculos de transporte dos pilotos os boxes do gp strecke sao pequenos cada equipe de formula 1 ocupa tres deles nisso ajuda a separaçao por grades removiveis o podio fica absolutamente modesto sem a decoraçao e a pompa dos patrocinadores note ao fundo o hotel dorint pitlane e reta dos boxes a largada da primeira corrida disputada no nurburgring nordschleife a eiffelrennen que ocorreu no dia 17 de julho de 1927 em primeiro plano o vencedor rudolf caracciola e seu mercedes s com motor 6 8 kompressor e cerca de 230 cv desenvolvido pelo dr ferdinand porsche amplie a foto abaixo em primeiro plano temos o traçado moderno gp strecke e a curva que da acesso ao nordschleife em provas que utilizam os dois autodromos conjugados como as 24 horas de nurburgring em segundo plano e possivel ver o primeiro trecho do nordschleife chamado de hatzenbach e ao fundo o castelo de nurburg que voces tambem verao em detalhes num post exclusivo aqui no flatout o mitico e pouco conhecido autodromo sudschleife que foi quase todo destruido para a construçao do gp strecke contudo ainda existem ruinas deste circuito e que sao facilmente acessiveis voce acha que eu nao fui la e tirei varias fotos tambem teremos um post so sobre ele foi neste momento que pedi a guia referencias de como chegar ao sudschleife no mapa abaixo da pra ter uma ideia e so continuar pela avenida que passa pelo letreiro nurburgring e pelos hoteis lindner e depois de passar sob o viaduto do autodromo ao lado do mercedes tribune e so pegar a primeira esquerda o acesso ao scharferkopf que era uma das curvas do sudschleife e facil e teremos um video mostrando isso o silencio antes da tempestade depois do backstage tour e de um passeio pelos predios de nurburgring engoli um cachorro quente com bratwurst nada de weissbier ao menos por enquanto e olhei para o relogio passava das tres da tarde hora de encher o tanque do nissan 370z calibrar os pneus com algumas libras extras e de conhecer os 20 8 km do nordschleife um certo formigamento nas minhas visceras começou a surgir esta era uma sensaçao incrivel que nao sentia ha muitos anos como se estivesse fazendo algo grandioso pela primeira vez por trabalhar com automoveis ficamos cada vez mais calejados e os fatores surpresa ansiedade e nervosismo quase deixam de existir o encantamento se gasta rapido e ficamos meio blase ao longo dos anos e algo inevitavel e que imagino eu tambem deva afetar a relaçao de chefs de cozinha com a comida por exemplo entao fiquei extremamente feliz de estar levemente aterrorizado no posto a primeira grande coincidencia atras de mim estaciona a perua bmw 320i do ricardo pagianotto outro amigo e um veterano de nurburgring gasto uma pequena fortuna algo proximo a 80 euros calibro os pneus e o sigo para a pista veja no mapa abaixo em azul o caminho do hotel para a pista como tudo fica proximo o posto ficaria a direita um pouco alem do mapa na b258 de la para o acesso ao nordschleife nao sao nem tres quilometros o acesso para o nordschleife os batimentos começam a acelerar ao meu lado uma trinca de peruas audi s4 astra e a 320i do pagianotto que e este cara ai em cima esta era a sua oitava ou nona vez em nurburgring ele se ofereceu para me levar de carona na perua e me dar uns toques da pista o que aceitei de imediato video abaixo neste post vou me limitar a dizer que mesmo como passageiro suei as maos como poucas vezes na vida estava preparado para as forças de aceleraçao laterais mas nao esperava que as verticais especialmente as ascendentes como em uma descida de montanha russa fossem tao absurdas isso sem falar na quantidade insana de pontos cegos nas ondulaçoes da pista nas curvas de alta feitas a mais de 200 km/h em uma pista cuja largura e a metade do autodromo de interlagos nao sou exatamente um novato com autodromos e carros brabos mas nordschleife esta em uma categoria a parte update aqui esta o video da carona minha primeira vez no nurburgring nordschleife na vida [youtube id= cpxcldehwhe width= 620 height= 349 ] e os carros que estavam neste primeiro dia lembre se do hotel vazio e da cidade deserta e veja como ja estava o estacionamento no fim de semana a pornografia automotiva iria se multiplicar em umas dez vezes mas nao estava em nurburgring para andar de carona minha missao e enfrentar os seus 20 8 km a bordo de tres baita esportivos começando pelo nissan 370z gostaria de ter podido começar com algo mais simples como o suzuki swift sport mas todos ja estavam alugados da prancha ao mar caro marujo aqui nao existe passo para tras e o que voces verao no proximo post deste especial confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror o audi r8 e nurburgring nordschleife quando senti o arrepio da morte de perto conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 conheça o castelo de nurburg nurburgring nordschleife quanto que um simulador pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
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