ha exatos 17 anos a ford apresentava ao mundo a primeira geraçao do focus que veio ao mundo com a responsabilidade de substituir o escort nao foi algo simples em 30 anos de carreira e seis geraçoes por aqui tivemos as quatro ultimas o escort acabou deixando uma grande marca nao apenas nos autodromos inclusive no brasil com equipes como a greco e campeonatos tanto regionais quanto o brasileiro de marcas e pilotos e no rali mas tambem nas ruas e em algumas familias pelo apego nao foram poucos os que ficaram chateados com o fim de sua produçao o novo produto nasceu com o peso nos ombros de convencer estas pessoas e de levar adiante o legado de um carro familiar mas de design e tocada esportiva so que tambem precisava estabelecer a sua propria identidade uma equaçao desafiadora de se balancear a ousadia das linhas do focus traçadas pelo frances claude lobo designer do ka e pelo australiano john doughty se transformou em sua principal assinatura e deu uma boa quebrada de gelo era o terceiro veiculo da ford a receber o conceito new edge com curvas cortadas abruptamente por linhas retas estilo que tambem se estendeu as linhas da cabine para ficar mais espaçoso seu entre eixos saltou de 2 52 m para 2 61 m hoje ele e de 2 64 m em relaçao ao ultimo escort seda mas nao bastava ter visual sofisticado e mais espaço a turma que ficou acostumada ao escort rs cosworth precisava de uma baita base dinamica para ser convencida hoje ja sabemos mais do que design o focus acabou se tornando uma referencia em comportamento dinamico sendo um dos primeiros e unicos de seu segmento a oferecer suspensao traseira independente do tipo multibraços desenvolvida pelo engenheiro richard parry jones falaremos mais sobre ele adiante naturalmente ele seria um representante da filosofia win on sunday sell on monday em breve nao apenas vieram as versoes esportivas st170 com seu 2 0 de 170 cv preparado pela cosworth o grande icone desta relaçao ford cosworth foi o motor mais longevo e vitorioso da formula 1 o v8 dfv com 12 titulos de pilotos e 10 de construtores e a extremamente modificada rs leia sobre ela aqui que deu continuidade a linhagem de esportivos de rua iniciada com o escort rs1800 nos anos 1970 e como este antecessor historico o focus rs foi transformado e preparado para ser o veiculo oficial de competiçoes da ford no wrc foi agraciado com alguns dos maiores pilotos da historia colin mcrae carlos sainz marcus gronholm mikko hirvonen e como dissemos no post anterior desta serie encerrou um jejum de 27 anos da ford conquistando nao apenas o titulo de construtores de 2006 mas tambem o de 2007 leia a historia do focus no wrc aqui em 2005 veio a segunda geraçao maior com visual um pouco menos conceitual mas preservando o otimo acerto dinamico e ganhando ainda mais força com a chegada do novo motor 2 5 duratec turbinado de cinco cilindros nas versoes esportivas o focus st passou a contar com 228 cv enquanto o rs chegou aos 305 cv — ou 350 cv na versao limitada rs500 que era capaz de atingir os 100 km/h em 5 4 s e maxima de 266 km/h em menos de dez anos de estrada o focus cumpria sua missao de substituir o escort trilhando seu proprio caminho e construindo uma base solida de fas em 2012 o focus chegou a sua terceira e atual geraçao evoluindo as qualidades que fizeram sua fama abaixo veremos alguns dos principais itens de desempenho e de tecnologia que ele oferece hoje no brasil flex e injeçao direta embora os flex tenham se popularizado no brasil ha cerca de 15 anos o primeiro motor flexivel em combustivel da historia possui mais de um seculo o ford t ele usava carburador com jato de combustivel ajustavel o que permitia que funcionasse com gasolina ou etanol de milho por sinal combustivel que moveu o primeiro carro feito por henry ford em 1896 mais de um seculo depois a marca desenvolveu o primeiro motor flexivel com injeçao direta de combustivel no mundo o duratec 2 0 direct flex a injeçao direta possibilita um conjunto mais eficaz energicamente por uma serie de razoes para começar o corpo de borboleta e os dutos de admissao do coletor e do cabeçote ficam apenas com a tarefa de aspirar ar em vez da mistura ar combustivel permitindo mais massa de ar o combustivel e injetado diretamente na camara de combustao por valvulas de altissima pressao sua bomba pressuriza entre 450 e 1 700 psi e velocidade de resposta e isso nao so permite multiplas injeçoes durante o ciclo como tambem faz com que as goticulas fiquem menores por sinal infinitamente menores que na ilustraçao dramatizada abaixo melhorando a vaporizaçao dentro da camara resfriando mais o ar admitido e fazendo a mistura mais densa resultando em mais potencia produzida como o combustivel e injetado diretamente no cilindro e possivel controlar com mais precisao a quantidade que sera misturada ao ar admitido que pode variar inclusive de acordo com a altitude e temperatura ambiente alem disso em condiçoes nas quais o motor nao precisa desenvolver potencia maxima a proporçao de combustivel pode ser extremamente baixa sem comprometer o funcionamento do motor resultando em mais economia e quando os pistoes precisarem de uma refrigeraçao a mais a injeçao direta pode ser mais generosa na proporçao combustivel ar aumentando a durabilidade do conjunto o motor 2 0 direct flex e baseado no duratec 2 0 porem recebeu novo cabeçote com comando duplo variavel ti vct e as valvulas injetoras do sistema de injeçao direta que sao posicionadas na lateral da camara de combustao os comandos variaveis alteram todo o comportamento de fluxo do motor resultando em multiplas personalidades de acordo com a faixa de rotaçoes possibilitando um comportamento mais frugal em baixa e pegada esportiva em alta esse controle preciso da mistura injeçao e igniçao permite que o motor trabalhe com uma taxa de compressao mais alta no duratec 2 0 da geraçao anterior do focus a taxa era 10 8 1 agora no 2 0 direct flex a relaçao e 12 1 com mais compressao a produçao de potencia tambem aumenta sao 178 cv a 6 500 rpm e 22 3 mkgf a 4 500 rpm a disposiçao do pe direito o focus fastback usa uma transmissao sequencial de seis marchas o powershift getrag 6dct250 capaz de fazer trocas em 200 milissegundos graças ao sistema de dupla embreagem que pre seleciona a marcha seguinte voce pode fazer as trocas de marcha manualmente pelas aletas paddle shifters atras do volante ou escolher entre dois modos de conduçao pela alavanca no console no d a central eletronica vai operar a transmissao buscando conciliar conforto e economia de combustivel no s as trocas ficam mais rapidas e o motor trabalha em rotaçoes mais altas antes de fazer as trocas opçao boa para ultrapassagens e trechos de subida de serra para entender como funciona esse tipo de cambio imagine que voce tenha uma transmissao normal dividida ao meio em suas funcionalidades uma delas ira controlar as marchas pares e a outra as marchas impares quando voce seleciona a primeira marcha a outra meia transmissao ja deixa pre selecionada a segunda marcha na hora de trocar a marcha a embreagem das marchas pares entra em açao por um atuador eletroidraulico a embreagem impar e desacoplada ao mesmo tempo em que a embreagem par e acoplada e coloca a segunda marcha que ja estava pre selecionada em açao enquanto isso a meia transmissao impar ja pre seleciona a terceira marcha na hora de evoluir de marcha novamente a embreagem par desacopla do volante e pre seleciona a quarta marcha ao mesmo tempo em que a embreagem impar volta a acoplar ao volante para colocar a terceira marcha em açao e assim por diante alem de ser rapida a troca sequencial de marchas ajuda a evitar a perda de torque e elimina lapsos na aceleraçao permitindo tempos de volta de aceleraçao e retomada significativamente mais rapidos justificando o legado como dito no começo do texto quando o focus estreou no mercado mundial em 1998 nao demorou muito para ele se tornar uma referencia em comportamento dinamico com conforto em seu segmento isso antes de colin mcrae fazer suas curvas no cascalho olhando pelas janelas laterais se uma boa plataforma e um ajuste adequado de cargas de suspensao foram fundamentais essencial tambem foi a suspensao independente traseira batizada control blade uma variaçao mais simples e compacta do sistema multilink desenvolvida sob a liderança do engenheiro britanico richard parry jones nome por tras do desenvolvimento nao so do focus mas tambem de nomes como escort sierra ka fiesta puma e cougar descrito pela publicaçao norte americana edmunds como guru da dinamica automotiva parry jones e apaixonado por rali desde a infancia muito influenciado pela filosofia de pilotagem suave e sensivel de jackie stewart richard introduziu na ford uma metodologia complementar de pilotagem em baixa velocidade e curta distancia o teste dos 50 metros que nao somente desenvolveu a sensibilidade dinamica de seus engenheiros como tambem ajudou a refinar os produtos em sutilezas de ajustes que nao podem ser captados em testes de pilotagem extrema as suspensoes independentes multilink ou multibraços sao assim chamadas pois usam multiplas ligaçoes para controlar os movimentos imputados do solo a roda e da carroceria a roda como a rolagem do veiculo compressoes e extensoes simetricas e assimetricas que levam a variaçoes de angulos de cambagem e convergencia que precisam ser controlados por estes braços como aperfeiçoamento da suspensao multilink convencional os braços de controle longitudinais foram substituidos pelo control blade que usa dois braços em forma de lamina ligados ao cubo de roda normalmente os braços arrastados limitam o movimento lateral das rodas enquanto o control blade permite o movimento vertical da suspensao sem limitar a variaçao de convergencia e cambagem da roda esses movimentos essenciais para melhor controle dinamico do caro eram controlados por um braço transversal inferior e outros dois braços menores superiores respectivamente com o sistema control blade a ford conseguiu obter melhor conforto de rodagem menos ruido e mais controle dinamico alem disso este layout e mais compacto ocupa quase o mesmo espaço do sistema de eixo de torçao mas apresenta a maior parte dos beneficios do multibraços e leve resultando em mais espaço no porta malas e melhor distribuiçao de peso em meio a concorrentes equipados com os eixos de torçao o focus levou vantagem dinamica isso levou os rivais a adotar suspensoes independentes nas geraçoes seguintes de seus modelos o conceito da control blade contudo continua eficiente ate hoje sendo adotado na terceira geraçao do modelo para garantir a mesma qualidade de rodagem e comportamento dinamico caracteristica o focus fastback tambem traz os controles de traçao e de estabilidade batizados pela marca como advancetrac que ajudam o motorista a manter o controle do carro em situaçoes de perda de aderencia o sistema funciona com o cruzamento de leituras de acelerometros e de sensores de rotaçao e esterçamento das rodas de posiçao do volante e de posiçao da borboleta do acelerador desta forma a central eletronica consegue definir se ha derrapagem ou destracionamento de uma ou mais rodas e a atitude de guinada yaw em relaçao a trajetoria do veiculo ou seja se ele esta perdendo a dianteira ou a traseira uma vez interpretado o cenario dinamico o que leva poucos milissegundos a central eletronica aciona automaticamente os freios de forma isolada em cada roda com a intençao de produzir um torque de rotaçao em torno do proprio eixo do carro que contrabalanceie o desequilibrio dinamico mantendo a trajetoria e o controle do veiculo outro recurso do advancetrac e o sistema de estabilidade preventivo ou ets esse sistema e um modo ainda mais seguro do controle de estabilidade com os sensores citados acima a central de comando eletronico detecta situaçoes de alto risco como uma manobra brusca causada por uma guinada muito rapida no volante e aciona os freios antes de haver deslizamento ou derrapagem das rodas colin mcrae nos mandou uma mensagem psicografada dizendo que nao curtiu tanto isso pois inviabiliza o scandinavian flick pacote autonomo a terceira geraçao do focus tambem traz dois recursos ineditos em seu segmento o assistente autonomo de frenagem de emergencia active city stop e o sistema de estacionamento automatico de segunda geraçao que auxilia o motorista em vagas paralelas baliza e perpendiculares o assistente de frenagem autonomo active city stop monitora o trafego e no caso de detectar parada brusca do transito a frente e ausencia de reaçao do condutor do focus fastback aciona automaticamente os freios reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisao o sistema usa sensores instalados no para brisa dianteiro para medir a distancia em relaçao ao carro da frente esses dados sao cruzados com a velocidade do carro e caso a central eletronica ecu perceba o risco de colisao ela atua sobre os freios via moduladores hidraulicos e sobre a borboleta de acelerador freando o carro e interrompendo a aceleraçao sem interferencia do motorista ja o sistema de estacionamento automatico controla sozinho o volante do carro em manobras de estacionamento — o que pode ser uma boa pedida para vagas mais apertadas usando sensores nos para choques dianteiro e traseiro mais um motor eletrico conectado a coluna de direçao o sistema controla o volante e a distancia em relaçao aos outros carros estacionados uma vez que o motorista escolheu o tipo de vaga atraves do botao no console central e os sensores calcularam o espaço e autorizaram a manobra so e preciso controlar o cambio acelerador e freio que o sistema faz o restante por ultimo mas nao menos importante o focus fastback tambem e equipado com farois bi xenon adaptativos com defletores que alternam automaticamente a luz de alta intensidade para o farol alto ou baixo os projetores tambem tem incorporados pequenos motores eletricos que os direcionam o facho de luz de acordo com a velocidade do carro e o esterçamento das rodas para iluminar a parte interna das curvas melhorando a visibilidade e a segurança especialmente em estradas sinuosas sem iluminaçao publica mcrae curtiu isso road trip em monaco e na bela atlantic ocean road que tal acelerar nas ruas de monaco ou na epica atlantic ocean road na noruega com tudo pago para voce e para um acompanhante estas rotas foram escolhidas pela ford para que voce possa explorar as caracteristicas dinamicas do focus fastback nos proximos posts deste canal traremos detalhes bastante enriquecedores destes roteiros verdadeiramente entusiastas para participar e bastante simples ai embaixo tem tudo o que voce precisa fazer clique nas instruçoes ou aqui para acessar o site oficial para receber o cupom virtual citado voce vai precisar fazer um cadastro no distribuidor apos o test drive fique atento ao periodo da promoçao voce tem poucos dias para participar links uteis site da promoçao localize um distribuidor proximo regulamento perguntas frequentes promoçao valida de 14 09 2015 a 28 10 2015 sorteios dias 17 e 31 10 2015 via extraçao da loteria federal consulte formas de participaçao e regulamento completo no site www fordfocusfastback com br/promocao imagens ilustrativas certificado de autorizaçao caixa 4 1988/2015
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