enquanto os automoveis de passeio vivem uma historica fase de transiçao com a invasao dos hibridos e eletricos a iminencia dos autonomos a suvecrossoverizaçao e as demais questoes pertinentes a sociedade moderna ha um oasis na industria onde a tradiçao fala mais alto o segmento dos off roaders representado com mais força pelo jeep wrangler o publico deste tipo de veiculo sempre se mantera fiel desde que a essencia do modelo nao seja alterada e por isso que apesar de contar com um inedito motor turbo em sua atual geraçao o wrangler nao se afastou da identidade visual classica na verdade ele ficou ainda mais parecido com o original e mantem a construçao por carroceria sobre chassi mais robusta adequada para encarar trilhas estas sao suas duas principais fundaçoes que certamente permanecerao intocadas por muito tempo e e justamente por isto que os off roaders old school poderao em um futuro nada distante ser o ultimo refugio dos entusiastas que quiserem comprar um carro novo a moda antiga e isto explica por que a ford decidiu trazer de volta um de seus maiores icones do fora de estrada o bronco no brasil para a maioria das pessoas isto nao quer dizer muita coisa o ford bronco jamais foi vendido oficialmente no brasil contudo nos estados unidos ele e uma lenda e como varios outros carros iconicos cultivou admiradores nao apenas em sua terra natal mas por todo o planeta mesmo nos mercados em que nao foi vendido o ford bronco começou a ser fabricado em 1965 ele tinha a missao de dar a marca do oval azul um rival a altura para o jeep cj que começou a ser fabricado ja em 1944 como versao civil do willys mb usado na segunda guerra mundial o que era ironico pois o projeto do willys foi desenvolvido com a participaçao da propria ford que chegou a assumir parte da produçao nos anos de conflito sendo assim a ford ja sabia como fazer um bom jipe e sabia que aquela era a hora a ideia partiu de donald n frei gerente de produtos da ford e foi aprovada por lee iacocca que na epoca era vice presidente da companhia ele foi nomeado presidente em 1970 pouco tempo antes entre 1963 e 1964 os dois ja haviam sido responsaveis por transformar o ford mustang em uma realidade e o pony car fazia um tremendo sucesso se havia um momento ideal para oferecer um produto de nicho era aquele o trunfo do jeep era oferecer a mesma capacidade fora de estrada de um veiculo de trabalho porem em um pacote voltado ao lazer e ao lifestyle assim ficou claro que o bronco deveria seguir um caminho semelhante ou seja ele deveria ser um veiculo com construçao robusta entre eixos curto traçao 4x4 e mecanica confiavel e tudo isto em um pacote rustico e minimilista mas que oferecesse versatilidade e fosse naturalmente estiloso assim quando o ford bronco nasceu ele seguia uma receita bastante simples na linha menos e mais o chasso era do tipo escada desenvolvido especialmente para o modelo a carroceria era retilinea caracterizada pela grande area envidraçada pelo capo longo em relaçao ao restante do veiculo e pelo entre eixos curto de apenas 2 337 mm as demais dimensoes tambem eram contidas 3 848 mm de comprimento 1 740 mm de largura e 1 819 mm de altura a suspensao usava eixo rigido na dianteira e na traseira com molas helicoidais na dianteira e feixes de molas semi elipticas na traseira a traçao era sempre integral e permanente com diferencial dianteiro dana 44 e diferencial traseiro ford de 9 no conjunto mecanico o ford bronco se distanciava do jeep cj de inicio o motor era sempre um seis em linha de 2 8 litros com comando no bloco e 105 cv que em 1966 recebeu a companhia de um motor v8 windsor de 4 7 litros capaz de entregar 200 cv passando a 4 9 litros e 208 cv em 1969 em 1973 o seis em linha passou a deslocar 3 3 litros para entregar 120 cv naquele ano tambem foi introduzida a opçao por uma caixa automatica de tres marchas antes disso todo bronco vinha com cambio manual tambem de tres marchas o primeiro ford bronco era oferecido inicialmente em tres opçoes de carroceria wagon picape e conversivel sendo que esta ultima nao tinha portas algo inconcebivel nos dias de hoje o interior oferecia espaço adequado para dois ocupantes e sua bagagem mas era possivel tambem colocar duas crianças ou dois adultos nao muito altos no banco de tras em 1972 a picape deixou de ser comercializada pois a ford colocou no mercado a picape compacta courier que na verdade era uma mazda b series rebatizada mas esta historia vai ficar para outro dia a primeira geraçao do bronco foi fabricada ate 1977 e fez bastante sucesso a ford soube explorar a personalidade ludica do pequeno jipe oferecendo diversos opcionais nas concessionarias bancos individuais conta giros engate componentes de preparaçao para o motor e ate mesmo um radio px a ideia da ford era lançar a segunda geraçao do bronco ja em 1974 mas a crise do petroleo de 1973 fez com que a fabricante seguisse oferecendo a primeira geraçao que ja estava bem estabelecida por mais alguns anos no fim das contas talvez ate tenha sido uma boa ideia adiar a chegada do novo bronco pois a ford teve mais tempo de preparar o terreno para a segunda geraçao pois ela trouxe uma mudança importante o bronco deixou de ser construido sobre um chassi proprio e passou a dividir sua base com a ford f 100 com isto o bronco deixou de ser um rival direto para o jeep e passou a ser um utilitario full size o comprimento aumentou mais de 70 cm passando a 4 580 mm com 2 014 mm de largura e 1 918 mm de altura isto posto as proporçoes do bronco de segunda geraçao eram semelhantes as do original e o entre eixos continuava curto apenas 2 642 mm o bronco continuava sendo um utilitario agil robusto e potente idealmente ocupado por duas pessoas mas ele tambem ficou mais confortavel e ganhou acabamento mais sofisticado https //www youtube com/watch v=8pi mjahrj4 era preciso aquela altura o segmento dos jipes extremamente basicos ja era praticamente monopolizado pelo wrangler mas havia um gap no andar de cima ocupado por suvs ainda rusticos porem maiores e mais modernos como a chevrolet blazer k5 e o dodge ramcharger os motores do bronco passaram a ser apenas de oito cilindros o 351m derivado do motor cleveland com 5 8 litros e 160 cv; e o v8 400 de 6 6 litros da mesma familia e com a mesma potencia eram numeros controlados ainda ecoando a crise do petroleo o cambio podia ser manual de quatro marchas ou automatico de tres se perdia em potencia o bronco de segunda geraçao ganhava em requinte pela primeira vez ele oferecia equipamentos como ar condicionado radio e coluna de direçao ajustavel mas o bronco de segunda geraçao teve vida curta ele so foi produzido por tres anos de 1977 a 1979 o motivo era simples ele foi desenvolvido com certa pressa o que resultou em pouco mais que uma adaptaçao da f 100 com uma capota encaixada sobre a caçamba e tambem era muito pesado com pelo menos 500 kg sobre a geraçao anterior dependendo da versao esta diferença podia chegar a mais de 700 kg a terceira geraçao lançada em 1980 tentou tornar a transiçao de picape em suv mais suave reduzindo o comprimento total e tornando o design da capota mais integrado ao restante da carroceria a suspensao dianteira passou a ser independente por barras de torçao o que tambem contribuiu para enxugar alguns quilos o motor de seis cilindros da ford voltou a ser oferecido na versao basica agora com 4 9 litros e 124 cv sempre com cambio manual os outros motores eram os v8 302 e 351 com 156 e 212 cv respectivamente e podiam ser acoplados a uma caixa automatica de tres ou quatro marchas dependendo do ano de fabricaçao o bronco de terceira geraçao foi fabricado ate 1986 ano em que a ford apresentou aquela que seria a ultima geraçao totalmente nova seu sucessor foi lançado ao mesmo tempo em que a f series que lhe servia de base chegava a oitava geraçao o chassi era novo com entre eixos ligeiramente mais longo de 2 660 mm mas as dimensoes gerais e o arranjo mecanico permaneceram praticamente os mesmos exceto por mudanças tecnicas como a adoçao da injeçao eletronica o que realmente mudava era o visual as linhas mais limpas e harmonicas da nova f 150 foram adotadas no bronco a dianteira e bem conhecida dos brasileiros a ford f 1000 lançada em 1992 era praticamente identica constancia foi a palavra de ordem para o ford bronco a partir dai a geraçao seguinte lançada em 1991 era em essencia um facelift exatamente o mesmo que veio a ocorrer com a f 1000 brasileira anos depois em 1996 o visual peculiar do ford bronco a facilidade da mecanica compartilhada com varios outros ford e sua suspensao robusta faziam dele uma aposta certa mas foi justamente em 1996 que o ford bronco deixou de ser produzido a ford citou como principal motivo a falta de demanda por utilitarios de duas portas aquela altura a popularidade do nicho nao era mais o bastante para mante lo em linha em 1997 a ford lançou o sucessor do bronco o expedition que continuava usando a f 150 como base porem era oferecido apenas com carroceria de quatro portas
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