o aspero ardido e entusiasmante som de um quatro em linha preparado para girar solto um cambio manual de trocas rapidas uma direçao direta e precisa sem assistencia ou qualquer outro filtro entre suas maos e as rodas dianteiras freios potentes; rodas pequenas; traçao traseira e uma suspensao firme voce nao precisa nos convencer muito sobre as vantagens dessa formula basica e deliciosa de motoring leves diretos sem confortos mas ligados umbilicalmente ao nosso cortex cerebral sao verdadeiros oasis principalmente hoje para quem gosta de dirigir dirigir mesmo nao competir nao transportar nao se expor dirigir mesmo https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ voce conhece bem os mais famosos carros desse tipo alfa romeo gtv e giulia tipo 105; bmw 2002 tii; toyota corolla ae86 meu chevette azul 1975 foi feito tentando ser como eles com alguma restriçao orçamentaria um motor preparado elastico que tem torque mas gira alegre ate lugares nunca antes visitados por chevettes de fabrica bancos concha baixos volante esportivo menos peso uma volta em romeiros como ele e como o nirvana um contato necessario com o basico do prazer de dirigir que nao empalidece mesmo depois de dirigir ferraris e porsches https //flatout com br/o escort mk1 restomod de gordon murray/ mas nao ha duvida nenhuma que falando mundialmente o mais amado carro deste tipo e um que apesar de tao humilde quanto o chevette em marca projeto e preço de venda original tem um historico de competiçao que o eleva em status ao nivel de gente como alfa romeo e bmw e bem acima do chevette o ford escort mk1 dogbone [caption id= attachment_382563 align= aligncenter width= 999 ] origem humilde escort 1100 1968[/caption] isso pelo simples fato de que o carro e um produto da ford na epoca em que a ford era a empresa da performance total dos cobras e gt40 em pista dos lotus ford na f1 e em indianapolis dos galaxie stock car de 7 litros americanos dos lotus cortina e jim clark ao volante depois do lotus cortina o escort tambem seria um heroi em ralis e pistas [caption id= attachment_382564 align= aligncenter width= 999 ] rs1600 rali [/caption] o projeto e nascimento do primeiro escort ja foi tema de uma materia separada aqui no flatout entao nao falaremos muito alem do basico lançado em 1968 substituia o anglia como o carro de maior volume de vendas da ford barato era tradicional num mundo que ia para traçao dianteira; mas os ultimos dias da velha tecnologia sao sempre melhores que os primeiros da nova foi um grande sucesso de vendas a maioria dos carros vendidos com minusculos motores de 1 1 a 1 3 litros ohv https //flatout com br/evolucao nao revolucao o nascimento do ford escort/ mas as versoes mais potentes foram varias e famosas do mexico com 1600 ohv aos rs 1600 e rs2000 viraram carros esporte no idioma que falamos aqui e como era igual a milhares de outros carros iguais por ai barato e acessivel virou uma lenda na europa o nome carinhoso dogbone reflete a viralatice deliciosa a grade parece o proverbial osso na boca do vira lata o osso de cachorro o dogbone [caption id= attachment_382562 align= aligncenter width= 999 ] dogbone [/caption] tanto que no vacuo de toda essa onda de restomod ele esta sendo produzido de novo sim esta de volta a ford esta apenas parcialmente envolvida; e um carro novo zero km fabricado com aprovaçao da ford por um terceiro mas sim e o escort mk1 modernizado de volta https //www youtube com/watch v=blgzac1wns4 a empresa e a britanica boreham motorworks a empresa o chama de continumod o que da vergonha alheia e portanto nao repetiremos basicamente e como um restomod mas nao precisa de um carro base antigo tudo e novo e zero km de cima abaixo e na verdade como nossos chamonix uma replica o numero de chassi e fornecido pela ford; meio como uma continuaçao isso mesmo; meio replica meio restomod meio continuaçao pera la ja tem tres metades esse angu enfim o que importa aqui e que o carrinho esta de volta e e sensacional em sua versao 2025 e um carro de 800 kg e traçao traseira para começo de conversa; vem com um ford duratec preparado de 2 1 litro e 300 cv que so corta giro a 10 000 rpm a caixa de cinco marchas manual tem a primeira dogleg com 800 kg e 300 cv e um ferrari 250 gto em peso potencia como antigamente quem dirige e voce sem intervençao do carro nada de controle de traçao e abs; a direçao e direta sem assistencia; nao ha nem servofreio mas ha suspensao traseira 5 link dianteira mcpherson toda nova rodas de 15 polegadas forjadas em aluminio freios a disco potentes nas quatro rodas um rollcage e cintos de 5 pontos mais seguro que muito carro moderno entao esta versao de rua esta sendo levemente modernizada farois de led e um moderno sistema de infoentretenimento mas a empresa lançou agora uma replica quase identica dos escorts grupo 5 que correram com as cores vermelho e dourado de alan mann no final dos anos 1960 com paralamas extremamente alargados no entao recem lançado escort de rua o piloto australiano frank gardner venceu o campeonato britanico de sedans e ajudou a cementar a lenda logo de cara [caption id= attachment_382569 align= aligncenter width= 935 ] frank gardner campeao com escort grupo 5 de alan mann[/caption] a imprensa internacional andou no carro recentemente o que nos permite uma espiadela neste que parece um dos melhores dos novos escort ford escort mk1 alan mann 68 edition o carro e uma replica perfeita do carro de corrida de 1968; nao melhorado apenas reproduzido novinho apenas 24 replicas desse famoso modelo serao produzidas a um preço de fazer adulto chorar £295 000 r$ 2 230 745 na inglaterra o carro e para pistas somente a versao de rua com motor moderno de 2 1 litros sai mais para o final do ano somente [caption id= attachment_382570 align= aligncenter width= 999 ] o carro original em 1968[/caption] mas o que voce recebe por essa montanha de dinheiro uma replica exata de um campeao lendario de 1968 claro; mas tambem um dos carros mais divertidos ja construidos harry catchpole o definiu como um escort que pensa que e um gt40 o trabalho todo e de explodir o cabeçao de tao detalhado; e realmente um carro de 1968 novo nao modernizado exatamente o mesmo [caption id= attachment_382573 align= aligncenter width= 999 ] o original emplacado e o novo 2025 sem placa identicos[/caption] o proprio carro que venceu o campeonato de 1968 com frank gardner foi desmontado e todos os componentes foram escaneados para virarem modelos 3d e dai reproduzidos exatamente como eram houve algumas mudanças sutis como a gaiola de proteçao mais robusta por exemplo alem de mudanças sutis nos bancos a revista top gear diz que estacionados lado a lado em thruxton ironicamente um circuito onde o original nunca correu eles sao louvavelmente dificeis de distinguir talvez a pintura dourada do carro original seja um pouco mais escura e rica e se for assim provavelmente podemos culpar o chumbo na pintura que nao e permitido hoje em dia mas para todos os efeitos o novo carro e indistinguivel do antigo isto significa um carro de 1968; o motor usado em competiçao entao nao era o mais comum cosworth bda mas sim o lotus ford twin cam sim o mesmo motor usado desde 1962 no lotus cortina e no lotus elan em 1968 porem era algo extremamente desenvolvido em competiçao e nao mais aquele 1500 inicial de pouco mais de 100 cv preparado pela brm aumentado para 1 8 litro e com dois webers imensos o motor reproduzido pela boreham motorsport da 205 cv a 8000 rpm e um berro simplesmente sensacional o peso a seco e 795kg; provavelmente uns 840 kg com todos os fluidos o carro tem o monobloco com soldas extras e uma travessa extra ilegal escondida no teto a suspensao dianteira continua mcpherson mas o braço inferior e reconstruido em duas peças para regulagem completa e facil de caster e camber na traseira o eixo rigido reforçado tem 5 links e os feixes de mola originais do escort substituidos por uma barra de torçao os paralamas alargados hoje famosos nos escort mk1 nasceram aqui no carro de alan mann de 1968 elas eram necessarias para que se pudesse maximizar os beneficios das regulamentaçoes liberais do grupo 5 que permitiam rodas traseiras de 10 polegadas de largura e dianteiras de 8 5 polegadas isso exigiu uma carroceria inteiramente nova a coluna de direçao e rebaixada e o banco concha esta mais baixo e mais para tras; o volante tem um rebaixo enorme no centro para compensar e a alavanca de cambio e mais comprida pelo mesmo motivo me aquece o coraçaozinho pois e exatamente o que fiz em meu chevette tambem a caixa de direçao por pinhao e cremalheira esta la na frente quatro polegadas adiante no carro que a posiçao original nao ha abs ou servofreio para parar os quatro discos o novo carro devera estar pronto para correr fornecido com um passaporte tecnico da fia que comprova sua elegibilidade para diversas categorias a unica mudança dinamica significativa sao os pneus de tamanho diferente pouco mais estreitos na traseira isso se deve tanto aos regulamentos de algumas categorias bem como a disponibilidade atual de tamanhos de pneu as rodas sao minilites de magnesio o legal e que nao ha modernizaçao mesmo aqui os amortecedores sao preenchidos com oleo da decada de 1960 nada de coisa moderna os discos de freio sao solidos e mantem o diametro original 10 pol na dianteira e 9 6 polegadas na traseira nao houve melhorias anacronicas como injeçao de combustivel ou relaçoes adicionais para o que continua sendo uma caixa de cambio manual de quatro marchas os pneus sao dunlop especiais diagonais em rodas de 13 polegadas sensacional o que a imprensa achou a posiçao de dirigir nova impressionou henry catchpole da hagerty parece mais um carro esporte do que um escort sentado aqui catchpole tambem se debulhou em elogios ao comportamento em curvas muito mais seguro e com mais grip na frente que um escort normal mas ainda com o equilibrio caracteristico do escort e muito preciso quando desliza a traseira; ha varias camadas de sobresterço a explorar e simplesmente delicioso a forma como os dunlops avisam que vao deslizar muito ou pouco e transparente e eminentemente classico na sua natureza https //www youtube com/watch v=6boexsiivy4 o motor tambem recebe elogios parece rapido com certeza o quatro cilindros ronca alto e agressivamente por dentro e esta sempre ansioso a troca de marchas e imprecisa em baixas velocidades um pouco vaga mas uma vez em funcionamento nunca perdi ou sequer errei uma troca e rapido na faixa intermediaria em segunda e terceira marchas acelerando muito bem de 4 000 a 7 000 rpm e perdendo força apenas um pouco quando a linha vermelha de 8 000 rpm se aproxima e que som disse ollie marriage da revista top gear [gallery ids= 382601 382577 382588 382581 382574 382584 ] a revista car diz que o carro e cru como deve ser aperte o botao de partida do motor e ele faz barulho e chacoalha como um carro de corrida historico que ele na verdade e nao ha isolamento acustico o que significa que e bem barulhento por dentro mesmo para um quatro cilindros voce precisa pisar um pouco no acelerador para que ele pegue claro webers lembra deles catchpole diz que e uma delicia de motor com torque desde 4 mil rpm e achou diferente da top gear que o cambio tambem e uma delicia trocas precisas longo curso e bem posicionada vale todo esse dinheiro bem nenhum carro deveria valer tanto dinheiro mas o fato e que um carro desses com a chancela da empresa alan mann racing hoje liderada por seu filho e reproduzindo tao perfeitamente algo tao iconico assim bem e so uma questao de ter ou nao ter o dinheiro para brincar pois se voce tem os meios e altamente recomendavel
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