fala galera estou de volta com a interminavel historia do fiesta zetec s neste post vou continuar contando mais uma vez de novo sobre a enrolada decisao do motor vai vendo como voces devem saber a ideia inicial era usar um duratec 2 3 ou 2 0 cheguei a cogitar em um sigma 1 6 por ser o motor usado no zetec s na europa mas desisti fiz um levantamento para turbinar meu motor mas como seria preciso retificar meu motor eu precisaria de pistoes com a primeira sobremedida algo impossivel de conseguir no bresil voltei ao ponto de partida e comecei negociar alguns motores duratec no ultimo post ate comentei que faltavam alguns detalhes para fechar a compra de um motor 2 0 mesmo custando um pouco caro eu estava disposto a pagar pois ele tinha algumas peças de preparaçao o problema e que nesse meio tempo surgiram alguns imprevistos e tive que vender meu outro carro um fit 1 5 e acabei ficando apenas com o fiesta como agora o fiesta e meu unico carro estava com receio de adaptar o duratec e ficar com o carro parado muito tempo para acerto e todos os probleminhas que sempre aparecem ate voce acertar o swap e aqui surgiu outro problema eu preciso obrigatoriamente fazer algo pois meu motor esta bem rodado lembrei de ter visto um zetec 1 6 zero quilometro fechado na caixa durante minhas buscas pelo duratec 2 0 nao pensei duas vezes entrei em contato com o vendedor ele fez um preço justo no outro dia eu estava no aviao indo para sao paulo buscar o motor como a substituiçao do motor sera feita em sao paulo o motor acabou ficando por la mesmo rocam levando o rocam com apenas 95 cv o fiesta sempre deixou muitas pessoas em duvida sera original ou mexido muita gente nao sabe/nao lembra que esse carro saiu com motor 1 6 so que eu acho que ele precisa de pouco mais de potencia na hora de decidir entre turbo e aspirado lendo alguns comentarios nos post anteriores decidi turbinar mesmo com o miolo do motor original a ideia era fazer o mais proximo possivel de um motor turbo original de fabrica comecei a procurar turbina 42/48 com wastegate integrada escolhi essa medida para ter mais folego em alta entao comecei a procurar nas lojas especializadas mas cada loja me dava uma informaçao diferente uma dizia que a turbina tinha que ter base t2 pois a t3 nao serviria no fiesta outros falaram que o kit ideal para o zetec 1 6 era o mesmo do zetec 1 0 com turbina 35/48 — algo que eu rejeitei pois sei que uma turbina pequena ira encher rapido e causar dois efeitos que eu nao desejo uma montanha de torque em baixa e falta de folego em alta entao comecei a procurar turbina com as medidas que eu queria mas com base t2 e achei uma borg warner k16 — se nao me engano e a mesma turbina dos motores ecoboost da ford/volvo conhecendo o drama de se comprar peças de preparaçao pouco convencionais no brasil antes de arrematar o caracol entrei em contato com uma famosa loja especializada em turbo e perguntei se era possivel fazer o kit para a borg warner k16 com base t2 o vendedor confirmou que seria possivel e entao arrematei o turbo com a turbina em maos voltei a entrar em contato com a loja para encomendar o kit e veio a surpresa os caras disseram disse que nao fazem o kit e se fossem produzir poderia levar ate um ano depois de declamar todo o meu repertorio de ofensas sentei e pensei com a cabeça fria eu ja estava com medo de quebrar o motor por usar o miolo original agora vem essa dos caras nao fabricarem um kit com a base modificada decidi voltar atras mais uma vez de novo vendi a turbina e parti para uma preparaçao aspirada uma bantam com os para choques esportivos e rodas de 16 polegadas foi atras do kit aspro sabendo que o nosso ford zetec rocam tambem foi adotado na picape ford bantam a irma sul africana da nossa courier pois foi justamente no pais do mandela que encontrei um baita kit prontinho para instalar e de la a steve wyndham racing swr uma preparadora especializada nos modelos ford um dos kits e o st120 desenvolvido especialmente para elevar a potencia do zetec rocam para 120 cv nas rodas 120 whp e e composto de comando de valvulas coletor 4x2x1 e unichip [gallery link= file ids= 75324 75325 75323 ] novamente sendo prudente comecei a pesquisar as possiveis incompatibilidades com o fiesta brasileiro e logico que nao seria assim facil o unichip do preparador boer nao e compativel com a ecu do modelo brasileiro mesmo assim o preço era bastante convidativo — se eu comprasse um escape e um comando no brasil sairia mais caro quanto ao unichip eu tentaria falar com o pessoal da nascar chips para quem sabe copiar a programaçao fechei a compra feliz da vida alegria que durou pouco eu nao consegui de forma alguma efetuar o pagamento no site solicitei a operadora do cartao de credito eles confirmaram a liberaçao de compra mas ela nao era aprovada de jeito algum em nenhum cartao como a swr nao oferece outra forma de pagamento internacional eu simplesmente nao consegui comprar de saco cheio e com o motor cada vez mais rodado procurei a carlini competizione arrematei o comando for1 5 depois liguei para o giba escapes especiais e agendei a compra do escape dimensionado agora no começo de outubro vou encostar o carro e fazer a troca do motor e instalaçao do comando com isso pronto vou procurar a nascar para acertar a ecu e assim terei um fiesta zetec s com cerca de 120 130 cv nao sao os quase 150 cv de um duratec mas e suficiente para pegar a estrada com alegria e alem disso no fim das contas fica mais proximo de um zetec s original se voces estao se perguntando por que nao usei o motor sigma 1 6 16v sao dois os motivos o primeiro e o preço bem mais caro que um zetec rocam o outro e que o sigma usa comando variavel e borboleta eletronica entao eu precisaria de uma nova ecu para controla lo o que aumentaria ainda mais o custo no proximo post mostrarei o swap a instalaçao do comando e do escape e o fim da novela do motor ao menos e o que eu espero depois disso teremos mais freios acabamento interno e outros detalhes fiquem ligados ate la por tomas andrade project cars #41
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