FlatOut!
Image default
Notícias

Ford Focus RS chega aos 405 cv nas mãos da Hennessey – e terá ainda mais no futuro

Um esportivo Ford ganhando níveis incríveis de potência e desempenho pelas mãos de um texano? Parece que já vimos esta história antes, mas não estamos falando de Carroll Shelby, e sim de seu herdeiro conceitual, John Hennessey. Conhecido por aumentar insanamente a potência de motores V8 americanos, desta vez ele pegou um mundano EcoBoost de quatro cilindros e, adivinhem só, deu a ele um patamar totalmente novo de potência.

Batizado HPE400, o kit de Hennessey extrai 55 cv a mais do motor 2.3 turbo original adotando um novo escape com válvula de alívio eletrônica, um novo filtro de ar de maior fluxo e, claro, uma nova programação na ECU. As modificações permitem que o EcoBoost trabalhe com uma pressão maior do turbo (a válvula de alívio controla a pressão máxima de trabalho) e chegue aos 405 cv e 58,6 mkgf.

Apesar do aumento de “apenas” 55 cv, a Hennessey diz que o aumento da potência nas rotações médias chega a 75 cv — a afirmação é um pouco confusa, mas uma olhada no gráfico abaixo ajuda a entender:

FocusRSCurva

O que a Hennessey quer dizer é que em vez dos 175-250 cv produzidos entre 3.000 e 4.000 rpm, o Focus RS passará a contar com 250-325 cv nessa mesma faixa de rotações. A preparadora americana não divulgou dados de desempenho, mas considerando que em sua configuração original o Focus RS vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos, é realista esperar uma aceleração na casa dos 4,5 segundos ou pouco menos com a nova potência extra.

O preço do kit nos EUA é US$ 3.000 “pra levar” ou US$ 5.000 pelas peças, instalação e acerto no dinamômetro — e provavelmente uma puxada no quarto-de-milha da Hennessey.

Hennessey-Ford-Focus-RS-11

Ah, e se você achou pouco esses 400 cv, a Hennessey já está trabalhando em um kit para extrair ainda mais potência, que incluirá modificações no intercooler, escape e um novo turbocompressor, embora ainda não haja uma estimativa de ganho de potência. O lançamento, contudo, não deve demorar. Hennessey retirou seu primeiro Focus RS no começo de agosto (como mostram os vídeos abaixo) e em cerca de 30 dias anunciou seu primeiro kit.