e ai guris e gurias do flatout tudo certo primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui contanto um pouco da minha historia com essa carro incrivel que tem me trazido muito conhecimento satisfaçao e alegria desde criança sempre gostei de entender como as coisas funcionavam por dentro acredito que todo gearhead tenha um lado destruidor de brinquedos dentro de si e eu era bem assim no inicio eu desmontava carrinhos de controle remoto depois passei a desmontar computadores e hoje estou aqui desmontando carros de verdade a historia do focus começa em 2015 quando ganhei uma viagem com acompanhante para las vegas paga pelos postos ipiranga a partir dessa viagem passei a ter outra percepçao com relaçao a morar fora do pais o que nao era um sonho antes passou a ser depois de ver pessoas mais educadas e tolerantes no transito ou entao boas estradas com limites de velocidade razoaveis o clima agradavel ou entao o que senti quando estava em um engarrafamento com uma ferrari 458 italia ao meu lado que por motivos obvios foi o melhor engarrafamento da minha vida [gallery columns= 5 link= file ids= 132174 132180 132179 132178 132177 132176 132175 132182 132181 132183 ] depois desse mudança de perspectiva que tive resolvi passar a fazer viagens mais frequentes dentro do brasil em busca de saciar a minha sede por aventura todo o sabado pela manha eu apenas saia com minha esposa para qualquer lugar incrivel buscando mais uma memoria inesquecivel as viagens poderiam durar um ou dois dias mas sempre seriam viagens inesqueciveis e realmente foram uno way 1 0 2010 completo uma de nossas varias visitas a serra do rio do rastro em santa catarina mas percebemos que mesmo em aventuras ainda estavamos presos a rotina e ao conforto esse sentimento nao durou muito pois nos dias seguintes decidimos rebootar nossa historia por completo mas de um modo mais hardcore mudando de pais carreira carro casa amigos e abrindo mao da vida financeiramente confortavel que possuiamos rumando para o completo desconhecido embarcando no salgado filho rumando a um futuro desconhecido ja fazem 8 meses desde que saimos do brasil trabalhamos com limpeza de casas por conta propria sem chefes sem prazos e sem estresses sempre digo a minha esposa que viver como estou vivendo agora um dia de cada vez e como tirar ferias da minha antiga vida eu e minha esposa visitando a borda sul do grand canyon durante uma viagem de dois dias por utah nevada e arizona o focus surgiu em um momento onde precisavamos economizar dinheiro pois nao chegamos nos estados unidos com mais do que para nos manter durante o primeiro mes por esse motivo era necessario que o carro tivesse apenas problemas reparaveis por mim um apaixonado por carros mas estupido o bastante para nao saber como trocar uma bateria ate entao logo na primeira volta gostei de como o carro se comportava a carroceria alongada e envidraçada proporcionava uma dinamica de conduçao diferente da que havia experimentado ate entao com carros hatches e o motor zetec 2 0 16v acoplado a transmissao automatica me impressionava ao se mostrar cheio de folego reservado para divertidas aceleradas e velocidades finais impressionantes para um carro desse tamanho a quantidade de acessorios tambem era de despertar o interesse controle de cruzeiro ar condicionado espelhos eletricos assim como vidros e travas regulagem de altura nos bancos e no volante abs airbags entre outras coisas mais [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132188 132189 132190 132191 132192 132193 ] tenho que dizer que apesar do estado do carro ele se mostrou muito promissor como um project car que poderia ser reparado e utilizado diariamente assim como para efetuar longas confortaveis e divertidas viagens o carro nao queimava oleo e o escapamento nao apresentava nem um tipo de fuligem indicando que os sensores o2 estavam promovendo uma queima de combustivel perfeita por ser um carro americano mas tambem ter sido comercializado na america latina e na europa materiais tecnicos e tutoriais no youtube nao faltariam mesmo que em ingles ou espanhol o carro possuia uma extensa lista de problemas a ser resolvida sendo alguns mais complicados que outros mas todos requeriam paciencia pesquisa e talvez ferramentas para serem solucionados luz de anomalia na injeçao ligada transmissao automatica deslizando depois de quente vazamentos de liquido de arrefecimento em diversos pontos desconhecidos vazamento de oleo pela tampa de valvulas e por baixo do motor proveniente de algum ponto desconhecido tambem ar condicionado nao gelava o carro trepidava perigosamente depois de 120 km/h farois completamente foscos e deteriorados terminais oxidados em uma bateria com mais de 5 anos e o interior ainda precisava de um trato pois possuia algumas manchas leves mas que me incomodavam assim como diversas peças de acabamento faltando ou quebradas apesar dos problemas um dos fatores importantes para a decisao de compra do carro foi o detalhado historico de manutençao incluindo datas e notas fiscais desde que o carro foi comprado no texas ate o momento em que chegou aqui em utah decidimos fechar a compra e levar o carro pra casa no mesmo dia pagando apenas $900 a vista [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132194 132195 132196 132197 ] quando voce compra um carro usado e necessario fazer o teste de emissao e segurança dentro de 30 dias comprovando que aquele carro pode ser emplacado para rodar nas ruas durante mais um ano esse processo deve ser feito em quase todos os veiculos de acordo com essa tabela e algo rapido e barato mas pode nao ser tao facil para um carro de 16 anos por esse motivo a prioridade eram resolver problemas aparentes nesse teste que apesar de nao requerer andar com o carro verifica todos os sistemas eletronicos e de emissao atraves do scanner problemas como a luz de injeçao ligada os contatos oxidados da bateria e os farois foscos devido a açao do tempo sobre eles definitivamente fariam o carro ser reprovado todas as autopeças daqui verificam gratuitamente a luz de anomalia da injeçao e no meu caso indicou um erro intermitente no throttle position sensor tps que aparecia e depois desaparecia esporadicamente as duas maiores redes de autopeças no pais possuem um sistema completamente integrado com todas as lojas podendo inclusive consultar o estoque de outras lojas em busca de uma peça especifica eu que ja nao fazia a minima ideia de onde estava me metendo fiquei mais perdido ainda quando a pessoa que me atendia trouxe uma peça bem diferente da instalada no carro aquela peça se tratava do camshaft position sensor que por algum erro estava catalogada no lugar do tps para o focus automatico o tps do focus manual fazia mais sentido pois parecia identico ao instalado no carro e por esse motivo resolvi tentar a instalaçao foi entao que aprendi que peças visualmente iguais podem funcionar de forma bem diferente usando o guia de manutençao do focus alguns videos do youtube e as minhas primeiras ferramentas resolvi trocar o tps para o da transmissao manual eu nunca dirigi um carro tao errado em toda a minha vida decidi entao apenas trocar a peça nova pela antiga depois de limpar adequadamente a mesma [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132198 132199 ] o throttle position sensor do automatico e do manual sao iguais exceto pelo pequeno pino na superficie que apenas o sensor manual possui a luz da injeçao nao se apagou sozinha e entao quando fui devolver a peça peguei o scanner e aprendi mais uma coisa sempre me disseram que scanners nao apagavam erros mas alguns deles nao so apagam como tambem sao faceis de operar a luz se foi e nao ouvi falar mais dela desde entao acho que limpar o tps realmente funcionou nao gastei nada alem de combustivel para resolver o problema e era isso que eu queria para qualquer problema que eu tivesse [gallery link= file ids= 132200 132202 132201 ] essa luz de anomalia na injeçao com certeza teria reprovado o carro no teste mas os outros dois dependeriam de quem testaria a limpeza dos terminais da bateria seria suficiente mas infelizmente a bateria que ja era velha passou dessa para uma melhor depois de uma descarga completa durante uma esquecida noite bem iluminada mesmo apos a recarrega da bateria os instrumentos ficaram malucos durante a partida e foi quando entendi que a bateria definitivamente deu um vazares dessa vida quando removi os terminais da bateria metade de um dos bornes veio junto devido ao nivel de deterioraçao do metal nao custou barato mas com certeza nao precisaria me preocupar com isso novamente durante um bom tempo custando 95 dolares comprei a bateria recomendada pelo fabricante para utilizaçao em climas extremamente frios como esse que tenho experimentado agora com temperaturas maximas que nao passam de 0ºc para o cansado e velho farol eu tinha em mente que existiam produtos abrasivos prontos no mercado para restaurar o plastico e passar por essa inspeçao de segurança mas o bom nao era suficiente para mim a açao do sol sobre os farois e a mesma sobre o verniz no restante do carro entao o processo para uma restauraçao completa seria quase o mesmo para a restauraçao de uma pintura normal o primeiro passo e molhar a peça e se o problema desaparecer havera certeza que apenas o verniz deve ser reparado dessa forma bastou lixar o antigo verniz do farol e entao pintar com uma nova camada de verniz como feito nesse video gastei algo por volta de $10 incluindo as lixas grit 300 e 1200 e o verniz incolor spray que cobrira os farois de agora em diante o preço normal de um desses produtos abrasivo era de $8 entao acho que os $2 e o empenho valeram a pena [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132203 132204 ] com os tres principais problemas que poderiam reprovar o focus resolvidos era chegada a hora de levar o carro para a temida inspeçao depois de alguns eternos minutos veio a infeliz noticia que o carro havia reprovado pois o scanner nao teve sucesso lendo as informaçoes do exhaust gas recirculation egr o inspetor me questionou se eu havia removido a bateria recentemente e disse que e necessario dirigir durante umas 50 milhas para que o modulo adquira dados suficientes para dizer se o sistema de egr esta funcionando corretamente ou nao a ansiedade nao me deixou esperar ate o dia seguinte subi e desci o chamado provo canyon no mesmo dia para preencher as 50 milhas necessarias para o reteste [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132205 132206 ] depois de mais alguns eternos minutos o inspetor entrou na sala de espera e gritou touchdown o carro finalmente foi aprovado nem brinca no dia seguinte eu ja fui correndo no dmv para trocar a placa de papel fornecida pelo departamento de transito e colada no vidro traseiro do carro por minha primeira placa definitiva americana [gallery link= file ids= 132207 132209 132208 ] agora com o focus devidamente registrado chegava a hora de relaxar e aproveitar o carro certo e obvio velho ainda possuiamos pendencias entre nos mas todo project car merece ser devidamente conduzido e apreciado quando possivel essa historia de aventura e aprendizado esta apenas começando no proximo post faremos uma visita ao junkyard e ainda falaremos sobre o reparo de outros problemas que nao eram tao assustadores no inicio mas que poderiam facilmente ter transformado esse project car em um project nightmare por daniel rashid project cars #425
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