depois de uma campanha extensa de teasers imagens vazadas e informaçoes despejadas a conta gotas a ford finalmente revelou a versao de produçao do ford gt e ja cedeu exemplares para avaliaçao e nos ate ja compilamos as impressoes da imprensa internacional mas ainda ha o que falar especialmente por que sendo a segunda geraçao do ford gt as comparaçoes com seu antecessor sao inevitaveis começando pelo conceito o apelo do ford gt de 2005 e do ford gt de 2017 e totalmente distinto o que eles compartilham sao os emblemas na carroceria o nome e parte da identidade visual bem de leve no mais carros bem distintos isto nao e exclusividade do ford gt porem os supercarros mudaram bastante nos ultimos dez ou doze anos os grandes motores naturalmente aspirados foram sendo substituidos pelos sobrealimentados e mais recentemente deram lugar aos hibridos o cambio manual ja era pois a experiencia de trocar as proprias marchas ja nao justifica sua adoçao quando se trata de tempos de volta os cambios de dupla embreagem estao cada vez mais rapidos com algoritmos que permitem trocas mais rapidas e suaves em qualquer situaçao a traçao integral vem ganhando cada vez mais espaço por suas vantagens em aderencia e controle dinamico e visualmente eles estao cada vez mais radicais com vincos e cortes na carroceria que administram o fluxo de ar com uma eficiencia inimaginavel ha 10 ou 20 anos no caso dos dois ford gt isto tambem se deve claro a razao de ser de ambos o primeiro foi um tributo ao primeiro gt40 pensado para se tornar um carro competente nas ruas sendo eventualmente usado em competiçoes de visual retro feito sob medida para se tornar um colecionavel o novo gt apesar de visualmente muito mais radical tem mais a ver com o gt40 classico pois nasceu para competir e na pratica e um especial de homologaçao para a categoria gte da fia doug demuro colunista do autotrader fez o que todo mundo queria fazer e colocou os dois gt o atual e seu antecessor lado a lado para uma comparaçao vale a pena assistir ao menos a primeira porçao do video abaixo para ter noçao das diferenças entre os dois mas naturalmente vamos nos aprofundar um pouco mais na analise em seguida [youtube id= koxfeaushbi width= 620 height= 350 ] o ford gt anterior materializou se pela primeira vez em 2002 como um conceito para comemorar o centenario da ford e por isto foi projetado para reproduzir com a maior fidelidade possivel as linhas do gt40 original e o faz com sucesso as soluçoes aerodinamicas da epoca ja eram bem mais evoluidas mas esta nao foi a maior preocupaçao da ford que criou o gt como um halo car repare como o acabamento usa plasticos simples e saidas de ar de aspecto barato como se tivessem vindo de um mustang ou ate mesmo de um fiesta o volante e simples e os comandos atras dele tambem sao compartilhados com outros carros era impressionante o fato de ele ser tao parecido com o antigo e a mesma coisa pode ser dita do lado de dentro apesar de obviamente ter um apelo muito mais civilizado o gt de 2005 reproduz ate mesmo o posicionamento dos instrumentos estes sao analogicos com o conta giros enorme voltado para o motorista e os comandos sao praticamente os mesmos do resto da linha ford na epoca os bancos de visual retro com furos para ventilaçao sao confortaveis apesar de esportivos e o espaço na cabine e generoso ao dirigir um ford gt a sensaçao e a de um carro puramente de rua relativamente confortavel e confiavel feito com peças de prateleira o motor um v8 ford modular de 5 4 litros com supercharger e derivado daquele utilizado pela ford f 150 svt lightning a super picape do fim da decada de 1990 sao 558 cv a 6 500 rpm e 69 1 mkgf de torque a 3 750 rpm canalizado por uma caixa ricardo manual de seis marchas ao abrir a cobertura da traseira revela se todo o conjunto mecanico a estrutura da suspensao e os pneus e nota se o quanto o carro e old school doze anos depois temos um verdadeiro prototipo chamado ford gt o carro nasceu para vencer le mans e a preocupaçao maior era esta — a maior homenagem possivel ao gt40 por isso em vez de apenas utilizar um v8 e seguir a mesma linha estetica a ford decidiu fazer um carro de corridas com o que ha de melhor hoje em dia exatamente como foi o gt40 que usou ate mesmo modelos computadorizados para desenvolver sua aerodinamica em 1963 isso envolveu abrir mao do v8 em favor de um v6 biturbo apesar de romper com a tradiçao o motor ecoboost de 3 5 litros com dois turbos novamente emprestado da f 150 porem desta vez em sua versao raptor era o mais indicado para a tarefa preparado para entregar 656 cv e 74 6 mkgf de torque um v8 supercharged pode ate ser muito mais tradicional e americano mas simplesmente nao e mais apropriado para disputar uma corrida de 24 horas com automoveis muito mais avançados [youtube id= b8rds9m1zns width= 620 height= 350 ] por esta razao o ford gt novo tambem e um carro muito mais hostil para uso nas ruas o interior e apertado com bancos fixos de fibra de carbono painel como componente estrutural e com cluster digital acessado por portas diedrais embora seja visualmente distante do ford gt40 original quando comparado ao modelo de 2005 o novo gt e conceitualmente muito mais proximo do carro de corrida da decada de 1960 o posicionamento dos bancos no cockpit foi definido unicamente para permitir a carroceria em forma de gota se voce pretende comprar um ford gt de rua tem de saber que ele e apenas uma consequencia do carro de corrida a carroceria e extremamente ousada com as colunas c flutuantes esse tipo de estrutura chama se arcobotante e os enormes vaos entre o habitaculo e os para lamas traseiros que tem funçao puramente aerodinamica como explicamos detalhadamente neste post tudo no novo gt mostra como as coisas mudaram nos ultimos dez anos e tambem como sua volta tem uma motivaçao muito mais parecida com a do gt40 original e praticamente um paradoxo o desempenho do carro obviamente tambem e superior ele vai de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e a velocidade maxima e de 347 km/h enquanto o antigo leva 3 9 segundos para chegar aos 100 km/h e tem velocidade maxima de 330 km/h no fim das contas porem os numeros sao a coisa mais parecida que os dois carros tem o ford gt de 2005 era um carro retro bacana mas o novo gt e uma volta de fato ao espirito do gt40 original — especialmente depois da vitoria na categoria gte pro nas 24 horas de le mans de 2016 novamente em cima da ferrari
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.