talvez tenha sido o ritmo insano da evoluçao tecnologica destes tempos talvez seja apenas a obsessao da sociedade de consumo por novidades mas e comum considerarmos antigo demais um motor com 15 ou 20 anos ate faz muito sentido hoje depois de passarmos por uma revoluçao tecnologica que modificou o padrao dos motores modernos mas ate o momento imediatamente anterior a essas mudanças o mercado de todo o mundo ainda se virava muito bem com motores mais antigos eram projetos nascidos nos anos 1980 1970 ou ate mesmo nos anos 1960 que foram evoluindo para se tornar mais potentes e eficientes porem ainda mantendo as caracteristicas basicas de seu projeto original um destes motores e o ford kent que nasceu la no final dos anos 1950 foi parar nos lotus de corrida dos anos 1970 foi transformado em um motor economico nos anos 1970 e acabou se tornando um dos motores mais populares do brasil e do mundo ford anglia o inicio tudo começou em 1959 quando a ford renovou seu compacto anglia e deu a ele um motor novinho com valvulas no cabeçote 997 cm³ e 39 cv de potencia a 5 000 rpm — uma rotaçao bastante elevada para a epoca as rotaçoes elevadas eram resultado de suas dimensoes sobrequadradas o curso e menor que o diametro dos pistoes combinadas as quatro dutos de admissao independentes e quatro dutos de escape igualmente separados destoando dos dutos siameses e das dimensoes subquadradas da epoca como e comum na ford o motor ganhou o nome do local onde foi fabricado o condado de kent na inglaterra mesmo para um carro de 740 kg os 39 cv do motor kent nao eram grande coisa mas eram um grande avanço quando comparados ao desempenho dos 36 cv do motor sidevalve usado na geraçao anterior do anglia alem disso apenas mudando o virabrequim e as bielas para ganhar mais curso o motor ganhava novas variaçoes de deslocamento e claro de potencia no final de 1961 ele ganhou uma versao de 1 3 litro e 57 cv e outra de 1 5 litro e 64 cv que equiparam o consul classic o consul capri e o recem lançado cortina foi neste novo seda que a historia do motor kent começou a mudar o gemeo esportivo lotus twincam naquele mesmo 1961 colin chapman ja havia lançado o lotus elite com o motor coventry climax porem o custo deste motor era elevado demais e chapman decidiu que seria melhor desenvolver seus proprios motores chapman chamou seu amigo harry mundy que fora projetista do motor coventry climax e pediu que ele desenvolvesse uma versao de comando duplo daquele novo motor o ford kent o desenvolvimento começou baseado nas versoes de 997 cm³ e 1 300 cm³ porem para a linha 1962 a ford lançou o 1 5 com cinco mancais mais robusto e refinado e o desenvolvimento passou a ser feito com base neste motor mundy chamou seu colega keith duckworth — a segunda metade da cosworth — e juntos eles chegaram ao motor que ficaria conhecido como lotus ford twincam a cilindrada ainda era a mesma 1 499 cm³ porem o cabeçote tinha comando duplo e fluxo cruzado e sua potencia disparou de 64 para 100 cv a estreia do novo motor aconteceu em nurburgring no lotus 23 de jim clark que apesar da potencia maior de seus rivais de porsche ferrari e aston martin aproveitou a chuva para abrir uma vantagem de mais de 20 segundos para o segundo colocado dan gurney logo em seguida o motor foi parar no elan o novo carro de rua da lotus e no ano seguinte no ford cortina [youtube id= 1j fuyhat64 width= 620 height= 350 ] a entrada da ford nessa historia aconteceu pouco antes como parte da negociaçao de compra dos motores kent colin chapman negociou com o rp da ford walter hayes a construçao de 1 000 sedas para homologaçao no grupo 2 a ford forneceria os monoblocos e cuidaria da promoçao e das vendas do carro o resto ficaria por conta da lotus [youtube id= 3vooyncwsb0 width= 620 height= 350 ] e assim foi feito o lotus cortina ganhou uma pequena modificaçao no 1 5 twincam que elevou sua cilindrada para 1 557 cm³ e sua potencia para 106 cv a lotus tambem adicionou leveza ao carro usando ligas leves de aço nas portas capo e tampa do porta malas alem da carcaça do cambio e do diferencial por falar em diferencial o cambio do lotus cortina tambem era exclusivo trazido diretamente do lotus elan com relaçoes curtas todos os carros foram pintados de branco com uma faixa verde nas laterais e na traseira a ford fez alguns exemplares vermelhos e um cliente solicitou um lotus cortina com a faixa azul por superstiçao o novo cruzado talvez devido ao sucesso do lotus cortina em 1967 a ford lançou uma segunda geraçao do motor kent uma variaçao com cabeçote de fluxo cruzado no 1 3 a potencia passou a variar de 51 a 72 cv enquanto a versao 1 6 partia de 61 cv e chegava aos 75 cv esse motor tambem ficou conhecido como ford crossflow e atravessou o atlantico para chegar aos eua onde equipou o ford pinto e depois desceu ate a africa do sul para equipar a segunda a terceira a quarta e a quinta geraçao do ford cortina e o ford sierra o layout era moderno e a potencia liquida era razoavelmente boa para a epoca por esse motivo o crossflow tambem foi usado por uma serie de fabricantes artesanais britanicos como a reliant a morgan a caterham e ate a tvr no final dos anos 1970 a ford começou a produzir uma versao com baixo nivel de emissoes do motor em sua fabrica de valencia na espanha a ideia era equipar o fiesta mk1 destinado ao mercado americano ja rigoroso com o controle de poluentes o crossflow espanhol tinha 1 6 litro e apenas 63 cv e usava pistoes concavos e igniçao eletronica a aventura hispano americana durou apenas tres anos mas deu origem a quarta evoluçao do motor kent o ford valencia valencia o kent espanhol quando o fiesta foi lançado em meados dos anos 1970 uma de suas principais novidades era a posiçao transversal do motor como era um carro compacto o bloco precisou ser encurtado em 30 mm para que a troca da embreagem nao exigisse a remoçao do motor — ainda que o motor crossflow tenha sido usado no fiesta americano e no xr2 durante os anos 1980 como resultado o projeto foi alterado de forma que pouquissimas peças externas sao compativeis entre o ford crossflow e o novo valencia outras diferenças entre o valencia e o motor crossflow eram os pistoes que tinham cabeça plana no valencia colocando a camara de combustao de volta no cabeçote este motor foi usado exclusivamente pelo fiesta ate 1986 e foi adotado pelo escort e pelo orion o nome europeu do verona para substituir o motor cvh maldosamente apelidado de constant vibration and harshness vibraçao e aspereza constantes novamente os pistoes foram modificados para reduzir a taxa de compressao apos o fim da gasolina aditivada com chumbo como anti detonante o comando de valvulas foi modificado para atender os novos padroes de emissoes da europa bem como a igniçao eletronica esse motor ficou conhecido como valencia hcs — sigla para high compression swirl ou turbilhonamento de alta compressao o motor valencia foi usado pelo escort e pelo fiesta ate 1995 e desembarcou por aqui na primeira leva de fiestas trazidos pela ford conhecidos popularmente como fiesta espanhol por serem produzidos nesta mesma fabrica em valencia na espanha que produziu o kent valencia /hcs endura e o adeus ao formato original quando a ford lançou a quarta geraçao do fiesta aproveitou para dar a ele uma versao mais moderna do motor valencia para reduzir a vibraçao e a aspereza do motor valencia ela adotou um bloco com paredes mais grossas e eliminou as versoes com cilindrada superior a 1 3 litro deixando que seu novo zetec s cuidasse dos deslocamentos maiores o visual era moderno demais mas o motor como voce ja sabe este motor chegou ao brasil equipando a primeira geraçao do ford ka e os fiesta 1 0 e 1 3 fabricados entre 1996 e 1999 ironicamente apesar de toda evoluçao e do gerenciamento eletronico de igniçao e injeçao de combustivel a potencia era de apenas 52 cv no 1 0 e 61 cv no 1 3 as limitaçoes do projeto deixavam claro que ele nao poderia ir muito alem disso e em 2000 a ford apresentou a sexta e ultima evoluçao do motor kent zetec rocam/duratec 8v o ronco final foto aaron ardingen/clubedonovoka no ano 2000 o fiesta de quarta geraçao ganhou um facelift que trouxe a tiracolo os novos motores zetec rocam oferecidos somente com deslocamento de 1 litro e 1 6 litro eles representaram o salto de desempenho que os endura e nao conseguiria dar para isso a ford do brasil se juntou a ford alema e juntos criaram uma versao mais moderna para o velho kent o bloco foi extensamente modificado e passou a acomodar a corrente de sincronizaçao porem as medidas de centro a centro dos cilindros e o diametro basico de 67 mm dos pistoes continuaram as mesmas do endura e [youtube id= yyw6 icbu0s width= 620 height= 350 ] mas a principal novidade mesmo foi o comando de valvulas no cabeçote de aluminio e balanceiros roletados rollerfinger camshaft a origem do nome ro cam que dizem foi inspirado no cabeçote do motor cvh e tornou o motor mais moderno e eficiente produzindo 65 cv na versao 1 0 a gasolina 73 cv na versao 1 0 flex 95 cv na versao 1 0 supercharger 96 cv na versao 1 6 a gasolina 103 cv na versao 1 6 a gasolina para o focus 105 cv na versao 1 6 flex para o fiesta ka e courier e 113 cv na versao flex para o focus e ecosport o zetec rocam ainda foi enviado para a europa para substituir os endura e no ford ka que estava ganhando duas versoes esportivas no velho mundo o sportka e o streetka ambos com 95 cv estes motores foram batizados na europa por duratec 8v e tambem tiveram uma versao de 1 3 litro e 70 cv que nunca foi oferecida no brasil
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