FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Ford Maverick picape deve chegar em 2021, Land Rover quer banir SUVs da VW nos EUA, Renault Kwid reestilizado em 2022 e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Ford Maverick: picape deve ser lançada em 2021

Projeção: BR Automotive

A picape Ford Maverick, derivada do novo Bronco Sport, deve chegar em 2021. Foi a própria Ford quem “confirmou” – a fabricante diz que um novo modelo será lançado no ano que vem. E tudo indica que se trata da picape.

O anúncio veio durante um encontro virtual com todos os funcionários, realizado pela Ford nos EUA no lugar de sua convenção anual. A Ford diz que o novo modelo vem se juntar ao Mach-E e aos novos Bronco e Bronco Sport para fazer sua parte no crescimento da empresa – e aposta que estes quatro novos modelos venderão mais que todos os sedãs descontinuados nos últimos anos.

Além de não haver outros modelos da Ford esperados para 2021 (o novo Mustang só deve chegar em 2023), o que alimenta as suspeitas sobre a picape Maverick é o fato de a Ford falar bastante em “preencher lacunas” no portfólio, e uma destas lacunas é justamente uma picape mais barata, posicionada abaixo da Ranger. Há anos alimenta-se rumores a respeito de tal veículo, inicialmente como uma “nova Courier”. Agora, porém, há um projeto concreto, com desenvolvimento bem adiantado, e diversas informações vazadas – até mesmo imagens de registro da tampa traseira, com o nome “MAVERICK” estampado.

Vale lembrar que, embora nada esteja confirmado, existe a possibilidade de o Brasil ser um dos primeiros mercados a receber a picape Maverick – o que pode estar ligado ao fato de o Ford Maverick ser um carro que marcou época em nosso País. Existem palpites dizendo que a picape será a rival da Ford para a Fiat Toro, afinal ambas são picapes monobloco com porte intermediário. Contudo, temos a impressão de que uma picape baseada no Bronco Sport pode ser um tanto sofisticada demais para rivalizar com o modelo da Fiat. É esperar para ver.

 

Land Rover quer banir SUVs da Volkswagen nos EUA

 

Sim, é isto mesmo – a Jaguar Land Rover pretende impedir que a Volkswagen venda seus SUVs nos EUA, e abriu um processo contra a gigante alemã. Isto porque, segundo a JRL, a Volkswagen está usando um de seus sistemas patenteados em seus próprios modelos.

O sistema em questão é o “Terrain Response”, usado no Land Rover Discovery e no Jaguar F-Pace, que permite que o motorista escolha entre diferentes modos de condução para adaptar-se a qualquer tipo de terreno, incluindo Condução Geral, Grama/Cascalho/Neve, Lama/Buracos e Areia. A Jaguar Land Rover diz é dona da patente americana para sistemas que alteram as características dinâmicas de utilitários ao toque de um botão.

Segundo a Jaguar Land Rover, a Volkswagen está usando um sistema igual em seus SUVs e crossovers vendidos nos Estados Unidos sem autorização. Por isso, a empresa enviou um documento à Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos, pedindo que sejam bloqueadas as vendas não apenas dos SUVs da VW, como Tiguan e Atlas, mas também de modelos da Porsche, da Audi e até mesmo o Lamborghini Urus, sejam bloqueadas no país.

De acordo com o site Bloomberg, a Comissão já se pronunciou e diz que iniciará uma investigação – avisando, porém, que qualquer decisão não deve ser tomada antes de 2023.

 

Renault Kwid deve ser reestilizado no Brasil em 2022

O Renault Kwid já mudou de visual em praticamente todos os mercados, com exceção do nosso – mas isto deve mudar logo: de acordo com os colegas do Autos Segredos, a Renault prepara mudanças para o subcompacto em 2022.

Desde 2019 existem registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com imagens do Kwid reestilizado. Embora traga certa semelhança com a versão reestilizada que estreou no ano passado em países como Índia e China (que, por sua vez, é praticamente igual à dianteira da versão elétrica), o Kwid reestilizado nacional deve trazer mudanças mais leves em relação ao atual. Os faróis provavelmente terão o mesmo contorno, porém com uma nova assinatura interna, e a nova grade será fechada. Os para-choques também trarão novo desenho. As lanternas traseiras também devem trazer novos elementos internos, mas sem mudanças no formato externo.

Por dentro, o Kwid brasileiro deverá receber as mesmas mudanças dos mercados internacionais, ou seja, quadro de instrumentos digital e nova central multimídia.

Não devem acontecer modificações mecânicas, o que significa que o Renault Kwid continuará com o motor 1.0 SCe de 70 cv e câmbio manual de cinco marchas.

 

VW Passat sairá de linha nos EUA em 2023

A Volkswagen deixará de vender o Passat nos Estados Unidos, em mais um passo em direção à completa  “SUVização/eletrificação” de sua linha. De acordo com o site WardsAuto, a partir de 2023 o Passat deixará de ser produzido na fábrica da VW no Tennessee, onde dará lugar ao SUV Atlas e ao elétrico ID.4. Na Europa o Passat continuará a ser vendido, pois a demanda por sedãs na Europa ainda é suficiante para justificá-lo.

Nos EUA, a decisão tem tudo a ver com números de vendas. Em 2018, com pouco mais de 41.000 unidades emplacadas, o modelo vendeu 1/3 do que vendia em 2018 – quando quase 120.000 unidades foram vendidas. Para a VW, isto mostra que o Passat não é mais competitivo nos EUA, onde o público se mostra muito mais atraído por SUVs e crossovers.

Com o fim do Passat, o portfólio da Volkswagen nos EUA terá Golf e Jetta como únicas opções de carro de passeio – nem mesmo o elétrico ID.3 está confirmado.

 

GMC Hummer EV tem versão SUV “vazada” pela própria GM

Faz pouco tempo que a picape Hummer EV foi revelada, e a GM já deixou “escapar” a versão SUV. Durante uma transmissão ao vivo para investidores, o utilitário foi visto como parte do cenário, atrás da CEO Mary Barra e de outro executivo. Não parece um acidente.

É a primeira vez que vimos a versão SUV do Hummer EV – aparentemente em versão final. Se não for, trata-se provavelmente de um protótipo de pré-produção.

O que se vê não surpreende tanto – a dianteira, as caixas de roda e diversos outros elementos do SUV correspondem perfeitamente à picape. A traseira, porém, traz uma coluna “C” mais recuada e janelas laterais envolventes.

Embora a GMC não confirme, o mais provável é que o Hummer EV em versão SUV use as mesmas baterias Ultium que a picape, com arquitetura de 800V, autonomia de até 560 km e um powertrain de mais de 1.000 cv com tração integral.