no mundo globalizado de hoje com informaçoes correndo em tempo real para qualquer pessoa nao e dificil que as fabricantes de automoveis entendam o que o publico quer basta fazer uma boa pesquisa de mercado ficar atento ao que dizem as redes sociais e acompanhar de perto o que suas rivais fazem e tudo isto pode ser feito de forma instantanea as coisas eram bem diferentes porem no final da decada de 1950 se voce lembra bem afinal ja cobrimos este assunto aqui outras vezes o fusca foi lançado nos eua exatamente em 1950 e nao levou mais que alguns anos para que ele tomasse o mercado de assalto por mais que a crise do petroleo nos eua ainda fosse levar vinte anos para chegar ja havia quem quisesse um carro menor mais economico mais barato e mais pratico do que a industria local oferecia o fusca foi comendo pelas beiradas nos primeiros anos crescendo de forma lenta porem firme entao com a campanha da agencia ddb que estreou em 1959 veio o golpe de misericordia com campanhas minimalistas e inteligentes que exploravam as particularidades do beetle que era praticamente a antitese de tudo o que havia no mercado norte americano como qualidades a volkswagen conseguiu incomodar bastante as fabricantes dos eua nao demorou para que começassem a surgir projetos anti beetle a questao e que as fabricantes americanas nao tinham a noçao de que para brigar com o beetle o ideal seria criar uma alternativa similar com preço semelhante desenho carismatico e uma atitude menos e mais em vez disso o que geralmente ocorria criava se um carro tradicional porem menor e menos potente; ou tentava se algo inovador porem ainda ligado esteticamente ao que se via nas ruas a chevrolet por exemplo lançou ainda em 1959 o corvair um carro compacto para os padroes americanos o que quer dizer que ele ainda era grande emulava o estilo comum na epoca e tinha um flat six arrefecido a ar na traseira ja a amc na epoca recem criada pela fusao da nash e da hudson apostou no rambler diferentemente das tres grandes de detroit a amc investiu desde cedo em carros menores e mais baratos no entanto o rambler era mais tradicional que o chevrolet corvair optando por um seis em linha de 3 2 litros na dianteira a chrysler so veio apostar no segmento dos compactos na decada de 1960 com o plymouth valiant e sua versao dodge chamada lancer [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 239674 239675 ] neste post porem viemos falar sobre a tentativa da ford nao o falcon que foi lançado em 1960 e deu origem ao mustang ele ate fez sucesso mas nao era compacto e barato o suficiente para fazer frente ao fusca o tema de hoje e um projeto bem mais ousado mas nao da forma certa na ansia de disputar mercado com o fusca robert mcnamara um dos diretores da ford que em 1960 se tornaria o primeiro presidente da empresa fora da familia ford pediu a sua equipe de engenheiros e designers que se inspirasse no fusca para criar um modelo compacto e inovador a fim de dar aos norte americanos uma alternativa local mais ou menos como a chevrolet fez com o ja citado corvair acontece que os engenheiros e designers ainda queriam que o carro se parecesse com um tradicional veiculo construido nos eua e o resultado foi este o nome do carro era ford midshipman e ele estreou em 1958 o projeto ficou a cargo do special vehicles department divisao criada em 1955 justamente para cuidar dos veiculos conceituais midshipman e uma das patentes mais baixas da marinha dos eua do reino unido e da maior parte dos paises de lingua inglesa alem disso midship e um termo usado em referencia a carros com motor central traseiro a escolha do nome possivelmente teve a ver com o fato de o midshipman ser a proposta para um carro de entrada ele era visivelmente pequeno pelas poucas imagens que existem do mesmo e da metade para tras nao era muito diferente de qualquer outro rabo de peixe dos anos 1950 no entanto o entre eixos era demasiadamente curto quase desproporcional na verdade e a dianteira era curtissima na pratica o carro era um cab over com o motorista e o carona sentados sobre o eixo dianteiro o detalhe mais curioso porem eram as portas havia apenas duas portas uma na traseira do lado do passageiro; e uma na dianteira do tipo canopi que abria para cima e dava acesso ao interior pela frente certamente ja havia uma dose de futurismo ali certamente uma influencia da corrida espacial entre os estados unidos e a uniao sovietica isto era possivel porque obviamente o motor nao estava na dianteira mas ele tambem nao estava na traseira como no fusca e no corvair como um supercarro com uma dose de ironia obviamente o midshipman tinha motor central traseiro nao se sabe a certo que motor era aquele alguns esboços cedidos ao site americano hemmings por um dos projetistas doug miller dao a entender que havia duas opçoes de seis cilindros um flat six arrefecido a ar e um seis em linha montado na horizontal o cambio era integrado ao motor e a traçao era sempre traseira o special vehicle department ate incorporou certa modularidade ao projeto motor e cambio eram facilmente removiveis e a ford sugeria que os donos poderiam rodar com um motor emprestado enquanto aguardavam o conserto da mecanica de seus carros nos parece uma complicaçao desnecessaria acima do motor ficava o porta malas que era acessado por uma enorme tampa traseira que incluia um vigia basculante era uma area grande e o resultado era um carro que de perfil tinha um que de picape mais do que complicado porem o arranjo era supostamente perigoso o tanque de combustivel ficava bem abaixo do banco traseiro que alias podia ter dois ou tres lugares e bem a frente do motor os ocupantes do banco dianteiro ficavam com os pes bem na zona de impacto se o carro colidisse de frente as chances de motorista e carona se machucarem gravemente era alta e se alguem lhe batesse na traseira nao e dificil de imaginar o motor rompendo o tanque e causando um desastre ainda maior por sorte o conceito midshipman nao passou de conceito a alta cupula da ford percebeu estas falhas graves e o conceito acabou sendo o ultimo trabalho do special vehicles department que deixou de existir ainda em 1958 em seu lugar a ford começou a trabalhar no projeto do falcon novamente sob ordens de mcnamara como ja vimos mais acima o ford falcon era um carro mais tradicional ainda que inovasse pelo uso da construçao monobloco ainda incomum na industria norte americana naquela epoca
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