a dodge clamou o titulo de unica fabricante norte americana a oferecer um esportivo com motor v10 o viper que estreou em 1992 e foi produzido ate 2017 com um breve hiato entre 2010 e 2013 por causa entre outras coisas da recessao mundial de 2009 um dia porem a ford quase acabou com a exclusividade do viper neste quesito [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] quer dizer ao dizer que a ford quase colocou um mustang com motor v10 nas ruas estamos sendo bem otimistas o que sequer faz sentido porque estamos falando de algo que ocorreu 20 anos atras uma epoca mais simples quando ninguem falava em dupla embreagem downsizing hibridos plug in carros eletricos ou veiculos semi autonomos como possibilidades reais e viaveis muita coisa muda em 20 anos e isto fica bem evidente quando olhamos para o ford mustang lançado em 1999 em sua quarta geraçao cuja estreia foi em 1993 o pioneiro dos pony cars havia acabado de ser reestilizado a carroceria conservou o perfil visto pela primeira vez seis anos antes mas a dianteira e a traseira ganharam linhas mais angulares com farois e lanternas maiores para choques mais proeminentes era um cupe de desenho contemporaneo com referencias bem sutis ao design dos anos 60 como as lanternas traseiras repartidas em tres seçoes verticais nao era um carro retro como a geraçao seguinte de 2005 e e por isto que pensando bem nao faz sentido quando reclamam do fato de a geraçao atual nao ser retro em 2003 o mustang de quarta geraçao ja estava bem estabelecida e era bem vista pelos entusistas afinal foi a geraçao que salvou o mustang devolvendo o muscle ao car entao fica facil entender por que um grupo de engenheiros da divisao powertrain research & advanced engines em dearborn michigan decidiu transformar um v8 em v10 e coloca lo no cofre de um mustang que estava sobrando no patio da ford eles tinham acesso ao material e as peças uma oficina completa a disposiçao e simplesmente queriam saber se era possivel havia claro uma desculpa para justificar o projeto que foi feito nas horas vagas sem avisar a diretoria que e como surgem os melhores projetos de fabrica sempre gostamos de dizer o motor v8 modular de 4 6 litros 281 pol³ com comando duplo no cabeçote introduzido em 1993 era um excelente motor leve compacto e girador no entanto o pouco espaço entre os cilindros e o curso reduzido dos pistoes deixavam pouco espaço para ampliar o deslocamento com mais curso e diametro o que fazer entao dar dois cilindros a mais ao v8 de 4 6 litros aumentando seu deslocamento de 4 6 litros para 5 75 litros ou de 281 pol³ para 351 pol³ por isto o prototipo foi batizado como boss 351 em referencia a versao classica lançada em 1970 com motor v8 de 5 8 litros ou 351 pol³ o orçamento limitadissimo levou o time a aproveitar o maximo possivel de materiais ferramental e componentes que ja existiam no deposito da ford os moldes para o bloco do v10 por exemplo foram feitos usando moldes de v8 cortados e colados e o mesmo foi feito para os moldes dos cabeçotes bielas do mustang cobra terminator e pistoes com taxa de compressao de 10 1 de outros projetos foram reaproveitados e novos comandos de valvula foram feitos com base nas medidas do cobra r o motor foi instalado no carro sem jamais ter sido testado em um dinamometro de bancada nao havia recursos bastantes para isto o carro alias era um mustang ja bem usado um carro de frota que serviu para testar a compatibilidade do motor v8 supercharged de 5 4 litros usado pela svt no cobra r que precisava de um capo especial para acomodar o compressor mecanico com o motor v10 a saliencia no capo nao era necessaria visto que ele tinha a mesma altura do v8 de 4 6 litros e apenas 100 mm a mais no comprimento geral coletores de escape 5x3x1 feitos sob medida e uma travessa tubular feita sob medida ajudaram o motor v10 a se acomodar na mesma posiçao em relaçao a parede corta fogo que ficaria o v8 original e o espaço na dianteira se mostrou suficiente para o sistema de arrefecimento da mesma forma a transmissao manual de seis marchas tremec t 56 foi encaixada sem problemas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a alimentaçao ficou por conta de duas ecu uma para cada bancada de cilindros com paineis de controle do lado do carona uma medida nada estetica e totalmente funcional permitindo que se o engenheiro sentado ali realizasse alteraçoes em tempo real dois corpos de borboleta de 70 mm para cada coletor de admissao uma vez testado em dinamometro o motor v10 rendeu 432 cv a 6 500 rpm e 55 3 mkgf de torque a 5 200 rpm felizmente e possivel ve lo e ouvi lo em açao graças a este video relembrado pelo pessoal da road and track [youtube id= ho9ud3vi9ho width= 620 height= 350 ] com esta força o mustang v10 foi capaz de cumprir o quarto de milha em 11 93 segundos a 188 3 km/h o dodge viper com seu v10 de oito litros com comando no bloco e 456 cv cumpria o quarto de milha em 12 2 segundos a 192 8 km/h e uma comparaçao puramente baseada no numero de cilindros visto que o v10 one off do mustang era outro tipo de motor com comando duplo no cabeçote e capacidade de girar muito mais dito isto o viper tambem usava o cambio tremec t56 por outro lado os fas do viper podem comemorar o fato de seu esportivo com motor v10 favorito ter sido de fato colocado nas ruas e sido uma lenda por um quarto de seculo o mustang boss 351 v10 so passou por uma bateria de testes de revistas antes de desaparecer nao se sabe o paradeiro do prototipo hoje em dia nao existem muitos carros com motor v10 na historia da industria automotiva e certamente e ingenuo esperar que virao outros no futuro audi r8 lamborghini huracan lexus lfa bmw m5 e60 e o dodge viper estao entre eles e todos ja nos deixaram ou estao em vias de faze lo e a tendencia e que os motores sobrealimentados com menos cilindros e menor deslocamento substituam de vez os naturalmente aspirados nos proximos anos a exceçao sera o lamborghini huracan cujo sucessor tera um v10 com tecnologia hibrida e sem induçao forçada garante a companhia italiana o mustang boss 351 foi um devaneio que talvez nem fosse viavel a ponto de integrar o seleto grupo dos esportivos com motor v10 mas isto nao nos impede de desejar que isto tivesse acontecido
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