ja falamos inumeras vezes aqui no flatout sobre o ford gt40 e suas quatro vitorias nas 24 horas de le mans entre 1966 e 1969 mas voce ha de entender especialmente quando lembramos que o gt40 foi criado para que henry ford ii pudesse dar uma liçao na ferrari que quase foi vendida para sua companhia porem na ultima hora decidiu voltar atras na negociaçao e que a ford chegou a unir suas divisoes norte americana e britanica e direcionar todos os seus esforços na tarefa de criar um prototipo capaz de vencer a corrida de longa duraçao mais importante do planeta [gt40 content search= ford widget= 1 ] nao a toa o ford gt40 e considerado um dos maiores carros de corrida de todos os tempos e e notavel o quanto seu design estava a frente de seu tempo basta reparar que o ford gt de 2005 preservou praticamente inalterada a silhueta do prototipo de 1964 sem falar que em 2016 50 anos depois da estreia do original a ford colocou nas ruas um novo ford gt com motor v6 biturbo de 3 5 litros e 656 cv eis o quao relevante o gt40 e ainda hoje agora tanto se fala no ford gt40 que ninguem lembra de seu sucessor talvez voce ate tenha ficado surpreso agora ao saber que o gt40 teve um sucessor direto e compreensivel que isto aconteça as circunstancias nao foram favoraveis ao desconhecido ford p68 f3l primeiro apos a quarta e ultima vitoria da do gt40 nas 24 horas de le mans a ford considerou cumprida sua missao no circuito de la sarthe e decidiu concentrar seus esforços seguintes na formula 1 segundo de qualquer forma na decada de 70 quem chegou com os dois pes na porta foi a porsche que venceu as ediçoes de 1970 1971 1976 1977 e 1979 e qualquer tentativa da ford acabaria ofuscada o que e uma pena porque o tal ford p68 era um carro belissimo e muito rapido apesar dos problemas que o acompanharam durante toda sua curta vida mas vamos contar esta historia do começo depois da segunda vitoria do ford gt40 nas 24 horas de le mans em 1967 um sucessor começou a ser desenvolvido isto porque o regulamento do campeonato mundial de carros esporte o wsc mudou para aquele ano estabelecendo que motores com deslocamento maior que cinco litros estava banidos da competiçao outra razao para que a ford que havia confiado ate entao na força de seu motor v8 big block de sete litros para vencer começasse a rever suas prioridades a ideia da fia era estimular a entrada de companhias que fabricavam motores de formula 1 e nas competiçoes de endurance e por isso um limite inicial de tres litros no deslocamento foi proposto por conta da baixa adesao de equipes algo que ja era previsto pela organizaçao do campeonato na verdade nao demorou para que as regras fossem adaptadas para permitir tambem os antigos prototipos do grupo 6 desde que tivessem ao menos 25 unidades fabricadas tanto que as duas vitorias de 1968 e 1969 foram conquistadas por um gt40 com motor small block de 4 7 litros que nao pertencia a ford mas sim a equipe particular de john wyer um dos engenheiros envolvidos no projeto original o caso e que uma das poucas fabricantes de motores que se interessaram pelo campeonato mundial de endurance foi a cosworth pouco tempo antes em 1967 o motor cosworth dfv um v8 de tres litros com comando duplo nos cabeçotes e 408 cv a 9 000 rpm fez sua estreia no lotus 49 que se mostrou um dos carros de formula 1 mais velozes de seu tempo e conquistou os titulos de 1968 e 1970 era logico portanto ver o que ele seria capaz de fazer em um prototipo do wsc como a propria ford ja começava a direcionar seus esforços para a formula 1 nao foi possivel reservar uma grande parte do orçamento para a construçao de um novo prototipo isto porem nao impediu a equipe de engenharia liderada por len bailey um dos projetistas do gt40 de seguir com o desenvolvimento do p68 a construçao ficou a cargo da equipe alan mann racing uma das equipes que recebiam suporte oficial da ford em campeonatos de turismo e de prototipos esporte na europa tendo inclusive conquistado uma vitoria na tour de france de 1964 com um ford mustang para 1968 as regras do grupo 6 definiam que os carros deveriam ter cockpit aberto mas nao identificava exatamente o tipo de carroceria que deveria ser usada e com isto a exigencia ficava aberta a interpretaçoes explorando esta brecha o ford p68 era na pratica um cupe porem havia uma pequena escotilha no teto bem no vao entre as duas portas tesoura tecnicamente era um cockpit aberto e a abertura ainda permitia que o piloto enxergasse o espelho retrovisor [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o ford p68 era um carro bonito sinuoso com dianteira baixa farois abrigados sob lentes circulares de acrilico e uma traseira longa e bem esculpida a area envidraçada e a abertura no teto faziam do habitaculo uma especie de aquario e proporcionavam visibilidade maior do que a de qualquer outro prototipo da epoca testado em tunel de vento o p68 mostrou se extremamente aerodinamico com um coeficiente de apenas 0 27 e consequentemente velocidade maxima que superava os 350 km/h por baixo da carroceria estava uma estrutura de aluminio do tipo spaceframe com subchassis de aço e suspensao derivada dos projetos de formula 1 da lotus incluindo braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira len bailey chegou a procurar a cosworth para descobrir se era possivel usar o motor como componente estrutural mas a fabricante do motor dfv disse que talvez aquela nao fosse uma boa ideia visto que o bloco do v8 talvez nao conseguisse suportar o peso extra do p68 apesar de sua beleza e mesmo com pilotos do calibre de bruce mclaren jochen rindt pedro rodriguez e jack brabham o ford p68 foi um carro de trajetoria infeliz com falta de recursos para um processo de desenvolvimento mais assertivo a primeira leva de carros sofreu com instabilidade causada por uma concentraçao de downforce na dianteira e precisou passar por ajustes aerodinamicos de ultima hora algumas unidades eram levadas para a pista sem quaisquer testes e acabavam quebrando durante as provas as vezes durante os treinos de classificaçao ou mesmo antes isto nao impediu porem que ele mostrasse que tinha potencial nos 1 000 km de spa francorchamps na belgica em 1968 o carro do australiano frank gardner e do alemao hubert hahne classificou se na pole position ficando quatro segundos inteiros a frente do ford gt40 de jacky ickx mas acabou abandonando a prova na primeira volta por problemas eletricos no fim de 1968 o projeto foi cancelado sem muita cerimonia e os tres carros que sobreviveram aos contratempos da temporada foram guardados em um deposito anos depois em uma operaçao de limpeza e renovaçao a ford destruiu um deles mas outros dois foram salvos pelo colecionador britanico tom wheatcroft que os levou para seu museu do automobilismo no circuito de donington park a certa altura um deles o carro de chassi #002 foi comprado pelo piloto britanico david piper que contratou o proprio len bailey para ajuda lo nao apenas a restaurar o carro mas a literalmente transforma lo naquilo que deveria ter sido desde o inicio com motor como componente estrutural e carroceria em fibra de vidro em 2006 alan mann comprou o carro de volta das maos de david piper mas acabou o vendendo para seu atual proprietario pouco antes de concluir o trabalho agora pronto para participar de corridas historicas o carro sera leiloado pela bonhams no proximo dia 8 de setembro durante o goodwood revival a agencia espera arrecadar algo entre £500 000 e £700 000 ou seja entre r$ 2 700 000 e r$ 3 700 000 aproximadamente
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