o dtm original foi disputado na alemanha e foi certamente o mais famoso dos campeonatos de turismo europeus que seguiam o regulamento do grupo a da fia tanto que ao longo dos anos em que foi realizado o deutsche tourenwagen meisterschaft atraiu equipes de outros paises ha quem diga que o dtm começou de verdade quando o bmw m3 e30 conquistou seu primeiro titulo em 1987 faz sentido depois que a fabricante bavara desenvolveu um carro de corrida e um especial de homologaçao com o intuito de vencer o campeonato alemao de carros de turismo foi que suas rivais viram que a coisa estava ficando seria mesmo a partir dai outras equipes de fabrica entraram para a competiçao em busca de prestigio a velha maxima vença no domingo venda na segunda ainda era bastante levada em consideraçao por exemplo e claro que o bmw m3 e30 tinha predicados o suficiente para se tornar um icone por si mas o fato de ele ser a versao de rua de um bolido vencedor nas pistas certamente ajudou bastante foi por isto que ja em 1986 quando o dtm sequer se chamava dtm o ford sierra fez sua estreia no campeonato o sierra como voce deve saber e um daqueles modelos bacanudos da ford europeia que a gente adoraria ter no brasil um seda/hatchback com motor longitudinal traçao traseira design marcante nao era exatamente um carro bonito mas tinha seu charme e um acabamento bacana na europa o sierra chegou para substituir o antiquado ford cortina que parecia um del rey e tinha traçao traseira foi uma revoluçao em termos de design alias aqui vale uma observaçao o conceito que antecipou o estilo do sierra era apresentado em setembro de 1981 era o ford probe iii e ele parecia um daqueles carros do futuro de filmes dos anos 1990 acontece que o estilo moderno e arredondado do ford sierra demorou para conquistar os clientes da ford o carro parecia fragil demais por causa da falta de metal aparente e das linhas suaves como se nao fosse um automovel para ser levado a serio restava ao sierra conquistar pelo conjunto da obra que diga se era dos bons especialmente na versao esportiva xr4ti que teve exemplares conduzidos por caras como klaus ludwig e manuel reuter na temporada de 1986 do entao chamado deutsche produktionwagen meisterschaft ou dpm foi neste ano que manuel reuter conseguiu sua primeira vitoria com o sierra xr4ti no circuito alemao de turismo o motor turbo de 2 3 litros era seu grande trunfo seus rivais eram todos naturalmente aspirados e claro que naquela epoca os turbocompressores ainda sofriam bastante com o lag e com isto as coisas ficavam mais equilibradas mas e fato que havia certa vantagem em ter induçao forçada [youtube id= 7t_7maqrbv0 width= 620 height= 350 ] isto levou a organizaçao a adotar diferentes medidas para conter o desempenho do ford sierra e equilibrar um pouco as coisas primeiro foram os lastros que levavam o peso do sierra aos 1 600 kg o que serviu apenas para mostrar que nao se deve deixar o carro mais pesado do que a suspensao foi feita para suportar os amortecedores de um dos carros quebraram na etapa do circuito de avus com isto a organizaçao do dtm decidiu colocar uma placa restritora no coletor de admissao reduzido a quantidade de ar admitido para motor e consequentemente reduzindo sua potencia e foi por isto que o ford sierra rs500 cosworth apresentado em 1988 adotou um motor de dois litros voce provavelmente sabe que estamos falando do cosworth yb quatro cilindros de dois litros com turbocompressor garrett projetado em conjunto pela ford e pela cosworth e um dos mais emblematicos dos anos 1980 e 1990 e o mesmo motor que anos mais tarde seria utilizado pelo escort rs cosworth no campeonato mundial de rali o wrc [youtube id= 7t_7maqrbv0 width= 620 height= 350 ] enquanto o motor de 2 3 litros do sierra xr4ti entregava cerca de 470 cv nos campeonatos que seguiam o regulamento do grupo a no dtm eram 370 cv eram 100 cv mas ainda uma boa vantagem entre os cerca de 280 cv de carros como o mercedes benz 190e 2 3 16 cosworth e o bmw m3 e30 que tinham motores naturalmente aspirados depois quando o sierra rs500 cosworth entrou em cena ele tinha ainda menos potencia 340 cv porem o bmw m3 e o mercedes 190e cosworth duas caras esse pessoal da cosworth nao tinham cerca de 300 cv a matematica e simples o sierra rs500 cosworth de klaus ludwig dominou a temporada de 1988 com cinco vitorias e 258 pontos acumulados em 24 etapas e isto so na alemanha em outros campeonatos de turismo o ford sierra rs500 cosworth faturou titulos nos campeonatos mundial europeu e britanico de turismo entre 1988 e 1990 [youtube id= nxfjymuwlf8 width= 620 height= 350 ] na alemanha porem sua carreira encerrou se em 1989 pois as outras equipes de fabrica e tambem independentes nao estavam nada satisfeitas com o regulamento relativamente frouxo do dtm em relaçao aos carros turbinados assim a partir de 1990 a induçao forçada foi banida de vez uma opçao para a ford era desenvolver uma versao naturalmente aspirada de ate 2 5 litros do motor do sierra rs500 cosworth tal esforço seria trabalhoso e caro demais e nao se justificava ate porque a boa campanha do sierra nas corridas de turismo havia finalmente convencido o publico de que aquele era um grande carro e ele tambem ajudou o cosworth yb a se tornar um dos quatro cilindros mais emblematicos da historia a partir dos anos 1990 o motor passou a ser usado no escort rs cosworth que nada mais era que um sierra rs500 com outra carroceria e traçao nas quatro rodas
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