nada como a imprevisibilidade do caos antes mesmo das luzes vermelhas se apagarem neste domingo ja tivemos as suas colaboraçoes com aqueles que seriam os provaveis dois primeiros do grid no gp da arabia saudita de formula 1 verstappen e leclerc sendo o circuito corniche um dos mais rapidos do calendario com retas que rendem acima de 330 km/h e trechos sinuosos relevantes de media alta todas caracteristicas que favorecem a configuraçao atual da red bull veio muito a calhar a quebra do semi eixo do carro do verstappen no q2 tirando o de uma previsivel pole position para joga lo na 15ª posiçao e leclerc do segundo melhor tempo conquistado na qualificaçao teve de largar de 12º pela troca de duas unidades de controle eletronico do powertrain realizadas neste final de semana o limite sao duas por temporada e ele ja tinha realizado uma troca na prova anterior o caos ato 1 verstappen ri por ultimo so que na corrida tivemos o segundo ato do caos a sua imprevisibilidade e ironia tambem podem reorganizar as coisas trazendo tudo de volta ao status quo ao mesmo tempo em que tira a tranquilidade de quem havia se beneficiado tudo isso se ramificou partindo de apenas um ato a quebra de powertrain de stroll na volta 18 levando a um desnecessario safety car pois lance tinha conseguido parar fora da pista dentro da agulha mas a fia caoticamente nao tinha imagens satisfatorias de onde o carro parou e preferiu ser precavida https //www youtube com/watch v=6areehdjhzq neste ato verstappen que teve um sabado pra la de ruim teve ajuda dupla no domingo a presença do sc zerou o espaço de liderança do grupo dos ponteiros e alem disso seu pit stop realizado durante esta interruçao o levou a perder muito menos tempo do que a ferrari por exemplo que havia parado imediatamente antes neste bolo todo repentinamente max estava em quarto atras somente de perez alonso e russell estes dois ultimos vitimas faceis pela baixa velocidade de reta de seus carros engolidos nas voltas 25 e 23 respectivamente e dai veio uma bela guerra fria entre perez e o vice vestappen na volta 25 a vantagem de sergio era de 5 7 s na volta 32 cinco segundos cravados quando começou um festival de chumbo trocado de voltas mais rapidas e aqui destaco a competencia de perez nos circuitos de rua em velocidade ambos estavam bastante equivalentes com um decimo ou menos de vantagem para o bicampeao na volta 37 a vantagem era de 4 7 s quando verstappen começa a notar vibraçao em um dos semi eixos o levando a um ritmo mais conservador nisso perez abre para quase seis segundos novamente e conquistou uma merecidissima vitoria merecida nao so pela performance mas por ter questionado as sugestoes de ritmo mais brando de seu engenheiro o que o deixaria exposto a verstappen hoje ele guiou como primeiro piloto este foi o podio do gp da arabia saudita so que nao siga acompanhando max cravou de surpresa a volta mais rapida na ultima volta tirando a posiçao de lider do campeonato de seu companheiro de equipe max nao deixa uma migalha sobre a mesa mentalidade de campeao o caos ato 2 alonso do ceu ao inferno do caos vindo do safety car de stroll tambem veio o oxigenio e o veneno a alonso o espanhol ganhou a segunda posiçao no grid por uma puniçao leclerc e perdeu a sua terceira posiçao no podio por outra puniçao qual o contexto da sorte e azar simultaneos https //www youtube com/watch v=aawuvv1scp4 francamente a puniçao de cinco segundos por ter parado desalinhado um pouco a esquerda no colchete do grid nao mudou um dedo da estrategia de alonso ele sabia que a red bull com muito mais velocidade de reta e downforce nas curvas de media e alta o superaria em algum momento perez ja o ameaçava antes mesmo da abertura do drs ter feito uma excelente largada aproveitando a capacidade de tracionamento da aston martin para conquistar a ponta sobre sergio ja na primeira curva tambem nao mudou isso https //www youtube com/watch v=bwwquxrcef4 seu plano desde o inicio era nao perder tempo disputando com perez que o ultrapassaria de qualquer forma pelo contrario o importante mesmo era aproveitar o maximo de tempo de carona usando o drs atras da red bull anulando algo da desvantagem de 10 km/h da aston martin e ganhando mais velocidade final para o afastar de russell fernando conseguiu fazer isso por meia duzia de voltas pois o amr23 era o carro mais rapido nos trechos sinuosos de media nas frenagens e nas saidas das curvas lentas dificultando o rb19 de abrir de uma vez uma vez fora da margem de ativaçao do drs contudo a distancia cresceu de forma exponencial o safety car causado por stroll trouxe a alonso a oportunidade de pagar a puniçao do grid com um ritmo de pista dos concorrentes mais lento o resguardando de perder a posiçao para o entao terceiro russell contudo o operador do macaco traseiro da equipe tocou o carro de alonso com a ferramenta durante o cumprimento da puniçao com isso o espanhol tomou uma puniçao de dez segundos exatamente como ocon na prova anterior do bahrein e assim perdeu a terceira posiçao do podio para russell que havia terminado a prova 5 1 s atras e descobriu o beneficio durante o seu depoimento a mariana becker https //www youtube com/watch v=f1orax5tm a e podia ser pior hamilton cruzou a chegada a 10 2 de alonso por dois decimos ele nao despenca para quinto mas algo precisa ser discutido a fia possui todos os recursos de imagens e dados nao anuncia a investigaçao durante as 35 voltas remanescentes da volta e chega a esta conclusao depois da festa do podio com esse atraso e falta de comunicaçao quem assumiu o protagonismo foi a fia nao quem esta na pista alguma coisa precisa ser revista a regra o prazo maximo para analise do incidente ou para reclamaçao na torre pelos rivais a fidelidade ao prazo de publicaçao da puniçao o artigo esportivo 16 3 da fia estipula limite de 25 minutos ou mesmo o posicionamento dos mecanicos durante o cumprimento deste time penalty o foco precisa estar na pista e os dirigentes precisam aprender com os erros e/ou polemicas do passado por ora vamos ficar nos fatos alonso parou de forma incorreta no grid e foi punido com cinco segundos e depois o seu mecanico tocou o amr23 recebeu mais dez segundos de puniçao mas como disse tambem esta previsto que no regulamento esportivo da fia 16 3 que qualquer decisao a respeito de um competidor deve ser informada dentro de 25 minutos e agora ferrari e mclaren quando o caos esta dentro de casa a ferrari ah a ferrari talvez o sf 23 seja o caso mais extremo de leao de qualificaçao ja visto na formula 1 como disse na analise do gp do bahrein eles conseguiram resolver uma enorme parte da falta de velocidade de retas do carro de 2022 mas ainda nao chegaram a uma soluçao de assoalho que permitisse o carro desenvolver velocidade e downforce de forma equilibrada como a red bull a equaçao da ferrari atual permite muita velocidade de reta ao custo de muita degradaçao de pneus por scrub arrastando no asfalto causado pelo baixo indice de downforce gerado pelo assoalho usar angulos de ataque agressivos de asa causa arrasto e traria o carro ao problema raiz de 2022 com isso eles possuem um carro que começa bem e despenca da metade para o fim da prova neste momento a ferrari e a quarta força do grid de forma consolidada nao importa o que aconteça na qualificaçao aston martin e mercedes benz estao claramente com ritmo de prova superior sainz sexto leclerc setimo mas poderia ser pior estou falando da mclaren nao importa que norris tocou o muro na qualificaçao nao importa que piastri largou em oitavo parece que nem mesmo importa o fato de oscar ter danificado a asa na primeira volta com ocon a degradaçao de performance dos carros de woking faz a ferrari parecer campeoes do wec na volta 25 apenas bottas de uma tambem decadente alfa romeo estava atras dos da dupla da mclaren mas podia ser pior e ficou pior bem pior na volta 41 norris simplesmente nao conseguia ser uma ameaça seria ao estreante logan sargeant da williams a situaçao de performance era tal que de vries de uma tambem decadente alpha tauri que fase ultrapassou sargeant na ultima curva que se assustou e espalhou nem com este erro norris que estava colado em logan conseguiu o ultrapassar no fim da reta dai na volta 48 piastri ultrapassa norris e adivinhe na ultima volta ele conseguiu fazer o que o lando nao o fez em mais de dez voltas deixou sargeant para tras lando precisa ficar esperto o oscar nao veio para passear nem para abaixar a cabeça proxima corrida gp da australia 2 de abril duas da manha https //www youtube com/watch v=bxgpi0racmc formula 1 2023 analises das provas anteriores gp do bahrein
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