habilidade para ou sorte em fazer certas coisas em tomar certas medidas no momento mais adequado ou oportuno e o significado da palavra inglesa timing seu uso em nossa lingua e bem extenso; todo mundo entende a importancia de fazer as coisas no tempo correto do momento oportuno do timing perfeito na industria do automovel e realmente algo decisivo semana passada falamos do corvette c4 e seu painel digital em 1984 uma novidade hoje universal mas ali lançada no momento errado a tesla por exemplo e uma empresa que aparece com timing perfeito seu metodo de ganhar dinheiro nao funcionaria antes da existencia de fenomenos como o da apple e o consequente crescimento da aposta do capital internacional nao no que da dinheiro hoje mas sim no que tem potencial para ganhar no futuro o automovel demora anos para ser produzido em serie mesmo depois de seu projeto pronto projeto este que pode por si so levar anos tambem sem duvida nenhuma e um exercicio de previsao de futuro cria se o que se espera ser desejavel daqui a tres quatro ou cinco anos junte este fato com a constataçao de que uma quantidade imensa de capital tem que ser mobilizada para industrializar qualquer carro e podemos ver que esta industria pode ser muitas coisas menos monotona risco e parte da vida aqui; ganham se e perdem se fortunas regularmente timing correto e essencial mesmo que preve lo corretamente seja quase impossivel hoje vamos contar justamente uma historia de timing perfeito numa epoca dificil o periodo que vai do fim da guerra em 1945 ate aproximadamente 1950 e um periodo de reconstruçao sem muitas novidades ou carros de alto desempenho a industria de massa apenas retomava o mercado civil com aos carros do pre guerra ferrari ainda nao tinha vendido um carro de rua sequer com sua marca que efetivamente começaria nesta epoca engatinhando para tomar força mesmo nos anos 1950 ettore bugatti morre em 1947 efetivamente relegando sua empresa aos livros de historia em 1945 ferdinand porsche ainda estava na cadeia na frança e seu filho ferry so começaria a fazer carros esporte em 1948 muito lentamente ainda baseados em vw e feitos a mao vagarosamente em gmund na austria numa serraria abandonada tambem so tomaria força nos anos 1950 em stuttgart a daimler benz fabricante dos mercedes benz era uma pilha de escombros a alfa romeo em milao a marca que efetivamente era a ferrari do pre guerra tambem estava em escombros e renasceria em 1950 como um produtor de alto volume fazendo sedas medios e nao mais supercarros ferruccio lamborghini era o jovem dono de uma oficina em bolonha sua fortuna produzindo tratores e sua marca de automoveis eventos quase 20 anos no futuro [caption id= attachment_289020 align= aligncenter width= 999 ] t150ss 1937 carroceria figoni et falaschi[/caption] foi nesse periodo complicado da historia que uma marca francesa ganhou fama e gloria para desaparecer quase completamente em dez anos uma historia de fama temporaria seguida de um quase completo esquecimento mas de timing perfeito o major antonio lago criou a empresa com pura vontade e entusiasmo mas com muito pouco dinheiro e habilidade empresarial mesmo assim os carros que criou permanecem hoje joias automobilisticas disputadissimas que trocam de maos por quantias exorbitantes silenciosamente por decadas a fio preservando se para sempre os talbot lago talbot e necessario primeiro explicar rapidamente de onde vem a marca talbot e um nome de uma pessoa o major charles henry john chetwynd talbot 20° conde de shrewsbury e talbot um nobre ingles portanto e a historia de como seu nome acaba numa marca francesa criada por um oficial italiano e realmente confusa e convoluta [caption id= attachment_289036 align= aligncenter width= 600 ] o conde talbot[/caption] a historia e confusa porque passeia pela inglaterra e a frança e por um monte de pioneiros do automovel começa com adolphe clement e alexandre darracq pioneiros da indistria de bicicletas que como tantos outros a partir de 1890 se envolvem na produçao de automoveis tambem clement e darracq eram socios nas bicicletas gladiator mas em 1896 adolphe clement compra sua parte na gladiator por uma boa quantia em dinheiro darracq pega a fortuna recem conquistada e abre uma fabrica em um suburbio de paris chamado suresnes onde passa a produzir automoveis com a marca darracq naqueles primordios do automovel e um sucesso e conquista 10% do mercado frances e e esta fabrica em suresnes que por meios convolutos acabaria por produzir os talbot lago meio seculo adiante a marca aparece via clement porem este se associa ao conde ingles um entusiasta do automovel em seu inicio para produzir automoveis na inglaterra a empresa fundada pelos dois se chamaria clement talbot e uma fabrica nova e montada a oeste de londres onde seriam fabricados os veiculos os carros seriam vendidos com a marca talbot [caption id= attachment_289030 align= aligncenter width= 800 ] o darracq v8[/caption] a associaçao dura apenas ate 1903 quando adolphe clement perde interesse na empresa do conde talbot e os dois se separam apesar de a empresa inglesa ainda se chamar clement talbot ltd os carros continuavam simplesmente talbot clement constroi uma nova fabrica em meziers e muda o nome de sua firma e seus carros para clement bayard o segundo nome vindo de um heroi medieval da regiao onde estava a nova fabrica apos a primeira guerra mundial investe em um novo fabricante fundado em 1919 a citroen em 1922 acaba por vender a sua empresa e as fabricas em meziers e levallois perret para andre citroen ali ja a caminho de se tornar o maior fabricante da frança enquanto isso o antigo socio de clement alexandre darracq tinha ate ali se dedicado a competiçoes como um meio de promoçao de seus carros com grande sucesso ganhou duas vezes a famosa copa vanderbilt americana 1905 e 1906 e bateu o recorde mundial de velocidade em 1904 e 1905 com um carro pioneiro na configuraçao de motor v 8 em 1904 darracq vende o controle de sua empresa para um consorcio ingles que passa a se chamar a darracq and company limited o controle financeiro podia ser ingles mas alexandre darracq continuava comandando a empresa em suresnes como diretor como se nada tivesse acontecido ate que em 1913 depois de uma serie de fracassos comerciais e forçado a se aposentar pelo conselho ingles em 1919 a darracq compra a talbot e em seguida a sunbeam inglesa o nome do conglomerado resultante std motors sunbeam talbot darracq fisicamente duas empresas sediadas na inglaterra sunbeam e talbot e uma na frança darracq [caption id= attachment_289058 align= aligncenter width= 999 ] t26 gs 1950 figoni et falaschi[/caption] carros iguais sao vendidos com as tres marcas indiscriminadamente nos dois paises por exemplo os darracq fabricados na frança mas vendidos na inglaterra foram chamados talbot darracq os talbot projetados pelo jovem engenheiro suiço georges roesch tem algum sucesso de competiçao e vendas mas em 1934 o conglomerado vai a falencia e e comprado pelo grupo rootes que junta as tres marcas as suas hillman e humber as marcas talbot e darracq acabam por desaparecer com o tempo e sunbeam um nome popular na inglaterra permanece apenas como a marca esportiva do grupo rootes mas sem ligaçao com a empresa antiga [caption id= attachment_289059 align= aligncenter width= 800 ] t150ss 1937[/caption] os irmaos rootes nao tem interesse de manter o braço frances da std e sua fabrica para la de ultrapassada em suresnes fundada por alexandre darracq em 1896 e imediatamente posta a venda em 1934 antonio lago entra em cena entao o heroi desta historia antonio lago um italiano com patente de major do exercito de seu pais conquistado na primeira guerra lago era tambem um engenheiro e entusiasta de automoveis que ate este ponto nesta historia tinha trabalhado na isotta fraschini e na wilson self changing gear company nesta ultima ajudou a desenvolver a famosa caixa wilson pre seletiva naqueles tempos antes dos cambios automaticos e antes tambem da popularizaçao dos sincronizadores nos cambios manuais era o que de melhor existia epiciclica era extremamente robusta e se operava pre selecionando a proxima marcha em um seletor eletrico e acionando a marcha em seguida por meio de um pedal no lugar onde hoje esta a embreagem em carros de luxo um conforto e suavidade incriveis em carros esporte ou competiçao era uma maneira mais rapida e menos trabalhosa de trocar marchas e de extrema robustez; diz a lenda que poder se ia frear o carro em emergencias acionando a re sem que o cambio explodisse em uma nuvem de cacos de engrenagem seu unico senao era o altissimo preço [caption id= attachment_289038 align= aligncenter width= 284 ] antonio lago[/caption] em 1932 passa a trabalhar na std que o despacha para suresnes para colocar ordem no braço frances pouco tempo depois o conglomerado std colapsa e e vendido para a rootes que coloca a fabrica de suresnes a venda [caption id= attachment_289054 align= aligncenter width= 999 ] t26 grand sport 1947[/caption] antonio lago nao precisava no frigir dos ovos se preocupar com tal coisa era um engenheiro conhecido e tinha guardado um bom dinheiro em sua carreira ate ali mas sucumbiu a doença que todos nos entusiastas do automovel sofremos viu uma oportunidade de criar uma marca so sua de criar seus proprios carros de fazer uma equipe de competiçao de subir ao podio gloria entre seus semelhantes juntou todas as suas economias e todos os financiamentos que pode conseguir na inglaterra e na frança e sem duvida se estendendo financeiramente ate onde era humanamente possivel compra a fabrica e os direitos das marcas da std para a frança uma nova marca francesa destinada a um belo lugar na historia nascia ali talbot lago talbot lago o plano de lago era inteligente para sua fabrica artesanal desenvolveria um carro de primeira linha de alto desempenho e preço aprimorado com versoes de competiçao e um programa agressivo no esporte motor o carro deveria ter um chassi que pudesse com variaçoes de entre eixos se tornar um carro de luxo ou um carro esporte a carroceria seria uma continuidade do que ja se fazia ali mas com opçao de se vender chassis para encarroçadores independentes o cambio claro seria o wilson pre seletivo [caption id= attachment_289037 align= aligncenter width= 960 ] 150ss hemi um comando lateral [/caption] contrata um jovem engenheiro chamado walter becchia que começa a desenvolver o motor seis em linha talbot darracq e o chassi com suspensao dianteira independente da marca becchia desenvolve um cabeçote com camara de combustao hemisferica e valvulas opostas em angulo mas operadas pelo comando no bloco criando talvez o primeiro motor hemi moderno em pouco tempo este novo seis em linha talbot lago podiam ser comprados em varias versoes mas a mais famosa era sem divida o 150 ss de 1937 4 litros 90 x 104 5 mm e tres carburadores duplos zenith 32 para uma potencia de 180 cv o 150 ss vinha com um chassi curto entre eixos de 2 650 mm e foi encaroçado com o que existia de melhor e mais chocante na epoca [caption id= attachment_289029 align= aligncenter width= 897 ] um 150ss com carroceria portout [/caption] na epoca um carro esporte caro tinha que ter pedigree em competiçoes e por isso tanto monopostos para corridas de grand prix hoje f 1 quanto carros esporte de dois lugares para corridas como a 24 horas de le mans foram construidos derivados dos carros de rua mesmo com motores de maior taxa de compressao e comando mais bravo os 250 cv que alcançavam nao os tornariam extremamente competitivos mas por persistencia estrategia e dedicaçao algumas vitorias e podios aconteceram e a constante presença dos talbot lago nas categorias de ponta davam aos carros de rua o lustre de uma ferrari ou mclaren [caption id= attachment_289034 align= aligncenter width= 999 ] o seda t26 grand sport 1946 [/caption] mas e no periodo imediatamente apos a segunda grande guerra que a marca brilha realmente teve a sorte de estar em regiao que foi ocupada pelos alemaes e depois libertada pelos aliados sem nunca ter sido destruida alem disso a nacionalidade italiana a patente militar e a habilidade politica de antonio lago permitiram que ele ao contrario de muitos outros fabricantes franceses escapasse praticamente ileso da ocupaçao alema na frança durante a guerra ao fim do conflito a talbot lago era uma das poucas marcas prontas para continuar fazendo carros de primeira linha na europa [caption id= attachment_289061 align= aligncenter width= 404 ] t26 gs dois comandos ohv hemi [/caption] em 1946 e lançado apice da marca o talbot lago record t26 grand sport o chassi era parecido com o do pre guerra atualizado e permanecia o cambio wilson pre seletivo mas o motor era praticamente novo foi projetado pelo italiano carlo machetti becchia se mudara para a citroen em 1942 continuava hemi em principio camara hemisferica com comando no bloco mas agora eram dois comandos um de cada lado os comando eram posicionados mais altos tambem tornando todo trem de acionamento mais compacto leve e apto a altas rotaçoes como se nao bastasse era tambem um seis em linha de cilindrada generosa nada menos que 4 483 cm³ dependendo da carburaçao taxa e carroceria a potencia variava de 170 a 200 cv [caption id= attachment_289056 align= aligncenter width= 999 ] t26c formula 1[/caption] era um motor extremamente potente para seu tempo tanto que acaba em competiçoes de grand prix era usado no t26c monoposto de competiçao seguindo a tradiçao de derivar os carros de competiçoes dos de rua imagine isso um motor de f 1 em seu carro de rua um t26 tambem venceria a 24 horas de le mans em 1950 uma gloria para o povo frances encarroçado com magnificas criaçoes independentes os t26 tinham um motor grande torcudo mas que girava bem e dava aquela sensaçao de algo especial que antes fez a bugatti famosa um puro sangue classico limusines e sedas tambem eram feitos no chassi do t26 aproveitando o motor de alto deslocamento e torque os presidentes da frança e da tunisia e a familia real saudita usavam limusines t26 com tres carburadores zenith e 200 cv e entre eixos curto os t26 gs eram carros esporte imbativeis ate 1952 mesmo hoje e rapido e veloz o suficiente para entusiasmar qualquer um ja foram cronometrados a mais de 210 km/h o que combinado a suas impossivelmente belas e exclusivas carrocerias especiais francesas fazem um carro dificil de resistir uma coisa inacreditavelmente desejavel [caption id= attachment_289041 align= aligncenter width= 999 ] t26c le mans vencedor em 1950[/caption] mas tao rapido quanto seu sucesso veio seu declinio as vendas sempre foram baixas e exclusivas o melhor ano foi 1950 com 500 carros vendidos mas em todos os outros anos as vendas ficavam ao redor dos 100 carros por ano obviamente lago nao tinha como reinvestir em novos produtos em 1955 resolve acertadamente trocar o motor proprio por um moderno v 8 bmw de aluminio 2 6 litros tentando vendas no promissor mercado americano o carro e renomeado talbot lago america era um carro interessantissimo mas acredita se que apenas 12 deles foram fabricados ate que a empresa se torna insolvente em 1958 [caption id= attachment_289051 align= aligncenter width= 999 ] t26 gs coupe carroceria saoutchik 1948[/caption] henri pigozzi da simca compra o que resta da empresa ao tomar posse encontra cinco talbot lago america e monta neles o seu v 8 de cabeçote plano de origem ford o mesmo que conhecemos aqui debaixo dos capos dos chambord um verdadeiro sacrilegio coincidencia ou nao o major antonio lago vem a falecer logo em seguida a marca talbot entao some por muito tempo em 1978 a psa peugeot citroen compra a chrysler europa e com ela vem a marca simca desejando se desvencilhar do nome simca ligado mais historicamente a fiat e ford renomeia os produtos com um nome que ainda tinha algum cache talbot claro nao dura muito em 1986 ja nao existia mais hoje e uma marca arquivada naquele conglomerado que talvez seja o maior amalgama de marcas jamais criado stellantis [caption id= attachment_289047 align= aligncenter width= 999 ] t26 gs coupe carroceria dubos 1948[/caption] um fim meio melancolico para uma marca que teve um breve mas brilhante tempo como o apice do automovel de rua e competiçao mas nada dura para sempre e a julgar pelo valor dos sobreviventes melhor assim melhor uma lembrança boa que uma realidade decadente [caption id= attachment_289021 align= aligncenter width= 999 ] t26 record gs 1949 carroceria dubos [/caption]
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