uma das iniciativas mais interessantes dos ultimos anos no automobilismo brasileiro foi sem duvida a copa hyundai hb20 apresentada em 2018 no salao do automovel e disputada a partir do ano seguinte por que ela e uma das mais interessantes — para nao dizer melhores por que ela remete as categorias de turismo classicas nas quais carros acessiveis recebem preparaçao leve pneus de rua e vao para a pista automobilismo em sua forma mais pura e simples a receita se mostrou bem sucedida apesar dos pesares do mundo a copa tem um patrocinador master e esta se encaminhando para a quarta temporada que sera disputada em 2022 antes dela a ultima vez que vimos algo do tipo no brasil foi a copa clio realizada entre 2002 e 2009 nessa mesma epoca tivemos tambem a dtm pick up disputada entre 1997 e 2005 o carro era a ford courier com motores zetec/sigma 1 4 16v ate 2000 e a partir dali com o 1 6 rocam nenhuma delas contudo teve o sucesso que a formula uno teve no brasil ela foi de longe a categoria monomarca mais popular e mais disputada do automobilismo brasileiro primeiro porque ela teve o apoio da fiat em um momento que combinou o auge do uno como esportivo ao final dos anos de ouro do automobilismo brasileiro — ela nasceu em 1992 e foi disputada ate 1995 depois porque ela reuniu alguns dos maiores nomes do automobilismo brasileiro — caras como chico serra ingo hoffmann fabio sotto mayor paulo gomes toninho da matta e luiz antonio greco este ultimo era o proprietario da greco competiçoes a empresa responsavel pela transformaçao do uno — no caso o modelo 1 6r — em um carro de corrida greco caso voce nao lembre foi piloto nos anos 1950 e 1960 e chefe da equipe willys entre 1963 e 1968 com o fim da equipe apos a compra da willys pela ford ele construiu os primeiros formula ford brasileiros e no começo dos anos 1970 tentou comprar a brabham para a formula uno os 1 6r recebiam um novo comando de 272º tinham taxa de compressao aumentada de 8 3 1 para 9 2 1 carburadores com difusores maiores angulo de valvulas e sedes modificados e recebiam um novo coletor de escape redimensionado mais leve que o original de ferro todos os motores eram ensaiados em bancada para verificar potencia e torque com a finalidade de deixar todos exatamente iguais para equilibrar a disputa e para evitar questionamentos os motores eram sorteados antes dos treinos como resultado o carro saia dos 80 cv a 5 500 rpm originais para 108 cv a 7 000 rpm a suspensao era mantida com altura e carga original mudando apenas a geometria que adotava cambagem dianteira negativa e traseira positiva os pneus tambem eram os mesmos de rua usados no modelo original nas medidas 175/70 r13 a melhor parte contudo era o subsidio da fiat que tambem bancava a inscriçao o transporte e o combustivel e ainda vendia o carro a 2/3 do valor de um uno 1 6r de rua com isso a temporada custava cerca de us$ 35 000 — valor semelhante ao da atual copa hb20 — o que fazia dela a categoria mais acessivel do pais na epoca apesar de ser voltada a pilotos iniciantes — o premio para o campeao era uma temporada na formula 3 italiana — o baixo custo logo atraiu pilotos experientes que procuravam uma categoria competitiva e relativamente barata foi assim que a temporada de 1992 terminou com 50 carros por etapa o que exigiu baterias de classificaçao e a segmentaçao por nivel de experiencia do piloto — especialmente por que os pilotos experientes nao tinham interesse na temporada da formula 3 ingo e serra por exemplo haviam disputado a formula 1 dez anos antes o que eles aos trinta e muitos anos iriam fazer na f3 por isso os pilotos da graduaçao a concorriam a um carro zero quilometro o recem lançado fiat tempra as corridas eram tao disputadas e equilibradas que em certas ocasioes havia quase 20 carros no mesmo segundo naquela primeira temporada nono figueiredo faturou o titulo apos a ultima etapa em interlagos https //www youtube com/watch v=swwjfchubcg para 1993 os carros trocaram a carburaçao pela injeçao monoponto do uno 1 5 i e o que permitiu melhor gerenciamento do motor porem sem aumentar a potencia outra novidade era a suspensao rebaixada e endurecida combinada a geometria modificada ja usada desde a primeira temporada novamente a temporada viu uma disputa acirrada e a transmissao pela tv a tornou ainda mais popular naquele ano havia nada menos que 65 carros inscritos por etapa o que novamente exigiu as baterias de classificaçao e a reduçao do tempo de prova de 45 para 35 minutos o titulo de 1993 foi para ingo hoffmann que se isolou na liderança antes mesmo da ultima etapa https //www youtube com/watch v=2j86fxd2 gm em 1994 com a chegada do uno turbo a categoria foi dividida em duas turbo e aspirado com corridas separadas de 30 minutos cada paulao gomes venceu naquele ano e nono figueiredo em 1995 esse formato continuou ate 1996 quando o entao recem lançado palio entrou na pista substituindo o uno turbo a categoria foi rebatizada como copa fiat e passou a ser subdivida em palio a palio b e uno um formato que durou ate 1999 quando foi disputada a ultima temporada da competiçao agradecemos ao digo fabuel garcia do clube do uno brasil pelo material de epoca
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