Uma das iniciativas mais interessantes dos últimos anos no automobilismo brasileiro foi, sem dúvida, a Copa Hyundai HB20, apresentada em 2018 no Salão do Automóvel e disputada a partir do ano seguinte. Por que ela é uma das mais interessantes — para não dizer "melhores"? Por que ela remete às categorias de turismo clássicas, nas quais carros acessíveis recebem preparação leve, pneus de rua e vão para a pista. Automobilismo em sua forma mais pura e simples.
A receita se mostrou bem-sucedida: apesar dos pesares do mundo, a copa tem um patrocinador máster e está se encaminhando para a quarta temporada, que será disputada em 2022. Antes dela, a última vez que vimos algo do tipo no Brasil foi a Copa Clio, realizada entre 2002 e 2009. Nessa mesma época tivemos também a DTM Pick-up, disputada entre 1997 e 2005. O carro era a Ford Courier com motores Zetec/Sigma 1.4 16v até 2000, e a partir dali com o 1.6 Rocam.
Nenhuma delas, contudo, teve o sucesso que a Fórmula Uno teve no Brasil. Ela