Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Forza Horizon 3 agora tem pistas de Hot Wheels
A empresa desenvolvedora de Forza Motorsport, Turn 10 Studios, revelou seu mais recente pacote de expansão para Forza Horizon 3, batizado Forza Horizon 3 Hot Wheels. Alguém arrisca um palpite sobre o que ele traz? Essa é difícil…
O pacote, como você já imaginou, transforma o mundo aberto de Forza Horizon em um universo onde as estradas são como as pistas laranja e azul de Hot Wheels e os carros são exatamente como as miniaturas baratinhas que você costuma comprar para seu filho/sobrinho/irmão mais novo.
São reproduções exatas das pistas de brinquedo, com direito a loops, saca-rolhas e aqueles saltos impossíveis que só os carrinhos de Hot Wheels podem fazer. Além de modelos próprios da Hot Wheels, como o clássico Twin Mill de 1969, o pacote também adiciona carros de verdade, como o conceito Jeep Wrangler Trailcat e o Pagani Zonda R.
O pacote será lançado em 9 de maio, e será vendido por US$ 20 separadamente ou por US$ 35 como parte do Forza Horizon 3 Expansion Pass.
Aston Martin coloca seus modelos mais icônicos para andar de lado
Na semana passada a Aston Martin publicou um teaser com dezenas de modelos clássicos e modernos alinhados em um galpão, com seu especial de pista Vulcan ao centro. Parecia que eles estavam preparando o lançamento de mais um modelo de altíssimo desempenho — afinal, como sabemos, teasers que não dizem nada são obrigatórios em qualquer campanha de lançamento em 2017.
Felizmente a Aston Martin fugiu um pouco desta regra manjadíssima: o teaser, na verdade, antecipava um vídeo promocional gravado para comemorar a abertura de sua nova fábrica. E não se trata apenas de uma sequência de close-ups dos carros parados ao som de uma música instrumental épica: Nick Thiim, Darren Turner (os pilotos da Aston) e Matt Becker (o engenheiro-chefe da fabricante) dirigem praticamente todos os modelos da marca — do clássico DB2 ao ultra-radical Vulcan, passando pelos V8 dos anos 1970 e até mesmo pelo protótipo de Le Mans da marca e pelo pequeno Cygnet (apelidado por nós como Aston Marty), uma versão repaginada do Toyota iQ que a Aston lançou para se adequar às leis de emissões da União Europeia.
O mais legal é que os clássicos aparecem todos em ação, e a Aston não pareceu se importar em girar os motores e fritar os pneus dos modelos para nos entregar pouco mais de seis minutos de diversão. No total, os modelos são estimados em US$ 83 milhões — algo em torno de R$ 260 milhões. Agora… você consegue listar todos os modelos?
Nissan irá fazer peças novas para seus clássicos esportivos
Parece que, no futuro, serão os próprios fabricantes que fornecerão peças de reposição para seus clássicos. Lamborghini, Ferrari, Porsche e Jaguar já oferecem serviços de restauração e peças sobressalentes para seus abastados clientes, mas os proprietários de modelos mais mundanos ainda precisam depender de preparadoras e fabricantes independentes de peças. A Nissan, contudo, pode começar a mudar esta história.
A fabricante anunciou nesta semana que irá produzir componentes de reposição para seus modelos mais icônicos por meio de sua divisão Nismo. Batizado Heritage Parts Program, o serviço irá fornecer componentes para o Nissan Skyline GT-R R32 em um primeiro momento, e depois irá incluir os modelos R33 e R34, além do 300ZX e 240Z. As primeiras peças estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano.
Porsche registra patente de difusor ativo
A posição traseira do motor boxer usado pelo Porsche 911 sempre obrigou a fabricante a contornar a física para otimizar o desempenho do esportivo ao longo dos anos. Na versão de pista do carro, o 911 RSR, eles resolveram isso trocando o motor de lugar com o câmbio, transformando o modelo em um carro de motor central-traseiro, o que liberou espaço na traseira para um difusor maior (explicamos isso aqui). No modelo de rua, contudo, a Porsche não parece disposta a matar esta tradição do 911, e por isso encontrou uma outra forma de otimizar sua aerodinâmica: um difusor ativo.
É o que mostram estas imagens divulgadas pelo site Carscoops. Tratam-se das imagens anexadas ao processo de registro de patente solicitado pela fabricante alemã ao escritório de registro de marcas dos EUA, em 27 de setembro de 2016. Segundo as imagens, o difusor usa um flap que se move logo abaixo do para-choques traseiro para modificar o fluxo de ar.
A ideia de difusores ativos não é novidade (a LaFerrari também usa flaps no fundo do carro), porém no sistema da Porsche o flap não é integrado ao fundo do carro ou ao difusor, e sim ao para-choques traseiro, alongando a traseira do carro.
Ainda não se sabe se a Porsche pretende colocar o dispositivo em seus futuros modelos, mas ele poderia trazer benefícios como redução de arrasto ou direcionamento de fluxo para produção de downforce nos modelos de alto desempenho, como o Turbo S ou os GT2 e GT3.
Lego irá lançar kit do foguete Saturn V com um metro de altura
Depois de lançar um kit de 90 cm de altura do Unimog, a Lego agora superou seus limites e está lançando um kit ainda maior que o do utilitário alemão: o foguete Saturn V, do programa Apollo. Ele terá exatamente 100 cm de altura e inclui os módulos de órbita e pouso lunar, além dos astronautas.
O kit foi uma sugestão de um dos fãs da marca nórdica em seu website, que rapidamente obteve os 10.000 votos necessários para que a Lego estudasse a viabilidade de seu lançamento. A proposta acabou aprovada e em breve estará nas lojas.
O modelo usa uma escala de aproximadamente 1:110 — o foguete real tinha 110,64 metros — e se divite em três estágios (S-IC, S-II e S-IVB), e acompanha um apoio semelhante ao que a NASA usou para exibir o foguete real nos EUA.
O kit será composto por 1.969 peças — aparentemente uma referência ao ano de chegada da Apollo 11 à Lua (foi o Saturn V que levou a Apollo 11 ao espaço), e será lançado no próximo dia 1º de junho na Europa e EUA. Ele custará US$ 120, mas não espere que ele chegue ao Brasil por menos de US$ 400.