entre os lançamentos recentes na industria automotiva alguns carros sofreram com uma recepçao pouco calorosa por parte do publico o gr supra quinta geraçao do classico esportivo japones foi duramente criticado por varios entusiastas por utilizar uma plataforma bmw e por nao ter um design retro inspirado pelo classico a80 o bmw serie 4 e a dupla m3/m4 revelados ha algumas semanas ainda enfrentam resistencia dos fas por causa da controversa grade dianteira tanto que a bmw ja tentou amenizar a situaçao dizendo que outros modelos nao compartilharao este visual ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no brasil um exemplo recente foi o peugeot 208 que principalmente entre os entusiastas causou estranhamento por trazer design moderno bom nivel de equipamentos e um antiquado motor 1 6 16v naturalmente aspirado no lugar de um motor tres cilindros turbo ou mesmo o mais moderno puretech de 1 2 litro a peugeot prefere usar a versao eletrica como chamariz outra decisao controversa considerando o alto preço dos eletricos no brasil o que estes casos tem em comum porem e que eles nao decepcionaram a todos apenas a quem realmente curte carros entusiastas sao um publico exigente como ja mencionamos aqui outras vezes mas isto so ocorre porque temos uma visao mais critica o grande publico dificilmente vai se incomodar com a grade do serie 4 a base do gr supra ou o motor antiquado do peugeot 208 por outro lado ao longo da historia do automovel alguns carros tiveram recepçao muito pior ao ponto de alguns ate causarem mudanças no codigo de transito e acabar em instantes com reputaçoes construidas ao longo de anos ou no minimo obrigarem as empresas a fazer mudanças de emergencia em seus projetos para tentar reduzir os danos e sobre estes que vamos falar perto deles a grade da bmw e fichinha um detalhe importante esta lista se refere a carros que foram mal recebidos assim que lançados isto exclui por exemplo o trabant que era notoriamente precario mas no lançamento foi objeto de desejo dos trabalhadores que viviam na alemanha oriental e formavam fila para compra lo novo ou o ford mustang ii que vendeu bem quando foi lançado pois era economico e tinha um nome forte e so foi se tornar odiado retroativamente chevrolet corvair no caso do chevrolet corvair e sua pessima recepçao o diabo tem nome ralph nader que escreveu um livro chamado unsafe at any speed perigoso a qualquer velocidade sem traduçao no brasil especialmente para o carro lançado em 1959 como modelo 1960 o corvair foi a tentativa da chevrolet de criar um carro barato para rivalizar com o recem chegado volkswagen beetle e assim como o vw ele tinha um boxer na traseira arrefecido a ar mas fora isto era um carro americano maior e mais potente o motor tinha seis cilindros e nao quatro neste aspecto assemelhando se mais ao porsche 911 que ao fusca e a carroceria tinha diversas configuraçoes seda cupe perua picape furgao e conversivel nao era um carro ruim no papel tudo para ser uma boa alternativa a quem procurava um carro compacto e barato mas nao queria abrir mao de algo made in usa o problema estava na suspensao a traseira usava semi eixos oscilantes nos carros produzidos entre 1960 e 1963 um sistema semelhante ao do fusca porem em um carro mais potente e pesado somado a ausencia de uma barra estabilizadora na dianteira o resultado era uma dinamica instavel remediada parcialmente pela recomendaçao de calibrar os pneus com 15 psi na dianteira e 26 psi na traseira caso se utilizasse a mesma pressao na dianteira e na traseira o risco de sair de traseira de forma perigosa era muito alto foi esta a questao principal que levou nader um ativista dos direitos do consumidor a escrever unsafe at any speed paralelamente foi divulgada a informaçao de que a general motors tinha planos para incluir no projeto elementos que acabariam com estes problemas mas optou por nao faze lo por questoes de custo https //www youtube com/watch v=w6smxcegajg foi so a partir do ano modelo de 1965 que a chevrolet aproveitou o facelift do corvair para dar a ele uma nova suspensao traseira independente colocando um fim na dinamica problematica do carro contudo com sua imagem ja manchada o corvair so durou mais quatro anos antes de em 1969 sair de cena o caso do corvair foi o que motivou as autoridades dos estados unidos a criar a nhtsa national highway traffic safety association orgao responsavel por controlar a qualidade dos equipamentos de segurança dos automoveis e tambem realizar testes de colisao chevrolet chevette na decada de 1970 a general motors lançou a plataforma t para carros compactos uma necessidade imposta pelo alto preço dos combustiveis e o declinio dos automoveis grandes foi a primeira plataforma global da gm dando origem a modelos da opel e da vauxhall na europa da isuzu na asia da holden na australia e da chevrolet nas americas o nosso chevette foi um carro muito bem recebido primeiro compacto da chevrolet no brasil ele satisfazia pelo desenho pela economia de combustivel e pela excelente dinamica alem de custar pouco nao por acaso ele e tao popular entre os entusiastas agora com o chevette norte americano a historia foi outra optando por um design mais pesado com cromados em abundancia lanternas enormes e apenas carroceria hatchback o chevette dos estados unidos foi lançado em 1975 e imediatamente foi criticado pela ousada imprensa da epoca isto porque como resposta aos compactos europeus como o vw golf mk1 e japoneses toyota corolla e honda civic ambos bem sucedidos ja naquela epoca a gm ofereceu um carro com aproveitamento de espaço ruim por causa do motor longitudinal feio e com desempenho pifio https //www youtube com/watch v=3yarge9vosw por outro lado recepçao negativa nem sempre significa fracasso nas vendas no caso do chevette o preço baixissimo garantiu que ele fosse o compacto mais vendido dos estados unidos em 1979 retroativamente porem o chevette americano frequentemente e citado como um exemplo da decadencia das tres grandes de detroit depois da crise do petroleo delorean dmc 12 o delorean virou uma lenda depois que apareceu em de volta para o futuro na verdade foi so por causa de marty mcfly e doc brown o delorean ja nasceu controverso um esportivo para o mercado norte americano fabricado em belfast na irlanda do norte poderia dar certo john delorean ex executivo da gm criador do carro e fundador da marca optou por produzir na irlanda do norte graças a incentivos do governo do reino unido que buscava uma forma de aquecer a economia e gerar empregos naquela regiao contudo a falta de conhecimento da força de trabalho local levou a um automovel que sofria com problemas de construçao acabamento e controle de qualidade sem falar no desempenho fraco concedido pelo motor v6 prv de 2 85 litros e risiveis 132 cv como um carro futurista com carroceria de aço escovado e portas asa de gaivota poderia ser tao lento https //www youtube com/watch v=ppdeoqlim8o publico e imprensa simplesmente nao se impressionaram tanto assim com o delorean ate porque a ideia de um esportivo vindo de uma fabricante alternativa com forte apelo no design e caracteristicas unicas nao era exatamente novidade para piorar john delorean foi acusado de trafico de cocaina ele supostamente estaria tentando vender 100 kg da droga por us$ 24 milhoes para tirar sua companhia de uma crise financeira o proprio delorean defendeu se no tribunal juntando evidencias de que havia sido vitima de uma armaçao mas a empresa ja estava em maus lençois por conta do fracasso do delorean dmc 12 e john delorean jamais envolveu se na industria automobilistica novamente ele morreu em 2005 aos 80 anos apos sofrer um derrame o chevrolet camaro com motor iron duke em sua terceira geraçao o chevrolet camaro demorou a embalar lançado em 1982 ele tinha linhas retas que em nada lembravam os antecessores e abraçava de vez a estetica oitentista isto nao era um problema na verdade foi um refresco bem vindo e chevrolet demorou a dar a ele uma versao esportiva de verdade com um motor v8 potente o iroc z so veio em 1985 mas este nao e seu maior pecado o grande tropeço do camaro de terceira geraçao era sua versao de entrada o camaro equipado com o quatro cilindros iron duke motor de 2 5 litros que tem certo parentesco com o 2 5 do chevrolet opala com apenas 90 cv ele foi responsavel por fazer do camaro de terceira geraçao basico o camaro mais lento de todos os tempos e pior era equipado com um cambio automatico de tres marchas que para dizer o minimo era letargico humilhante primitivo e mais lento que um onibus escolar eram as maneiras com que a imprensa automobilistica se referia ao camaro iron duke naturalmente o motor viveu pouco e foi abandonado em 1986 sem deixar saudade alguma cadillac cimarron no brasil algumas empresas tentaram transformar o chevrolet monza em um carro de luxo dando a ele um body kit que imitava o mercedes benz 190e visto como uma excentricidade na epoca hoje os monza modificados sao bastante raros e certamente os entusiastas do modelo gostariam de colocar um deles na garagem o monza benz porem tinha uma justificativa aceitavel ele foi criado na decada de 1980 quando o mercado brasileiro ainda nao podia contar com os carros importados ficava mais dificil porem ver um cadillac feito pela propria gm sobre a plataforma do monza desde a decada de 1930 a cadillac era a divisao de luxo da gm com carros grandes e opulentos confortaveis e bem equipados na decada de 1980 porem a general motors ainda estava como toda a industria de automoveis nos eua lutando para fazer frente aos importados cada vez mais populares alem disso normas de emissoes cada vez mais restritas dificultavam a vida de quem estava acostumado com carros grandes beberroes e potentes tanto o publico quanto as proprias fabricantes o cadillac cimarron surgiu no meio deste turbilhao ele era feito sobre a plataforma j a mesma do nosso chevrolet monza do opel ascona do chevrolet cavalier e do coreano daewoo espero que inclusive tambem foi vendido no brasil mas a plataforma j foi criada para carros mais modestos nada como um cadillac cuja missao era encarar mercedes benz 190e e bmw serie 3 especialmente com a execuçao ruim da ideia o cimarron era simplesmente um chevrolet cavalier com todos os equipamentos de serie possiveis e uma nova dianteira para te lo na garagem era preciso pagar o dobro do que custava um cavalier topo de linha naturalmente o cimarron foi um fracasso apesar de vender razoavelmente bem ele e considerado pela propria gm uma das principais razoes para longa queda nas vendas ao longo dos anos 1980 falando do cimarron o critico automotivo dan neil nao poupou palavras acidas tudo o que tornava a gm dos anos 80 ruim mentirosa gananciosa e preguiçosa esta cristalizado neste que e um insulto flagrante ao bom nome e aos estimados clientes da cadillac ele quase matou a marca e permanece hoje como sua maior vergonha ouch jaguar x type lançado em 2001 o jaguar x type e ate valorizado no brasil talvez por ser o mais acessivel dos jaguar mas no exterior sua recepçao nao foi das melhores o x type tinha um design obviamente inspirado pelo iconico jaguar xj e facil perceber pelo desenho dos farois e da grade pelo para choque bem destacado da carroceria e pelas proporçoes entre os tres volumes contudo o carro era feito com base no ford mondeo isto porque na epoca a jaguar ainda pertencia a ford e isto foi um problema o carro entregava suas raizes no acabamento e no desempenho alem de ser considerado caro demais pelo que prometia um rival com pedigree de luxo britanico para o bmw serie 3 para piorar na epoca a jaguar estava começando graças a ford diga se a superar a fama que seus carros tinham de pouco confiaveis contudo problemas com controle de qualidade e falhas mecanicas constantes acabaram atrasando este processo apesar das criticas o x type permaneceu a venda por dez anos mas ele nao ganhou um sucessor de imediato a jaguar so atacou o segmento dos sedas compactos novamente em 2015 com o bem melhor xe ford escort mkv europeu sim o ford escort mk5 que a gente ve todos os dias e foi vendido no brasil entre 1992 e 1996 este carro na verdade foi totalmente rejeitado na europa onde foi lançado em 1990 ele nao era um carro ruim per se mas foi uma grande decepçao em especial no reino unido onde foi muito aguardado isto porque apesar da nova plataforma ele usava os mesmos motores do anterior e nao entregava a mesma dinamica agradavel ao contrario o acerto da suspensao e as respostas do volante foram motivo de criticas o acabamento era bom mas o estilo foi visto com desdem e com isto o escort mk5 foi considerado um verdadeiro fracasso as circunstancias levaram a ford a realizar uma reestilizaçao de emergencia ja em 1992 adotando formas mais arredondadas e melhorando o nivel de acabamento alem de adotar novos motores mais modernos como o zetec de dois litros desenvolvido pela mazda e o carro que conhecemos no brasil como escort mk6 e acabou sendo o ultimo escort substituido pelo primeiro ford focus este sim uma unanimidade positiva renault avantime hoje em dia alguns entusiastas gostam do renault avantime por sua excentricidade de fato ele e um automovel dificil de enquadrar em qualquer categoria ele tem perfil e plataforma de minivan mas so levava quatro pessoas com conforto tinha um v6 de tres litros e 207 cv o que era razoavel mas vendia se como um grand tourer de luxo para quem queria fugir do lugar comum mas lhe faltavam desempenho e estilo e preciso ter mesmo certo gosto por carros esquisitos para gostar dele revelado ao mundo em 2001 o avantime causou estranhamento por seu estilo ele foi elogiado pela automobile magazine por sua ousadia mas a revista tambem observou que o perfil de minivan causava a expectativa de um carro mais espaçoso e pratico enquanto o conjunto mecanico e a propria renault diziam que o avantime era um cupe grand tourer no fim das contas o avantime so mostrou que nao convencia como nenhuma das duas coisas apenas 8 557 exemplares foram vendidos entre 2001 e 2003 e hoje em dia o carro e conhecido como um dos maiores fracassos em toda a historia da industria automobilistica detalhe o avantime era fabricado pela matra sob contrato com a renault e o fracasso foi tao grande que quando o carro finalmente saiu de linha a matra desistiu de fabricar carros por causa do prejuizo pontiac aztek lançado em 2001 o pontiac aztek e aquele carro que muitos consideram o mais feio do mundo e bem ele nao era mesmo bonito bob lutz ja o chamou de eletrodomestico raivoso por conta das proporçoes verticalizadas e desengonçadas e pelo design agressivo da dianteira o critico dan neil foi ainda mais contundente eu estava na plateia do salao de detroit no dia em que a gm mostrou o pontiac aztek e eu nunca vou esquecer o susto que todo os os presentes tomaram caramba aquele carro so poderia ser mais odiado naquele momento se tivesse uma suastica tatuada na testa https //www youtube com/watch v=a9rn4egf78c de acordo com uma analise posterior feita pelo autoblog o pontiac aztek so existiu porque na epoca a pontiac priorizava o trabalho dos bean counters e esquecia dos designers competentes ja o consumer reports revelou em 2014 que na epoca do lançamento seus jornalistas preferiam testar o aztek a noite pois tinham muita vergonha de serem vistos dentro dele a luz do dia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 184706 184707 ] para ajudar por baixo da carroceria o pontiac aztek era um crossover com motor v6 cambio automatico e traçao dianteira ou integral sem maiores qualidades ao menos ele trazia uma serie de opcionais fora da caixa como barraca de camping com colchao inflavel console central que se transformava em um cooler removivel e a tampa traseira bipartida com porta copos e assentos acolchoados se fosse bonito jeep compass o atual jeep compass lançado em 2016 e um case de sucesso para a fca com design robusto bons motores qualidade de acabamento excelente e razoavel capacidade off road ele nao lidera a toa o segmento dos suvs no brasil e em varias partes do mundo mas a jeep apanhou bastante antes de conseguir acertar a mao e o jeep compass de primeira geraçao e a maior prova disso apresentado em 2006 o compass original foi imediatamente recebido com revolta isto porque fora o nome e a iconica grade dianteira nada nele era jeep ele foi uma das primeiras tentativas da tradicional marca de veiculos 4x4 em fazer um crossover urbano e para isto pegou emprestada a plataforma do dodge caliber o parentesco fica evidente nas proporçoes e na forma infeliz com que a jeep deu ao compass sua identidade visual mas a coisa realmente apertava quando se percebia que ele tinha suspensao baixa traçao apenas dianteira em um jeep e suspensao independente mesmo o renegade atual que tem parentesco ate mesmo com a plataforma do punto nao cometeu o erro de ser muito carro e pouco jipe o resultado compass foi colocado pelo edmunds com na lista de piores carros novos para comprar em 2006 a publicaçao foi cruel o compass pisoteia e esmaga a reputaçao da jeep como fornecedora de veiculos off road autenticos para o consumidor americano dizia sua analise que tambem comparava o carro ao monstro de dr frankenstein pontiac gto voce pode ate estranhar que este carro esteja na lista mas ha um bom motivo hoje em dia ele e considerado o canto do cisne da pontiac que acabou fechando as portas como resultado da recessao de 2009 mas na epoca ele era visto simplesmente como sem sal tecnicamente nao havia nada de errado com ele lançado em 2003 o gto trazia um v8 de 5 7 litros debaixo do capo traçao traseira cambio manual e era em essencia um holden monaro cupe com algumas modificaçoes esteticas e o monaro sempre foi um sucesso na australia acontece que ele se chamava gto mas olhando para ele nao se via nada do pioneiro dos muscle cars e alem do visual pouco inspirado ele tambem usava uma plataforma antiga o monaro era nada mais que um omega b da decada de 1990 atualizado assim em vez de vender as 18 000 unidades planejadas no primeiro ano o gto vendeu apenas 13 000 olhando em retrospecto e possivel que a pontiac tivesse se dado bem caso aplicasse ao gto o mesmo tratamento que a ford deu ao mustang de quinta geraçao lançado em 2004 que foi um sucesso indiscutivel e conseguiu reacender a chama dos muscle cars nos eua
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