a popularizaçao da internet trouxe acesso ilimitado a praticamente todo o conhecimento do mundo mas tambem retirou alguns filtros que verificavam a qualidade desta informaçao como ja dizia ayrton senna na internet as informaçoes sao repassadas sem muito questionamento e muitas vezes tidas como convenientes verdades e trata se de um fenomeno preocupante uma vez que deu origem as fake news e a menos lembrada pos verdade e vem sendo utilizado por narrativas ideologicas de todos os espectros mas como nao temos muita paciencia para a ideologizaçao de tudo vamos falar de algo mais leve as citaçoes mais famosas de icones da cultura automobilistica sera que eles escaparam das falsas citaçoes ou sera que seus nomes foram usados para assinar textos e citaçoes apocrifas essa pergunta me veio a cabeça ha algumas semanas quando decidi procurar a origem da frase que inspirou este site a famosa citaçao de colin mcrae sobre na duvida acelerar ao maximo e com ela que começamos esta materia if in doubt flat out colin mcrae na duvida acelera eu sei esta busca poderia ser um tiro no pe afinal caso ela seja falsa o flatout teria sido fundado sobre uma citaçao que nunca existiu felizmente nao foi o caso colin mcrae morreu em 15 de setembro de 2007 em um tragico acidente de helicoptero que tambem levou seu filho um amigo do garoto e um amigo de mcrae as homenagens começaram imediatamente em todo o mundo mas por alguma razao a frase que se tornou fortemente associada a ele so começou a ser utilizada com frequencia a partir de 2009 dois anos mais tarde esse intervalo entre as homenagens e a popularizaçao do lema sao um forte indicio de que a frase poderia ser apocrifa ou seja nao ter sido declarada por ele contudo durante minhas buscas encontrei duas pessoas diferentes em momentos diferentes dizendo que lembram se dele falando isto em uma entrevista pos corrida de alguma ediçao do rac rally nos anos 1990 infelizmente nao encontrei esta entrevista em video no youtube a bbc tinha uma cobertura especial dos ralis e muitas delas acabaram digitalizadas na internet mas nao todas pesquisando mais a fundo encontrei uma ediçao da revista da american motorcycle association ama de dezembro de 1975 em que uma materia e iniciada da seguinte forma somewhere in between when in doubt flat out and the finish anywhere but always finish philosophies of motorcycle racing lies the key to putting together a successful season on the ama grand national circuit em algum lugar entre as filosofias na duvida acelera e termine em qualquer posiçao mas sempre termine esta a chave para uma temporada bem sucedida no circuito ama grand national seria esta uma evidencia de que colin mcrae nunca disse esta frase talvez mas ha algo importante a ser considerado nessa historia a revista da ama deixa claro que in doubt flat out era um lema entre os motociclistas dos anos 1970 nos eua e possivel e provavel que colin mcrae conhecesse esse jogo de palavras e tenha usado realmente em uma entrevista em algum momento de sua carreira — que se estendeu entre 1987 e 2003 e isso traz outro elemento importante mcrae e um personagem cuja carreira foi documentada por gravaçoes de audio e de video por fotos e por jornalistas ainda vivos e pouco provavel que uma citaçao apocrifa tenha sido atribuida a ele sem ser desmascarada por essa razao e altamente provavel que colin mcrae embora nao seja o autor da frase tenha sido o mais famoso a dize la https //www youtube com/watch v=is9kkhkl_zk alem disso seu desempenho com o ford focus no terceiro dia do rali do chipre em 2002 e a materializaçao desse slogan o carro estava completamente destruido mas colin seguiu em frente de pe embaixo l’aerodinamica e per quelle persone che non sanno costruire un motore ferrari a aerodinamica e para aquelas pessoas que nao sabem construir um motor enzo ferrari tem varias citaçoes atribuidas a si mas a mais famosa talvez seja esta sobre a aerodinamica a aerodinamica foi feita para aquelas pessoas que nao sabem construir um motor que e a traduçao da frase acima ele realmente disse isso apesar de a ferrari ja levar a aerodinamica em conta desde o fim dos anos 1950 a frase foi dita em resposta ao piloto/jornalista belga paul frere quando este disse a enzo que a velocidade limitada da 250 tr em le mans se devia ao para brisa grande demais enzo respondeu dizendo que aerodinamica e coisa de gente que nao sabe fazer motores a reclamaçao de frere se devia a rivalidade com o maserati birdcage que tinha um para brisa igualmente imenso porem aerodinamico que o permitia passar dos 280 km/h na hunaudieres enquanto a 250 testa rossa ficava nos 255 km/h apesar disso a paul frere venceu a corrida com sua 250 tr enquanto os tres maserati abandonaram there s no replacement for displacement carroll shelby/w o bentley nao ha substituto para as polegadas cubicas there is no replacement for displacement — ou nada substitui as polegadas cubicas — foi a filosofia por tras do desenvolvimento do shelby cobra carroll shelby voltaria a aplicar sua filosofia em varios outros de seus projetos como os gt350 e gt500 e o dodge viper que tinha o maior deslocamento de sua epoca entre os carros produzidos em serie nao foi a toa que a famosa citaçao sobre deslocamento e polegadas cubicas ficou fortemente associada ao homem durante toda a sua vida so que a frase nao e de carroll shelby na verdade sequer ha registros de que ele tenha repetido esta frase embora ele certamente a conhecesse porque ela era um ditado popular entre os hot hodders desde os anos 1940 mas apesar de ter se popularizado nos eua a autoria do slogan e atribuida a um britanico walter owen bentley ou w o bentley o criador da marca que leva seu nome segundo o livro supercharging performance handbook de jeff hartman a frase surgiu em um dialogo de bentley com um de seus pilotos sir henry tim birkin [caption id= attachment_243809 align= aligncenter width= 1600 ] bentley e o de gravata[/caption] apesar de ter vencido as 24 horas de le mans com seu bentley 4½ litre o modelo estava em seu limite tecnico diante disso tim birkin sugeriu ao mr bentley que instalasse um supercharger ao motor bentley que nao gostava de compressores respondeu dizendo there’s no replacement for displacement e bancou o desenvolvimento do speed six baseado no 6½ litre simplify then add lightness colin chapman simplifique e depois adicione leveza colin chapman foi um genio ele mudou para sempre a forma de se construir carros esportivos de rua e carros de corrida — e fez isso seguindo sua filosofia pessoal expressada em um slogan simplifique e depois adicione leveza mas sera que ele disse isso mesmo segundo a lotus esta era sua filosofia mas nao ha nenhum registro de quando ele disse isso — nem mesmo se ele realmente disse isso apesar de a frase ser usada oficialmente pela empresa isso porque alem de simplifique e depois adicione leveza a lotus tambem usa uma variaçao deste slogan to add speed add lightness para adicionar velocidade adicione leveza https //www youtube com/watch v=j_mja_ipini&feature=youtu be e possivel que o slogan nunca tenha sido dito mas tenha sido criado para expressar a filosofia da lotus como colin chapman estudou aeronautica e chegou a servir a royal air force e provavel que ele tenha se inspirado em um famoso aviador que tambem era igualmente talentoso com as palavras anthoine de saint exupery o autor de o pequeno principe disse que a perfeiçao nao e atingida quando nao ha mais o que adicionar mas quando nao ha mais o que tirar faz sentido para voce you can have it the colour you want it as long it is black henry ford voce pode ter um carro na cor que quiser contanto que seja preto esta e uma das frases mais famosas da historia da industria automobilistica e representa ao mesmo tempo o pragmatismo e a teimosia de henry ford — duas de suas caracteristicas pessoais mais famosas ela tambem e usada como um exemplo de citaçoes apocrifas geralmente associada ao fato de o ford t ter sido vendido em outras cores em alguns anos modelo felizmente ha registro bibliografico do momento exato em que henry ford disse isso e a transcriçao fiel do que foi dito aconteceu em uma reuniao de diretores da ford no final de 1909 o ano fiscal havia sido encerrado com 10 680 carros e em uma manha sem aviso previo henry ford declarou que a partir daquele dia eles iriam produzir carros baseados em apenas um tipo de chassi o chassi do ford t todas as variaçoes seriam baseadas nele como forma de aumentar a produçao em escala — a linha de produçao ainda nao havia sido implementada alem disso ford declarou qualquer cliente pode ter um carro pintado na cor que quiser contanto que seja preto o motivo todos sabemos a tinha era baseada em betume e secava mais rapidamente que qualquer outra tinta da epoca — as pinturas duco de nitrocelulose so apareceram duas decadas depois com isso ele conseguiu dobrar a produçao em 1910 e chegou as 34 000 unidades em 1911 antes mesmo da linha de produçao i couldn t find the sports car of my dreams so i built it myself ferdinand porsche nao encontrei o esportivo dos meus sonhos entao o construi por conta propria essa frase soa como storytelling de marqueteiros dos anos 2010 — especialmente porque seu autor nasceu antes dos automoveis e foi um dos pioneiros dos esportivos ele nem teria como achar um esportivo porque eles nao eram tantos entao a frase nao faz sentido no contexto da carreira de ferdinand porsche acontece que como explicamos aqui houve tres ferdinand porsche o primeiro que trabalhou na lohner e na daimler benz responsavel pelo fusca e pelo mercedes benz ssk; seu filho ferdinand anton ernst porsche mais conhecido como ferry porsche criador do porsche 356; e seu neto ferdinand alexander porsche ou butzi porsche criador do 911 e dai que vem a confusao sobre a frase que sintetiza a fundaçao da porsche foi mesmo ferdinand porsche quem a disse mas nao o ferdinand porsche original e sim seu filho ferry porsche a propria fabricante confirma isso mas nao da detalhes sobre o contexto em que foi dita apenas cita a frase exata no inicio procurei e nao encontrei o carro dos meus sonhos entao decidi construi lo eu mesmo racing is life anything before or after is just waiting steve mcqueen/michael delaney correr e viver tudo o que vem antes ou depois e apenas espera https //www youtube com/watch v=xvgpbsr mce racing is life anything that happens before or after is just waiting a frase foi dita por michael delaney o personagem de steve mcqueen em as 24 horas de le mans le mans 1971 e ate hoje e uma especie de mantra para os ratos de pista pilotos e entusiastas do automobilismo que atribuem sua autoria ao proprio mcqueen ai começa a controversia quem disse a frase foi steve mcqueen porem no papel de michael delaney por mais que mcqueen fosse piloto e entusiasta delaney nao era seu alter ego mas um personagem que mcqueen interpretou como ninguem mais poderia interpretar o que acontece e que uma variaçao desta frase foi usada nos anos 1960 por outro ilustre destemido o funambulista karl wallenda ele foi um dos mais famosos funambulistas da historia e em certa ocasiao disse to be on the wire is life; the rest is waiting ou estar na corda bamba e vida o resto e espera a citaçao ficou notoria depois que foi publicada em um ensaio do sociologo ervin goffman sobre o proprio wallenda e sua rotina de riscos publicado em 1967 a citaçao de wallenda e de mcqueen contudo tambem ja havia sido atribuida a outro piloto nos anos 1940 e 1950 rudolf caracciola o homem que deteve o recorde de velocidade em vias publicas por quase 80 anos e quase 60 anos apos sua morte nao ha registro de que ele tenha dito isso muito menos uma variaçao em alemao atribuida a ele contudo na busca pela origem da frase encontrei um livro chamado the quote verifier who said what where and when do autor americano ralph keyes o verificador de citaçoes quem disse o que onde e quando inedito no brasil ralph aparentemente pesquisou a origem e descobriu que a frase e um cliche dos daredevils profissionais destemidos como dubles pilotos de corrida aviadores etc if one day speed kills me don t cry because i was smiling paul walker se um dia a velocidade me matar nao chorem porque eu estava sorrindo quando paul walker morreu seus fas encontraram esta citaçao acima e a usaram como homenagem ao idolo criando adesivos camisetas e imagens diversas em traduçao livre fica algo como se um dia eu morrer acelerando nao chore porque eu estava sorrindo walker nao era um piloto de verdade mas seu personagem brian o conner poderia muito bem ter dito estas palavras pensando bem e ate uma forma de lidar melhor com a morte do ator no fim das contas ele morreu dentro de um superesportivo ainda que estivesse no banco do carona fazendo o que gostava alguns sites dizem que a famosa citaçao foi dita durante uma entrevista para a mtv feita no fim de 2001 um jovem paul walker com o famoso toyota supra laranja ao fundo fala sobre os carros de que mais gosta e sobre as filmagens mas em nenhum momento diz as famosas palavras https //www youtube com/watch v=tbu83fmndo4 outras fontes dizem que o autor da frase e desconhecido como o the guardian enquanto o mashable diz que ela supostamente foi dita por paul walker usando o filtro de periodo de publicaçao no google procuramos por registros da frase anteriores a 30 de novembro de 2013 mas o site nao retornou nenhum link para uma eventual entrevista ou video se walker tivesse mesmo dito esta frase certamente ela estaria por todo canto mesmo antes de sua morte afinal e uma frase de impacto — especialmente vinda de um entusiasta e o veiculo de comunicaçao no qual ela originalmente foi publicada nao deixaria de lembrar dela ao noticiar sua morte o timing era perfeito entao pensamos que talvez a frase tenha sido modificada — algo muito comum em citaçoes famosas — e encontramos o trecho de uma suposta entrevista concedida a uma reporter do los angeles times entre julho e dezembro de 2012 durante as gravaçoes de velozes e furiosos 6 nela paul walker falava sobre como de vez em quando corria em vias publicas e acabou falando sobre o que aconteceria se morresse acelerando um carro reporter nos filmes voce dirige bem rapido voce gosta de dirigir rapido longe do set paul walker claro eu nao consigo nem ir a padaria sem querer dar umas esticadas nao importa em que carro eu esteja r qual foi a maior velocidade que voce ja alcançou em uma rodovia pw bom espero nao ir preso nem nada por te contar risos mas ja fui rapido o suficiente r risos nao acho que voce va se encrencar pode me contar em off pw eu ja passei um pouco dos 340 km/h em uma interestadual na ferrari do meu amigo r caramba isto da quase o triplo do limite nao pw risos r mas isto nao te assusta qualquer errinho pode custar sua vida pw sim me assusta demais e isto e parte da diversao eu sei da forma como eu gosto de correr vou morrer um dia mas eu estarei fazendo o que eu amo fazer e posso garantir que terei um sorriso no rosto entao e melhor que ninguem chore sao perguntas meio esquisitas e verdade mas quantas vezes voce nao viu entrevistas absurdas feitas por reporteres despreparados mas o que importa e a ultima resposta seria ela origem da famosa citaçao de walker poderia ser porem tambem nao encontramos esta entrevista na integra publicada em lugar algum nem mesmo no acervo de ediçoes impressas do la times tudo o que existe e apenas este trecho normalmente na seçao de comentarios de videos sobre paul walker tumblrs ou blogs pessoais alem disso a entrevista foi feita pouco menos de um ano antes da morte do ator a primeira data em que a frase aparece quando se pesquisa com filtro de periodo no google e o dia 1/12/2013 o dia seguinte a morte e ela esta sempre publicada por fas nas redes sociais nunca em algum veiculo de comunicaçao se paul walker realmente tivesse dito isso em alguma entrevista a citaçao seria perfeita para manchetes sensacionalistas do tipo paul walker falou sobre morrer em acidente um ano antes de sua morte por isso nos parece improvavel que paul walker tenha dito sua famosa frase primeiro porque ela tem um carater um tanto irresponsavel para alguem com a influencia de uma estrela de cinema depois porque ele despontou para a fama em 2000 ja na era da internet parece pouco provavel que a origem de uma frase tao famosa tenha se perdido na era da informaçao por ultimo e bem provavel que ele nao pensasse em morrer desse jeito tao rapido e tao cedo
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