particularmente ouço todo comentario que voces fazem aqui no flatout e em todas as midias sociais em que publicamos muitos amigos meus dizem para eu parar com isso; a maioria mesmo sem saber as vezes subscreve a filosofia do famoso podcaster americano joe rogan nunca se deve ler comentarios que devem ser sempre ignorados para o bem da saude mental segundo ele mas eu nao consigo quero saber o que voces acham receber seus elogios com alegria e as criticas de mente aberta nao vou mentir as vezes as criticas machucam ui mas faz parte os pedidos e criticas se bem explanados e ditos com a necessaria educaçao que mamae nos ensinou sao realmente levados a serio aqui nem sempre mudamos algo por isso claro somente se concordamos com o que foi dito e os pedidos bem as vezes simplesmente nao conseguimos atender todos eles sorry for that nao e ma vontade nem preguiça isso posso prometer a voces tudo isso e possivel somente pela qualidade de nossos leitores nao e puxar saco a gente pode nao concordar sempre mas o site tende a atrair gente que pensa por si so e vem aqui para isso para exercitar a cabeça voces sao sensacionais serio mesmo as vezes dizem algo que nao gostamos claro mas quem nunca ne perfeiçao e mais que impossivel e totalmente indesejavel deixemo las para os robos ou o maldito lane assist ops la vem mais um comentario pessoalmente confesso ser o culpado pela maioria da raiva dos leitores isso por ser incapaz de deixar de transparecer minhas preferencias a respeito de carros que ja vou declarar ja eu acho que a humanidade tomou um caminho errado a partir dos anos 1970 com respeito aos automoveis que os tornaram basicamente complexos caros e pesados demais caminho errado; nao quero que tudo volte a 1970 quero 1970 com a tecnologia de hoje imagine isso mas mesmo que voce nao concorde comigo e entendo perfeitamente acho muito estranho quando comentarios reclamam de opiniao opiniao e simples se nao concordo ou ignoro ou digo nao concordo e pronto opiniao afinal de contas nao e fato como disse famosamente rob gordon em alta fidelidade how can it be bullshit to state a preference eu acho que precisamos mais delas fatos dizem nada sem interpretaçoes e considero melhor ouvir opinioes do que as deixar escondidas e nao se engane a imprensa isenta e um mito mais inacreditavel que a terra plana putz espero que nao tenhamos nenhum terraplanista aqui ouvindo ou vou explodir os comentarios de novo o fato e que todo mundo as esconde hoje as tais opinioes; todo mundo tem um medo danado nesses tempos de censura informal onipresente a gente nao vale discordar e os comentarios existem para isso; mas aqui escondemos zero de voce manipular opiniao deixamos para os sociopatas de alcova [caption id= attachment_372392 align= aligncenter width= 999 ] honda city agora com disco atras[/caption] dito isso esta semana em que os comentarios reclamaram bastante de minhas opinioes no zero a 300 um velho amigo virtual o alexandre zamariolli disso sobre o que eu escrevi a respeito do novo honda city 2025 discos de freio no eixo traseiro para deixar contente todo mundo que acha que precisa deste detalhe mais caro mas obviamente inutil num veiculo como o city como eu sempre digo e melhor ter e nao precisar do que precisar e nao ter respondi a ele que nunca ia precisar num honda city mas acho que e pouco; melhor explicar mais em detalhe pois aqui nao e uma opiniao e um fato freio a tambor e lixo enzo ferrari supostamente certa vez disse durante a adoçao de freios a disco pela jaguar nos anos 1950 eu faço meus carros para andar nao parar e uma frase que reflete muito bem o pensamento da nascente industria do automovel no seu inicio o que interessava o que fez ele possivel na verdade era o motor interessava colocar aquelas carruagens precarias em movimento; para las era uma preocupaçao secundaria mesmo porque as velocidades eram baixas e o transito era tranquilo espaço para parar existia esta e uma filosofia que permanece por muito tempo os freios sempre atras da capacidade de velocidade do automovel quase uma tradiçao a frase de ferrari se foi dita foi dita depois da segunda guerra mundial o que mostra que por mais da metade de sua historia parar o carro era preocupaçao secundaria mas hoje nao mais a capacidade de frenagem depois dos pneus e o que faz a dinamica de um carro moderno tao incrivel carros andando a mais de 400 km/h existem desde 1932 mas carros que tem freios condizentes com o alto desempenho do motor e um fenomeno bem recente praticamente do seculo xxi muito disso vem tambem claro da evoluçao de sistemas eletronicos de controle como o abs e de novos materiais de atrito mas o freio a disco de circuito hidraulico duplo permanece o sistema basico de uso universal por isso mesmo muita gente hoje em dia por pura desinformaçao tem ate medo de sistemas mais antigos tremem ao saber que um carro nao tem abs e pior ainda tambores nas quatro rodas estes parecem algo que nao tem lugar mais no mundo a quantidade de carros antigos convertidos a disco aumenta a todo dia claro que em alguns casos e uma opçao interessante para segurança mas nao quer dizer que todo sistema de freio a tambor e ruim claro que existe um motivo para que todo mundo use discos hoje em dia; realmente e o melhor sistema sem sombra de duvida mas o freio a tambor nao esta ainda na traseira de alguns carros so para economizar dinheiro claro que este e um grande motivo a industria esta longe de ser boazinha e espera de voce so seu dinheiro e mais nada nao somos cegos a isso mas tambem sabemos que em engenharia e na vida se duas soluçoes resolvem um problema de forma igual a mais simples e mais barata e a melhor soluçao nao e de novo freio a disco e melhor mas vou agora tentar explicar onde que e melhor de que forma e por qual motivo; para depois falarmos de freio traseiro de novo ok para alinhar expectativas prometo resumir de onde veio o disco no inicio do automovel os freios eram como de carruagens blocos de madeira nas rodas cintas nos eixos coisas assim o triciclo benz de 1886 marco zero da industria tinha uma simples tira de couro que acionada por uma alavanca parava as rodas traseiras parece que wilhelm maybach fez o primeiro freio a tambor da historia mas pouco se sabe disso; o fato e que a primeira patente e de louis renault o famoso pioneiro de paris em 1902 mas o freio de renault ainda nao era o que conhecemos era externo as sapatas abraçando o tambor por fora e e claro so nas rodas traseiras parece incrivel olhando de hoje mas e verdade antes dos anos 1920 ninguem tinha coragem de colocar freios nas quatro rodas do automovel era uma temeridade todo mundo achava que travando as rodas dianteiras o carro perderia o controle totalmente alguns mais medrosos falavam ate em capotamento de frente serio gente a segurança dos freios somente atras era indiscutivel [caption id= attachment_372609 align= aligncenter width= 999 ] duesenberg model a 1924 freios hidraulicos nas quatro rodas [/caption] hoje sabemos que isso e uma grande bobagem capotamento de frente e impossivel logico a nao ser em certos furgoezinhos asiaticos descarregados com centro de gravidade alto motor dianteiro e entre eixos minusculo o freio dianteiro sabemos hoje faz praticamente toda frenagem e o traseiro e mero coadjuvante num carro moderno algo em torno de 70% da frenagem e realizada pelo eixo dianteiro este e um dado importante; falaremos mais sobre ele mais adiante modula lo para nao ocorrer travamento e com isso perda de controle era comum e facil de aprender todo motorista dominando rapidamente a arte instintivamente era na verdade uma nova forma de controle sobre o veiculo util e transparente especialmente em carros de traçao traseira ajuda a termos controle sobre os dois eixos a frente e controlada nao so pela direçao mas tambem agora pela maior porcentagem da frenagem a traseira e controlada pelo acelerador; o freio de estacionamento por alavanca no meio dos bancos um recurso extra para emergencias e manobras que necessitam maior pericia uma delicia evoluçao tecnologica que todos gostaram sem senao nem todavia lembra delas [caption id= attachment_372635 align= aligncenter width= 999 ] o duesenberg vencedor do gp da frança[/caption] mas divago; voltando ao fio da meada o freio a tambor como conhecemos logo aparece sapatas internas em um tambor que quando acionadas se moviam num movimento de expansao ainda era acionado por cabos com o retorno por mola como hoje e antes do descobrimento da articulaçao inferior auto ajustavel mais tarde ainda precisava de ajuste conforme o tambor ia desgastando em 1917 o pioneiro da aviaçao californiano malcolm loughead cria e consegue uma patente num sistema de freios hidraulicos e nas quatro rodas com cilindros pressionando fluidos o esforço de movimento era menor e ajustes de tensao e folga de cabos desnecessarios era muito mais eficiente mas foi outro sistema que demorou a ser aceito na cabeça da gente um cabo ou varao fisico e muito mais seguro; fluido pode vazar e ai henry ford cabeça dura dizia the strenght of steel from pedal to the wheel [caption id= attachment_372611 align= aligncenter width= 999 ] ford modelo a the strenght of steel from pedal to the wheel [/caption] a rolls royce nao quer arriscar em 1919 inventa um servofreio mecanico para reduzir esforço de seu sistema de cabos e varoes que e usado por anos mesmo quando a empresa adota finalmente freios nas quatro rodas em 1921 aparece o duesenberg modelo a com freios hidraulicos nas quatro rodas no sistema lockheed malcolm loughead e seu irmao adotaram a pronuncia fonetica de seu nome como real cansados de ouvi lo errado a empresa de aviaçao fundada em 1926 faria o novo nome famoso uma verdadeira revoluçao em força e eficiencia de frenagem em 1921 a marca americana dos irmaos duesenberg vence o gp da frança usando freios hidraulicos nas quatro rodas um grande impulso de propaganda para o sistema o fluido era agua mesmo apenas com glicerina adicionada para aumentar o ponto de ebuliçao e nao congelar parado em dia frio note que aqui freio nas quatro rodas era por dois acionamentos um pedal para a dianteira uma alavanca para a traseira foi necessario que marc birkigt o famoso engenheiro suiço da hispano suiza inventasse um sistema em que tudo era operado por um pedal apenas ao redor de 1925 ja era praticamente a norma da industria mais tarde o vacuo de admissao seria usado para reduzir a força de frenagem o que de novo ajudou sobremaneira a força disponivel nas rodas para parar o carro [caption id= attachment_372626 align= aligncenter width= 999 ] o hispano suiza h6c mark birgikt inventa o freio moderno[/caption] e o disco de freio embora existisse em patentes desde o inicio do automovel notadamente em uma emitida em 1902 pelo indefectivel dr frederick lanchester seu uso nunca foi perseguido para automoveis foi necessaria uma segunda guerra mundial e o progresso da aviaçao nela para que se descobrissem suas reais vantagens discos finalmente o problema que fez voltar o estudo dos discos nao foi o de potencia de frenagem na verdade a potencia de frenagem dos tambores sempre foi excelente pode se alem de duplicar os cilindros de roda aumentar nao so o diametro do tambor mas tambem sua largura assim mesmo em rodas de diametro pequeno pode se ter freios potentissimos sim o freio a tambor pode ser dimensionado para ser tao forte quanto qualquer disco qualquer um [caption id= attachment_372614 align= aligncenter width= 595 ] um dos primeiros freios a disco dunlop para trem de pouso [/caption] nao a grande vantagem do disco e outra que se tornou aparente em automoveis somente no pos guerra e em competiçao fading perda de força de frenagem por aquecimento por isso apareceu na guerra e em avioes cada vez maiores e mais velozes os freios dos trens de pouso rapidamente superaqueciam e perdiam sua eficiencia algo precisava ser feito e este algo eram os freios a disco tudo porque o disco um relativamente fino disco de ferro fundido recebia seu freio de atrito a pastilha em sua lateral e nao no perimetro interno como o tambor desta forma quando a temperatura sobe uma das causas do fading em tambores desaparece o tambor expandindo para longe das sapatas permanece ainda a ebuliçao do fluido hidraulico e a diminuiçao do atrito mas ja era muito melhor [caption id= attachment_372613 align= aligncenter width= 573 ] o freio dunlop original[/caption] e mais tudo fica muito mais exposto ao vento; o tambor era na verdade uma panela com o calor subindo primeiro dentro dela praticamente resolveu o problema nas aeronaves e apareceu inclusive em tanques alemaes durante a guerra depois como sabemos os discos ficariam ainda melhores nisso passando a ser ventilados radialmente pelo meio e/ou com furos e slots tambem [caption id= attachment_372628 align= aligncenter width= 999 ] james may e o crossley pioneiro de discos[/caption] no pos guerra nao demorou a aparecer em automoveis nos eua ja em 1948 apareciam os pequenos crossley primeiro carro de serie com freios a disco mas este era um carro estranho quase de brinquedo e poucos notaram a inovaçao a dunlop um dos pioneiros em discos na aviaçao resolve desenvolver um sistema para uso em automoveis e a jaguar os adota em seus carros de competiçao em 1953 ganhava le mans com freios a disco mesmo frente a ferraris mais potentes todo mundo entendeu imediatamente que o caminho futuro era este [caption id= attachment_372604 align= aligncenter width= 999 ] os tambores porsche parte da roda usados tambem no vw[/caption] mas obviamente demora para se tornar universal a porsche e um bom exemplo seus freios a tambor eram sensacionais e serviam como parte da roda tambem cinco parafusos quase na extremidade dos tambores faziam as rodas em si baixa massa nao suspensa diametro grande e area de atrito enorme eficiencia termica melhor que dos discos da epoca principalmente porque seus carros eram leves [caption id= attachment_372615 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz 300 slr tambores enormes fora da roda[/caption] mas eventualmente tambem cria seu disco inicialmente um original caliper interno para usar todo diametro interno da roda o sistema permitia o maior disco possivel para um dado diametro de roda; sem a pinça na periferia o disco poderia ir ate o maximo que podia dentro da roda no carrera 2 a pinça era de aluminio com dois pistoes e o diametro do disco chegava a 11 8 polegadas em uma roda aro 13 tambem era bem leve apenas 300g a mais que o freio a tambor o disco normal era quase 4 kg mais pesado acaba porem por adotar o mais comum sistema dunlop em 1964 ferdinand piech sempre ele traz de volta os freios da sua empresa familiar em audis na era moderna mas essa e outra historia que nao vem ao caso aqui https //flatout com br/freio ufo a origem dos estranhos freio a disco anulares do audi v8/ o que nos leva a um problema do freio a disco era realmente mais pesado atrapalhando o trabalho das suspensoes e diminuindo o desempenho geral por isso em 1954 e 1955 a mercedes benz usa enormes tambores de aluminio fora das rodas inboard em seus vitoriosos carros de formula 1 e le mans mas em alguns anos de evoluçao mesmo continuando mais pesado as vantagens do disco eram claras e ele vai lentamente tomando o lugar do tambor em 1955 o citroen ds e o primeiro carro de alto volume com eles e dai em diante o seu uso so aumentou [caption id= attachment_372612 align= aligncenter width= 692 ] dunlop maxaret abs mecanico[/caption] a dunlop faz mais que apenas popularizar os discos coloca a venda tambem o primeiro sistema antitravamento precursor do abs de novo o desenvolvimento começa no ar a partir de 1952 os novos avioes de passageiros a jato sao os primeiros a receber o sistema mecanico antitravamento da dunlop chamado de maxaret como nao poderia deixar de ser a dunlop imagina que o que e bom para aviao e bom para carro e tenta vender seu sistema maxaret para a industria mas ja contei essa historia esta semana; voce pode acessa la se quiser clicando aqui https //flatout com br/jensen ff 1966 o culpado do carro moderno/ e na verdade o mesmo principio de um abs eletronico apenas o acionamento e detecçao sao mecanicos e menos eficientes por isso o primeiro carro a ser equipado com ele o jensen ff nao vendeu muito mas foi estudado pela bosch graças de novo a piech que a partir deste principio transforma tudo em algo mais barato de controle eletronico e nos anos 1970 inventa o abs moderno o disco continua evoluindo claro; ainda que agora nao mais em sistema mas sim em materiais e tolerancia fibra de carbono carbono ceramica multiplos pistoes de acionamento; o desenvolvimento sempre foi adiante ainda que ate hoje o ferro fundido continue o unico material viavel para discos em produçao de larga escala tambor nao freia embora a supremacia do disco e clara e inquestionavel e interessante notar que muita gente se apressa hoje em dia em trocar os tambores originais de seus classicos de fim de semana mencionando segurança como o maior motivo ora e errado dizer que tambor nao freia bem sim em uso pesado tende a superaquecer mais facil que um disco mas e so claro tambem que existem sistemas mais antigos ineficientes subdimensionados que melhoram com um bom kit de disco moderno mas se deve entender que uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa conjunto roda freio mais pesado e a troca que voce fara; nao ha almoço de graça em uso normal fora de pista um bom tambor funciona bem no carro que o recebeu originalmente mesmo o freio traseiro a tambor ainda vivo e que muitos ainda criticam esta longe de ser um problema muitas vezes e uma questao de marketing apenas por causa disso lembrem que 70% ou mais da frenagem e feita pelas rodas dianteiras uma vez comparei um vw virtus msi e 200tsi em 2019 carros de desempenho e peso quase identicos mas o mais caro tem discos atras uma olhada em ambos e suficiente para desconfiar dos motivos o tambor generoso e aletado para refrigeraçao do msi nao parece menos eficiente que o minusculo disco pequenininho do tsi o disco traseiro do tsi parece um cd lembra o cd pois e provavelmente pesam o mesmo e tem desempenho igual mas o disco e mais caro imagem parece ser o motivo de seu uso aqui; fading em disco traseiro de virtus e coisa de ficçao mesmo com tambor atras ne gente veja bem existem carros que precisam de freio a disco atras o focus mk1 por exemplo o disco atras era so na versao duratec e o 1 6 litro rocan tinha um sistema bem ruinzinho nao pelo tambor traseiro mas por subdimensionamento mesmo visivel claramente em pista amigos trocavam pelo sistema do duratec 2 0 quando usavam este focus em pista mas pessoalmente tive 2 deles para uso em familia e nunca tive problema algum de freio por mais de 10 anos e centenas de milhares de km o que indica que a ford no frigir dos ovos nao estava errada [caption id= attachment_372618 align= aligncenter width= 999 ] meus focus mk1 1 6[/caption] e veja so o focus mk1 1 6 custava preço de carro menor em tamanho; era muito mais barato que o 2 0 nao so pelo freio mas tambem por ele e isso num sistema ruim aposto que o freio do city funciona muito melhor que o do focus nao ha duvidas que os discos traseiros sao a melhor forma de frear repito so quero que percebam que apenas as vezes nao sao necessarios e ai so colocam preço e complexidade inutil no carro se dois sistemas diferentes atendem o requisito o mais barato e simples e o melhor ne mas o ser humano e o imponderavel aqui e hoje acha que ficar sem disco traseiro significa que esta sendo roubado ignorando o fato de que ele paga por tudo que vai num carro mas pior mesmo e pedir para proibir o tal tambor nao so nao aceitar mas tambem obrigar todo mundo a seguir sua opiniao e pagar por isso nao se engane e assim que o carro moderno cresceu ficou pesado e caro ou voce acha que te dao airbag de graça o humano era o fator variavel do exemplo inicial a frase infame de enzo ferrari nenhuma frase engraçada mas centrada em tradiçoes ja ali ultrapassadas escondeu o fato de que seus incriveis motores ja nao eram por si so suficientes para se ganhar corridas a jaguar usava um motor bom mas no frigir dos ovos um motor de rua preparado em seus carros de le mans ainda assim durante os anos 1950 ganhou a prova nada menos que cinco vezes usando para isso tecnologias novas desprezadas pela tradiçao tradiçao esta que se tornava humana na pessoa de enzo uma era a aerodinamica os c e d type obviamente cortavam a atmosfera com muito menos energia dispendida exponencialmente ao se aumentar a velocidade e os jaguar usavam os pioneiros freios a disco dunlop como sabemos nao freava mais que os ferrari apenas freava por mais tempo em 24 horas de corrida significavam vitoria enzo eventualmente teve que jogar todos seus antigos preconceitos no lixo e começar de novo isso e que o fez grande nao as bobagens que falava por mais engraçadas que fossem nao ele nao lutou para proibirem o freio a disco ele teve que mudar [caption id= attachment_372620 align= aligncenter width= 999 ] enzo numa 330 gt 2+2 freios a disco nas quatro rodas[/caption] pense nisso toda vez que rir de um meme sobre algo que nao bate com sua crença tradicional as vezes melhor mesmo e pensar um pouco sobre essas crenças de forma isenta e mudar de opiniao silenciosamente afinal quem fica parado e poste a humanidade tem que andar e para frente ainda que o caminho dessa evoluçao as vezes careça correçao de rota
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