no estudo da origem das especies com base na teoria da evoluçao de darwin ha um elemento chamado fossil de transiçao como seu nome sugere o fossil de transiçao e um elemento que apresenta caracteristicas tanto de um ancestral quanto de um descendente um exemplo sao os australopithecus um genero de hominideos que possui caracteristicas do genero homo e tambem dos simios de sua epoca e o nosso ancestral mais antigo o fossil de transiçao dos simios para os humanos ao longo da historia do automovel tambem foi possivel observar a evoluçao das especies o ford mustang e um descendente do pacato ford falcon mas houve um fossil de transiçao entre estas duas especies o ford falcon futura sprint com caracteristicas do falcon e tambem as caracteristicas que apareceram no mustang — como a carroceria hardtop o motor v8 a suspensao plataforma e boa parte do interior — o falcon sprint e o australopithecus do mustang mas a relaçao mais conhecida entre as especies do genero automobilis talvez seja o parentesco entre o fusca e os porsche modernos que tem como fossil de transiçao o 356 embora o typ 64 seja o primeiro porsche da historia ele nao se chamava realmente porsche e sua base mecanica e praticamente toda do fusca o que faz dele mais uma sub especie do que uma transiçao [caption id= attachment_324107 align= aligncenter width= 1024 ] ferry e os porsche[/caption] com o 356 foi diferente erwin komenda projetou um chassi completamente novo mantendo parte da suspensao do fusca o motor boxer com comandos no cabeçote era inedito mas usava o bloco desenvolvido para o fusca ele tem claramente caracteristicas do fusca e novidades que seriam mantidas nos futuros modelos da porsche mas houve uma versao do 356 que foi mais alem nesse equilibrio de caracteristicas de ancestrais e descendentes o 356 1500gt foi neste modelo de 1955 que o 356 ganhou um motor verdadeiramente esportivo o typ 547 tambem conhecido como motor carrera um boxer de aluminio com comando duplo no cabeçote que girava 7 000 vezes por minuto para gerar 110 cv — praticamente o dobro da potencia dos 1600 derivados do fusca apesar de ter chegado a linha de produçao em 1955 o motor carrera nasceu tres anos antes no verao de 1952 naquela epoca a porsche ainda era uma fabricante modesta mas ja estava envolvida no automobilismo eles disputavam o que podiam com o 356 e seu motor de origem volkswagen que se saiu muito bem por um tempo — eles ate venceram as 24 horas de le mans em sua categoria na ediçao de 1951 — mas em certo ponto ficou claro que um modesto flat 4 de 1 1 litro nao iria muito alem daquilo entra em cena ernst fuhrmann um engenheiro austriaco contratado pela porsche durante seus anos de produçao em gmund na austria foi na mesma epoca em que ele recebeu seu titulo de doutor em engenharia mecanica pelos estudos em trens de valvula de motores de combustao interna de alta velocidade ou seja se alguem sabia fazer um motor de competiçao em stuttgart naquela epoca este alguem era ernst fuhrmann [caption id= attachment_324110 align= aligncenter width= 1289 ] ferry porsche e ernst fuhrmann[/caption] o desenvolvimento do motor tinha dois pontos chave o primeiro e que ele precisaria ser um flat 4 devido as dimensoes do cofre do 356 fuhrmann resolveu isso criando um projeto totalmente novo com um novo bloco e comando duplo de valvulas nos cabeçotes que permitiram usar pistoes de maior diametro adotar um curso menor e otimizar o fluxo de ar nos cilindros o outro ponto chave era um pouco mais complicado o motor precisaria ficar pronto em seis meses o grande trunfo do motor nao estava em permitir pistoes maiores e maior deslocamento isso era so parte das qualidades do novo projeto seu ponto forte estava na especialidade de ernst fuhrmann o trem fe valvulas era brilhante mas complexo tao complexo que preciso de um grafico auxiliar para explicar veja so ele mantinha o arranjo de camisas presas ao bloco pelos cabeçotes como no motor anterior mas os cabeçotes eram bifurcados em formato de y e usavam um sistema de arvores pinhoes e coroas para a sincronizaçao ou seja nao havia corrente ou correia apenas engrenagens e arvores funcionava da seguinte forma o virabrequim tinha um pinhao que acionava uma arvore horizontal de sincronizaçao a na imagem acima esta arvore tinha uma engrenagem tipo pinhao d ao qual se conectavam as arvores transversais de sincronizaçao ab e de e a arvore de acionamento da bomba de oleo 5 as arvores transversais moviam diretamente os comandos inferiores das valvulas de escape por meio de um arranjo de pinhao e coroa que tambem movia uma arvore vertical ef e bc responsavel pela atuaçao dos comandos superiores valvulas admissao pelo mesmo sistema de pinhao e coroa o motor tambem era mais alto que o anterior de comando simples com dois carburadores de fluxo vertical solex pjj instalados na distancia ideal para acelerar a mistura ar combustivel no caminho ate as valvulas de admissao essa posiçao dos carburadores permitiu a adoçao das valvulas inclinadas uma vez que os cabeçotes ficaram mais largos o virabrequim ainda era ligado a uma polia na traseira que movia a ventoinha e o dinamo alem disso o motor 547 era equipado com um sistema de igniçao dupla para otimizar a queima e tambem como sistema redundante para prevenir abandonos por falhas na igniçao nos primeiros modelos o comando de valvulas que tocava o distribuidor o que tornava o motor ainda mais complexo nos mais recentes eles ficavam enviesados tocados pelo virabrequim segundo a porsche mesmo os tecnicos mais experientes levavam 40 horas apenas para ajustar a sincronizaçao dos comandos de valvulas e dos distribuidores a montagem completa do motor levava mais de 100 horas apesar da complexidade de desenvolvimento fabricaçao e montagem o motor ficou pronto no inicio 1953 e foi diretamente para o cofre do novo 550 spyder que foi apresentado no salao de paris [caption id= attachment_324115 align= aligncenter width= 1050 ] o motor fuhrmann desmontado note os cilindros alinhados entre os pistoes e o bloco e o formato em y dos cabeçotes[/caption] a primeira versao tinha 1 5 litro e 110 cv a 6 200 rpm e 12 3 kgfm a 5 000 rpm esta configuraçao chegou ao cofre do 356a gs carrera no final de 1954 como modelo 1955 foi quando o porsche 356 completou sua transiçao de derivado do fusca para um esportivo com personalidade propria e principalmente como uma fabricante de carros e motores esportivos dois anos depois a porsche conquistaria sua primeira vitoria geral em uma grande prova a targa florio de 1956 foram feitas apenas 1 703 unidades deste motor ao longo de 10 anos com deslocamento variando de 1 1 litro a 2 litros um ano apos o fim de sua produçao a porsche começou a desenvolver seu flat 12 igualmente complexo que derrotaria a poderosa ferrari nas provas de longa duraçao quanto a ernst fuhrmann curiosamente ele deixou a porsche em 1956 para trabalhar na fabricante de componentes goetze hoje incorporada a federal mogul fuhrmann contudo se reaproximou da porsche em 1962 como conselheiro retornou a fabricante como diretor tecnico em 1971 e assumiu a presidencia da empresa no ano seguinte apontado pelo proprio ferry porsche que havia decidido afastar a familia da direçao da empresa [caption id= attachment_324118 align= aligncenter width= 1277 ] ernst fuhrmann tomando moet no copo da martini depois de vencer le mans em 1977 jurgen barth e o garçom 8[/caption] fuhrmann seguiu no comando da porsche ate 1980 sob seu comando a porsche dominou o mundial de carros esporte nos anos 1970 e lançou os primeiros modelos alem do 911 — o 914 o 924 e o 928 ele morreu em fevereiro de 1995 aos 77 anos o motor 547 carrera hoje e conhecido como motor fuhrmann
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