fala pessoal que acompanha o site mais gearhead da lingua portuguesa sou eu novamente filipe reis do pc#370 onde eu explico um pouco da convivencia e dos desafios de restaurar um importado moderno numa cidade do interior se voce ainda nao viu pode conferir aqui mas como aqui nao e o pc#370 vamos falar de fusca beetle vocho escarabajo besouro enfim qualquer nome que ele tenha por ai aqui em casa e o porva porva sei la meu pai sempre chamou os fuscas de porva entao porva ficou mas que raios e porva eu tambem nao sabia e fui pesquisar segundo o dicionario informal 1 porva dinheiro fulano esta com a porva / fulano trocou de emprego ganha uma porva a mais agora 2 porva giria para cocaina interior do estado de sao paulo aquele sim curte uma porva 3 porva mosquitinho lazarento que faz barulho no seu ouvido antes de dormir matei os porva 4 porva termo usado no interior o mesmo que prostituta olha aquela porva 5 porva coisa boa de otima qualidade legal isso e porva maluco 6 porva porcaria de ma qualidade que nao presta comprei aquela blusa por cem reais e no fim das contas era maior porva entao resumindo e uma droga 2 que suga seu dinheiro 1 que pra maioria das pessoas nao presta 6 que quando arrumado chama a atençao por onde passa 4 faz um barulho infernal 3 mas que quando funciona direito te faz querer continuar andando 5 acho que deu pra explicar bem o que e esse pc antes de continuar sugiro que voce acabe com a sua produtividade e leia este texto publicado pelo flatout seis meses depois do que eu precisava pronto entao agora vamos explicar o que acontece quando alguem que nao tem experiencia nenhuma na restauraçao de carros antigos se aventura nesse meio primeira maxima dos antigos o barato sai muito caro lembra aquele carro abandonado ou vendido p*&# candidato para um pc ofertado por um preço imperdivel que voce vem namorando ha meses ou ate anos sorry man mas tenho que te dar uma pessima noticia o tanto que voce vai investir de tempo dinheiro e angustia e proporcional ao tanto de xingamentos que voce vai ter no processo se eu tivesse esperado seis meses para comprar o fusca talvez a historia seria diferente porem talvez eu nao estivesse aqui escrevendo para voces entao chega de choro e vamos começar a historia o projeto quem leu o pc#370 na primeira parte eu explico os carros que passaram na minha garagem ate chegar o wrx no meio do caminho eu menciono o fusca que surgiu como ideia de plano de negocios que eu precisava fazer como tcc do mba que eu cursava na epoca vai falar que esse carro nao e f&%* sempre gostei dos porsches feitos pela singer em um trabalho de restomod lembrando que em sua maioria sao 911 da geraçao 964 transformados para o visual da primeira geraçao porem como aqui no nosso querido pais as taxas de importaçao sao exorbitantes e somente podemos importar usados com mais de 30 anos e agora com o dolar mais instavel que montanha russa fica impossivel importar um porsche para saciar o desejo que tinha desde o nfs porsche do ps1 la nos idos de 2000 com 10 anos de idade surgiu assim em 2014 com o plano de negocio a possibilidade de estudar a viabilidade de uma oficina de customizaçao e se desse tudo certo abrir uma oficina real juntar trabalho com hobby perfeito porem os estudos nao foram 100% o que eu esperava na epoca eu tinha so o hb20s estava com a mao coçando para fazer alguma coisa mas me borrando de medo de modificar o carro e perder a garantia de 5 anos que eu estava pagando com salgadas parcelas mensais por ser o meu primeiro carro 0km precisava de uma base para poder modificar sem medo de perder a garantia que fosse um veiculo com muitas peças no mercado e que qualquer mecanico soubesse mexer eu sei que nao e um opala mas era pra fazer algo assim que eu imaginava primeiro pensei no opala fazer projetos estilo pro touring com o classico nacional ia ficar animal mas achar algum em estado razoavel por um preço acessivel nao aconteceu entao usando a singer de base elaborei um plano de negocios para montar um produto atraente vintage e de custo acessivel entao ja que seria uma singer de pobre vamos usar o mais proximo que temos de um porsche barato no pais o fusca ele foi projetado por ferdinand porsche e se assemelha muito na parte mecanica ao primo rico 356 entao ta valendo o plano inicial era montar um fusca com visual classico da decada de 60 interior em couro caramelo com costuras matelasse vulgo diamante suspensao freios direçao e motor novos fazendo dele um lobo em pele de cordeiro ou conhecido como sleeper buscas e mais buscas no mercado livre para levantar o custo de tudo para estimar o custo de produçao e o valor de revenda para o publico no final a lista consistia de sistema de suspensao dianteira duplo a freios a disco na dianteira caixa de direçao eletrica de fit ou c3 bancos rallye design alavanca de engate rapido empi trigger volante lotse big block cubo saque rapido lotse cambio com relaçao alongada sp2 8x31 motor subaru 1 6 1 8 2 0 ou 2 2 basicamente o que estivesse disponivel injeçao programavel ar condicionado do fusca mexicano perfeito projeto estruturado orçado daria para fazer um restomod top e acessivel mais barato que um popular 0km basico na epoca aproximadamente r$30 000 00 como preço de venda ja incluido o lucro e custos operacionais da empresa para os que tivessem interesse em sair do marasmo de carros pratas e pretos que tem em nossas ruas p&*$# mas o fusca e preto calma que eu ja explico ou so no proximo post projeto definido vamos faze lo sair do papel a aquisiçao eu e meu pai fomos olhar varios fuscas aqui em ribeirao preto desde um 64 que depois que um funileiro viu disse para sairmos correndo pois a carroceria estava soltando a parte interna da externa da chapa um 68 que estava razoavelmente integro mas que precisaria de reforma completa ate um 73 todo desmontado o plano como comentado era um fusca da decada de 60 que e o que tem maior charme de carro antigo porem os preços estavam muito altos para exemplares que precisariam de muito trabalho tirando o 73 desmontado que descartamos por conta de problemas com a documentaçao estava no 3º dono sem transferir nao encontravamos fuscas por menos de 4 000 dilmas na ocasiao mas ai um pedreiro amigo da familia nos contou que no bairro em que a sogra dele mora um assentamento proximo da cidade havia varios sitios com fuscas e pessoas dispostas a vende los e por um preço acessivel pegamos o jeep willys 61 do meu velho e fomos a caça tinha varias opçoes de alguns mais conservados por ate r$4 500 e carcaças por r$500 mas nenhum da decada de 60 ja ficando meio desanimado comecei a pensar em desistir estava impossivel achar um fusca do jeito que eu queria para o projeto no caminho de volta comecei a pensar e decidi buscar um exemplar acima de 74 pois os preços nao sao tao inflacionados quanto os pre 73 os que usam o farol olho de boi e como todo fusca e igual so trocam os para lamas eu poderia deixar um fusca mais novo com a cara de um mais antigo por uma fraçao do preço entao passamos em frente a um sitio que tinha dois fuscas em uma garagem entramos pedimos licença e fomos ver os carros ambos 1300 um 1974 e outro 1978 perguntamos se haveria a intençao de venda e a proprietaria uma senhora simpatica chamada ercilia informou que sim o 74 ocre marajo marrom que ela usava regularmente e estava com assoalhos novos e bancos de fiesta estava em melhor estado e ela pedia r$2 300 o 78 branco nao estava funcionando havia algum tempo tinha um furo no assoalho em frente a bateria teria que rever a suspensao e freios porem tinha rodas de liga de epoca posteriormente descobri serem limbra em magnesio nao conheço a marca e nao achei nada em pesquisas na net estava por r$2 000 falamos que iriamos pensar no preço e depois voltariamos na mesma epoca eu tinha acabado de comprar o jogo forza horizon para o xbox 360 e tinha montado dois fuscas no jogo que pra mim ficaram muito interessantes e poderiam ser montados um com visual todo original e modificaçoes no motor e rodas enquanto o outro tinha um visual totalmente race car sem para choques com aero motor turbo etc [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 115808 115809 ] em casa conversando com meus pais estava quase tudo certo a fechar o negocio no marrom porem pensei duvido que eu tenha uma chance de barganhar como esta ela esta disposta a vender os dois carros e eu tenho 2 projetos que quero fazer vou montar um pacote e levar os dois conversei com meu pai e ele achou que valia tentar voltamos no dia seguinte ao sitio e conversa vai conversa vem fechamos a compra dos dois fuscas por r$3 700 00 no valor total car*&%$ p&%$ negocio 2 pelo preço de 1 mais pra frente eu conto o resultado dessa açao levamos os fuscas pra casa eu sempre com o jeep na escolta para caso atolasse ou ficasse na mao teriamos como rebocar e meu pai levou os fuscas por conta da experiencia a mais de volante que ele tem na ida com o marrom descobriu que ele so freava 1 das rodas da frente puxando violentamente o volante para um dos lados com o branco foi pior nao existia freio fomos ate em casa com ele usando o freio de mao chegando em casa e mando foto das novas aquisiçoes para a namorada e a resposta que eu tenho e que p*&$# e isso deu pra imaginar como estavam as condiçoes dos carros nao tem problema segue uma foto deles abaixo isso aconteceu em dezembro de 2014 [gallery columns= 5 link= file ids= 115802 115803 115804 115796 115797 ] primeiros passos eu nao tinha condiçoes de tocar os dois projetos ao mesmo tempo foquei entao no projeto que seria mais barato para revenda e com maior apelo para o publico o vintage primeiro passo foi colocar freios a disco na dianteira pois em conversa com o fabio purgalis proprietario do pc#85 fusca com motor de wrx ele me disse que o sistema de disco e tambor originais eram suficientes para o carro começa o ano de 2015 e eu comprei cavaletes e um macaco para podermos mexer no carro em casa sem usar tocos de madeira para apoia lo tiramos as rodas e um adaptador na frente rodas de 4x130 e tambores de 5x205 e suspensao dianteira de eixo estreito com amortecedores de olhal os fuscas com cinco furos nao sairam com freio a disco entao seria necessario trocar ate porque o eixo traseiro ja estava com tambores de quatro furos que durante o conserto descobrimos serem de brasilia maiores que os de fusca pqp mas que salada esta esse carro tambores de brasilia quatro furos atras cinco na frente bancos de fiesta suspensao dianteira de fusca antigo e depois descobrimos que o motor tinha bloco liso explico segundo a dona ercilia o carro foi comprado pelo cunhado dela que e mecanico la no inicio dos anos 90 so como carcaça pois o carro tinha sido roubado e depenado ele remontou o veiculo com as peças que tinha na epoca e depois vendeu o carro pra ela tenho o dut de 1994 no nome do cunhado dela junto com a ultima guia de ipva do fusca agora que ja estava descobrindo os segredos ocultos do porva começamos a caçada de peças para deixa lo atraente para venda na busca por ferros velhos da cidade o que era para ser simples se tornou algo mais complicado pois nao era tao facil assim encontrar peças usadas de fusca a maioria dos ferros velhos hoje tem carros da segunda metade da decada de 90 e anos 2000 por sorte encontramos um eixo dianteiro moderno com embuchamento e freios a disco com pinças e pagamos um preço justo nao tirei foto na epoca do eixo quando compramos mas demos sorte de encontrar um com discos pinças e manga de eixo aqui em ribeirao preto existe uma loja chamada casa do fusca onde tem quase tudo que precisa para manutençao do carro ate mesmo os para lamas antigos porem novos por salgados r$500 cada com o eixo em maos o colocamos dentro do fusca e levamos para um especialista em eixos de vw aircooled colocar deixando o carro na oficina ele informa que nao daria para instalar o eixo novo no carro pois as dimensoes dos eixos sao diferentes sendo o eixo antigo mais estreito havia 2 soluçoes trocar a ponta do cabeçote do chassi pelo mais moderno ou encurtar o eixo que levamos para encaixar na furaçao antiga ele informou que esse era um procedimento comum que ele realizava e que fazendo as contas ficava mais barato que levar para um funileiro trocar o cabeçote na hora de buscar o carro ele informa que precisou trocar o cilindro mestre que era simples um circuito para as quatro rodas por um duplo separando os freios dianteiros dos traseiros porem ele isolou os freios traseiros porque nao estava pegando pressao e fazia com que o freio dianteiro nao funcionasse tambem [gallery link= file columns= 2 ids= 115799 115798 ] compramos as peças duas vezes pois da primeira vez nao sabiamos que os freios eram de brasilia e na hora de montar nao serviu para arrumar o freio traseiro e começamos a mexer em casa com a ajuda de videos do tonella freio traseiro pronto sangramos e nada de pegar pedal ficava no fundo e nao subia levamos em um especialista de freio que disse que foi so necessario trocar uma haste que liga o pedal ao cilindro mestre que estava muito curta e nao dava todo o curso agora o fusca ate travava as rodas ao frear perfeito dimensoes tambor brasilia diametro interno 248 mm diametro interno maximo 250 mm diametro externo 279 mm altura total 70 mm diametro do furo 86 mm largura da pista 54 mm dimensoes tambor fusca diametro interno 230 mm diametro interno maximo 231 5 mm diametro externo 272 5 mm altura total 68 mm diametro do furo 86 mm largura da pista 52 mm encerro este post do mesmo jeito que encerrei o primeiro post do pc#370 com a funilaria pelo menos desta vez voces e eu nao precisam esperar pois ja aconteceu estamos em fevereiro de 2015 e o prazo dado foi de 45 dias aham claudia senta la ate mais por filipe da costa reis project cars #380
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