Antes tarde do que nunca, será que merecemos um perdão pelo atraso? No dia 21 de outubro, rolou no estacionamento do Shopping D (zona norte de São Paulo) o evento X-Treme Classics World – uma iniciativa diferente da turma do X-Treme Low, costumeiramente voltada à cena dos carros rebaixados. No X-Treme Classics, o objetivo foi valorizar os carros antigos e colecionáveis dos anos 60 aos 90, com alguns exceções dos anos 2000. O resultado final foi um mix muito interessante de culturas e de estilos, entre clássicos placa preta, veículos preparados, personalizados e rebaixados.
Nós estivemos presentes, bem como nosso amigo Renan Roberto do Selfmade (clique aqui para ver a sua galeria) e o Ricardo Takeuchi do The Justyce TV, que produziu este belo vídeo abaixo.
Nossa galeria demorou muito para sair por conta de todas estas mudanças do FlatOut no fim de ano – por outro lado, agora podemos apreciar as fotos com resolução muito maior para quem usa o site na versão desktop! Não esqueça de clicar nas imagens para abrir as versões em alta. Organizamos as fotos por décadas para facilitar a visualização.
Anos 60 e 70
O Passat TS e o Opala Gran Luxo, ambos negros, com suspensão levemente mais baixa e um sabor de preparação de época, foram dois de nossos carros favoritos do evento – o mesmo podemos falar da Ford F100, mais ao fim desta galeria. Além deste trio, roubou a cena uma trinca de carros extremamente originais: Willys Itamarati, um raríssimo Corcel II GT e um Porsche 911 do fim da década de 1970.
Anos 80 e 90
Começamos os anos 80 com um carro que nunca tinha visto pessoalmente: um dos 53 Gol BX Souza Ramos que foram dados como prêmio máximo na promoção da Philips para a Copa de 1986, no México. Era uma época na qual as importações de automóveis eram proibidas e diversas empresas de customização como a Souza Ramos brilharam bastante no nosso mercado. Mecanicamente não há diferenças: trata-se apenas de uma customização visual externa feita sobre o Gol BX a ar, mais um volante que equipava o Passat TS e o Gol GT. Chama a atenção a qualidade da execução do kit, que alinha na carroceria tão bem quanto um componente de fábrica.
Outro carro que chamou bastante a atenção do público (e que foi o mais votado pelo app da X-Treme Low) foi um Monza todo personalizado com componentes do Opel Ascona e pintado em cinza Nardo.
Na sequência, vemos uma grande sequência de veículos VAG, algo bastante natural considerando a forte presença do grupo entre os veículos customizados. Detalhe para a 190E com rodas Brabus, para o Fusca preparado com motor 2200 e para os Ford Escort personalizados: como dissemos há alguns meses, os Escort são carros que estão sendo cada vez mais valorizados pelos entusiastas aqui e lá fora.
Encontrar um Mercedes-Benz C36 AMG por estas bandas já é algo raro, mas esta unidade traz uma insígnia bastante especial: foi o Safety Car do GP do Brasil de 1997, que ocorreu em 30 de março daquele ano e foi vencido por Jacques Villeneuve e seu Williams-Renault FW19. Abaixo dele, o belíssimo Fusca german look de Renato Bellote, agora com rodas Phone Dial…
Este Fiat Prêmio é um outro projeto interessante e quase intrigante: além do retrofit da dianteira dos últimos Fiat Uno de primeira geração, o painel aparenta ser o de um Palio 1.8R de primeira geração, com bancos e volante do Palio Sporting de segunda geração.
Anos 2000 e motocicletas
Alguns poucos carros dos anos 2000 deram as caras, quase como exceções, o que inclui o nosso Sandero RS do FlatOut Driving Academy (que irá para a Armada Performance na semana que vem para fazer o mapa da ECU, lembrando que o carro já está com o kit RS200 montado!), um raríssimo Gol Vintage, um Nissan Silvia S14 (não é o carro que filmamos no FlatOut Midnight!) e um VW Van (Caddy) customizado – que nos lembrou do Project Cars #455!
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