A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games

Games para colocar a mão na massa: Car Mechanic Simulator e Automation

Games sobre carros geralmente consistem em dirigi-los o mais rápido possível para conseguir algum objetivo, uma fórmula consagrada há quase 30 anos. Mas este não é o caso dos novos Car Mechanic Simulator e Automation, que querem provar que não é preciso dirigir por aí como um louco para tornar um jogo legal.

No primeiro deles, Car Mechanic Simulator, você é o dono de uma oficina mecânica, e precisa fazer o negócio funcionar atraindo clientes, prestando serviços e lucrando com eles. Isso significa que é preciso cuidar de todos os aspectos de uma oficina real: da compra de materiais e peças para formação de estoque, à busca de novas ferramentas para aprimorar a qualidade e rapidez do serviço. Você pode até comprar peças usadas para baratear o orçamento e conquistar o cliente.

O jogo tem oito tipos de carros — de compactos urbanos até limousines – e 120 tipos de reparos possíveis, como troca de pastilhas de freios, bandejas de suspensão, trocas de óleo, reprogramação da ECU, geometria e alinhamento da suspensão e todos aqueles reparos que você gostaria de poder fazer na sua garagem. E não pense que é só apertar um botão e resolver o problema. Para trocar as pastilhas de freio, por exemplo, você precisa soltar os parafusos da roda um a um, remover a roda, abrir a pinça e aí então clicar em um botão para trazer a nova peça — se você a tiver em estoque, claro. Além disso, há um add-on com veículos 4×4 a caminho.

car-mechanic-simulator-2014-3

O jogo pode ser comprado por R$ 35  no Steam, e o mais legal é que você não precisa ter um computador muito potente para rodar o game — os requisitos mínimos são processador Core 2 Duo de 1,8 GHz e 2 Gb de RAM.

Automation ainda está na fase de desenvolvimento, mas parece um jogo promissor. Assim como em Car Mechanic Simulator, você não dirige carros e sim uma fabricante de carros. Acha que tem vocação para ser o próximo Carlos Ghosn? Então este é o seu jogo.

automation-628

Em Automation você precisa projetar e fabricar os carros do zero, do motor à carroceria, passando pela suspensão e chassi. Só que você não pode simplesmente bancar o Franco Sbarro ou Luigi Colani e materializar viagens psicodélicas sobre rodas, pois depois de terminar o carro você precisa vendê-lo e tentar dominar os mercados mundiais.

Como dito antes, o jogo ainda está na fase de desenvolvimento, mas já é possível baixar o Engine Designer como demonstração. Segundo os desenvolvedores, a próxima parte a ser finalizada é o Car Designer e, em seguida, a parte administrativa (tycoon) do jogo. Tudo isso deve acontecer até o final deste ano, mas você já pode comprá-lo com antecedência por US$ 25.

(Dica dos leitores Henrique Cardoso e Pedro Lucas Christensen)

Matérias relacionadas

Trackmania Turbo: um game que mistura Fórmula 1 com F-Zero – e a gente já quer jogar

Dalmo Hernandes

Indianapolis 500: The Simulation – o primeiro simulador de corridas da história

Dalmo Hernandes

Tele-Jogo: como a Ford lançou o primeiro video-game brasileiro

Leonardo Contesini