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Petrobras anuncia alta da gasolina – preço já subiu mais 10% em uma semana
Não é déjà vu, nem notícia repetida: a Petrobras anunciou mais um reajuste da gasolina nesta última segunda-feira (5). O Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal anunciou um aumento de 3,3 % nos preços da gasolina, válido a partir de hoje. O diesel subiu somente 0,1%.
O último reajuste havia sido feito na sexta-feira, quando o preço da gasolina nas refinarias foi aumentado em 4,2% e do diesel em 0,8%, após um aumento de 2,7% no início daquela semana. Com isso, a gasolina já acumula uma alta de 10,2% em apenas uma semana.
O motivo da alta foi o aumento do preço do petróleo no mercado internacional, causado pelo fechamento temporário de refinarias dos EUA devido ao furacão Harvey, que afetou a operação de oleodutos e terminais de petróleo no Golfo do México.
Porsche está interessada na Fórmula 1
Enquanto Hamilton atraía a atenção do mundo ao vencer o GP da Itália e assumir a liderança do campeonato, o diretor financeiro da Porsche, Lutz Meschke, se encontrava com Ross Brawn e outros dirigentes da Fórmula 1 longe das câmeras e dos microfones. O motivo é exatamente este que você está pensando: a Porsche está pensando em voltar à Fórmula 1.
A Porsche teve uma equipe oficial na F1 no início dos anos 1960, forneceu os motores TAG para os McLaren do início dos anos 1980 e, mais tarde, para a Footwork em 1991. Depois disso a fabricante manteve apenas relações comerciais com a categoria, mantendo sua Supercup como evento de apoio para alguns GPs.
Mas agora, com o fim de seu programa na LMP1 do Mundial de Endurance (WEC), a Porsche voltou a olhar para a F1. Na prática, o orçamento é semelhante, mas a exposição da categoria é muito maior — especialmente com 20 corridas na temporada. A fabricante também já vinha participando das reuniões dos fabricantes de motores e agora confirmou oficialmente seu interesse em ingressar na F1 a partir de 2021, quando o regulamento de motores irá mudar novamente.
Ao site Motorsport.com, Meschke disse que “A Fórmula E é muito importante agora, e a F1 sempre é algo a se considerar. Acho que temos boas discussões sobre os novos motores”. Quando questionado se um V6 biturbo com menos tecnologia atrairia a Porsche à F1, Meschke respondeu: “Sem dúvida”.
O retorno da Porsche, contudo, não seria como uma equipe oficial, e sim como fornecedora de motores. Ainda de acordo com o Motorsport.com, os possíveis parceiros seriam a Williams, que já tinha relações técnicas com a Porsche para o desenvolvimento de sistemas híbridos, e a Red Bull, que tem fortes relações com o Grupo VW.
Mazda está desenvolvendo híbrido com motor rotativo
Sim, eu sei que já faz tempo que estamos falando de um possível retorno dos motores Wankel da Mazda e que a cada semana há uma novidade sobre o assunto. Mas desta vez é diferente: pela primeira vez a Mazda confirmou que está mesmo desenvolvendo um modelo com motor rotativo. Além disso, onde há fumaça há fogo (ou havia): com tantos relatos sobre um eventual retorno, é impossível que a Mazda não estivesse fazendo nada.
A confirmação foi feita durante uma entrevista à revista australiana Wheels com o chefe de desenvolvimento da Mazda, Mitsuo Hitomi. Na entrevista Hitomi disse que a nova geração de motores Wankel está sendo desenvolvida, e que a fabricante está trabalhando para reduzir o consumo de óleo, o que o torna inviável no contexto atual de leis de emissões de poluentes. Hitomi ainda disse que ele será usado em um novo modelo com tecnologia de extensão de autonomia.
Isso significa que o próximo modelo RX da Mazda poderá ser um esportivo híbrido, com motores elétricos e um motor Wankel atuando como gerador de energia para as baterias. Caso eles consigam controlar as emissões do motor, o carro deverá ser lançado até 2020.
McLaren deverá usar motores Renault a partir de 2018
Com a desastrosa campanha da McLaren com os motores Honda, a equipe britânica está prestes a encerrar a parceria com os japoneses para usar motores… Renault! Outro encontro discreto realizado durante o GP da Itália (além da reunião da Porsche com os chefes da F1), colocou executivos do alto escalão da Renault em uma sala com os executivos da McLaren. A apuração é do Sky Sports.
Como Mercedes e Ferrari já descartaram a possibilidade de fornecer motores à McLaren, e a Honda não parece ser uma opção, a única restante foi a Renault. O chefe da McLaren, Zak Brown, disse que esta decisão é “uma das mais difíceis que a McLaren teve que fazer. Os fabricantes não têm estrutura para outra equipe a essa altura”.
Paralelamente a isso, existe um boato circulando nos bastidores da F1 de que Fernando Alonso só renovaria com a McLaren caso a equipe adote os motores Renault, com os quais o espanhol venceu seus dois títulos mundiais.
The Grand Tour terá estúdio fixo
A segunda temporada de The Grand Tour está se aproximando, e com ela teremos algumas novidades. Uma destas mudanças poderá ser o próprio formato do programa, que é gravado em um estúdio itinerante que roda o mundo, fazendo com que ele seja apresentado sempre em um local diferente.
Segundo o jornal Oxford Times, há um projeto de estúdio em andamento na cidade de Great Tew, na Inglaterra. O projeto é de uma empresa chamada Chump Productions, que por acaso é a produtora de Clarkson, Hammond, May e Andy Wilman.
A notícia em si não significa muita coisa, uma vez que em todos os lugares que The Grand Tour visitou, a produção precisou de autorização pública para montar sua tenda itinerante. Mas há um detalhe que muda toda a interpretação do fato: o plano prevê a instalação do estúdio por 13 meses contínuos, que é exatamente o período de gravação de uma temporada de The Grand Tour.