estamos quase em 2020 e se voce quiser ver bons videos de carros na internet nao faltam opçoes alem do canal do flatout todos os dias centenas de canais publicam milhares de videos para todo o tipo de gosto onboards em alta resoluçao de joyrides em supercarros documentarios independentes coberturas de eventos hot laps em autodromos ou produçoes puramente esteticas cheias de belas imagens e com muito ronco de motor e bom viver nesta epoca ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nos começo dos anos 2000 porem as coisas eram bem diferentes a internet estava longe de ser democratica na cidade onde eu morava a maioria das casas sequer tinha computador e como o leo comentou neste post sobre o top gear havia poucas opçoes na televisao o lançamento de filmes como velozes e furiosos e o remake de 60 segundos supria parte desta necessidade mas foi justamente nesta epoca que surgiu uma das series de videos sobre carros mais emblematicas ja feitas getaway in stockholm fuga em estocolmo em traduçao literal mais precisamente em 2000 quando o primeiro dos dez volumes foi lançado primeiro em dvd com distribuiçao por conta dos proprios produtores depois inevitavelmente em incontaveis re uploads na internet explodindo em popularidade apos o lançamento do youtube em 2005 se voce e mais jovem talvez nem se lembre mas getaway in stockholm foi um dos primeiros virais automotivos da internet todos os videos seguem a mesma premissa dois pilotos de rua disputam uma corrida ilegal pelas ruas e estradas de estocolmo na suecia e acabam perseguidos por policiais que nunca conseguem pega los e geralmente acabam humilhados pelos esportivos a gravaçao considerando a qualidade das cameras na epoca nao e das melhores mas isto acaba acrescentando a pegada realista dos videos que quase nao possuem ediçao ou cortes apenas algumas vinhetas para dar contexto ou explicar algum aspecto da filmagem no total dez videos foram lançados cada um deles protagonizando um ou mais carros diferentes e embora todo o conteudo esteja disponivel na internet de graça ainda e possivel comprar a coleçao completa de dvds mas afinal quem foram ou sao os responsaveis por getaway in stockholm e de onde surgiu a ideia pois entao ninguem sabe ao certo mesmo quase duas decadas depois do primeiro capitulo o primeiro getaway in stockholm lançado em 2000 e o mais curto deles com pouco mais de dez minutos de duraçao o porsche 911 usado pelo piloto aparentemente um exemplar da geraçao 964 e parado por uma perua volvo da policia logo nos primeiros instantes assim que os policiais descem do carro para aborda lo o motorista arranca dali e parte para um passeio em alta velocidade na maior parte do tempo nao se ve nem sinal dos policiais https //www youtube com/watch v=athaohix96u se voce ja assistiu c etait un rendezvous o classico da decada de 1970 protagonizado por uma ferrari 275gtb que anda a toda nas ruas de paris ainda que na verdade o carro usado na filmagem tenha sido um mercedes benz 450sel 6 9 vai notar certa semelhança na pilotagem na ediçao na falta de trilha sonora e ate na forma com que o porsche estaciona no fim do video e e tudo intencional veja bem nao ha certeza de nada e isto faz parte da mistica mas segundo consta os criadores de getaway in stockholm mr a o produtor e diretor e mr x um dos pilotos se inspiraram no curta de claude lelouch para criar o primeiro video depois de assistir o filme com um grupo de amigos mr a ouviu de um deles aposto que nao daria para fazer isto aqui em estocolmo os policiais nao deixariam aquilo soou como um desafio e mr a contratou mr x um piloto profissional para produzir um c etait un redezvous sueco mas o conceito foi evoluindo a partir dali nunca ficou claro se a ideia era desde o inicio distribuir os videos em dvd mas o fato e que com o sucesso do primeiro episodio os produtores se empolgaram e fizeram outros um por ano entre 2000 e 2009 todos assinados pelagetaway in stockholm productions https //www youtube com/watch v=o_s2ecmcyrw getaway in stockholm 2 de 2001 foi o primeiro a trazer uma corrida de rua entre um toyota supra a80 de 600 cv e um escort rs cosworth o episodio e considerado pelos fas um dos melhores em boa parte por causa dos carros o video em si ainda sofre bastante com as cameras precarias que vibram muito e nao tem boa captaçao de som por outro lado foi gis 2 que colocou os produtores no radar das autoridades os policiais nao gostaram de ser vistos por milhares de pessoas como incapazes de capturar dois pilotos de rua e começaram a se esforçar mais para descobrir suas identidades eles nunca conseguiram mas por precauçao mr a e mr x passaram a se empenhar ainda mais em esconder seus rostos seus carros e qualquer coisa que pudesse identifica los a medida em que novos videos eram feitos a produçao foi ficando cada vez mais sofisticada na medida do possivel para a epoca no terceiro video protagonizado por um honda nsx pela primeira vez um helicoptero foi usado para algumas tomadas aereas https //www youtube com/watch v=bmoico8hwne os produtores tambem começaram a incluir nos dvds algumas cenas extras gravadas em eventos de arrancada e drift encontros de carros modificados e provas de rallycross alem de imagens de bastidores e manobras gratuitas feitas pelos envolvidos no projeto a equipe alias tambem passou a envolver mais pessoas para ajudar na logistica dos videos um detalhe interessante nenhum dos carros usados nos videos pertencia aos membros da gis productions todos eles eram emprestados de fas que ofereciam seus esportivos para participar das gravaçoes e isto contribuiu para uma boa variedade de automoveis nos dez volumes https //www youtube com/watch v=r1nr3vanxjo em gis 4 o mesmo honda nsx do volume anterior disputava contra um chevrolet corvette conversivel trata se do racha mais longo de todos os pilotos disputam por quase uma hora concentrando boa parte da açao em vias rapidas de estocolmo neste video e possivel perceber com clareza uma das caracteristicas mais marcantes de gis as filmagens eram feitas sempre no fim da madrugada perto do amanhecer quando havia menos trafego https //www youtube com/watch v=oqegedyx_5i em compensaçao o quinto episodio estrelando um mazda rx 7 fd e bem mais curto apenas 16 minutos nele o esportivo japones com motor wankel anda solitario e o video da a entender que em determinado momento o motor superaqueceu causando o fim prematuro do passeio uma curiosidade a ultima cena do episodio mostra o piloto do rx 7 voltando para a garagem e estacionando o carro mas na verdade o mazda foi o unico veiculo usado na serie a ser apreendido pela policia https //www youtube com/watch v=xd5 atv8vce o sexto episodio que traz uma disputa entre um porsche 911 gt3 e um dodge viper gts de primeira geraçao e um dos poucos a contar com uma quantidade maior de cenas externas alternando com tomadas onboard e cameras espalhadas pela carroceria dos carros as imagens tambem sao melhores do que nos episodios anteriores o que aumenta a sensaçao de envolvimento para quem assiste https //www youtube com/watch v=rli9bc6iwho o episodio 7 em termos de produçao trazia uma volta as origens com uma pegadas mais organica e fora alguns beauty shots dos carros no inicio cameras onboard o elenco por sua vez e uma dupla de bimmers um m3 csl da geraçao e46 com supercharger no motor seis em linha de 3 2 litros e um kit aerodinamico mais agressivo contra um bmw m5 da geraçao e39 o primeiro com motor v8 https //www youtube com/watch v=8xe4xwe1ypi no oitavo episodio os produtores resolveram inovar e pela primeira vez incluiram uma moto no roteiro uma honda cbr 1000rr fireblade que na epoca era uma das motos mais rapidas do mundo ao lado da suzuki hayabusa e no video disputa uma corrida de rua contra uma audi rs6 avant de primeira geraçao a c5 neste video como e raro na serie gis e possivel ver claramente o velocimetro da moto que na maioria do tempo marca entre 200 e 250 km/h nas movimentadas ruas de estocolmo https //www youtube com/watch v=guuibhtjafy no episodio 9 talvez em referencia ao primeiro video os produtores optaram por colocar dois dos porsche 911 mais velozes que se podia comprar na epoca o 911 gt3 e o 911 gt3 rs rolou ate uma referencia ao momento em que o carro e abordado pela policia e a gis productions so para tirar uma onda incluiu os corajosos homens e mulheres da policia de estocolmo nos agradecimentos https //www youtube com/watch v=mzuqv2mz56y o decimo e ultimo video lançado em 2009 mantinha o porsche 911 gt3 na briga e convocava um lamborghini gallardo para encara lo sem duvida o ronco do motor v10 naturalmente aspirado que certamente recebeu ao menos um sistema de escape aftermarket e o mais visceral a aparecer na serie bem como a briga entre os dois superesportivos esta entre as mais acirradas a aparecer em todos os episodios depois do ultimo video talvez por notarem que estava ficando cada vez mais dificil manter o anonimato a getaway in stockholm productions parou de lançar novos volumes eles mantiveram a distribuiçao dos dvds por mais alguns anos antes de simplesmente sair de cena deixando orfaos milhares de fas o canal oficial do youtube criado para divulgar os lançamentos com trailers e cenas de bastidores ainda esta no ar mas o ultimo upload foi feito ha nove anos um trailer para gis 8 https //www youtube com/watch v=vpxdry0wvsy por outro lado talvez eles tenham parado de fazer videos simplesmente porque seu conteudo deixou de ser algo inedito afinal ja se passaram quase vinte anos desde o primeiro episodio e hoje em dia ha literalmente milhares de pessoas dispostas a ganhar fama online com pegas de rua e sem duvida gateway to stockholm teve sua influencia nisto sugestao do leitor felipe cunha
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.