apesar de o flatout ter foco principal nos carros sabemos que ha uma parcela consideravel de motociclistas e entusiastas de motos isso e ate natural ja que sao maquinas similares em alguns aspectos a criaçao da primeira motocicleta por exemplo a daimler petroleum reitwagen e creditada a gottlieb daimler e wilhelm maybach que so nao foram considerados os pais do automovel moderno porque karl benz recebeu sua patente alguns meses antes a tecnologia desenvolvida em veiculos e amplamente compartilhada com as motocicletas com as devidas adaptaçoes pneus radiais freios a disco injeçao eletronica cambio cvt e sequencial controles de traçao e estabilidade abs e ate airbags sao algumas das evoluçoes que ambos possuem e que foram portadas de um tipo de veiculo para o outro tambem e similar a paixao que o esporte a motor praticado por pessoas em maquinas de duas e quatro rodas desperta — especialmente nestes tempos a motogp ha decadas arrasta multidoes de fanaticos para as pistas e ruas em especial na europa e japao atualmente a categoria em suas tres variantes moto 3 moto 2 e motogp e conhecida por ser extremamente competitiva apesar do dominio de um certo espanhol chamado marc marquez que vem abocanhando os titulos da categoria principal desde 2013 com jorge lorenzo tirando a hegemonia dele em 2015 alguns tendem a creditar marquez com seus oito titulos somando as tres categorias como o maior piloto de motogp de todos os tempos porem antes dele e de valentino rossi outro genio da pilotagem um outro italiano foi simplesmente imbativel e capaz de realizar feitos ate hoje inigualados giacomo agostini inicio de carreira giacomo agostini ou ago nasceu em 16 de junho de 1942 em brescia regiao da lombardia seus pais aurelio agostini e maria vittoria eram contra o mais velho de seus quatro filhos a tomar partido em competiçoes de moto pelo perigo que representava o que nao o dissuadiu de seus objetivos chegou ate mesmo a enganar seus pais e o tabeliao da cidade de lovere onde residiam como ainda era menor de idade ago dependia da autorizaçao por escrito de um de seus pais para poder competir ele entao foi conversar com o tabeliao da cidade que era amigo de seu pai falando que ia competir de cicletta o tabeliao supos que seria uma prova de ciclismo bicicletta e convenceu signore agostini a assinar a autorizaçao evidentemente giacomo planejava correr de motocicletta uma vez com o papel na mao o pai nao conseguiu mais segura lo para o bem do motociclismo mundial ago começou a competir em provas de subida de montanha e logo passou para o campeonato italiano de motovelocidade conquistando sua primeira vitoria em 1963 aos 21 anos com uma morini 175cc de uma equipe privada acima ele chamou a atençao do conde alfonso morini que ao se ver sem um piloto para a temporada de 1964 contratou o jovem ago para pilotar pela fabrica em tempo integral ele honrou a confiança depositada pelo conde levando o titulo italiano da categoria 350cc neste ano uma performance tao alta de alguem tao jovem nao passa despercebido outro nobre desta vez ninguem menos que conde domenico agusta resolve convidar o jovem ago para entrar como segundo piloto no campeonato mundial de 1965 pilotando uma mv agusta [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242160 242159 242158 242157 ] para se ter uma ideia isso foi como aconteceu com a equipe oficial honda e marc marquez estreando na categoria maior da motogp na epoca as mv agusta eram as motos a serem batidas ja que desde 1958 elas vinham dominando a classe 500cc e se revezando com a honda na hegemonia das 350cc agostini e agusta a maior hegemonia da motogp ja em sua estreia tendo como mentor ninguem menos que mike hailwood ago disputou a liderança da classe das 350cc com jim redman nao fosse uma quebra de sua moto na ultima prova no japao teria se sagrado campeao devido as divergencias com o conde agusta que diziam ser uma pessoa muito dificil de lidar hailwood migrou para a honda em 1966 deixando a vaga na 500cc aberta como o conde gostava de ago e havia ficado satisfeito com o desempenho dele em 1965 ele tomou uma das decisoes mais acertadas enquanto dono de equipe colocar agostini para correr de 350cc e 500cc a partir de 1966 a partir dai iniciou se a parceria mais vitoriosa da historia da motogp pilotando a 350cc ele perdeu o campeonato de 1966 e 1967 para hailwood conquistando em seguida apenas seis titulos de 1968 a 1973 nas 500cc um desempenho igualmente fantastico mais sete titulos para a casa de cascina costa de 66 a 72 foram nada menos que 13 titulos em oito anos competindo de mv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242138 242144 242140 242143 ] se isso por si so ja e um feito extraordinario ele nao conta toda a historia do que foram esses oito anos giacomo agostini nao so ganhou os campeonatos como ganhou praticamente todas as corridas que disputou entre 1968 a 1971 — as exceçoes foram tres abandonos na 350cc e um na 500cc em 1971 sabe quando voce vai jogar gran turismo e pega o suzuki escudo pikes peak para disputar uma categoria de kei cars so na covardia eu sei que voce fazia isso ta entao foi mais ou menos isso que ago fez com a concorrencia em 1968 ele fez uma temporada perfeita cravando todas as corridas e melhores voltas em 1969 e 1970 ele so nao repetiu o feito pois decidiu nao correr as duas ou tres ultimas etapas nao precisava pois ja havia se sagrado campeao por antecipaçao para quem quiser ver os resultados o site oficial da motogp tem todos eles tabulados [gallery type= grid link= file size= large ids= 242145 242147 242131 ] somente em 1973 ele começou a enfrentar uma oposiçao mais ferrenha jarno saarinem pilotando para a yamaha ganhou as duas primeiras etapas na 500cc porem faleceu em um acidente terrivel com renzo pasolini que tambem morreu em monza na corrida das 250cc este foi o ultimo ano de ago na mv agusta e ainda assim o saldo foi positivo apesar do terceiro lugar nas 500cc conquistou o titulo na 350cc curiosamente neste mesmo ano aconteceu a primeira vitoria brasileira em um campeonato mundial de motovelocidade com adu celso ganhando o gp da espanha nas 350cc a bordo de uma yamaha novos rumos pos mv agusta em 1974 junta se a yamaha com quem conquista seus dois ultimos titulos 350cc em 1974 e 500cc em 1975 novamente retorna para a mv agusta em 76 mas ja tendo passado do melhor de sua forma e sofrendo com uma moto que padecia de confiabilidade e nao dava mais conta de acompanhar as potentes dois tempos japonesas ainda assim conseguiu vencer sua ultima corrida no anel norte de nurburgring foi tambem a ultima vitoria de uma moto 500cc quatro tempos no campeonato chegou a correr em 1977 novamente pela yamaha mas sem exito [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242152 242148 ] apos o fim da vitoriosa carreira como piloto de motos decidiu seguir os passos de john surtees e mike hailwood e foi em 1978 pilotar na formula 1 tendo corrido em algumas provas extracampeonato sem contudo obter sucesso tambem correu um campeonato chamado formula 1 britanica uma categoria que utilizava carros de f1 porem correndo apenas no reino unido e o europeu de formula 2 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242153 242154 ] em 1980 pendurou de vez o capacete e foi se tornar diretor da equipe yamaha la e posteriormente na cagiva foi o mentor de varios americanos que iniciaram uma dinastia na motogp como eddie lawson e kenny roberts [caption id= attachment_242150 align= aligncenter width= 999 ] steady eddie lawson e giacomo agostini falaremos melhor do eddie em outra postagem em breve[/caption] [caption id= attachment_242149 align= aligncenter width= 999 ] da esquerda para a direita kenny roberts giacomo agostini eddie lawson e a classica yamaha yzr500 a frente[/caption] das 226 corridas em que largou venceu 122 54% e obteve 159 podios 70% ja dos 28 mundiais que disputou em 15 anos de carreira ganhou 15 53% sendo oito na categoria principal venceu por 10 vezes o tourist trophy da ilha de man quando esta prova fazia parte do calendario da motogp e era a etapa mais prestigiosa do calendario tambem liderou o boicote que ajudou a eliminar esta etapa do campeonato em 1977 apos o implacavel snaeffel mountain course ter reclamado a vida de seu grande amigo gilberto parlotti na ediçao de 1972 contava com um estilo de pilotagem mais agressivo que o de seus pares atingindo angulos de inclinaçao em curvas maiores que seus adversarios porem ainda assim era regular e preciso como um relogio suiço rarissimas vezes errava o que pode ser comprovado por seu handicap inigualado e apesar da maior parte das vitorias ter vindo com a moto dominante a epoca calou seus criticos quando resolveu guiar uma yamaha dois tempos e ainda assim foi capaz de vencer seu talento e inquestionavel e e considerado o melhor piloto de motogp de todos os tempos sendo referido pelo acronimo g o a t greatest of all time ja recebeu varias homenagens em vida incluindo ai algumas series especiais das motos da renascida mv agusta a primeira moto apos a marca ter sido revivida pelo grupo cagiva — a f4 750 obra prima do mestre massimo tamburini — foi a primeira de varias a receber a serie especial ago com o padrao de cores imortalizado por agostini em sua 500cc e o numero 1 estampado na lateral da carenagem [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 242151 242161 242162 242163 ] ainda hoje do alto de seus 77 anos e visto frequentemente passeando no paddock da motogp e fazendo apariçoes em festivais como o de goodwood onde e idolatrado e tietado por publico e equipes nao e para menos o maior de todos merece toda a reverencia
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