o que faz um genio a capacidade de se criar algo nunca antes visto e que depois se tornaria universal como dante giacosa fez ao lançar o fiat 128 a capacidade de descobrir formas diferentes de se fazer cada detalhe do caro fazendo uma peça ter funçao dupla ou tripla onde antes existiam 3 peças como colin chapman ou a capacidade de se descobrir como criar um carro bom mas muito mais barato que todo o resto como henry ford [caption id= attachment_337080 align= aligncenter width= 900 ] dallara hoje[/caption] existe um tipo diferente de genio gente menos famosa mas que silenciosamente nao faz nada tao diferente do que o resto do mundo mas tudo que faz faz tao bem que o resultado por si so fala por ele normalmente e gente que acaba em competiçao esta capacidade de fazer o mesmo que todos so que muito melhor e uma habilidade disputada em competiçoes onde as regulamentaçoes batalham constantemente para harmonizar os veiculos para um grid parelho [caption id= attachment_337083 align= aligncenter width= 660 ] com o miura orgulho[/caption] este e o caso de gian paolo dallara um engenheiro ainda vivo e ativo aos 86 anos de idade com uma longa e ilustre carreira nas ruas e nas pistas mas o que faz dele alguem diferente de tantos outros para ser colocado no patamar de gente como chapman ford ou giacosa certamente nao revolucionou nada como estes tres fizeram existem muitos motivos mas vou aqui contar apenas um muito pessoal um dia onde rapida e subitamente aprendi de uma hora para outra quem era dallara; bastou andar em uma de suas criaçoes e nem era a mais famosa [caption id= attachment_337087 align= aligncenter width= 999 ] o de tomaso de mais de 400 cv que andei em 2012 a cor chama hot lava [/caption] era um de tomaso pantera quando fui ao rj para andar neste carro em 2012 achei que era apenas mais um carro dos anos 1970 extremamente divertido por uma mistura de alta potencia e pouco filtro entre o motorista e o mundo la fora o motor la atras e os comandos que controlam suas quatro rodas imaginei tambem derrapagens controladas mas menos aderencia que um carro moderno equivalente como o audi r8 que acabara de conhecer tambem aquele ano nao podia estar mais enganado no banco do passageiro dono dirigindo meus joelhos ficavam mais altos que o pequeno painel de instrumentos minha cabeça tocando o teto e entao ele me levou para um passeio nas montanhas ali perto e meninos ali comecei a entender que o carro era muito diferente do que imaginara agarrei o pobre puxador de porta como se minha vida dependesse daquilo o que muito provavelmente era verdade entao ele cravou o pe e a subida parecia que virava uma reta obliterada pelo grito demente do ford v8 preparado la atras tive medo de arrancar o danado do puxador de suas velhas fixaçoes turinenses mas apenas por uma fraçao de segundo porque tinha medos muito maiores para me preocupar naquele momento especifico atras do meu cotovelo esquerdo ali a milimetros atras da gente praticamente dentro do habitaculo um enorme vocal forte onipresente v8 351 cleveland urrava a plenos pulmoes nao apenas se ouvia mas se sentia como se vibrasse em ressonancia cada fibra de meu ser um avassalador berro gutural acompanhado de um empurrao incrivelmente forte e sem fim mesmo subindo a serra sim estavamos numa serra cheia de curvas fechadas e aquele saudavel monstro atras de meu cotovelo empurrava um carro leve com nada menos que 40 anos de idade rumo a primeira de uma serie de curvas fechadas e meninos eu estava apavorado mas nao existia motivo para o pavor o carro tomava as curvas de uma forma totalmente moderna sem nenhum indicio de subesterço ou sobresterço apenas se apontava e ele fazia o desejado uma montanha de grip e um comportamento totalmente benigno e o mais impressionante buracos e imperfeiçoes no piso eram absorvidas sem drama algum era confortavel ate se nao fosse o monstro vibrador e barulhento dentro do habitaculo conosco a estrutura rigida se sentia claramente o trabalho primoroso da suspensao desde sua geometria e tamanho de pneus ate a distribuiçao de peso e tamanho do entre eixos trabalhando isso nao parece uma coisa anormal hoje em dia; mas o carro era de 1974 nao esqueçam parecia muito mas muito mais moderno que sua idade real na verdade em termos de chassi parecia melhor ate que o audi r8 que tinha acabado de conhecer [caption id= attachment_337090 align= aligncenter width= 999 ] alejandro e seu de tomaso pantera na ford em dearborn eua[/caption] na hora lembrei da historia deste carro e de dallara criado como um esquema de tirar dinheiro da ford por de tomaso o pantera foi um fracasso por nao ter sido desenvolvido decentemente quebrando muito fritando circuitos eletricos e enferrujando no showroom da concessionaria antes do cliente chegar mas a estrutura e o chassi tinham sido desenho de dallara; o motor era o sensacional cleveland v8 da ford e o desenho externo de tom tjaarda na ghia propriedade tambem de de tomaso entao todos os tres itens importantes para fazer deste um classico imortal cobiçado mas o que realmente ficou claro tantos anos depois como realmente superlativo foi o trabalho de dallara e como ele conseguiu isso de onde tirou este conhecimento como sabia fazer algo tao inerentemente bom assim com apenas 36 anos de idade em 1976 bom alem do talento obviamente nato a sorte de estar no lugar certo na epoca certa certamente o ajudou conto de fadas de engenheiro formado engenheiro aeronautico na politecnica de milao dallara arruma um emprego na ferrari em 1960 mas logo em sequencia em 1961 mudava para a maserati por pouco dallara nao pegou a noite do facao quando os oito executivos da empresa foram demitidos no mesmo dia por enzo e os jovens engenheiros todos promovidos como mauro forghieri; ja imaginaram como o mundo seria diferente se fosse dallara no lugar de forghieri [caption id= attachment_337092 align= aligncenter width= 524 ] o jovem dallara na lamborghini 1965[/caption] mas dificilmente dallara ficaria ali tanto tempo quanto forghieri de qualquer forma; desde cedo sabia o que queria e o que queria era fazer carros e competiçao desenha los por completo um homem que sonha acordado sabemos costuma agir no seu sonho e realiza lo entra em cena um certo ferruccio lamborghini o criador da mais incrivel utopia do supercarro italiano no inicio dos anos 1960 como sabemos brigou com enzo e decidiu criar carros melhores que o dele; construiu uma fabrica ali perto em santa agata bolonhese e começou a contratar [caption id= attachment_337093 align= aligncenter width= 500 ] bizzarrini lamborghini e dallara[/caption] o primeiro cara que contratou foi um para fazer o motor v12; giotto bizzarrini justamente um dos demitidos na noite do facao na ferrari bizzarrini faz um v12 dohc de 3 5 litros e um berro gutural que em breve se tornaria lendario trabalhando como consultor mas precisava de uma equipe de engenharia para fazer os carros a encontra no famoso triunvirato que se forma ali mesmo bob wallace collaudattori o piloto de teste desenvolvedor que e parte essencial da cultura da regiao; o cara que faz as vezes do cliente que nao e engenheiro mas tem tanto poder quanto ele e na engenharia paolo stanzani e nosso amigo dallara todos eles com menos de 30 anos de idade [caption id= attachment_337094 align= aligncenter width= 640 ] a famosa foto dos 4 criadores e a criaçao wallace stanzani ferruccio e dallara[/caption] todo lamborghini ate 1968 inclusive o magnifico e original espada vieram desta turma que trabalhava com um entusiasmo impar mas onde mudaram o mundo realmente foi quando fizeram a revelia do chefe que era ao contrario de seu nemesis avesso a competiçao um chassi de corrida de motor central a resposta da exposiçao do chassi no salao de turim de 1965 foi tao boa que virou um carro de rua com carroceria bertone o primeiro supercarro o lamborghini miura [caption id= attachment_337096 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do miura obra de dallara[/caption] o miura e prova da genialidade de dallara mas ele ainda estava aprendendo sua busca por mais e a irredutibilidade de ferruccio com a questao das pistas faz ele sair da empresa neste ponto seu nome ja era conhecido; trabalharia por contrato um dos grandes contratos em seguida foi justamente o pantera alejandro de tomaso vendeu a ideia de um supercarro de desenho italiano com motor ford para lee iacocca entao presidente do gigante americano mesmo que ele fosse argentino e o desenhista do carro na ghia tom tjaarda fosse americano colou pelo menos para o chassi que sabia ser o ponto fraco de seus carros ate ali chamou um italiano dallara dallara criou para o pantera um spaceframe tubular abandonando de vez a malfadada espinha dorsal do mangusta suspensao independente por duplo a sobreposto e freio a disco nas quatro rodas a transmissao era um transeixo alemao zf de cinco marchas como sabemos um carro magnifico saiu disso nao so um na verdade pouco tempo depois via seu antigo empregador lamborghini e contratado para fazer um carro para a bmw; um carro de corrida de motor central traseiro tambem mas agora o seis em linha de competiçao dohc de 3 5 litros da marca bavara o futuro bmw m1 dallara nao ve motivo de nao repetir seu sucesso com de tomaso na integra um spaceframe extremamente rigido ainda que um pouco pesado de tubos de aço de seçao quadrada motor central traseiro baixo transeixo zf de cinco marchas com primeira dogleg radiador na frente suspensoes bem desenhadas independentes por triangulos sobrepostos de comprimento diferente nas quatro rodas direçao por pinhao e cremalheira sem assistencia entre eixos longo e muito pouco balanço dianteiro ou traseiro assim era o pantera assim foi o m1 apenas o seis em linha bmw mais comprido diferia conceitualmente do pantera o entre eixos do m1 e apenas 100 mm maior total 2 600 mm certamente por causa do motor mais comprido diferença que se repete no comprimento total apesar do primeiro pantera de 1971 ser 200 mm mais curto o pantera por causa do motor mais pesado de 5 8 litros provavelmente pesa 100 kg a mais mesmo o m1 nao sendo nenhum peso pena com 1 300 kg a diferença real esta apenas na qualidade o m1 e perfeito neste quesito diferente do pantera como sabemos e tambem o mais latino dos bmw dallara automobilli mas nada se compara ao seu sucesso nas pistas percebendo que nao conseguiria competir trabalhando para outros dallara cria a dallara automobilli em 1972 perto de sua casa em parma na cidade de varano de melegari perto de parma começara com monopostos de verdade em 1969 com um iso marlboro de f1 para a equipe de frak williams mas ja com sua marca cria ainda nos anos 1970 um carro de formula 3 para a walter wolf racing a formula 3 e de imenso sucesso para ele desde 1985 os pilotos da dallara conquistam o campeonato italiano de formula tres todos os anos exceto em 1990 pense nisso mas seu maior sucesso foi na cart a dallara estreou fornecendo chassis na indycar series em 1997 e e a unica construtora e fornecedora de chassis desde 2007 a fabricante venceu dezessete das vinte indianapolis 500 que disputou em 2013 dallara alcançou seu marco de 200 vitorias na formula indy [caption id= attachment_337118 align= aligncenter width= 999 ] ktm x bow outro dallara[/caption] da formula 1 aos prototipos de le mans e dificil achar um campeonato que nao tenha participado ativamente; dallara hoje e um dos maiores produtores de carros de competiçao do mundo isso nao quer dizer que nao existem mais seus carros na rua seu expertise em carros de competiçao com estrutura de fibra de carbono e sua mentalidade de produtor e desenhista sob contrato sem precisar que sua marca sequer apareça na publicidade e divulgaçao trouxeram um monte de gente importante a sua porta em 2007 foi a ktm empresa tradicional de motocicletas querendo fazer um carro de rua e pista no idioma do lotus/caterham seven o resultado e o ktm x bow uma colaboraçao em termos de desenho entre a ktm o estudio independente de design industrial kiska a audi que fornece os motores e a dallara o carro e um monocoque de fibra de carbono e nao apenas nao tem portas nao tem nem para brisa foi lançado no salao automovel de genebra em 2008 existem outros x bow hoje mas a versao original continua sendo produzida com o nome de ktm x bow r ou rr tambem tomaram consultoria e produçao de peças para entrar em produçao classicos modernos como os alfa romeo 8c competizione e o 4c todos os bugatti modernos sejam eles chiron ou veyron e o maserati mc20 [gallery ids= 337115 337107 337112 ] no seu aniversario de 81 anos uma ultima criaçao fantastica da dallara apareceu o stradale literalmente o dallara de rua o primeiro carro da marca a ser vendido para ser usado fora das pistas tambem [caption id= attachment_337114 align= aligncenter width= 999 ] a versao fechada do dallara stradale[/caption] e segundo gian paolo dllara a culminaçao de sua carreira um carro de fibra de carbono que pesa apenas 855 kg mas e equipado com um quatro em linha ford duratec turbo de 2 3 litros e nada menos que 400cv no dallara stradale o cg e o centro de pressao aerodinamica foram perfeitamente ajustados e com a asa traseira o downforce chega a 820 kg na velocidade maxima de 280 km/h uma foça descendente quase igual ao peso do carro com isso e capaz de gerar mais de 2g de aceleraçao lateral [caption id= attachment_337109 align= aligncenter width= 999 ] dallara 81 ao volante do seu stradale[/caption] uma obra final realmente especial de um engenheiro genial pode nao ter reinventado a roda nosso amigo dallara; e apenas o criador das mais perfeitas rodas que voce jamais experimentara acredite tem uma mao quase divina dificil de ver olhando apenas o papel esta para entender nao tem outro jeito infelizmente so de dentro de uma de suas criaçoes
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