para a maioria das pessoas giannini e o nome de uma fabricante brasileira de instrumentos musicais se voce curte carros e le o flatout porem provavelmente vai lembrar que giannini tambem e o nome de uma preparadora italiana que ha decadas transforma os carros pequenos da fiat em verdadeiros monstros uma de suas criaçoes mais recentes o giannini 350 gp anniversario e uma bela prova disto [gt40 content search= fiat widget= 1 title= fiat no gt40 ] se voce nos acompanha ha um tempo provavelmente vai lembrar deste post sobre o fiat uno turbo i e italiano precursor do nosso proprio uno turbo i e ele lembrava bastante as versoes 1 5r e 1 6r que tivemos no brasil de inicio era movido por um motor 1 3 com injeçao eletronica bosch e um turbo operando a 0 6 bar para entregar 105 cv sua versao reestilizada originalmente com motor 1 4 turbo de 118 cv praticamente igual ao que foi usado no uno turbo brasileiro passou por uma transformaçao radical nas maos da giannini automobili carroceria widebody novos para choques bancos do tipo concha no interior e motor preparado para render 148 cv eram as principais mudanças do fiat uno turbo giannini torino no entanto a tradiçao da giannini em modificar os carros da fiat vem de muito antes desde o fim dos anos 1930 quando a companhia começou a construir carros de competiçao especiais feitos com base no classico 500 topolino nas decadas de 40 e 50 carros de corrida com motor de moto e cockpit aberto foram desenvolvidos pela giannini de forma mais independente mas a parceria com a fiat voltou a ser de suma importancia nos anos 60 [youtube id= efxqppzhtgy width= 620 height= 350 ] foi quando a giannini começou a oferecer kits de preparaçao para o fiat 500 classico apresentado em 1957 o chamado giannini 500 tv turismo veloce foi apresentado em 1963 e sua receita era bastante parecida com a do fiat 595 abarth lançado no mesmo ano seu rival bem mais conhecido motor com deslocamento ampliado tampa traseira aberta o tempo todo para ajudar no arrefecimento e na aerodinamica e bitolas mais largas e parece ter vindo exatamente deste carro a inspiraçao do giannini 350 gp anniversario que foi apresentado em no salao de turim em setembro de 2017 para comemorar os 60 anos do fiat 500 de acordo com a giannini o carro foi feito para celebrar toda a cultura automotiva italiana e aparentemente para eles a melhor forma de faze lo e dar ao 500 o mesmo motor 1 75 turbo multiair do alfa romeo 4c que em sua forma original entrega 240 cv a 6 000 rpm e 35 7 mkgf de torque a 2 100 rpm o motor foi desenvolvido especialmente para o 4c e todo feito de aluminio e fica posicionado na porçao central traseira de uma estrutura monocoque de fibra de carbono e aluminio o alfa 4c produzido desde 2013 pesa apenas 895 kg sem fluidos na europa pois nos eua sao 1 050 kg por conta dos reforços na estrutura para adequar se aos padroes de segurança americanos com transmissao de dupla embreagem e sete marchas ele e capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 258 km/h e ainda agrada aos olhos por essas e outras gostamos de chama lo de mini supercarro o giannini 350 gp e como a versao hot hatch do alfa romeo 4c e com 110 cv a mais o pessoal da giannini começou aproveitando o monobloco de um fiat 500 abarth porem pouco foi mantido original a carroceria toda foi refeita usando fibra de carbono e segue as linhas gerais do 500 abarth adotando proporçoes mais horizontais e para lamas estupidamente alargados na verdade o 350 gp e maior que o fiat 500 original em todas as dimensoes enquanto o hatchback tem 3 546 mm de comprimento e 2 300 mm de entre eixos o especial da giannini tem 3 751 mm de comprimento e 2 389 mm de entre eixos o aumento na largura e que impressiona de 1 627 mm na dianteira e na traseira o carro passou a 1 887 mm na frente e 1 905 mm atras quase 30 centimetros o resultado e um carro com uma postura visivelmente plantada no chao e com uma relaçao entre largura e comprimento quase quadrada as proporçoes mais robustas sao complementadas por para choques completamente redesenhados com novos elementos aerodinamicos respiros no topo dos para lamas saidas de ar quente para os freios e um spoiler bem avantajado no teto a dianteira ganhou um par de grandes farois auxiliares que junto com as dimensoes e layout mecanico do carro dao ao 350 gp ares de prototipo do grupo b no capo por uma abertura nada discreta e possivel espiar os componentes da suspensao dianteira do tipo pushrod com amortecedores ajustaveis ohlins esquema replicado na traseira as rodas sao de 19 polegadas calçadas com pneus pirelli pzero a giannini nao especifica melhor de medidas 225/35 na dianteira e 265/35 na traseira sob elas ficam abrigados freios brembo com discos ventilados e perfurados de 355 mm de diametro na frente e 328 mm atras mordidas por pinças de seis e quatro pistoes respectivamente antes de ser instalado atras dos bancos do 500 abarth cirurgia que exige a fabricaçao sob medida de um subchassi de aluminio o motor 1 75 litro do alfa romeo 4c recebeu supercharger acompanhado de intercooler alem de uma reprogramaçao eletronica e um novo sistema de escape com valvula ativa com isto passou a render ate 350 cv sendo esta a potencia maxima disponivel o 350 gp e equipado com um regulador eletronico de pressao que pode ser comandado pelo motorista este tambem dispoe do mesmo sistema de controle de largada do alfa romeo 4c [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] infelizmente a giannini nao deu ainda mesmo depois de quatro meses os numeros de performance do carro mas aparentemente eles preferiram usar as demonstraçoes do carro em turim para nos informar na pratica como o carro anda [youtube id= 3h6vqg4j_u4 width= 620 height= 350 ] e uma pena que a estetica interior do primeiro prototipo nao seja tao boa como do lado de fora ao menos na nossa opiniao o revestimento azul e branco e a cara das preparadoras italianas mas a gente preferia algo mais classico como camurça vermelha ou couro preto nao se pode ter tudo ate porque segundo a companhia o plano e fabricar 100 exemplares e vender cada um deles a € 153 000 aproximadamente r$ 598 000 em conversao direta e pouco mais que tres exemplares do alfa romeo 4c zero quilometro mas e certo que por esta grana e possivel escolher qualquer revestimento para o lado de dentro
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