a maioria dos fas de chevrolet aqui no brasil temo dizer sao na verdade fas da opel e nao nao e a mesma coisa a marca chevrolet durante os anos 1950 e 1960 era muito forte no mercado brasileiro e mundial e e por isso que foi a escolhida para ser a marca da gm por aqui quando no fim dos anos 1950 e industria brasileira de automoveis apareceu [caption id= attachment_377915 align= aligncenter width= 999 ] milesimo carro brasileiro em scs 1936 um caminhao chevrolet gigante[/caption] mas a gm notou acertadamente que os carros de sua marca alema opel fariam os melhores automoveis brasileiros mesmo os de luxo se em tamanho os compactos americanos tem o mesmo tamanho dos carros grandes europeus sao coisas diferentes nos eua sao como seguindo veiculo ou carros para jovens; ou meio de transporte profissional os europeus o apice de uma vida bem sucedida muito diferente [caption id= attachment_377911 align= aligncenter width= 999 ] mao no capo da c14 do avo 1971[/caption] vejam a ford trouxe primeiro o galaxie e vendeu pouco; o maverick era um compacto americano e tambem naufragou o opala na verdade um opel rekord mas com motores americanos chevrolet foi um sucesso o opala era chevrolet em seu espirito sim; mas seu corpo era opel depois do opala eram opel sem tirar nem por chevette monza kadett astra vectra corsa omega tudo opel mesmo os desenvolvidos largamente aqui os onix/cobalt/spin eram derivados da plataforma gamma o antigo corsa 4400 que nao tivemos aqui alterado e modificado ligeiramente na coreia pela antiga daewoo e transformado no sonic nao a verdade e que somente hoje ja que a gm vendeu a opel que nossos carros gm no brasil sao realmente algo diferente de opel sao agora chineses mas ha chevrolet de verdade por aqui tambem na verdade mesmo antes do geia o grupo executivo da industria automobilistica de juscelino começar a exigir componentes nacionais e criar a nossa industria ja havia uma gm aqui e esta gm era baseada em caminhoes e picapes chevrolet e nas picapes que temos desde entao chevrolets por aqui e os de verdade nao os so de logotipo faz sentido nos eua tambem e o que sobrou da tradiçao da empresa picape hoje temos de volta a picape grande que vem importada dos eua um carro de luxo v8 com caçamba basicamente mas essa tradiçao e a mais antiga de fabricaçao no brasil e um verdadeiro simbolo da gmb costumava ser uma tradiçao de trabalho; mas tambem e uma tradiçao pessoal para inumeras familias que conviveram com esses veiculos nesses 100 anos https //flatout com br/100 anos da gm o mao lembra de seus opalas/ meu avo paterno trabalhava no pos guerra em penapolis com um caminhao chevrolet gigante fabricado em 1938 em sao caetano do sul meu avo materno trabalhava nas florestas da cia melhoramentos de papel em caieiras com uma picape c14 meu pai trabalhava nas minas do caue em itabira na boleia de c14 e depois c10 minha historia com as picapes chevrolet como a de incontaveis brasileiros e longa profunda e de alma [caption id= attachment_377913 align= aligncenter width= 999 ] mao e a filha c20 1996[/caption] e a tradiçao mais longa da empresa que agora comemora 100 anos a das picapes e e falando dela e do chevrolet brasil que vamos começar a nossa homenagem aos 100 anos da gmb as picapes da gmb a fabrica de sao caetano do sul antes isolada e bucolica hoje esta dentro da gigantesca conurbaçao de trinta milhoes de habitantes que chamamos de grande sao paulo a gm começou aqui em 1925 mas foi no final de 1927 que iniciou a construçao de uma modernissima fabrica propria em sao caetano do sul entao um isolado distrito de sao bernardo do campo do qual se emanciparia em 1948 em agosto de 1930 seria inaugurada [caption id= attachment_377920 align= aligncenter width= 999 ] fabrica de scs em expansao no pos guerra[/caption] inicialmente picapes compartilhavam chassis com os automoveis e a produçao de caminhoes era prioridade em scs foi ali que o chevrolet gigante do meu avo foi montado mas todo tipo de veiculo era feito la em regime ckd era apenas montado a partir de peças importadas de 1930 ate o aparecimento do geia nos anos 1950 a empresa aos trancos e barrancos advindos de uma grave depressao economica mundial nos anos 1930 e a guerra mundial nos 1940 foi lentamente mas sem nunca parar se tornando um polo tecnologico brasileiro na produçao de automoveis nao e exagero afirmar que nos anos 1950 sao caetano do sul era onde estava a mais avançada industria nacional em 1948 chegava aqui a linha thriftmaster que fora lançada nos eua em 1947 o projeto era chamado advance design nos eua; era o primeiro desenho de cabina pos guerra primeiro passo no impulso que em ultima instancia faria picapes parecidas com automoveis de passeio os nomes aludiam ao pbt em libras 3100 3600 e 3800 os caminhoes eram os loadmaster em versoes que iam de 4100 a 6400 lbs de pbt aqui recebeu o apelido de boca de sapo ou sapao [caption id= attachment_377909 align= aligncenter width= 999 ] sapao [/caption] o motor era o seis em linha stovebolt de tres mancais na versao de 216 cid 3 5 litros e 92 cv era parte da primeira geraçao dos chevrolet seis em linha o 4 2 litros das veraneio sendo a segunda e o do opala a terceira para os menos versados nesta chevroletice a picape boca de sapo fabricada no brasil tinha um componente nacional a caçamba ja era feita totalmente aqui e as cabines eram montadas a partir de peças estampadas importadas em 1955 eram substituidas pela primeira serie de picapes americanas a serem projetadas pensando tambem no uso como carro de passeio a task force nos eua tinha uma serie de versoes interessantes que nao tivemos aqui inclusive usando o novissimo entao chevrolet v8 de bloco pequeno mas apesar de recebermos apenas o seis em linha aqui tivemos um nome melhor para ela marta rocha [caption id= attachment_377906 align= aligncenter width= 999 ] marta rocha [/caption] marta rocha para quem nao sabe foi a miss brasil de 1954 que embora favorita a ganhar o miss universo do mesmo ano apenas abarcou o segundo lugar perdendo para a vencedora segundo a lenda por duas polegadas a mais no quadril como a picape era tambem bem voluptuosa mais larga e bunduda o apelido pegou a picape tinha varias novidades como para brisa curva e desenho atual; era bonita como a miss e fez bastante sucesso aqui a partir de 1956 com o geia em operaçao a gm traçou planos claros de nacionalizar sua produçao para a gm era um processo que nascera antes da vontade estatal ao mesmo tempo em que em 1953 encerrava a linha de montagem de automoveis importados apresentava ao governo federal planos para a nacionalizaçao de utilitarios e caminhoes leves com motor de seis cilindros a gasolina a proposta previa a construçao de fundiçao estamparia e fabrica de motores em sao jose dos campos no vale do paraiba apesar de atrasos entre eles o suicidio do presidente getulio vargas o projeto da gm foi por fim aprovado em 1956 ja sob a regulamentaçao do geia no fim de 1958 teriamos o primeiro motor gm produzido no brasil em sao jose dos campos; um seis em linha 261 4 2 litros para caminhoes e picapes este motor a segunda geraçao do chevrolet seis em linha tinha sido lançado em 1954 nos eua era um motor moderno seria fabricado em sao jose dos campos ate 1979 com 261 cid / 4 2 litros e 142 cv um motor fisicamente maior que o stovebolt era tambem bem mais moderno que ele claro para começo de conversa agora eram quatro mancais principais a picape chevrolet brasil era um chevrolet brasil realmente dentro da gravata chevrolet estava a silhueta de nosso pais uma marca nova ali era algo importante lançada em julho de 1958 a primeira picape ainda teria motor importado; o nacional 261 4 2 litros so entrou em produçao no fim do mesmo ano chamada nas propagandas de expresso de aço a picape era um desenho brasileiro mas tinha obviamente varios componentes e inspiraçoes americanas a cabine era da geraçao sapao 1947 1954 mas a caçamba e a frente da caminhonete tinham um desenho brasileiro exclusivo inspirado na geraçao marta rocha ainda que fosse bem mais arredondado que ela mecanicamente era totalmente tradicional o seis em linha ohv de 4 2 litros e 142 cv brutos freios hidraulicos a tambor eixos rigidos feixes de molas semi elipticas chassi separado tipo escada o cambio era de tres marchas com alavanca na coluna de direçao [caption id= attachment_377901 align= aligncenter width= 999 ] 1962 farol duplo[/caption] a brasinca um fornecedor que se tornaria importante e vizinho da gm em sao caetano do sul ajuda a gm a fazer algumas versoes interessantes e unicas da picape chevrolet brasil o primeiro e um suv a amazona era uma perua derivada da picape para oito passageiros em tres fileiras a alvorada era uma cabine dupla para seis passageiros o furgao corisco e a cabine cortada sem teto e traseira e o chassi cabina completavam a linha da picape chevrolet brasil em 1962 um face lift traz uma nova frente com farois duplos a linha duraria ate 1964 quando uma nova picape brasileira apareceria a c14 e a c10 a gm continua investindo em carros criados aqui por brasileiros sem se preocupar muito com unificaçao mundial de produtos; as caracteristicas peculiares de cada mercado ainda eram prioridade na industria e se vivia em relativo isolamento monta um centro tecnico em sao caetano do sul separado da fabrica que conta inclusive com um estudio de design liderado pelo americano luther whitmore stier que segundo um amigo gostou tanto do brasil que so voltou aos eua a passeio o resultado desta nova fase e uma caminhonete brasileira cuja carroceria era praticamente exclusiva; apenas o painel de instrumentos era compartilhado com um modelo americano a chevrolet c/k de primeira geraçao de 1960 1966 o desenho de stier e inspirado moderno baixo bonito duraria sem parecer velho ate meados dos anos 1980 o chassi tambem e inspirado na primeira c/k americana esta lançada nos eua em 1960 era tecnologicamente avançada de varias maneiras que seriam carregadas para o modelo brasileiro o chassi agora deixava se ser com longarinas retas permitindo arcos acima das rodas e assim rebaixamento do carro inteiro na dianteira suspensao independente por duplo a sobreposto e molas helicoidais ao inves do eixo rigido tambem ajudavam o rebaixamento a caçamba era mais larga e englobava os paralamas nos eua era a primeira vez tambem que vinham com traçao 4×4 de fabrica as c eram 4×2 e as k 4×4 aqui no brasil fora conversoes da envemo/engesa eram sempre 4×2 e portanto c o motor permanecia o 261 made in sao jose dos campos a nossa nova linha de picapes seria chamada de c14 se mostraria um grande e duradouro sucesso e mais uma prova que brasileiros quando fazem carros para brasileiros raramente erram o alvo afinal de contas conhecem este alvo intimamente muita gente diz que e um dos melhores produtos da gm brasileira; e um que ate hoje cria jovens apaixonados https //flatout com br/o que faz um chevrolet ser um chevrolet/ era vendida em uma serie interessante de variaçoes picape sem caçamba c 1403 picapes completas c 1404 e 1505 com entre eixos de 2 9 ou 3 1 metros e cabine dupla c 1414 a c 1414 era a unica picape do pais equipada de fabrica com cabine dupla logo apareceria sua versao mais culturalmente popular a perua c1416 a partir de 1969 voce a conhece como a veraneio https //flatout com br/a veraneio da familia tofolo flatout classics/ a veraneio se tornaria parte da vida de todo mundo familias grandes ou tinham ela ou kombi as vezes as duas mas na maioria das vezes nossos contatos com a veraneio nao eram dos mais felizes eram camburoes policiais ambulancias e rabecoes funerarios usando o livery do club de regatas vasco da gama ao contornar esquinas adernando a alta velocidade era tao assustadora que musicas foram compostas no tema literalmente https //www youtube com/watch v=wcel8x9nuzq em 1974 a c 14 e a c 15 passaram a se chamar c 10 em seguida surgiram as versoes diesel e a alcool denominadas d 10 e a 10 respectivamente em 1980 as picapes começavam a receber o motor mais moderno do opala em 2 5 e 4 1 litros duraram ate 1984 a veraneio ate 1988 quando aparece uma nova picape de novo exclusiva para o brasil a20/c20/d20 uma nova geraçao a proxima geraçao de picapes nacionais da chevrolet as a20/c20/d20 de 1985 de novo nao tem par no exterior; mas em compensaçao tem mais peças em comuns com suas contemporaneas americanas de novo e um desenho brasileiro que e mais moderno que o americano a cabine e derivada da terceira geraçao da c/k americana chamada paradoxalmente tanto de square body carroceria quadrada quanto de rouded line linhas arredondadas vai entender [caption id= attachment_377927 align= aligncenter width= 931 ] squarebody a americana[/caption] mas derivado nao exatamente a mesma a picape e brasileira o design geral lembra a moderna s10 americana de 1982 e na frente farois e lanternas de opala eram usados a versao de cabine dupla agora era de 4 portas e chassi longo efetivamente uma suburban com caçamba eventualmente apareceria a suburban nacional tambem em 1989 chamada aqui claro de veraneio a bonanza perua curta de duas portas e uma k5 blazer sem a traçao nas 4 rodas teto removivel e o v8; cada pais tem a k5 blazer que merece em 1993 ocorreu uma nova reformulaçao no visual com o emprego de farois no formato trapezoidal do opala de novo uma nova grade dianteira e um novo painel frontal neste mesmo ano vieram inovaçoes mecanicas como a direçao hidraulica progressiva servotronic opcional embreagem com acionamento hidraulico melhorias na suspensao novo tanque de combustivel plastico com capacidade de 126 litros novo posicionamento do filtro de ar priorizando a captaçao do ar externo reforço no chassi o mesmo do caminhao d 40 entre outras modificaçoes em 1995 a linha de montagem que anteriormente ficava em sao jose dos campos passou para a fabrica de cordoba na argentina sob o regime ckd sem folego para enfrentar a concorrencia dos modernos suvs importados os utilitarios esportivos chevrolet bonanza e chevrolet veraneio foram descontinuados em 1996 a c20 passava a usar um motor injetado derivado do desenvolvido para o omega e que seria usado na nova silverado a partir de 1997 as vendas neste ponto sofriam; as picapes menores do tamanho da s10 lançada aqui em 1996 iriam eventualmente acabar com o mercado das picapes grandes aqui no brasil a gm tenta mais uma vez com a silverado que usava a carroceria completa americana da quarta geraçao das c/k a gmt400 o chassi ainda era derivado das c20 e a mecanica nacional de seis cilindros 4 1 litros injetado/ cambio de cinco marchas manual mas a versao diesel pelo menos evoluira agora um seis em linha mwm moderno de 168 cv [caption id= attachment_377899 align= aligncenter width= 999 ] silverado a ultima nacional[/caption] mas era o fim da picape grande chevrolet brasileira ainda que a s10 fosse continuar parte desta tradiçao de versoes brasileiras dali em diante a primeira s10 tinha muito de picape americana da tradiçao americana mas a atual e japonesa para a tailandia um projeto isuzu traduzido em chevrolet por brasileiros este projeto veja so fez o circulo completo reprojetado pela gm americana para bem para ficar mais americana virou a atual chevrolet colorado mas a picape grande voltou para ca importada de novo quem sabe o que os proximos 100 anos reservam
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