buenas flatouters terceira marcha engatada e pe no fundo vamos a mais um capitulo da odisseia logo depois do gol passar pela prova de fogo no final do capitulo #2 ele enfrentou mais uma prova dificil de sobrevivencia tudo funcionava como esperado exceto pela luz de oleo que teimava em lampejar com o carro em marcha lenta; durante o funcionamento andando tudo normal aquilo começou a me incomodar falei com o her logo nos primeiros dias e ele começou a investigar tentamos trocar o sensor de pressao e nada; a luz continuava trocamos a bomba de oleo que era nova por outra na garantia nada tocamos uma segunda vez a bomba e nada de novo a maldita luz teimava em querer acender na lenta a pressao de oleo com manometro externo estava correta o her chegou a baixar o carter e tirar algumas capas de mancal para ver como estavam as bronzinas tambem tudo novo tudo conforme nao havia explicaçao foi entao que o her pegou pacientemente um cabeçote que estava desmontado e com um arame em maos começou a verificar cada galeria de oleo de onde vinha e pra onde ia depois de tudo estudado retirou entao o cabeçote do gol e fez o mesmo percurso eis que uma das galerias quis emperrar força daqui força dali um pouco mais e pluf o cabeçote cospe um pedaço daqueles papeis de pao nos quais os cabeçotes sao embalados quando voltam da retifica um motor quase comprometido por um descuido do padeiro digo da retifica misterio resolvido era vencida a segunda prova de resistencia a partir deste episodio voltei a usar o carro que ja havia sido substituido como daily por um pug 306 e comecei a fazer quilometragem pra fechar logo 1000km trocar oleo e poder participar de outro track day que se aproximava valeu ate encher o tanque e rodar sexta e sabado a noite nas estradas que contornam curitiba com a companhia de pacotes de rufles e cocas de 600ml fechada a quilometragem oleo trocado freios revisados na sexta feira a noite e tudo estava pronto pro track day o carro tinha pneus michelin de rua lemans aro 14 suspensao com molas esportivas feeders amortecedores recalibrados by superchines e freios originais do carro com discos na dianteira e tambores na traseira ou seja nao tinha freios com o carro na pista tempo seco ja na primeira bateria de sabado pela manha tive alguma dificuldade o carro estava traseiro dando umas escapadas assustadoras e por sorte tive uma correia de alternador que pulou no final da reta me fazendo parar nos boxes quase com um superaquecimento e antes que eu saisse do avesso em alguma curva pausa para ir a autopeças e consertar tudo pra bateria da tarde fizemos um ajuste na calibraçao dos pneus com orientaçoes do gus e estava pronto pra bateria seguinte ali foi que a diversao começou e comecei a colher os frutos do projeto o consumo na pista poderia ser medido em smiles per gallon carro na lida diversao e prejuizo garantidos na bateria do sabado a tarde a diversao ficou com o recem lançado honda civic si igualmente com cerca de 1000km rodados informaçoes obtidas com amigos no autodromo os videos da bateria completa podem ser vistos na sequencia abaixo curiosidade aos 7’22 do primeiro video o alarme do carro disparou; o chaveiro com o controle estava pendurado na minha calça e o carro começou a piscar o alerta nao foi intencional acreditem = [youtube id= axm86kh5jbk width= 620 height= 350 ] [youtube id= ss8_nhkhsiw width= 620 height= 350 ] [youtube id= safae9hekqw width= 620 height= 350 ] [gallery link= file ids= 116043 116044 116045 ] as outras duas baterias foram devidamente registradas com uma disputa mais amistosa com o passat turbo e eu mais seguro com o carro entrando mais confiante em algumas curvas troquei tambem o mano vacuometro por um antigo manometro larus mais preciso na leitura e interessante ver o comportamento da pressao do turbo em curvas de alta e saidas de curva e a posiçao do acelerador que manda na pressao bateria #3 [youtube id= rgvvgv571qy width= 620 height= 350 ] [youtube id= plotndnyjlc width= 620 height= 350 ] [youtube id= txxfgp1vtw4 width= 620 height= 350 ] bateria #4 [youtube id= 6jxwxbixhsk width= 620 height= 350 ] [youtube id= ghzd4srrjhy width= 620 height= 350 ] [youtube id= vvapdcwv8ng width= 620 height= 350 ] o resultado deste final de semana alem obviamente do lado diversao foi o alto desgaste dos pneus que eram novos e sairam com menos de meia vida dois jogos de pastilha utilizados um por dia e o jogo de rodas que foi totalmente descartado por trincas a dianteira esquerda teve uma trinca que atravessou o braço inteiro de um lado a outro mais uma bateria e o resultado poderia ser catastrofico temporariamente comprei um jogo de rodas de ferro aro 14 e o carro ficou completamente sem graça mas total sleeper apesar da diversao toda e do carro estar funcionando bem ainda nao tinha tirado da cabeça a ideia de fazer um escapamento dimensionado longo e eu tinha no que me inspirar voltei entao ao computador e comecei a quebrar a cabeça me informei sobre as dimensoes de curvas e tubos em inox existentes no mercado e iniciei o projeto tirei algumas dimensoes do cofre modelei parcialmente a longarina e posicionei o modelo do cabeçote do projeto anterior pouco a pouco foi se desenhando um coletor que ficasse equilibrado em termos de comprimento de dutos e numero de curvas o resultado foi um coletor proximo de 2 litros de volume com uma ligeira diferença entre eles um dos dutos ficou 1mm mais curto que os outros 3 e um outro duto ficou com uma curva de 45 graus a mais do que os outros tres o resultado pode ser visto abaixo com o projeto em maos comecei uma peregrinaçao por algumas lojas de escapamento de curitiba mas ninguem topava executar o projeto resolvi fazer entao o coletor eu mesmo fui em uma loja que trabalha com tubos de inox e comprei o necessario a flange do cabeçote tambem foi desenhada unida e cortada a laser igualmente em inox era o ponto de partida para iniciar o escape deixei o material no her assim como alguns desenhos do conjunto impressos para minha surpresa na mesma semana a junçao do 4x1 ja estava feita o ado ex totty hot toys e atualmente proprietario da ado jensen teve comichao na mao e soldou o conjunto baseado somente nos desenhos o resto do conjunto começou a ser medido cortado e ponteado por mim durante 10 dias de ferias passados praticamente na pro muller [gallery columns= 4 link= file ids= 116051 116060 116056 116055 116054 116053 116052 ] na pre montagem foi detectado uma proximidade com o suporte do motor entao foram modificadas as ultimas curvas o processo todo levou 6 meses mas calma foram 3 ou 4 dias para montar mais de 5 meses de inatividade e mais uma semana de trabalho em um outro periodo de 10 dias de ferias quando o ado fechou as soldas para concluir o coletor o resultado pode ser percebido imediatamente sem nenhuma outra alteraçao apenas com o novo coletor o carro melhorou bastante de alta a turbina passou a encher com 300 rpm a menos e passou a encher 0 4bar a mais alem da temperatura do conjunto todo passar a trabalhar mais baixa percebida principalmente na temperatura do oleo mas tambem na de agua nao poderia ter ficado melhor escape aceso nao façam isto em casa com o escapamento novo participei de um track day em 2009 infelizmente perdi as fotos e videos desta epoca em um hd queimado entrei na pista com outra configuraçao de suspensao numa epoca que baixamos os pratos de mola e usamos molas originais o carro era perfeito pra rua mas horrivel pra pista mole demais as rodas eram as de ferro mas agora vestiam 4 yokohama a drive de rua e os freios ainda originais do carro esperava baixar bastante o tempo de volta com o novo escape e a pista livre desta vez sem obstaculos mas a suspensao mole demais limitou a melhor volta em 1’46 alto na ocasiao foi possivel acompanhar um impreza 4x4 por 4 ou 5 voltas rapidas mas perdi os freios no final da reta e fui obrigado a cortar pela grama exatamente como o civic no track day la em cima com o gus de passageiro testemunha era inevitavel melhorar os freios comecei entao a pesquisar um upgrade nos freios que nao exigisse muita adaptaçao foi quando tive uma quebra de caixa que deixou o carro parado por mais 6 meses aproveitei a parada forçada pra correr atras de freios novos a ideia era ter freios a disco nas 4 rodas encontrei a power brakes que tinha praticamente tudo o que eu precisava acabei comprando o kit a disco dianteiro de 284mm e o kit traseiro tambem deles para adaptar no gol ao mesmo tempo comecei a pesquisar um novo jogo de lemans 14 para ja montar tudo de uma vez pois ja estava enjoado do visual do carro pesquisando na internet encontrei um jogo que parecia bom em santa catarina mas em um valor bem acima da media estava muito disposto a ir busca las se tivesse a certeza de que eram rodas em bom estado mas nao recebi mais respostas do vendedor que deveria estar somente medindo a febre continuei na procura e entao me apareceu um anuncio que quase nao acreditei um jogo de phonedials porsche 16 originais em excelente estado mas em foz do iguaçu eu nao tinha todo o dinheiro pedido mas perguntei por acaso se o vendedor aceitaria troca em uma moto no caso uma ybr 125cc que ja havia entrado num rolo de um duratec ford que eu comprei na concessionaria por preço de banana novo na caixa eis que a sorte sorriu pra mim; o vendedor estava precisando de uma moto para ir trabalhar combinei de apresentar a moto a um parente dele que morava aqui em curitiba e atestou a qualidade da moto permitindo a troca o vendedor veio a curitiba deixou as rodas e levou a moto e eu fiquei com o maior sorriso do sul do mundo estampado na cara o gol ja teve diversos jogos de rodas mas sempre o imaginei com as phonedials 16 ; era exatamente a roda que casaria com o carro mas para montar as rodas eu precisaria usar adaptadores para a furaçao 5x130 da porsche alem de trocar as torres por conta dos pratos de mola baixos que eu usava seria possivel utilizar um adaptador de 4x100 para 5x130 diretamente feito sob medida mas em conversa com neivacar aqui de curitiba optei por refurar os cubos para a furaçao audi 5x100 e utilizar um adaptador que ja era conhecido deles de 5x100 para 5x130 mais equilibrado a diferença de off set entre as rodas tambem seria compensada diretamente pelo adaptador graças ao alto off set das porsche algo em torno de 55mm optamos por um adaptador em aço da neivacar com prisioneiro mais pesado mas mais resistente que os de aluminio a montagem de todo o conjunto freios suspensao adaptadores e rodas ficou por conta da premium tambem aqui em curitiba agora eu tinha um carro que freava bem com as rodas que sempre quis abaixo as diversas caras e rodas do gol ate o resultado final com as phonedials instaladas [gallery columns= 5 link= file ids= 116062 116071 116070 116069 116068 116067 116066 116065 116064 116063 ] o que um gol que nunca usou orbitais esta montagem foi concluida em maio de 2011 e eu rodei muito pouco com o carro ate julho do mesmo ano quando o inesperado aconteceu em uma bela sexta feira ensolarada em curitiba fato raro resolvi ir trabalhar com o gol no exato dia 29 de julho aniversario do meu falecido pai no caminho de casa ate o trabalho nada de anormal quando chego na empresa vejo um megane procurando vaga no estacionamento e eu começo a segui lo e fazer o mesmo de repente o megane para numa freada meio brusca eu paro imediatamente atras com quase 1 carro de distancia o cidadao simplesmente engata a re e acelera fundo entre o desespero de engatar a re pra me afastar dele e buzinar ao mesmo tempo nao consegui fazer nada direito resultado um acidente dentro do estacionamento da fabrica; o megane com um para choques arranhado e o gol com danos bem maiores grade quebrada suporte do farol quebrado pisca quebrado capo e para lama levemente amassado e o painel dianteiro bem amassado tudo isso as 8h00 da manha nao precisa dizer que minha vontade era estrangular o cidadao mas ainda poderia piorar e apenas para resumir esta minha fase nebulosa que durou 3 meses de muito prejuizo deixei o carro de volta na garagem e so voltei a usa lo batido pouco mais de 1 mes depois do acidente numa terça feira vespera de feriadao de 7 de setembro no fim do dia ao buscar minha namorada no centro parei em uma loja qualquer com estacionamento para dar um tempo e esperar o cardume de driving dead se dissipar driving dead e o tipico perfil do motorista zumbi que assola curitiba la pelas 20h00 da noite tomei o rumo de casa parei numa avenida central com duas pistas duplas separadas por um canteiro a av silva jardim pra quem conhece ainda totalmente bloqueada pelos motoristas zumbis sinal fechado chovendo meu carro ocupava a terceira fila na largada cuidei no retrovisor pra ver o carro que alinhava logo atras do meu tudo certo antes do verde eu ja cuidando o sinal meu carro da um tranco pra frente involuntariamente olhei pro sinal ainda fechado pensei pqp nao pode ser era desta vez uma motorista zumbi ao cuidar de dois recem nascidos que estavam no banco de tras deve ter soltado da embreagem ou do freio do seu carro automatico e o carro andou sozinho e encontrou com o meu paradinho pra ajudar ela nao quis nem descer do carro ficando eu unicamente na chuva pra resolver a situaçao mais um prejuizo uma lamina de para choques torta e um vinco no painel traseiro preciso contar que em paralelo a este episodio do gol meu carro de uso que era um peugeot 206 1 fraco foi arrombado 4 dias antes desta batida quando me levaram o som e objetos do interior dois miolos de chave estourados e um furo na lataria logo alem coisa de 1 mes depois este carro foi totalmente destruido em um lava car por um manobrista zumbi que derrubou um muro e uma coluna de concreto que segurava o portao de entrada com meu carro este pug foi vendido batido e acabei usando o dinheiro em minha casa mas nem tudo e tristeza nesta vida; foi tambem um carro muito simpatico que me ajudou e deu algum animo nesta fase era um fusca ’67 o kilt que havia comprado em sociedade com meu pai em 2007 e que eu nunca falei dele graças ao kilt nao fiquei a pe e apesar de nao utiliza lo diariamente foi o fusquinha que me salvou nos momentos dificeis passou algum tempo para a recuperaçao psicologica e financeira para enfim encarar a completa restauraçao do gol que começou meio ao acaso mas irei contar no proximo capitulo por hora deixo uma foto do meu saudoso kilt tschuss kilt um gentleman de saia bonus 1 the half devil #333 e kilt juntos [gallery link= file ids= 116075 116076 116077 ] bonus2 tempos de aceleraçao de 2010 obtidos atraves de um aplicativo de performance para symbian que nao lembro o nome por max loeffler project cars #333
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