Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Gol perde liderança do mercado para o Palio depois de 27 anos
Pela primeira vez em 27 anos o Volkswagen Gol perdeu a liderança de vendas no Brasil. Por 378 unidades a mais, o Fiat Palio superou o veterano da Volks em número de vendas em 2014. Foram 183.744 do Palio e 183.366 — uma diferença insignificante em relação ao volume vendido.
A favor do Palio (e contra o Gol) está o fim da versão de entrada “G4″, extinta pela marca devido à obrigatoriedade de airbags e ABS e que correspondia a quase 1/4 do volume de vendas do modelo. Enquanto isso, o Palio continuou (e continua) se valendo da soma das duas gerações atualmente à venda — o facelift da plataforma de primeira geração (que completa 20 anos em 2015!) oferecido como Palio Economy/Way e a segunda geração, oferecida como modelo intermediário entre o Uno e o Punto.
Ferrari pode estar preparando uma versão ainda mais radical da FXX K
A Ferrari mal apresentou a versão ultra-radical da LaFerrari, a FXX K, e já começam a surgir rumores de que uma versão ainda mais hardcore está em desenvolvimento em algum lugar de Maranello. Os modelos anteriores da linhagem XX — a FXX e a 599 XX — tiveram versões aprimoradas, batizadas apropriadamente de “Evoluzione”. Agora, segundo os britânicos da Autocar, é a vez da FXX K ganhar uma versão evoluída — embora isso ainda deva demorar mais de dois anos.
A revista conversou a respeito com o piloto de testes da Ferrari Marc Gené, que por sua vez afirmou que “não ficaria surpreso se isso acontecesse, mas não acha que isso acontecerá nos próximos anos”. As modificações para um possível modelo Evoluzione, contudo, não deverão incluir o aumento de potência. Gené comentou que a XX K já tem 1050 cv e não imagina como os próximos carros poderão ter mais potência que isso. Segundo ele, o foco dos trabalhos será na eficiência e na relação peso/potência pois “o peso é algo crítico” em termos de desempenho.
Sandero RS já está em testes e produção pode ter iniciado em dezembro
Projeção: Autos Segredos/DuOliveira
Se você acompanha diariamente o Zero a 300, certamente sabe que a Renault está preparando uma versão esportiva de verdade para o Sandero. Ok, não é um Clio Cup ou um Mégane RS, mas é melhor do que os esportivos de adesivo que temos visto na última década. Isso por que ele terá um motor 2.0 16v (provavelmente oriundo do Duster, com quem compartilha plataforma) e suspensão afinada pela Renaultsport.
Foto: Autoesporte
O modelo foi flagrado recentemente pela revista Autoesporte durante testes pelas ruas, e é possível que até já tenha sua produção iniciada em pré-série, segundo os fãs da marca no fórum Renault Clube. O modelo deverá ter potência próxima ao do Renault Duster 2.0, que produz 142 cv e 21 mkfg. No crossover, esses números são suficientes para ir de zero a 100 km/h em 10 segundos. Com cerca de 200 kg a menos e melhor aerodinâmica, esse tempo deve ser ainda menor — sem contar a possibilidade de relações mais curtas para o câmbio. O modelo deverá ser lançado ainda neste semestre com um visual próximo da projeção acima, apresentada pelos camaradas do Autos Segredos.
Infiniti apresenta seu rival para BMW Série 4 e Audi A5
Este é o Infiniti Q60, o novo cupê esportivo da marca de luxo da Nissan que pretende brigar com o BMW Série 4 e o Audi A5 — ou quase isso. Na verdade, trata-se do conceito que dará origem ao modelo que efetivamente entrará na briga, mas você sabe como são os “conceitos” hoje em dia — muda-se o conjunto óptico para algo mais viável de se produzir, elimina-se algumas linhas ousadas demais e você tem a versão de produção.
Para ser mais exato, o Q60 será a versão de duas portas do sedã Q50, base do conceito mais promissor de 2014, o Eau Rouge, que é basicamente um GT-R em forma de sedã de luxo com seu V6 biturbo de 560 cv. O Godzilla de smoking, em outras palavras. Por isso, o Q60 traz elementos de estilo do super-sedã e nos dá margem para esperar uma versão radical para encarar o M4 e o RS5 equipada com o mesmo powertrain do Eau Rouge, que por sua vez poderá ser o mesmo do GT-R. Devaneio ou não, é melhor BMW e Audi começarem a ficar preocupadas.
O Q60 Concept será apresentado no Salão de Detroit, que acontece na próxima semana.
Este pode ser o logotipo da nova Ford Performance
Como vimos há alguns dias no Zero a 300, a Ford está trabalhando em um sucessor do Ford GT, que deve ser apresentado no Salão de Detroit na próxima semana. Ainda não há muitos detalhes sobre ele, somente sabe-se que ele terá motor central traseiro e será desenvolvido pela nova divisão esportiva da marca, a Ford Performance, que une a SVT e a Ford Racing sob o mesmo teto.
Contudo, os caras do WorldCarFans descolaram uma imagem supostamente oficial da Ford com a silhueta de um GT40, divulgada após o registro de marcas e patentes nos EUA. Aparentemente, trata-se de um logotipo que será usado nos produtos da nova divisão Ford Performance, pois a marca foi registrada para uso em produtos e serviços. Se a aposta está certa, só saberemos no próximo dia 12, no Salão de Detroit.