buenas flatouters depois de mais de 1 ano da primeira parte do pc#333 chegamos ao quinto e ultimo episodio tentarei resumir mais de dois anos de historia neste post e tem historia pra quem ainda lembra paramos no quarto post com a reformulaçao completa do interior do carro com muitas criticas ao volante do carro e com razao; os leitores do f o sabem das coisas e nos veremos o porque mas e impossivel começar o ultimo post sem fazer um agradecimento especial a estes dois caras ai embaixo cleyton e sidney bronoski eles foram responsaveis por mudanças substanciais no projeto e hoje posso dizer que o projeto esta praticamente concluido graças aos dois o termo praticamente aparece pois nenhum projeto que eu conheço tem fim mas apesar de nossos pcs serem interminaveis este em particular esta muito proximo do nivel que eu esperava para ele e a grande razao para o pc#333 estar no nivel que se encontra e pelo capricho e dedicaçao destes irmaos os bronoski apareceram por indicaçao de um amigo vw aircooled lover que trabalha aqui comigo e apenas para nos situarmos no tempo depois da conclusao do interior do carro algo que aconteceu em agosto de 2014 eu sinceramente o encostei na garagem e por la ele ficou quase 1 ano depois de toda a maratona que foi a pintura a eletrica a remontagem e o estofamento eu merecia um descanso este descanso durou ate a confirmaçao de que em 2015 haveria a prova de subida de montanha de campo largo pr e eu gostaria muito de participar tambem para acompanhar meu irmao ja que ele tambem faria uma subida explosiva com o pc#43 mothafocus mcrae fui entao conhecer a oficina que fica na casa de um dos irmaos e que so funciona aos sabados melhor do que isso cabe um carro de cada vez ou seja a dedicaçao e total e o trabalho agendado agora depois de conhecer o trabalho deles durante estes quase 2 anos eu comecei a achar o termo oficina muito raso para o que eles fazem prefiro chamar de laboratorio brono’s lab em nossa primeira conversa minha ideia era instalar uma wastegate kinugawa que eu havia importado e instalar uma borboleta menor que a que eu tinha que era de 55mm a ideia de diminuir a borboleta era de ter um controle mais preciso da pressao no pe usando minha configuraçao nas 5 semanas que se seguiram o carro acabou passando por uma revisao completa do sistema de freios suspensao com a instalaçao de torres curtas na dianteira construçao da uma barra inferior para o agregado troca da barra de direçao e alteraçao do sistema de escapamento na saida da turbina alem de aferiçao da pressao de combustivel e acerto do ponto [gallery link= file ids= 155538 155539 155540 ] para a adaptaçao da borboleta menor eu havia pensado inicialmente em trocar a tbi de aluminio por uma de corpo plastico como algumas da ford sem regulador de marcha lenta acoplado mas ainda assim precisaria construir um novo flange entre compressor e tbi porem tudo isso demandaria mais tempo do que nos tinhamos o que acabou deixando tudo para uma etapa seguinte tudo que foi possivel fazer foi começar a dar alguma atençao a estetica do cofre ao fim na semana anterior a corrida eu tinha o carro em maos mas ele falhava [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155541 155542 ] toda vez que a pressao passava de 0 5bar o carro pipocava e no sabado dia do briefing para a subida de montanha eu corri para a oficina logo cedo para ver o que poderia estar acontecendo tentar um diagnostico eis que numa curva proxima a oficina o carro deu uma limpada e desgarrou de frente os 4 anos em que nao andava de carro turbo cobraram seu preço me assustei desacelerei perdi a traseira e encontrei uma guia meio fio no caminho com um pneu cortado e um problema de alimentaçao ainda para resolver era o fim da corrida; e da geometria feita no dia anterior por sorte as oz mostraram o quao forte elas sao e tiveram danos superficiais mais uma vez tentando nao desanimar fui no dia seguinte assistir a subida bombastica do meu irmao passado o susto e a corrida que por sorte nao aconteceu pra mim pois a desgarrada poderia ter acontecido na corrida com os pneus ja ha quase 5 anos parados comecei a trabalhar em algo mais legal do que adaptar uma borboleta menor no carro por que entao nao construir uma que atendesse minha necessidade em uma unica peça voltei ao computador e depois de alguns finais de semana tinha novamente um projeto para ocupar meu tempo [gallery link= file ids= 155544 155545 155546 155547 155548 ] minha ideia era ter uma tbi de 46mm de diametro interno o mesmo diametro do colar do compressor assim eu faria um corpo praticamente tubular que se fixaria diretamente no compressor o ponto de partida seria uma tbi de 46mm da qual eu aproveitaria somente a moeda e o acionamento a peça doadora foi uma tbi ford esta soluçao tambem traria de volta minha tomada de vacuo do servo freio para o lugar certo; a zona de vacuo depois de tudo desenhado comecei a orçar uma usinagem em cnc que coubesse dentro do meu orçamento ao menos do que eu acharia justo pagar por uma peça destas dimensoes os primeiros orçamentos me assustaram e quase me fizeram desistir o mais absurdo beirou os r$5 000 00 entao o cleyton veio me salvar e encontrou um valor condizente com uma empresa parceira deles usinamos o corpo e o eixo que tambem teve que ser redesenhado em funçao de angulos e sentido de giro finalmente chegamos em abril com uma peça em maos duas na real = [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155549 155550 ] em paralelo a isso eu precisava resolver uma questao estetica importantissima a troca do volante apesar de alguns comentarios positivos ou neutros a maioria dos comentarios sobre o volante do quarto post batiam com a minha opiniao o volante precisava ser trocado comecei a pesquisar sobre volantes esportivos que me agradassem e fui guardando os links depois em um fim de semana tirei o carro da garagem retirei o volante e fiz algumas fotos para experimentar os volantes via photoshop mais uma vez com o apoio do meu irmao bruno simulamos tambem como ficaria o visual com os instrumentos de fundo claro que tambem era uma ideia para o carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155551 155552 155553 155554 155556 155555 ] finalmente depois de testados os visuais optei por um volante lotse modelo dakar em aluminio revestido com camurça preta opçao de engate rapido e a faixa superior tambem em cinza na minha opiniao a medida certa nao tao discreto nao tao extravagante o resultado por ser visto abaixo ainda sem o botao da buzina depois do volante escolhido e montado a proxima etapa seria montar e instalar a nova tbi o que levou um tempo em funçao da agenda da oficina e aqui vou abrir um parenteses para mostrar o motivo a adaptaçao de um motor subaru turbo em um porsche 914; construçao do berço do motor suspensao freios trambulador dimensionado em inox sistema de refrigeraçao e acerto trabalho excepcional dos bronoski [gallery link= file ids= 155562 155563 155564 ] voltando a minha realidade entre as indas e vindas a oficina tive um insight sobre o que poderia estar provocando as falhas de alimentaçao cheguei um sabado na oficina e medimos a pressao de combustivel inicial de 3 5bar com diferencial para compensar a pressao do turbo ou seja passava facilmente de 4bar; isto me deu uma pista o bico suplementar e montado em zona atmosferica e nao sofre interferencia da pressao do turbo desmontamos o suplementar e o testamos na bancada ate 3bar ia bonitinho a partir de 4bar o comportamento ficava completamente instavel a soluçao acabou sendo ate mais simples do que o esperado retiramos o diferencial de pressao da linha de combustivel trabalhando com pressao linear de 3 5bar esta soluçao nos orientaria sobre o que ainda viria antes da troca da tbi outras ideias foram surgindo como a troca do gerenciamento de injeçao digipulse por uma megasquirt; mais uma vez por influencia do trabalho dos bronoski neste meio tempo tive a oportunidade de adquirir um painel stack st8100 usado assim como pedaleiras shutt e tambem de quebrar mais uma caixa de marchas tudo entraria no pacote de alteraçoes o console original curto tambem passava a fazer parte dos planos uma vez que o modulo seria instalado no porta luvas e permaneceria o alojamento da digipulse aberto no console neste meio tempo as rodas oz foram tambem repintadas e ganharam um jogo de yokohama neova para evitar problemas antes de voltar entao ao brono’s lab no inicio deste ano passei pela primeira vez o carro em um dinamometro que logo deu sinais de estar com a junta de cabeçote queimada depois de 10 anos da primeira montagem o resultado com 0 8bar de pressao ponto travado e injeçao digipulse foi de 151whp@6114rpm e 23kgf m@3900rpm estas mediçoes serviriam de base de comparaçao para as mudanças que viriam a seguir na lista de mudanças estava a injeçao megasquirt mainboard 3 0 / processador 1 0 / entrada para launch control e flat shift roda fonica 60 2 com sensor hall atuador de lenta pwm bobina dupla wasted spark tampa para o distribuidor que seria desativado wideband odg dosador principal na flauta alem de um dosador dedicado ao bico suplementar que trabalharia agora a 2bar entre outros a cirurgia entao teve inicio a junta foi constatada estar mesmo queimada o cabeçote foi revisado plainado retentores trocados e valvulas reassentadas a linha de combustivel foi inteira reconstruida e foi instalado um filtro pre bomba alem do pos bomba ja existente a parte eletrica foi tambem modificada para receber os novos componentes [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155566 155567 ] a tbi foi ajustada precisamente e montada pelos bronoski e ficou a coisa mais linda do mundo [gallery link= file ids= 155568 155569 155570 155572 155571 ] os bicos originais foram desmontados e limpos o bico suplementar foi instalado dentro do filtro de ar e alinhado com o compressor o filtro de ar e do modelo xing ling de 150mm de elemento filtrante suspeito vermelho comprado pela internet o elemento filtrante porem foi trocado por um hks verde 150mm comprado diretamente no japao pelo irmao gus porque nao acha no brasil presentao o vermelho durou no carro ate a certeza de que nao derreteria o suporte para o sensor map previsto no projeto para uso com a digipulse na parte superior da tbi acabou sendo inteligentemente aproveitado para o atuador de marcha lenta com um by pass vindo diretamente do filtro de ar o escapamento foi revestido com uma manta termica ganhou um defletor em aluminio na regiao da tbi e a montagem começou a ganhar forma [gallery link= file ids= 155573 155574 155575 155576 155577 ] com tudo ligado e funcionando chegou a hora dos acertos iniciais e agora voces entenderao o termo laboratorio o cleyton la em cima na foto a esquerda o que nao faz backups hahah projetou e construiu um dinamometro de cubo diz ele so pra aproveitar a agua do poço artesiano que existe ao lado da oficina = [gallery link= file ids= 155578 155582 155581 155580 155579 ] neste video voces podem ve lo em funcionamento [youtube id= 9ku5i0_7sje width= 620 height= 350 ] em resumo o dinamometro atua como uma bomba d’agua de eficiencia zero e permite segurar o motor em diversas faixas de torque facilitando o acerto sem precisar estar com o motor em uma bancada aqui abrindo mais um parenteses fica a oportunidade para quem domina o assunto tratar sobre este tipo de dinamometro em um post dedicado clayton mais umas fotos do dia do acerto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155583 155584 155585 155586 ] durante o acerto foi guardada uma margem de segurança de 5 graus em toda a curva de avanço de ponto alem de um acerto mais gordo para poupar equipamento visto que o miolo e stock o bico suplementar instalado antes do compressor nos deu um ganho de 60 graus de temperatura de ar de admissao uma boa soluçao pra quem nao tem intercooler como eu durante as duas primeiras semanas com o carro o corte era ainda limitado a 5krpm mas o comportamento do carro ja era outro nestas duas primeiras semanas o corte que faz com que a mistura estoure no escape foi responsavel por transformar a valvula difusora do escapamento em um s em seguida o carro voltou a oficina para a devida substituiçao da moeda da valvula do escape por uma mais espessa e a instalaçao do painel stack para a adaptaçao do painel que foi comprado usado acompanhado de um unico sensor queimado o cleyton fez todo um trabalho de mediçao dos ranges de tensao dos sensores e de pesquisa de equivalentes nacionais para evitar temporariamente a compra dos caros sensores stack da inglaterra os sensores usados foram todos nacionais que trabalhassem o mais proximo da faixa dos originais o resultado e uma pequena variaçao de leitura e um consequente erro no valor do display digital estes erros sao conhecidos pelos dados da injeçao e podem ser compensados uma vez que todos os alarmes do painel sao configuraveis logo esta variaçao e considerada para o setup do painel neste painel e possivel setar valores como rotaçao do shift light interno diametro do conjunto roda/pneu para calculo da velocidade temperatura da agua maxima temperatura do oleo maxima pressao do oleo minima pressao de combustivel minima tensao da bateria minima como as principais alem disso e possivel verificar em caso de alarme desrespeito aos valores setados qual foi o ultimo alarme registrado e existe ainda um botao de dedo duro que mostra no display os valores criticos totais inclusive rotaçao e velocidade mas este novo painel faria desaparecer as luzes testemunhas do painel original; pressao de oleo luz alta freio de mao e pisca ao ser questionado sobre o que fazer com as luzes de advertencia originais os bronoski me questionaram se poderiam adaptar uns leds provisoriamente disse que nao haveria problemas mas que depois pensaria em alguma soluçao definitiva abaixo esta a adaptaçao feita por eles [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155587 155590 155588 155589 ] mais uma vez o trabalho dos bronoski foi nota 11 a adaptaçao consistiu em comprar um painel que tivesse o maior numero de lampadas testemunhas que pudessem ser usadas o doador foi um painel renault que foram ligadas sob um acrilico fume que fica ao lado do dash stack os botoes das funçoes do painel ficaram discretamente abaixo do botao do farol do lado esquerdo do volante e de facil acesso com a mao esquerda cara de original juro que eu nao pensaria em nada tao bom quanto isso outro trabalho de adaptaçao aconteceu no volante lotse o botao pequeno da buzina que acompanha o volante so monta no volante de cubo fixo mais uma vez a soluçao veio do laboratorio com a desmontagem do botao original e a construçao de um disco pista que ficou fixado no fundo do volante e usa os contatos originais do carro sensacional [gallery columns= 4 link= file ids= 155591 155592 155593 155594 ] para concluir ainda faltava a troca do console que foi a ultima etapa para isto deveriamos rearranjar os botoes existentes no console e eliminar alguns na foto acima aparecem 5 botoes abertura das portas / fechamento das portas / injeçao de partida a frio da digipulse / botao para fim de curso do limpador nao usado / corte de bomba alem disso no lugar da tomada 12v ficava o botao giratorio de abertura do escapamento tudo isto no console curto foi substituido por dois botoes de vidro eletrico abertura fechamento das portas / abertura e fechamento do escapamento e eu voltei a ter uma tomada 12v no carro como era originalmente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155596 155597 ] a mais recente alteraçao recebida foi um modulo bluetooth para uso com a mega facilita a conexao e o uso de aplicativos de dash e datalog finalmente depois de tudo instalado e funcionando chegara a hora de passar novamente no dinamometro e ver o resultado desta vez filmado e documentado [youtube id= mhhu5jkpidc width= 620 height= 350 ] [youtube id= 5zcyurwtdme width= 620 height= 350 ] [youtube id= pw4yyxzozne width= 620 height= 350 ] o resultado foi bastante satisfatorio para o conjunto aproximadamente 175hp na roda uma estimativa de 200hp 210hp de motor nada mal comparativamente em relaçao ao setup anterior veio um ganho de 25whp aproximadamente 17% boa parte devido ao controle de avanço de ponto outra curiosidade de ambas as mediçoes foi que a valvula difusora no escapamento mostrou um ganho de 8whp a curva de torque e potencia ficou bem interessante tambem para um carro limitado a 6 5 krpm obviamente que o ajuste fino ainda vai vir pouco a pouco ainda temos um pouco de margem de ponto de combustivel e de regime maximo o esperado/desejado para este pc e proximo de 200whp com limite de giro a 7krpm tudo ao seu tempo por hora deixo as fotos mais recentes do pc#333 junto com um outro project car bem conhecido por aqui o pc#200 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155601 155608 155607 155606 155605 155604 155603 155602 ] well depois de longos anos este projeto pode se dizer finalizado ja se vao quase 20 anos deste carro em familia ; mais de 15 em minha companhia mais de 6 como um legitimo project car consegui deixar o carro um pouco com a minha cara implementar minhas ideias esta terminado nao sempre vai sobrar um detalhe um ajuste uma melhoria ja tenho novas ideias em mente como tem que ser esta nossa paixao por carros poucos entendem mas nao se trata somente de carros trata se de familia amizade irmandade quantos amigos acumulados por esta paixao amigos proximos fisicamente amizades que se fizeram a distancia kevin hopkins texas usa that’s for you pessoas que as vezes nem mesmo guardamos os nomes mas que encontramos em lugares comuns autodromos encontros e que nos fazem sentir como se tivessemos nos visto no dia anterior pessoas que te ajudam sem te conhecer pessoas que apenas cumprimentamos com um sinal de positivo depois de uma breve acelerada e que se vao com uma buzinada e um sorriso no rosto pessoas que tambem ja se foram r i p pelo mesmo motivo nossa paixao por carros e por velocidade no fundo e isso que nos une nossos pc’s sao o motivo de crescermos e fortalecermos nossos laços humanos o tempo vai passar os carros serao herdados vendidos ou quem sabe esquecidos em um celeiro para serem encontrados novamente e o ciclo recomeçar o que fica e a paixao as amizades e a historia chegou a hora de agredecer agradecer a oportunidade que o flatout nos da de contar aqui nossos causos muito obrigado barata e leo pelo espaço e pela paciencia voces nao desistiram de mim graças ao project cars meu carro ganhou mais um apelido the half devil e um numero que possivelmente o acompanhara para sempre #333 obrigado igualmente aos leitores/seguidores do flatout tudo isso foi tambem por voces e para voces voces sao foda devo um agradecimento mais do que especial aos irmaos que eu amo tanto gustavo e bruno pela uniao pelo suporte pelo apoio voces sempre foram uma referencia para nunca desistir devo mais agradecimentos grandiosos aos amigos cleyton e sidney sidao bronoski bronos tech narcizo civiero zongara pinturas mauricio eletrica herbert muller pro muller seu henrique ataide estofamentos walter lee superchines supensoes escapamento dos estados ao amigo/irmao alexandre polycarpo e todos que me ajudaram e acreditaram nas minhas ideias malucas muito obrigado pra concluir deixo 2 links de videos inspiradores que traduzem um pouco o espirito dos nossos pc’s e do flatout learn from the past live in the present believe in the future and never ever give up [youtube id= s5uskm0hfgu width= 600 height= 350 ] [youtube id= d4liop9vmyc width= 620 height= 350 ] if in doubt flatout um abraço por max loeffler project cars #333 uma mensagem do flatout que projeto epico max varios anos a fio com direito a antecipaçao das modas que dominariam os volks mas principalmente uma verdadeira aula de como fazer um projeto bem feito bem definido bem projetado e quase uma viagem a uma realidade paralela onde o gol ganhou uma versao hardcore com motor 1 9 turbo e interior refinado baita historia belo projeto parabens
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