claro tivemos por aqui os nossos carros de base norte americana galaxie maverick dodge dart dentre outros mas sempre tive a impressao de que o mercado automotivo brasileiro e muito mais parecido o que se via na europa do que nos estados unidos talvez por uma questao cultural talvez por uma questao geografica afinal nossas ruas sao estreitas e a topografia costuma ser acidentada como no velho continente nao temos tantas avenidas e ruas largas como nos eua quanto menos rodovias de sete ou oito faixas e retas ate sumirem do horizonte [gt40 content search= hatch widget= 1 ] mas talvez o mais propicio seja classificar o mercado brasileiro como unico alem da mistura de carros importados tanto dos estados unidos quanto da europa por dezesseis anos os carros importados foram proibidos por aqui o que nos proporcionou uma boa seleçao de carros feitos especialmente para o nosso pais olhando para o passado temos carros como o chevrolet opala o ford corcel o volkswagen passat e o fiat 147 que na decada de 1970 começaram a ser fabricados no brasil todos eles usavam como base projetos europeus o opala era uma versao nacionalizada do opel rekord; o corcel era um projeto desenvolvido em parceria com a renault; volkswagen passat era praticamente identico ao modelo alemao e o fiat 147 era baseado no 127 vendido na italia esta tendencia se manteve por decadas chevrolet monza e omega ford escort volkswagen santana fiat uno todos tem raizes europeias o mesmo vale para projetos tidos como nacionais como o vw gol e o fiat palio que foram desenvolvidos em grande parte pelos braços brasileiros de suas respectivas fabricantes mas sempre utilizaram componentes e soluçoes de engenharia oriundos do velho continente havia exceçoes claro nos anos 60 e 70 a ford vendeu no brasil o galaxie full size derivado do fairlane norte americano e a dodge marcou epoca com seus modelos baseados no dart vendido nos eua sendo que o dart era o modelo compacto da dodge por la no geral contudo nosso mercado foi eurocentrico por decadas e preciso fazer um estudo mais profundo para entender as razoes socioeconomicas e culturais para este fenomeno mas se for para dar meus two cents sua motivaçao tem a ver com as escolhas das proprias fabricantes que por sua vez levavam em consideraçao fatores como o poder aquisitivo da populaçao e a infraestrutura das ruas e estradas brasileiras que simplesmente nao comportaria uma frota de american metal produto tipo exportaçao para o mundo todo seguindo com os termos em ingles fast forward para os tempos atuais ha alguns anos as fabricantes começaram a globalizar suas linhas produzindo produtos que atendam diversos mercados espalhados pelo mundo apenas com pequenas variaçoes regionais para satisfazer os regulamentos de transito locais condiçoes de piso os projetos para o brasil quase sempre contam com suspensoes mais altas e macias preferencias culturais cores tipos de forraçao ou ca entre nos satisfazer a margem de lucro para mercados emergentes com pouca vivencia com produtos sofisticados uma forma de constatar isto rapidamente e nosso proprio mercado nos ultimos anos o fiat 500 por exemplo começou a ser importado para o brasil em 2009 vindo da polonia onde a fiat atua desde a decada de 1970 fazendo do pais no leste europeu um importante polo de produçao em dezembro de 2010 porem o fiat 500 começou a ser fabricado no mexico e de la começou a abastecer o mercado norte americano onde a marca italiana ja nao vendia carros havia 26 anos fazia sentido entao passar a trazer o fiat 500 do mexico o que tornou a versao vendida no brasil igual a norte americana com para choques mais volumosos mais alto na suspensao e dizem alguns menos esmero em termos de construçao acabamento e qualidade dos materiais tambem podemos observar este fenomeno na trajetoria de outros modelos de sucesso no brasil como o vw golf e agora o jetta que foi alem e em sua setima geraçao passou a ser desenvolvido especificamente para o mercado norte americano ficando maior mais espaçoso e mais confortavel no fim das contas nos eua ainda se compra carros por metro mesmo que a presença de compactos desenvolvidos na europa tenha aumentado bastante por la nos ultimos dez anos mas nao e a primeira vez que isto acontece porem e foi disso que vim falar hoje afinal de contas da primeira invasao dos compactos aos estados unidos que alem da europa tambem vinham do japao a grande invasao dos pequenos aconteceu em meados da decada de 1970 que como foi observado recentemente aqui no flatout geralmente nao e considerado o periodo mais empolgante para os entusiastas automotivos dos eua o aumento no preço dos combustiveis e das apolices de seguro podem ser considerados os grandes culpados as disputas no quarto de milha e no dinamometro deram lugar a briga por eficiencia energetica pois os combustiveis custavam caro e as agencias de proteçao ambiental ficavam cada vez mais rigorosas nos limites de emissoes fechando o cerco contra as polegadas cubicas a chevrolet foi uma das unicas que teimou em apresentar o v8 como opçao em todas as geraçoes do camaro desde 1967 contudo os anos 80 foram uma epoca de baixa potencia especifica colocando de forma simplista as pessoas começaram a trocar suas banheiras fabricadas em detroit por carros menores mais leves mais economicos e mais baratos carros que cumpriam as mesmas tarefas mas eram mais faceis de guiar e estacionar custavam menos e mais importante bebiam menos como em that 70 s show serie de comedia exibida originalmente entre 1998 e 2006 na primeira temporada red forman trocou seu oldsmobile vista cruiser 1969 que apropriadamente era um dos maiores carros a venda nos eua por um toyota corolla 1976 novinho em folha ainda que no fim das contas ele acabe dando o carro a seu filho eric com a condiçao de que ele pague por sua propria gasolina e importante porem citar outro fator que contribuiu para a ascensao dos carros compactos nos estados unidos o volkswagen que começou a ser vendido nos eua no inicio da decada de 1950 e abriu a mente do norte americano a partir de 1959 uma agressiva e lendaria campanha de marketing da vw nos estados unidos conseguiu estabelecer o beetle como uma alternativa racional economica e ate mesmo charmosa aos carroes americanos tanto que muitos carros compactos desenvolvidos nos eua depois disto tinha como parte do briefing combater o volkswagen no contexto da epoca porem tais modelos como o ford pinto o chevrolet chevette que era um pouco diferente do nosso chevrolet chevette e o amc pacer nao eram tao compactos espaçosos e eficientes quanto os importados para os quais o beetle abriu as portas a seguir listamos alguns dos carros compactos que invadiram o mercado norte americano nos anos 70 com motores de quatro cilindros construçao monobloco carroceria compacta e em alguns casos ate mesmo uma boa dose de carisma mesmo que os mais tradicionalistas mostrassem resistencia a chegada dos carros japoneses foi ali que tudo mudou honda civic a primeira geraçao do honda civic foi lançada em 1972 e foi vendida ate 1979 e foi um dos primeiros carros da marca a deixar de lado as normas dos kei cars japoneses que restringiam as dimensoes fisicas e o deslocamento do motor dos carros ainda assim ele foi um dos menores automoveis vendidos nos eua na epoca começando em 1973 tinha apenas 3 551 mm de comprimento e 2 200 mm de entre eixos sendo capaz de acomodar quatro adultos e alguma bagagem o motor era um quatro cilindros em linha que em sua versao mais potente tinha 1 4 litro e 60 cv o sucesso do civic foi imediato e em questao de quatro anos de 1973 a 1976 o numero de concessionarias honda nos estados unidos saltou de 32 para 630 o civic abriu caminho para a versao hatchback do accord que se tornaria outro campeao de vendas no futuro entre 1990 e 1992 nenhum carro vendeu mais que o accord nos eua no geral o honda civic foi o grande responsavel pela expansao da honda no mercado norte americano a ponto de motivar uma incursao no segmento dos carros de luxo com uma submarca dedicada exclusivamente ao mercado norte americano a acura que foi inaugurada em 1986 toda uma infraestrutura de concessionarias foi construida com um investimento inicial de us$ 3 milhoes em cada uma delas modelos de nicho como o honda integra e o lendario nsx foram comercializados nos eua sob a marca acura toyota corolla o toyota corolla fez sua estreia no mercado norte americano em 1968 com construçao monobloco motor quatro cilindros de 1 1 litro e 60 cv entre eixos de 2 28 metros e suspensao mcpherson na dianteira com eixo rigido e feixe de molas semi elipticas atras era um carro pequeno e de qualidade indiscutivel ainda que na epoca os menos entusiasmados com ele diziam que era por falta de componentes para quebrar o corolla de 1968 com carroceria seda de quatro portas perua de duas portas e cupe de duas portas era um carro pequeno mas deixou claro que os japoneses prezavam pela qualidade dito isto foi em 1970 que o toyota corolla se tornou um carro completo no sentido em que nao lhe faltava nada para substituir um carro norte americano na garagem de uma familia com um entre eixos quase cinco centimetros maior e motor de 1 2 litro e 73 cv ele era um carro muito mais confortavel e pratico de se usar no dia a dia a evoluçao na terceira geraçao vendida entre 1975 e 1979 incluiu a oferta por uma caixa automatica de tres marchas e a estreia da carroceria seda de quatro portas da mesma forma que o civic fez com a honda o toyota corolla foi o carro que consolidou a fabricante japonesa nos eua ainda que em um ritmo mais lento o toyota camry modelo maior e mais refinado começou a ser vendido em 1983 abrindo caminho para a construçao de uma fabrica nos eua em 1988 e a chegada da lexus divisao de luxo no ano seguinte datsun 510 o datsun 510 era a versao internacional do nissan bluebird de terceira geraçao lançado em 1967 e ele sem duvida e um dos carros que mais agradaram aos entusiastas nao apenas nos eua mas em todos os mercados onde foi oferecido como reino unido e australia o datsun 510 foi considerado na epoca do lançamento uma alternativa de baixo custo a um bmw com razao boa parte de sua receita foi inspirada diretamente pelo bmw 2002 um carro de tres volumes com linhas limpas e bem resolvidas comando de valvulas no cabeçote suspensao independente do tipo mcpherson e braços semi arrastados atras e claro traçao traseira e cambio manual de quatro marchas um automatico de tres era opcional [youtube id= d2nnwk5pgt0 width= 620 height= 350 ] a versao norte americana tinha um motor de 1 6 litro com carburador hitachi e 96 cv velocidade maxima declarada em 160 km/h sendo um carro leve bem acertado e divertido o datsun 510 logo se tornou um favorito entre os project cars reputaçao que carrega ate hoje volkswagen dasher e rabbit e bem sabido que o volkswagen passat foi o primeiro modelo da marca vendido no brasil com motor e traçao na dianteira e o primeiro com um sistema de arrefecimento liquido o mesmo aconteceu nos eua incluindo o ano de lançamento 1974 exceto que o passat norte americano se chamava volkswagen dasher e tinha os para choques de impacto que deveriam evitar qualquer dano a carroceria em colisoes ate 8 km/h o unico motor disponivel era o quatro cilindros de 1 5 litro com comando duplo no cabeçote carburador e 75 cv o golf chegou no ano seguinte e tambem ganhou um novo nome rabbit alem dos para choques de impacto ele diferia do desenho original pelos farois quadrados que eram usados em algumas versoes o golf era importado da alemanha em seus primeiros anos ate que em 1978 começou a ser fabricado no estado da pensilvania o volkswagen rabbit foi notavel nos eua nao apenas pelo bom desempenho nas vendas mas tambem por dar origem a uma versao de carroceria exclusiva a picape caddy que tambem começou a ser fabricada em 1978 era o mesmo conceito da nossa saveiro [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ford fiesta algo que nem todo mundo lembra e que o ford fiesta de primeira geraçao foi vendido nos estados unidos entre 1978 e 1980 o carro era fabricado em koln na alemanha e era equipado exclusivamente com um motor quatro cilindros de 1 6 litro e 90 cv embora tenha sido um sucesso na europa porem nos estados unidos o fiesta de primeira geraçao foi vendido por apenas tres anos assim como o vw golf/rabbit ele recebeu os para choques de impacto farois do tipo sealed beam e reforços contra impactos na estrutura alem disso apenas nos estados unidos era oferecido ar condicionado como opcional em 1981 o ford fiesta foi substituido nos estados unidos pelo ford escort que apesar de compartilhar certos elementos estruturais com o modelo europeu que estava em sua terceira geraçao com motor quatro cilindros transversal e traçao dianteira trazia todos os paineis da carroceria distintos renault 5 amc le car o renault 5 foi um dos maiores sucessos da marca francesa na europa tornando se inclusive um icone dos ralis com sua versao turbo de motor central traseiro que correu no campeonato mundial de rali nos eua ele foi a carta que a alternativa amc tirou da manga para brigar nao apenas com as tres grandes de detroit no segmento dos carros pequenos mas tambem contra as opçoes importadas o nome le car tinha certo fator comico imagine vender um modelo norte americano no brasil como the carro mas a amc apostava na economia de combustivel e na boa fama na europa para atrair clientela [youtube id= 3v0mrvh14wc width= 620 height= 350 ] lançado em 1976 o amc le car nao conquistou o publico de imediato mas suas qualidades foram notadas pela imprensa especializada que o chamava de rabbit frances um carro pratico que exalava personalidade para compensar a falta de estilo alem disso seu motor de 1 4 litro e 55 cv era muito suave e economico sendo capaz de rodar ate 14 8 km com um litro de combustivel embora seus numeros de venda fossem solidos motivando ate mesmo a importaçao da versao com carroceria de quatro portas o renault le car deixou de ser oferecido nos eua em 1983 chevrolet chevette o chevrolet foi o primeiro carro global da general motors desenvolvido principalmente pelo time da opel na alemanha porem com nome visual e versoes diferentes de acordo com cada um dos mercados a versao norte americana que foi lançada nos eua em 1975 dois anos depois do chevette brasileiro diga se foi vendida nos eua apenas como hatchback de duas ou quatro portas e era equipado com motores de quatro cilindros a gasolina de 1 4 e 1 6 litro semelhantes aos usados por aqui e tambem um motor a diesel de 1 8 litro embora hoje em dia o chevette nao seja um carro cultuado nos estados unidos como e por aqui e apesar das criticas iniciais a simplicidade do projeto a verdade e que o chevrolet foi bem sucedido no que se propunha a fazer e acabou sendo o modelo de entrada da chevrolet por doze anos saindo de linha apenas em 1987 com 2 8 milhoes de unidades vendidas em 1979 e 1980 ele foi o carro compacto mais vendido dos eua [youtube id= 3yarge9vosw width= 620 height= 350 ]
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