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Zero a 300

Golf GTI Edition 50 | 55 anos do Jimny | “F1” o filme e mais!

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Conheça o VW Golf GTI Edition 50

A VW mostrou finalmente o novo Golf GTI Edition 50, depois de dizer semana passada que este GTI seria o GTI mais rápido da história em Nurburgring. Apesar de ter tração apenas nas rodas dianteiras, ao contrário do tradicionalmente mais potente Golf R de tração nas quatro rodas, este vem com 320 cv.

Sendo assim, este Golf está muito perto em potência ao topo de linha R: apenas 8 cv a menos, e o mesmo torque de 42,8 mkgf. Se você tem boa memória lembra que o câmbio manual é passado no GTI; agora vem somente com câmbio automático DCT de sete velocidades.

O motor EA888 evo4 mais potente permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, e 16,8 segundos para atingir 200 km/h. A velocidade máxima permanece inalterada, limitada que é a 270 km/h.

O “GTI Performance Package” opcional reduz a altura do solo em 20 mm; o pacote inclui novos rolamentos mais parrudos no eixo dianteiro, além de braços transversais mais rígidos e coxins de suspensão alterados para uma direção mais precisa. Na traseira, ele conta com novo cubo de roda e coxins de suspensão revisados. Parece realmente um carro modificado para uso severo em pista.

As rodas forjadas de 19 polegadas e o escapamento de titânio Akrapovič vem com uma redução de peso de 30 kg. O pacote inclui os pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race, os mesmos usados ​​para completar o circuito de Nürburgring Nordschleife em 7 minutos e 41,27 segundos. Outras melhorias incluem o software revisado para a direção progressiva e o controle adaptativo de chassi (DCC) de série.

Pouca coisa distingue o novo Golf GTI visualmente. Novas rodas com detalhes em vermelho, e logotipos, basicamente. A VW pinta o teto e os retrovisores laterais de preto e adiciona acabamento escuro ao redor das ponteiras de escapamento.

As mudanças no interior também são mínimas, com cintos de segurança vermelhos, maçanetas de alumínio anodizado escuro e logotipos GTI 50 adicionais, incluindo um no chaveiro. Os bancos vêm revestidos no conhecido padrão xadrez e têm detalhes em veludo sintético. Preço e disponibilidade ainda não foram divulgados. (MAO)

 

Novo carro esporte: Shoreline Bespoke LM coupé

Uma nova empresa de carros esporte está nascendo na Califórnia, e não é uma de restomods; trata-se de uma criação original apenas inspirado em desenho e baixo peso dos carros esporte antigos tão em voga hoje em dia. A empresa chama-se Shoreline Bespoke, é é criação de dois engenheiros: Spencer Beckman e Kyle Krueger.

A empresa foi fundada em 2021 e o seu carro é um pequeno dois-lugares de motor central e estilo retrô. O conceito mecânico veio antes do design, e, portanto, um chassi rolante foi anunciado no ano passado, e agora conhecemos o design. Se inspira em vários carros de corrida clássicos, especialmente no Porsche 906 da década de 1960, e se chama LM coupé.

A estrutura é tubular de aço, feita à mão. O carro conta com suspensão de braços duplos triangulares ajustáveis ​​nos quatro cantos, também tubulares, “desenvolvido com ajuda de engenheiros da F1”, freios AP Racing e um sistema de direção de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica também derivado de competição.

É um carro leve: pesa apenas 635 kg segundo seus criadores. Parte disso vem de um motor de motocicleta: o seis em linha da BMW K1600, de 1,65 litro, preparado pela Ed Pink Racing Engines para 250 cv aspirados, e rotação máxima acima dos 10.000 rpm. Aparentemente o câmbio sequencial de seis marchas da motocicleta permanece aqui também, acoplado a um diferencial com carcaça de alumínio que monta nele, para criar um transeixo. É portanto um motor e câmbio transversal-central-traseiro.

A cabine é espartana: um par de bancos tipo concha de fibra de carbono, fixos na posição, com pedais e volante ajustáveis. Não há tela de infoentretenimento, apenas um suporte magnético para celular. A Shoreline Bespoke apresentará o LM Coupé na Monterey Car Week, em agosto. A expectativa é que as entregas aos clientes comecem no final de 2026. Preço? “Abaixo de US$ 500.000” é a expectativa. (MAO)

 

Honda anuncia programa de restauro de carros clássicos expandido

A Honda lançou um novo programa para fornecer peças genuínas e serviços de restauração para modelos descontinuados, começando com o famoso NSX de primeira geração.

Os três Hondas de Tochigi

Não existem muitos detalhes divulgados além disso, mas a Honda confirma que técnicas modernas de fabricação, como a impressão 3D, estão facilitando a recriação de certas peças para carros clássicos. Isso pode significar que, em breve, seu antigo NSX não sentirá mais falta daquele espelho lateral ou entrada de ar impossíveis de encontrar.

Honda NSX-R: a essência da espécie

Esta não é a primeira vez que a Honda oferece programas especiais para o NSX. Desde 1993, a empresa oferece serviços de restauro para o carro, que oferece desde reconstruções de motor até atualizações de interior. Este esquema será descontinuado este ano para dar lugar a este novo serviço de restauração expandido.

O erro do Honda NSX

A Honda não informou, também, quais outros modelos serão compatíveis com o novo serviço de restauração, apenas confirmou que “o serviço será expandido para abranger outros modelos esportivos”. Tudo deve ser relativo ao valor do carro: um NSX é considerado o maior clássico da empresa já, com alto preço no mercado clássico, o que viabiliza este tipo de coisa. Pode se imaginar mais alguns que mereceriam apoio: o S2000, por exemplo. Mas não muito mais que isso. Há vários clássicos da marca além desses dois, mas de novo, o preço de mercado alto é o que viabiliza restauração que inevitavelmente será cara.

A Honda afirma que anunciará mais detalhes sobre os novos serviços e fornecimento de peças ainda este ano. (MAO)

 

Filme “F1” estreia esta semana, com miniaturas no McDonald’s

Esta quinta-feira dia 26 de junho é a estreia mundial do novo filme F1, estrelando Brad Pitt e criado por Joseph Kosinski, o mesmo diretor de Top Gun Maverick. O filme está recebendo ótimas críticas, e promete além de cenas de ação e velocidade compatíveis com o histórico do diretor, uma história também interessante. É um daqueles para se ver no cinema, na maior tela que se puder arrumar.

Junto com o filme, a rede McDonalds vai oferecer uma novidade. Um combo temático do filme, com miniaturas dos carros de F1 mostrados na película. Deve ter 2 opções diferentes e o lançamento está marcado para 25 de junho. A campanha global com brindes surgiu nos EUA, México e Japão, e agora amplia a estratégia para o mercado brasileiro, onde a Fórmula 1 vive um momento de grande popularidade.

Ao contrário de versões estrangeiras com diversas miniaturas, a edição brasileira será reduzida: apenas duas variantes únicas. O McDonald’s aproveita o patrocínio regional à F1 para integrar o tema em campanhas presenciais durante o GP de São Paulo. Destaques como o Méqui 1000 ganharão decoração temática, pit‑stops no Drive-Thru e uniformes especiais, criando ambientação imersiva mesmo antes da chegada dos brindes. (MAO)

 

Suzuki comemora 55 anos do Jimny com série especial na França

Não é só na Europa que pequenos carros de nicho como o Suzuki Jimny estão sendo descontinuados por causa de legislação. Na Europa também se anuncia o fim dele. Não é de agora que sua existência é comprometida: já a algum tempo foi relegado a se tornar um “LCV” (Veículo Comercial Leve) de dois lugares, um “furgão de carga”, numa tentativa de contornar essas legislações cada vez mais rigorosas.

O Jimny está em circulação desde 2018, mas a Suzuki mantém segredo sobre quando, onde ou se ele receberá uma substituição ou um facelift. Enquanto isso, o modelo de cinco portas fabricado na Índia provou ser muito popular no Japão, o que parece está abrindo possibilidade de uma versão picape.

Inicialmente, esperava-se que o pequeno off-roader recebesse tecnologia híbrida ou mild-hybrid, o que permitiria que ele fosse vendido como veículo de passeio na Europa novamente. A Suzuki havia confirmado oficialmente que uma versão totalmente elétrica chegaria ao Velho Continente em 2024 ou 2025.

No entanto, os planos mudaram repentinamente no ano passado, quando o presidente Toshihiro Suzuki sugeriu que o Jimny não receberia nenhum tipo de eletrificação e permaneceria apenas com motores a combustão interna (ICE), com combustíveis alternativos possivelmente no horizonte.

Agora, parece que está acabando em alguns países da Europa. Na França, há uma versão comemorativa de 55 anos do modelo agora. É o Jimny 55th Anniversary. Apenas 55 unidades serão feitas.

Visualmente, ele se distingue por uma grade personalizada com letras Suzuki, adesivos laterais retrô, para-lamas vermelhos e uma capa de estepe com o emblema Rhino. O jipinho vem com rodas de aço pretas e está disponível em quatro cores externas.

O interior conta com tapetes de borracha no compartimento de passageiros e no porta-malas, além da inevitável plaquinha que diz qual dos 55 carros é o seu. Além disso, a Suzuki França incluiu um chaveiro especial e um diário de viagem com capa de couro em relevo, onde “os proprietários podem registrar suas melhores lembranças com o veículo”. Imagino que seja comum na França; vai saber.

O motor é o mesmo 1.5 litro de 101 cv que temos aqui, mas nesta versão comemorativa francesa, vem apenas com o câmbio manual de cinco velocidades, acoplado ao sistema 4WD AllGrip Pro da Suzuki, completo com caixa de transferência e reduzida.

Esta edição limitada é baseada na versão Privilège, que vem com todos os confortos: ar-condicionado, bancos aquecidos, conectividade Bluetooth, alerta de saída de faixa, farol alto automático e reconhecimento de placas de trânsito. No entanto, por algum motivo, não conta com a tela de infoentretenimento de 9 polegadas e a iluminação LED encontradas em modelos de última geração. O preço é de € 28.955 (R$ 182.976). As primeiras entregas ocorrerão ainda este mês. (MAO)