Um hot hatch de quase 400 cv e tração integral é algo muito próximo do paraíso sobre rodas - e se você se lembra da nossa avaliação do Mercedes-Benz A45 AMG no autódromo da Capuava, sabe bem que essa configuração é um serial killer de esportivos em potencial. Sabendo disso, a mais que tradicional preparadora alemã ABT Sportsline, sediada em Kempten, chegou à conclusão que 300 cv não eram suficientes para o Golf R. E todos nós ficamos particularmente felizes com a consequência.
O Golf R original de fábrica já é algo mais que especial: ele tem o mesmo EA 888 2.0 turbo do nosso GTI, mas redimensionado para empurrar 300 cv em vez de 220 cv. Contudo, o grande barato da versão R é o sistema de tração integral com diferencial Haldex, que deixa o seu peso melhor distribuído e transmite os 38,7 mkgf de torque a 1.800 rpm com muito mais eficácia para o asfalto, resultando em uma dinâmica ainda mais equilibrada e saídas de curva bem mais velozes.
Tecnicamente, o que a ABT fez �