Todo mundo ficou animado quando a VW confirmou a produção em série limitada do Golf R400 que, como o nome diz, tem 400 cv em seu motor TSI 2.0. Só que ainda falta um (grande) detalhe: a Volks precisa de uma transmissão que aguente todo o torque.
Tanto o Golf GTI, de 230 cv, quanto o Golf R, de 300 cv, podem ser adquiridos com câmbio manual de seis marchas ou DSG, com dupla embreagem, também de seis marchas. Até aí, tudo bem — os 36,7 mkgf do GTI ou os 38,7 mkgf de torque do R não representam perigo algum à transmissão. Contudo, no Golf R400 o buraco é mais embaixo.
Segundo a Car and Driver, que ouviu a informação do próprio chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da VW, Heinz-Jakob Neusser, os 400 cv do R400 não representam perigo algum para o motor, nem para a transmissão. Com o torque, porém, a coisa não é tão simples: o Golf R400 tem 45,9 mkgf — mais do que o câmbio DSG de seis marchas pode aguentar.
Este é o maior obstáculo para que a VW siga com o plano de produzir o R400. Contudo, recentemente a VW anunciou que está preparando um câmbio de DSG de 10 marchas para usar em seus modelos mais potentes, como o Touareg. A resposta para o dilema do Golf R400 pode estar neste novo câmbio. A marca não disse quando a transmissão ficará pronta, nem quando entrará em produção, mas Neusser confirmou que ela é capaz de aguentar, vejam só, até 45,6 mkgf de torque. Ligue os pontos.
Com 400 cv, tração integral com diferencial eletrônico e câmbio de 10 marchas, o R400 seria um concorrente de peso para caras do calibre do Mercedes A45 AMG, que tem 360 cv — e a gente pagaria para descobrir na prática qual dos dois anda mais. Anda logo com isso, Volkswagen!