Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Google apresenta Android para carros
No começo do ano, no Salão de Genebra, a Apple apresentou o CarPlay, uma versão de seu sistema operacional exclusiva para sistemas de entretenimento automotivo. Agora, seis meses depois o Google apresentou um sistema rival para o CarPlay, trazendo a briga dos smartphones para o painel dos carros. Seu nome é Android Auto, e ele promete integração perfeita e total com cerca de 80% dos aparelhos com o sistema operacional do Google.
Um dos principais objetivos do Android Auto é reduzir o uso de smartphones ao volante, simplificando a interface de controle quando o aparelho estiver pareado com o sistema. Em vez de ler as mensagens de texto e digitar as respostas, o motorista poderá apenas apertar um botão no volante e ouvir a mensagem e respondê-la por comando de voz. Além disso, o sistema usará o Google Maps para navegação por GPS, o Google Play como biblioteca musical e aplicativos específicos de outros desenvolvedores.
As fabricantes que já firmaram acordo para usar o Android Auto em seus modelos são Fiat Chrysler Group, Volkswagen Auto Group, General Motors, Renault-Nissan, Honda/Acura, Hyundai/Kia, Ford, Mazda, Mitsubishi, Subaru, Suzuki e Volvo. Já quanto ao CarPlay da Apple, as fabricantes são: BMW, Ferrari, Ford, GM, Honda, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Toyota e Volvo. As marcas que firmaram acordo com as duas desenvolvedoras, como Honda e Volvo, prometem oferecer os dois sistemas nos carros. O primeiro modelo a incorporar o Android Auto é o Hyundai Sonata 2015 (da foto acima).
Audi lança RS7 no Brasil
A Audi anunciou ontem (26) o lançamento do RS7 ao Brasil. Por R$ 589.360 (também conhecidos como 590 paus) a versão mais radical do A7 traz um V8 4.0 turbo que produz 560 cv e 71,3 mkgf combinado com uma transmissão automática de oito marchas com trocas manuais. Com esse conjunto, o belo fastback de Ingolstadt chega aos 100 km/h em 3,9 segundos e vai até os 305 km/h.
Por fora, o modelo é identificado pelo para-choque dianteiro com tomadas de ar maiores e rodas de 21 polegadas dignas de um Land Rover. Por dentro, o RS7 tem bancos “semi-concha”, volante com base achatada e sistema de áudio Bang & Olufsen.
McLaren apresenta 650S GT3 em Goodwood
A McLaren apresentou hoje (27) no Goodwood Festival of Speed os primeiros detalhes do 650S GT3, a versão de pista do novo modelo de entrada da marca. Ele substitui o 12C GT3, que conquistou três títulos de campeonatos, 51 corridas e 70 pódios nas últimas três temporadas.
Entre as modificações do novo 650S GT3 estão a aerodinâmica refinada, mais capacidade de arrefecimento e melhorias de segurança, requisitos básicos para competir em provas oficiais. O novo carro tem cerca de 500 cv produzidos por seu V8 3.8 biturbo — a mesma do 12C GT3 e menos do que a versão de rua por ser limitada pelo regulamento da FIA. O motor agora é combinado a um novo câmbio sequencial de seis marchas.
No lado de dentro, o cockpit foi modificado de acordo com o feedback dos clientes do programa 12C GT3. Outra mudança foi a gaiola de proteção certificada, que foi remodelada para oferecer mais espaço para as pernas e para a cabeça. Há também um novo modelo de banco, um volante modificado, inspirado nos carros de Fórmula 1, uma nova pedaleira e melhor ventilação na cabine.
Este é o Aston Martin Vision Gran Turismo
A Aston Martin também levou uma novidade para Goodwood, mas diferentemente do McLaren, o modelo da Aston foi feito exclusivamente para as pistas virtuais. Seu nome é Aston Martin DP-100, e ele é o novo modelo da coleção Vision Gran Turismo, do game Gran Turismo 6.
O Aston DP-100 talvez seja o mais inesperado da série, e tem um quê de protótipo de Le Mans dos anos 1990 — o que o torna diferente de qualquer outro Aston; a única forma de reconhecê-lo é pela grade característica da marca, assim como as lanternas traseiras, usadas nos atuais modelos de verdade. Quanto ao motor, ele é um V12 biturbo de 800 cv (será uma dica sobre a parceria da Aston com a AMG?). O modelo poderá ser baixado no começo de julho.