Você já reparou que as reduções preços dos combustíveis anunciadas pela Petrobras raramente chegam às bombas nos postos de combustível? Pois é... o governo federal também notou que os preços quase nunca baixam, e decidiu descobrir o motivo.
Para a Secretaria Geral da Presidência, o motivo pode estar na formação de cartéis de postos e distribuidores, um problema recorrente no setor, segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nos últimos cinco anos o Cade julgou 17 casos de suspeita de cartel, que resultaram em 12 condenações.
Por isso, o ministro da Secretaria, Moreira Franco, solicitou à Polícia Federal e ao Cade que iniciassem investigações das empresas do setor dos combustíveis. A decisão foi publicada no Twitter do próprio ministro na última quinta-feira (8):
https://twitter.com/MoreiraFranco/status/961630540091752448
Questionado pela imprensa, o ministro disse