para muitos entusiastas que cresceram na decada de 1990 gran turismo foi ao lado de need for speed o game que ajudou a moldar seu gosto por carros no meu caso nao foi diferente um pouco antes de me tornar mais um dos milhoes de fas de brian o connor e seu skyline gt r r34 prata com faixas azuis eu ja era profundo apreciador do lendario cupe com motor seis em linha biturbo da nissan e foi graças a gran turismo evidentemente [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= turning japanese ] o recem lançado gran turismo sport mostra que o foco da serie da polyphony digital e mesmo o mercado japones existem carros do mundo todo claro mas os niponicos sao maioria e foi assim desde os dois primeiros titulos lançados em 1997 e 1999 respectivamente sendo assim era natural que os carros de corrida que fizeram historia no automobilismo do japao tenham sido incluidos no jogo um dos mais lembrados pela galera e sem duvida o pennzoil nismo gt r dois deles na verdade o r33 do primeiro gt e o r34 de gt2 ambos estao entre os carros de turismo mais adorados do japao e ambos sao identificaveis pelo esquema de pintura amarelo com preto sao as cores de sua patrocinadora a pennzoil fabricante de lubrificantes automotivos que foi fundada no ano 1913 em los angeles california e mudou se para houston texas na decada de 1970 como diversas outras empresas do ramo como a mobil e a castrol a pennzoil investiu bastante no automobilismo japones a partir dos anos 1990 especialmente no japanese grand touring championship ou apenas jgtc o campeonato japones de turismo começou a ser disputado em 1993 e tinha o intuito de entreter os espectadores com carros de corrida que lembravam os modelos de produçao a jaf japanese automobile federation organizadora da competiçao impunha limites de potencia e um sistema de penalidade com lastros para manter a competiçao sempre acirrada o regulamento era para la de interessante os carros deveriam usar o monobloco original porem eram permitidas modificaçoes bastante radicais na carroceria que podia receber paineis de fibra de carbono e aparatos aerodinamicos o interior era aliviado e recebia gaiola de proteçao integral mas muitas vezes a cobertura original do painel de instrumentos era mantida pois havia um peso minimo havia duas categorias a gt300 para carros com ate 300 cv da qual participavam modelos com o toyota mr 2 o mitsubishi fto o nissan silvia e o mazda rx 7 por exemplo; e a gt500 para carros de ate 500 cv na qual corriam o toyota supra o honda nsx e clado o nissan skyline [youtube id= jyrnnizil0s width= 620 height= 350 ] os motores deveriam ser os mesmos usados nos carro de rua devidamente preparados e obvio no caso do gt r a nissan motorsport ampliou o diametro dos pistoes do rb26dett aumentando o deslocamento do seis em linha biturbo de 2 568 cm³ para 2 708 cm³ com mais pressao comandos de vavula de perfil mais agressivo fluxo melhorado e uma reprogramaçao eletronica a potencia declarada era de 500 cv mas na pratica ficava nos 550 cv e ha quem diga que passava dos 700 cv nos treinos de classificaçao as outras fabricantes faziam o mesmo com seus carros aproveitando que a maioria dos componentes de seus motores eram superdimensionados de fabrica nao apenas o rb26dett mas o 2jz da toyota e o v6 c30/c32 do honda nsx tambem foram feitos para suportar bastante potencia com seus componentes internos originais por isso eles sao tao populares entre os preparadores ate hoje foto aaron mai diferentemente do skyline gt r de rua porem o pennzoil nismo gt r tinha uma caixa sequencial de seis marchas da xtrac a mesma empresa britanica que fornece as transmissoes do wrc ha anos que levava a força do motor para as rodas traseiras tambem pode se ouvir o zunido das engrenagens com dentes retos estas engrenagens sao comuns carros de corrida pois permitem que o arranjo interno da transmissao seja mais simples e porque geram menor desgaste do conjunto por haver menos carga axial quando as engrenagens giram engrenagens helicoidais convencionais fazem força para o lado quando em funcionamento por conta do proprio desenho dos dentes o que ajuda a desgastar componentes como o eixo da transmissao e seus suportes [youtube id= b6bpvhg23xu width= 620 height= 350 ] o ronco do rb27dett girando a quase 8 000 rpm era complementado pelo som de induçao dos turbos e pelo ruido da transmissao e o resultado era um som quase futurista tambem podemos ver o quanto que a traçao traseira torna o skyline gt r um carro muito mais selvagem [youtube id= 6x6ukpaoo5s width= 620 height= 350 ] alem do motor preparado o skyline da pennzoil tinha suspensao do tipo duplo wishbone nas quatro rodas e graças ao uso de fibra de carbono na carroceria pesava 1 150 kg quase 400 kg a menos que a versao de rua em 1998 o pennzoil nismo gt r r33 venceu duas das seis corridas que foram disputadas na temporada de 1998 do jgtc em suzuka e no extinto autodromo de sendai o japones masami kageyama e o frances erik comas ficaram com 67 pontos enquanto o segundo colocado o honda nsx da mobil 1 ficou em segundo com 50 pontos no ano de 1999 a nissan apresentou o r34 e decidiu atualizar seu carro de corrida para o jgtc que manteve o conjunto mecanico mas recebeu uma carroceria atualizada desta vez o titulo foi ainda mais disputado o skyline amarelo e preto venceu apenas uma prova enquanto seu rival mais proximo o castrol tom s toyota supra outro icone por si so venceu duas no entanto ao contabilizar os pontos de todas as corridas o nissan teve melhor aproveitamento e erik comas abocanhou o segundo titulo consecutivo com apenas quatro pontos de vantagem 77 contra 73 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a partir de 2000 a nismo trocou o patrocinio da pennzoil pela loctite a fabricante da cola super bonder para quem nao lembra ironicamente a nissan nao venceu naquele ano nem no seguinte e nem no outro o proximo titulo o skyline no jgtc so veio em 2003 ao menos podemos experimentar parte da emoçao de guiar o skyline da pennzoil em todo gran turismo ate gt6 alem disso para quem tem a sorte de morar no japao e possivel ver os carros no circuito de fuji speedway todos os anos no nismo festival [youtube id= hdivjyxcpbi width= 620 height= 350 ]
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