Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!
Gran Turismo Sport Lançado
A Sony Interactive Entertainment e a Polyphony Digital lançaram um dos jogos de corrida mais aguardados dos últimos tempos no PlayStation 4. O Gran Turismo Sport foi originalmente programado para ser lançado no final de 2016, mas foi atrasado para garantir a melhor experiência de corrida possível.
O Gran Turismo Sport é a última versão da franquia de jogos de corrida para PlayStation de renome mundial da Polyphony Digital. Compatível com Realidade Virtual, o Gran Turismo Sport é o primeiro título de corrida de console com competições online sancionadas pela FIA (Federação Internacional de Automóveis).
O jogo possui mais de 170 carros premium e 19 locais com 27 layouts. O GT Sport vem com três modos de jogo diferentes: Campanha, Esportes e Arcade. Pela primeira vez nos 20 anos do Gran Turismo, o conteúdo do jogo inclui a icônica marca alemã Porsche.
A Samsung lança o HMD Odyssey – Headset VR high-end com alta resolução
Realidade Virtual está aqui para ficar. Enquanto vários entusiastas do Automobilismo Virtual já passaram de configurações de tela única e tripla para um VR, é claro que a geração atual de hardware VR não é para todos. Muitos potenciais clientes do VR esperam a próxima geração de hardware para superar as deficiências atuais, como a falta de resolução e a qualidade da profundidade. Embora isso não mude do dia para a noite, neste fim de ano teremos um bom número de novos VRs que nos trará uma resolução um pouco maior e melhores recursos.
Durante a Microsoft Windows Mixed Reality em San Francisco, a Samsung anunciou oficialmente a sua HMD Odyssey, que é um VR high-end head-mounted Display (HMD) para a plataforma Windows Mixed Reality, que faz parte do próximo update do Windows 10.
O HMD Odyssey VR faz uso de duas telas OLED 3.5 “(AMOLED) com uma resolução de 1440 × 1600 pixels por olho. Esta é uma resolução maior do que os populares HTC Vive e Oculus Rift possuem. Os displays são executados a uma taxa de atualização de 90 ou 60Hz e apresentam o campo de visão até 110 graus. O HMD Odyssey possui um acelerômetro e um giroscópio que realiza medições em seis eixos e está equipado com um conjunto de câmeras montadas na frente para fins de rastreamento de movimento. Além disso, o HMD Odyssey está equipado com um fone de ouvido integrado de alta qualidade pela AKG Acoustics, que possui áudio espacial.
O HMD Odyssey é conectado ao PC por meio de um cabo HDMI 3.0 e USB 3.0 de quatro metros de comprimento. Pesando apenas 645 gramas, o HMD Odyssey é bastante confortável de usar durante sessões VR mais longas.
Todos esses recursos tornam o Samsung HMD Odyssey o VR mais avançado para a plataforma Windows Mixed Reality até hoje. Com o HMD Odyssey, a Samsung tentará quebrar o domínio da Oculus e Vive.
Importante, a Steam atualmente possui a mais ampla seleção de jogos VR no mercado e, portanto, a Microsoft adicionou o suporte SteamVR da Valve a sua plataforma Windows Mixed Reality. Isso torna o HMD Odyssey um produto VR viável para o uso em simuladores.
O Samsung HMD Odyssey pode ser adquirido nos Estados Unidos em pré-encomenda por US$ 499,00 (R$ 1.582,43 em conversão direta), incluindo os controladores. O produto está agendado para estar disponível a partir de 7 de Novembro.
Gabriel Casagrande se prepara no Automobilista em treino aberto
Na última terça feira, Gabriel Casagrande, piloto da Vogel Motorsport, treinou durante pouco mais de uma hora com a galera no Automobilista no servidor do 3WideClub.
Entre uma saída e outra para a pista, Casagrande comentou sobre o campeonato, sobre os simuladores e no final ainda acelerou com a galera antes de fazer as malas para Viamão, local da próxima etapa da Stock Car.
Apesar dos problemas técnicos de transmissão, no servidor Casagrande esbanjou simpatia, respondendo a todos os fãs que acompanham no YouTube e Facebook.
Ao fim, houve um sorteio de um Steam Gift Card depois da rápida bateria e Casagrande prometeu novos treinos com a galera caso ele consiga ganhar o Hero Push na próxima etapa. Então, comunidade do Automobilismo Virtual, convocamos a todos a votar no #HeroPush no piloto 83! Para isso, acesse a página da Stock Car, faça o login com seu Facebook e vote no Casagrande. Assim você ajudará a um dos pilotos que mais incentivam o crescimento do Automobilismo Virtual no Brasil. Nosso voto ele já tem!
DLC GT3 Power Pack lançado para rFactor 2
O Studio 397 lançou com o GT3 Power Pack DLC para o rFactor 2. Este novo pacote possui cinco GT3 modernos, incluindo a McLaren 650S GT3, o Bentley Continental GT3, o Callaway Corvette C7 GT3-R, o Radical RXC Turbo GT3 e a Mercedes AMG GT3.
Durante o desenvolvimento do GT3 Power Pack, o Studio 397 trabalhou em estreita colaboração com os fabricantes, para criar os modelos 3D, física e sons mais precisos possíveis. Todos os carros apresentam as opções de configuração disponíveis nos carros do mundo real e vêm com quatro opções de pneu. Três compostos de clima seco que vão desde o “S7” macio ao duro “S9” e um composto de clima úmido.
Um desses detalhes nas opções de configuração é o fato de que tanto o Bentley como a McLaren usam amortecedores Ohlins para os quais 0 é a configuração mais rígida e os valores mais altos significam que os amortecedores ficam mais suaves. Outro exemplo é a posição e o tamanho exatos da barra anti-rolagem na McLaren, cujas opções de configuração nomeamos em conformidade, como “P3 25x2mm”, onde para outros carros usamos os “cliques” mais familiares. Vale a pena mencionar que é o bloqueio de direção na Mercedes – bastante limitado em comparação com os outros carros (cerca de 400 graus). Deve ser apenas o suficiente para negociar curvas muito apertadas em algumas pistas, mas ainda é possível! Finalmente, o Radical tem apenas quatro posições de asa; no entanto, eles são bastante espaçados em comparação com os outros carros, dando-lhe a opção de criar configurações de downforce altas e baixas.
De acordo com os regulamentos, todos esses carros podem funcionar com ABS e controle de tração. Foram feitas várias sessões de “Balance of Performance” com todos os cinco carros, levando-os a algumas pistas diferentes e comparando tempos de volta. Mas como esses carros são bastante novos, é seguro dizer que ainda não estão no limite absoluto de suas configurações balanceadas. As ligas que correm com esses carros são encorajadas a fazer testes adicionais e usar penalidades de peso para equilibrar ainda mais os carros. O Studio 397 promete novos balanceamentos a medida que estudarem mais as físicas dos carros.
Todos os carros do GT3 Power Pack DLC vêm com um template de pintura que será instalado automaticamente na pasta “Modelos” na sua instalação principal do rFactor 2.
Você pode comprar o GT3 Pack na Steam Store, o que lhe dá um bom desconto sobre os carros individuais, que também podem ser encontrados lá.
Red Bull Global RallyCross Racing chega este ano ao iRacing
O iRacing anunciou oficialmente que o Red Bull Global Rallycross estará disponível ainda este ano. E para empolgar a galera, o iRacing publicou um novo trailer apresentando os carros Rallycross em ação e forneceu uma boa seleção de screenshots no jogo.
O tão aguardado conteúdo de Rallycross contará com dois novos carros, sendo o Ford Fiesta RS WRC e o VW Beetle GRC. Além disso, o lançamento nos trará uma seleção de pistas de Rallycross e um recurso: Heat Racing. Em Agosto, o presidente do iRacing, Tony Gardner twitou que eles estão criando configurações de Rallycross dentro das pistas existentes do iRacing e confirmou que os proprietários dessas pistas existentes, obterão os layouts RX de graça. Olha só que raro!
Seria esse um esforço da Red Bull em popularizar cada vez mais o Rallycross?
Project CARS 2: Accolades Trailer
A Slightly Mad Studios publicou um belo trailer do Project CARS 2, mostrando-nos algumas imagens sofisticadas no jogo e algumas recomendações da imprensa da indústria gamer.
O Project CARS 2 foi lançado em todo o mundo em 22 de Setembro de 2017. Mesmo antes do lançamento oficial, estávamos bastante convencidos de que esta versão seria muito melhor do que a anterior. Também não foi uma surpresa que, com os mais carros, mais circuitos e mais filosofia dos modos de jogo por trás do novo título, geraram instantaneamente algumas críticas positivas. Neste ano, o Project CARS 2 ganhou o prêmio “Best Simulation Game” na Gamescom, enquanto o Forza Motorsport 7 garantiu o título “Best Racing Game”.
A maior surpresa foi o fato de que muitos pilotos virtuais hardcore de fora do Brasil concordaram que o Project CARS 2 agora é um Simulador, enquanto a implementação da AI foi fortemente criticada. De qualquer forma, muitos pilotos virtuais foram mais do que receptivos sobre a nova ambientação do Project CARS 2, principalmente a física de pneu. Basicamente, o Project CARS 2 oferece uma experiência de pilotagem bastante realista, enquanto apresenta alguns dos gráficos mais impressionantes até hoje.
Nova versão do Virtual Race Car Engineer 2018 disponível em outubro
Ao competir em uma liga de Automobilismo Virtual, a configuração do carro pode fazer a diferença entre sucesso e falha. Para muitos recém-chegados ao hobby de simuladores, criar uma configuração básica de carro às vezes é uma tarefa difícil. Na maioria das plataformas, você poderá usar configurações compartilhadas por outros pilotos virtual, mas isso quase sempre não ajuda porque todos nós temos nosso estilo de pilotagem pessoal e níveis de habilidade diferentes.
Não seria interessante usar um aplicativo, que poderia nos ajudar a ajustar uma configuração para nossos próprios gostos e ainda nos ajudar a aprender as habilidades de configuração necessárias para obter o máximo de nossas corridas?
É aqui que o Virtual Race Car Engineer 2018 entra. O Virtual Race Car Engineer foi projetado com mais de 20 anos de conhecimento e experiência tanto no mundo real quanto na cena de corrida virtual. O aplicativo está preparado para lhe dar um conselho exato sobre o que você deve alterar na configuração do carro de corrida para que ele se adapte ao seu estilo de pilotagem.
O Virtual Race Car Engineer pode ser usado com qualquer jogo de corrida realista que permita aos piloto ajustar a configuração do carro. Para o melhor uso, o Virtual Race Car Engineer deve ser executado em um segundo monitor ou laptop (ou tablet Windows). E o que você pode fazer com ele?
Lap Wizard
Digite as configurações do carro e os resultados de um teste em pista, relate sua impressão de pilotagem e o Lap Wizard recomenda opções de configuração e alterações para melhorar sua condição. Os algoritmos foram desenvolvidos em colaboração com engenheiros de automóveis com mais de mais de 20 anos de experiência prática e levam em consideração detalhes tão específicos como pneus subutilizados ou em excesso, configurações, a interação de diferentes mudanças de chassi.
Corner Wizard
Uma ferramenta de “dica rápida” para indicar as possíveis mudanças de configuração para corrigir uma variedade de condições de pilotagem em uma determinada curva.
O Virtual Race Car Enginee, completamente reescrito, estará disponível na página oficial da VRCE em 18 de Outubro e no Steam em 24 de Outubro. VREC2018 estará disponível em inglês, espanhol e português.
Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.